Holocausto brasileiro

Resenhas - Holocausto Brasileiro

2002 encontrados | exibindo 16 a 31

Tamy 05/05/2024

Todo mundo precisa ler
Sem comentários pra esse livro. É surreal que isso aconteceu bem aqui o livro é DOR mas gratidão a DANIELA pelo inestimável registo. E torcer para que nada parecido se repita nunca mais em qualquer história.

Chimera0 05/05/2024

Melhor livro que eu já li até hoje
É difícil até de explicar. O livro é capaz de transmitir os horrores do Colônia muito bem. É uma leitura interessante e importante. Recomendo a todos

Talissa.Angeloni 04/05/2024

"Ainda vivemos sob o risco de retrocesso e retorno de um modelo que vitimou crianças e adultos, condenando cada um a viver na sombra de si mesmo. [...] não podemos jamais nos esquecer das vítimas da omissão coletiva. Afinal, a literatura é um dos caminhos para o reencontro com a nossa humanidade."

Ana Lyra 02/05/2024

Registros históricos sobre a saúde mental no Brasil
O livro fala sobre o hospital psiquiátrico de Barbacena (MG), sobre como era conduzido, os tratamentos , estrutura ( a falta dela, no caso) e, principalmente sobre os pacientes e as atrocidades cometidas lá por muitos anos.

A saúde mental sempre foi negliciada no Brasil, e problemas mentais são.estima até hoje, porém, muitos dos internados no hospital, não sofriam de nenhuma doença. Eram apenas as pessoas rejeitadas e que não se encaixavam nos padrões comportamentais da sociedade, mães solo, vítimas de estupro, viúvas a mando dos maridos que queriam casar novamente, homens idosos, etc.

As condições de vida eram péssimas, insalubres, sub-humanas, dignas de serem chamadas de tortura, alta mortalidade. Podem ser visto através das fotos, e dos relatos de ex funcionários e pacientes sobreviventes.

É duro saber que nosso país proporcionou tanto sofrimento gratuito para essas pessoas. É um livro pra ser lido no seu ritmo, os relatos são tristes, mas também possuem alguns finais felizes ( reencontros, etc). O livro possui algumas fotos do hospital em funcionamento. Existe um documentário excelente na HBO sobre o assunto. Valle a pena ver também. Assunto super relevante que não pode ser esquecido, para que não deixemos acontecer novamente essa desgraça. Recomendo a pessoas que trabalho e estudam saúde mental.

Saturno 02/05/2024

A história em si é bem perturbadora, saber que os relatos e tudo o que é mostrado é real dá um sentimento ruim, o livro muito bem escrito e a pesquisa e todo o trabalho que teve para a escrita do livro é admirável minha única reclamação é as fotos colocadas no meio do parágrafo

Taina471 01/05/2024

Meu Deus!
Impactada! um livro muito completo com relatos e fotografias, tudo colocado minuciosamente.
No meio da leitura vc já sabe se está lendo sobre um hospital psiquiatra ou um campo de concentração nazista, a única diferença entre os prisioneiros e os "pacientes " é que os prisioneiros tinham uma guerra por eles, já os pacientes não tinham ninguém, os poucos que tentaram denunciar sempre foram calados. O mas impressionante é saber que muitos compactuava com aquele horror, e ainda tiravam vantagem.
A cada página lida só consegui pensar nas perguntas, como ninguém viu aquilo acontecer? Como mais de 60mil pessoas morreram e ninguém fez nada? Como isso se arrastou por décadas?...
Se você é uma pessoa sensível provavelmente não conseguirá ler esse livro
Mas para os que tem estômago e estão dispostos a ler recomendo a leitura!

sasamelo 01/05/2024

A loucura dos ?normais?
Não sei nem como começar a escrever sobre esse livro. São tantos pensamentos e emoções entrelaçadas que refletem cada página que li. Que livro incrível! Chorei, senti raiva e fiquei horrorizada com cada história presente na obra.

wendycoly 28/04/2024

é literalmente o livro mais pesado e sensível que já li, não encontro nem palavras pra expressar o quão tocante ele é e o quão ruim o ser humano pode ser "A humanidade é má e até Jesus chorou"

Laurete | @queridaeusouleitora 28/04/2024

Reencontros entre horrores
Livro muito bom, cheio de histórias emocionantes sobre reencontros que aconteceram apesar de tanto horror sofrido pelas pessoas que ?moraram?, ou melhor dizendo: sofreram, nos hospitais psiquiátricos. Uma história real e necessária que encara os horrores que se passaram em minas para que não sejam esquecidos e nem repetidos.

A única coisa que não gostei não tem haver com a história e sim com a edição, achei um pouco confusa, acontecimentos fora de ordem, mal editada talvez.

malu 27/04/2024

Inenarrável.
Como estudante de jornalismo, preciso admitir que esse livro-reportagem é uma das melhores coisas que eu já li. Não só como estudante de jornalismo, mas como leitora, estudante, e ser humano.
É comovente a precisão das palavras de Daniela, que nos fazem viajar por entre os muros de Barbacena, visitando cada história de forma única.
É impossível não se emocionar com todas as histórias retratadas nessa obra, todas as vidas perdidas, todas as famílias desfeitas e todos os sonhos roubados.
Mais impossível ainda é pensar que ainda existem pessoas que vivem algo parecido com o que foi retratado, e que até um ano antes de eu nascer, a situação ainda era tratada com alguma naturalidade.
O trabalho jornalístico feito nesse livro beira o impecável, ás vezes nos faz pensar que algumas coisas só podem ter sido inventadas, de tão absurdas. Mas é pra isso que o jornalismo (principalmente o investigativo) serve, pra nos mostrar a realidade independente do quão feia ela seja.
Daniela, obrigada por todo o trabalho e dedicação colocados nesse livro, essa obra é um presente para todos os estudantes de jornalismo, psicologia, serviço social, ciências sociais. E principalmente, pra qualquer um que tenha o mínimo de empatia com o próximo.

livirov 27/04/2024

Leitura forte, com testemunhas interessantes e de uma parte da história do Brasil que se ve muito apagada.
Me emocionei em alguns momentos me emocionei e em toda a leitura me via em sentimentos conflitantes.
Como futura profissional da saúde, me vi muitos momentos me questionando o que eu faria no lugar de tantos desses funcionários, bom para uma reflexão que espero nunca ter a resposta.

Jaii_oliv 26/04/2024

Sem palavras...
História triste, mas uma leitura necessária. Um assunto que é negligenciado pela história brasileira.

O Holocausto Brasileiro refere-se aos abusos e atrocidades cometidos contra pacientes do Hospital Colônia de Barbacena, que era um hospital psiquiátrico. Ao longo de décadas, milhares de pessoas foram submetidas a condições desumanas, tratamentos desumanos e até mesmo tortura. Muitos pacientes morreram devido a negligência, maus-tratos e condições precárias.

Como pode tudo isso ter acontecido com milhares de pessoas e nem metade da população tem noção nisso. É lamentável ?
xzsatur.no 28/04/2024minha estante
Os relatos são extremamente triste, revoltando isso ter acontecido de verdade.

Jaii_oliv 29/04/2024minha estante
Sim, é impossível não ficar emocionado a cada relato.

xzsatur.no 29/04/2024minha estante
Tristes e revoltante. Corrigindo para meu toc não me matar.

yasmimdeluca 24/04/2024

Li antes de entrar na faculdade e me impactou TANTO que mudou o rumo da minha vida. Tudo que a Daniela Arbex escrever estarei aplaudindo.

jumartinsx 24/04/2024

Eu achei um livro ótimo. Quando peguei pra ler achei até que era sobre o Brasil na época da segunda guerra e fiquei chocada quando vi que era algo até que bem recente. Pra mim essas coisas horrível e desumanas tinham parado de acontecer quando se pós fim na segunda guerra e nem existia no Brasil.
Mas estava ali não só com palavras, mas com fotos bem pesadas e relatos de ex pacientes e funcionários do manicômio cada coisa cruel e desumana que aconteceu tão perto de nós, coisas que parecem desreais,até mesmo com crianças, mostrando como é impossível viver nesse mundo se opondo ou sendo diferente. Recomendo essa leitura pra todos que tenham estômago, principalmente aos amantes de história

2002 encontrados | exibindo 16 a 31