O Projeto Rosie

O Projeto Rosie Graeme Simsion

Resenhas - O Projeto Rosie

Patricia 22/10/2021

Perfeito
Eu comecei a perceber que amo os romances que envolvem personagens com síndrome de asperger. É esse caso, é tão intenso. Don é completamente particularmente diferente, esse romance foi tão lindo, não imaginava que eu ia me envolver tanto assim. Li em algumas horas de tão bom que é.

Ana 12/10/2021

Não é ruim, mas tá longe de ser um dos meus favoritos, e ainda tô criando coragem pra ler a continuação. Em muito momentos parecia que o personagem do Don foi inspirado no Sheldon Cooper (The Big Bang Theory).

Bi Faria 12/10/2021

| Resenha
Capa linda! E foi uma leitura extremamente prazerosa e dirigir até inteligente.
Esse foi o meu primeiro contato com a escrita do autor e ele me cativou, trouxe complexidade de forma leve, divertida e personagens que ganharam meu coração.

Don Tillman é um homem muito inteligente, professor de genética de uma renomada universidade mas não sabe lidar com convenções sociais, comportamento trivial do dia a dia.
Com uma agenda totalmente detalhada ele sabe tudo que precisa fazer e o horário certo e como tem muitas exigências em sua vida nunca teve uma namorada. Com poucos amigos que sempre os auxiliam, Claudia e Gene são psicólogos que o orientam, além da amizade.
Quando Don decide criar um projeto para encontrar a esposa perfeita não imaginava que sua vida mudaria drasticamente.
Rosie entra na sua vida como um furacão e não preenche nenhum dos requisitos para a companheira ideal, mas desperta nele sensações diferentes. Ao ajudá-la com problemas pessoais em sua área de atuação, a genética, eles vivem momentos únicos fora da programação dele.
E entre aventuras, emoção, novas sensações e a presença constante de Rosie em sua vida fica o pensamento de que ela pode ser a esposa ideal. Ela também tem suas incertezas, um passado que a moldou para não acreditar em relacionamentos.
Restando saber o que o futuro reserva para Dom e Rosie, se tudo o que eles viveram e experimentaram juntos tem um significado romântico.

O autor com uma escrita fluida traz uma história divertida, conhecer e acompanhar Don é agradável. Com pitadas de dramas por suas dúvidas e a forma de viver não convencional com seu próprio sistema. Rosie é o oposto, vem para mostrar que a vida pode ser menos metódica, também enfrenta seus dilemas, mas eles podem ser ainda mais felizes.
Esses dois juntos nos proporcionam boas risadas, além dos problemas enfrentados, trazendo reflexões sobre a padronização de comportamento em sociedade, ser você mesmo também é padrão. #explosaodesencalha21

Iara.Antunes 05/10/2021

O Projeto Rosie me surpreendeu positivamente pela forma que é narrado e os temas abordados.
Quem nos conta a história é Don que tem a síndrome de asperger.
Aprendemos a ver mundo através da sua narração de como ele vê e vive seu mundo. Conseguimos ver suas limitações em compreender as emoções e de se relacionar com outra pessoa. Sua incrível inteligência sobre genética e pela facilidade que aprende algo só lendo.

Don resolve procura uma parceira e cria um projeto esposa, onde tem um questionário super rigoroso e tem todas as características de que uma mulher ideial seja para ele.

Porém tudo munda quando uma mulher entra no sua sala e bagunça sua rotina , modo de viver e de sentir as emoções.

A partir desse marco vemos como Don vai se descobrindo, saindo da sua zona de conforto, criando novos hábitos e saindo do lugar onde muitas pessoas o colocam por ser diferente.

Dessa forma Don descobre que esposa perfeita não existe dentro de protocolo e sim a "perfeita" é aquela que bagunça sua vida e lhe ensina sobre amor estar nos lugares menos inesperados.

_gmalu 23/09/2021

Achei 4 estrelas muito e 3,5 pouco, acabei ficando com 3,5.

Os capítulos são extensos mas a leitura flui bem, pra mim foi o tipo de livro para se ler em uma sentada.

Acredito que o que mais vale a pena é ver o jeito que a cabeça de Don funciona. Adoro livros que abordam temas assim, contudo senti falta de um diagnóstico - mesmo que pudesse ser óbvio para algumas pessoas e talvez até a intenção do autor, tiveram algumas indiretas sobre autismo mas nada que fosse muito "concreto", uma confirmação que se referisse 100% ao personagem em si. Rosie infelizmente não me cativou tanto, mas também não me irritou, foi meio irrelevante nesse sentido.

O romance foi legal, nada muito wow. Achei o final corrido, e confesso que meio desanimado.

Stela Marçal 18/09/2021

Projeto Rosie
Um livro leve para sair de uma ressaca literária.
Indicado para todos os tipos de leitores.
Estou doida para assistir a adaptação!

Nica 10/09/2021

A história e os personagens são muito interessantes, mas durante a leitura eu sentia que faltava algo. Sobre o romance, eu não senti tanta química entre o casal, mas achei que eles tiveram uma construção boa. O que mais me incomodou foi a narração muito apressada e superficial, que era compatível com a personalidade do Don, mas deixou a história um pouco confusa às vezes. Achei o final previsível, mas incompleto. Não é um livro ruim, mas também não achei exatamente bom. Com certeza poderia ser melhor.

Paulinha - @ladaminhaestante 09/09/2021

Leve e descontraído
Don Tillman, apesar de ser bem apessoado, corpo em forma e muito inteligente, tem problemas em se socializar e mais ainda em se relacionar amorosamente com as mulheres. Mas, ele decide que quer se casar. E para isso, confecciona um questionário rigoroso para encontrar a MULHER IDEAL para ele.

O professor de genética tem horários marcados pra tudo em sua rotina diária. Até Rosie entrar em sua sala e um convite para jantar revirar sua vida do avesso.

Rosie é completamente inadequada para os requisitos de Don e seu Projeto Esposa. Ou é o que Don acha, até se sentir atraído por ela, como jamais se sentiu por uma mulher antes.
Orfã de mãe médica, garçonete três vezes na semana, Rosie tem problemas com o padastro e agora, quer descobrir quem é seu verdadeiro pai.

E quem melhor que um professor de genética nessa busca? O Projeto Esposa perde o foco, dando lugar ao Projeto Pai. E a vida certinha de Don termina por aí. Um projeto vai dando lugar a outro até descobrir seus sentimentos e correr em busca de uma resolução.

Regrado a mudanças de comportamento, sentimentos conflitantes, descoberta que a pessoa perfeita não existe, que o amor surge onde menos se espera, O Projeto Rosie é uma história leve, engraçada, rápida de ler. Bem desenvolvida, personagens cativantes, história envolvente e bem resolvida.

Recomendo para curar uma ressaca literária.

Neide22 06/09/2021

Comecei a ler esse livro e larguei: não consegui me conectar com a escrita. E agora, dois anos depois, me diverti e me emocionei com Don Tillman.

Daynna Kate 06/09/2021

Uma história de aceitação
Bom pra relaxar entre uma leitura pesada e outra. Não esperava tanta profundidade, dentro da leveza da história. Envolve tantas questões, se você souber olhar.
“Não preciso ser visivelmente estranho. Poderia adotar os protocolos que
as outras pessoas seguiam e me mesclar com elas sem ser notado. E
como eu podia ter certeza de que elas não estavam fazendo o mesmo —
jogando o jogo para serem aceitas, mas desconfiando o tempo inteiro
que eram diferentes?”

Talvez o fator “identificação” tenha ajudado no início da leitura. Me achei no Don (não pela forma exata de sua personalidade devido também aos aspectos do autismo, mas pela forma deslocada que ele se sente – e vive - com relação às pessoas de forma geral). Foi estressante estar na sua mente, depois de um tempo. Porém acredito que este é o intuito. Mas fui criando empatia ao longo da ‘convivência’ com ele e passei a entende-lo e respeitá-lo. Vemos também cada vida em particular das pessoas que o cercam. E é lindo como ele toca as pessoas à sua maneira e é tocado por elas.
Pra mim, um livro mais do que romântico, é reflexivo e envolve todas as relações interpessoais. Cada personagem tem seus dramas, cada um afeta o Don a seu modo. E é lindo ver a forma que os poucos (e bons) amigos dele o compreendem e não tentam mudá-lo.
Todos deveriam conviver com pessoas bem diferentes de nós, isso altera a vida. O Don é real. A Rosie também. Assim como Gene, Claudia e todos os demais. Eles existem em toda parte, apenas têm outros nomes.
É sobretudo uma história de aceitação. Do outro e de si. Fecho o livro desejando viver ainda mais.

Carol 18/08/2021

Projeto de Casamento
Antes de mais nada quero dizer uma coisa: Tem como não se apaixonar pela capa? Parabéns Galera Record!

O livro conta a história de Don Tillman, que está prestes a completar 40 anos. Don é um homem saudável, bonito porém solteiro, e isso começa a incomodá-lo. Ele é incapaz de entender as relações humanas, e isso prejudica na hora de amar, por exemplo.

Ele possui uma carreira acadêmica na área da genética e os números são os agentes que regem sua vida. Ele possui dois grandes amigos, e toda uma programação a cumprir na semana, muito regradamente como, por exemplo, um cardápio feito para evitar desperdícios onde ele come semanalmente as mesmas refeições.

Tudo começa a mudar de curso quando ele decide criar o ‘Projeto Esposa‘, um formulário onde as possíveis candidatas precisam responder algumas perguntas um tanto quanto curiosas e objetivas, tudo isso com a intenção de achar a esposa perfeita e adequada. Mas entre as candidatas, aparece Rosie, que é incrivelmente fora dos padrões e que levará Don a rever alguns conceitos de vida.

Logo na primeira página senti que o Don seria um personagem com síndrome de Asperger, mesmo que ela não tenha sido diagnosticada ao longo da leitura. Mas sinceramente não acho que isso tenha feito falta, pois o percurso da história não se prejudica através deste fato, logo quem não conhece os sintomas da doença, pode achar apenas que Don é um cara ‘certinho e controlado’ demais.

Don e Rosie acabam vivendo algumas aventuras juntos, algumas cenas hilárias e outras que eu me emocionei bastante.

Posso dizer que “O Projeto Rosie” foi um livro que me surpreendeu positivamente. Eu adorei o modo como a história se desenvolveu e a construção do personagem foi muito bem feita. Esse foi o primeiro chick-lit com um personagem masculino que eu leio e quero ler mais em breve.

Graeme Simsion é um autor australiano e estou muito curiosa para ler outros livros dele.

Ana 17/08/2021

Simplesmente perfeitinho...
Talvez esse livro esteja na minha lista de favoritos, porque eu me identifiquei com o Dom.
O fato de esse ser o primeiro livro com um personagem autista que eu li, me fez me apaixonar por ele, porque quero cursar psicologia, e nos dias de hoje, já estudo muito sobre alguns casos específicos, como autismo. O Dom é tão inocente, e faz as coisas de uma forma tão dele, que faz com que o livro tenha características únicas também.
O que falar sobre a Rosie e o relacionamento deles... Tudo na minha vida. O esforço dela também é muito grande pra que isso dê certo, e todo aquele rolo de DNA pra deixar as coisas mais misteriosas ainda...
Adorável...

Iara.Garcez 02/08/2021

Um livro fascinante onde é possível ver o quanto os oposto se atraem, uma leitura bem humorada, divertida de um casal completamente diferente, ele todo certinho, perfeitamente organizado, em busca da esposa perfeita ela totamente descontraida, nada organizada em busca do pai acabam se unindo e descobrindo o verdadeiro amor.