O Oceano no Fim do Caminho

O Oceano no Fim do Caminho Neil Gaiman
Neil Gaiman

Resenhas - O Oceano no Fim do Caminho

Letícia 09/04/2021

Uma estória e tanto, com muitos aprendizados sobre confiança e sobre escutar o que o outro quer lhe dizer. Nem sempre o que vemos é o que é de fato.
Quem é a velha?

Letícia 09/04/2021minha estante
Nick, ainda estou me fazendo esta perguntar.

Nick 09/04/2021minha estante
Ela é Deus, a filha é Maria e a menina é Jesus. Esse livro é uma grande referência bíblica.

Nick 09/04/2021minha estante
Fica evidente quando a menina morre e ela fica nos braços da mãe como Maria e Jesus. E quando a velha chega ninguém consegue ver o rosto dela, é um reflexo da divindade.

Letícia 09/04/2021minha estante
Cheguei a pensar algumas teorias mas jamais esta, acho que tenho que concordar com você pois consigo agora ver toda a estória com outros olhos e dar um novo significado as minhas observações. Devo lhe agradecer por isto!

Nick 09/04/2021minha estante
De nada kkkk eu também mudei muito a forma como vi quando percebi.

Letícia 09/04/2021minha estante
De fato, vou refletir um pouco mais sobre isso. Mas por curiosidade, em que momento percebeu?

Nick 09/04/2021minha estante
Quando a garota se sacrificou pelo garoto.

Entendi, fez muito sentido

José Augusto 09/08/2013

MENOS DO MESMO
Eu queria entender as cabeças desses pseudoliteratos, que se acham. Aliás, estive lendo algumas opiniões de leitores que não entenderam o livro. Estou mais propenso a concordar com eles.
Acho que o escritor deveria continuar apenas nas histórias em quadrinhos, sua especialidade.
Considerar este livro como um livro adulto é, no mínimo, desprezar a inteligência de grande parte dos leitores brasileiros, principalmente dos leitores adolescentes. Deve ser coisa pra inglês ver, ou melhor, ler.
A fábula é mais do mesmo, ou melhor, menos do mesmo. Existem, no mínimo, centenas ou milhares de fábulas bem melhores, tanto na forma como foram escritas, quanto no objetivo didático que elas tentam transmitir.
Fabi 10/08/2013minha estante
Concordo com você...estava pensando em como escrever sobre esse livro, mas você disse tudo.

P.S:confesso que também não entendi muito o livro.

Ellen 23/10/2013minha estante
Estou lendo ainda e tô achando muito ruinzinho! Criei uma expectativa pelas resenhas, mas gente, sinceramente... Não estou gostando nem um pouco. Minha dúvida é se termino de ler ou abandono.

Taíse Araújo 30/10/2013minha estante
Tenho a mesma opinião que você! Não sei o que tanto viram neste livro...

gabyss 31/12/2013minha estante
Eu li, e não achei nada de mais, fui com tanta empolgação, pois estavam falando que era um dos melhores do ano, e mexeu tanto com os leitores... mas a história não me envolveu.

Gustavo 30/01/2014minha estante
Achei um livro médio, nem bom ou ruim!
Não compreendo todo esse "glamour e inovação" literária sobre o livro! Se fosse um autor desconhecido ia passar batido esse livro nas estantes das livrarias.

jpsrocker 08/02/2015minha estante
Já soube que uma criança consegue construir o seu próprio mundo, a sua maneira? Você já foi criança um dia não?! Pois então.

Erika 09/07/2015minha estante
Também ouvi maravilhas a respeito. Foi um livro que comprei pela capa (achei interessante) e após ler muitos comentários positivos. Até que enfim achei pessoas que também não acharam isso tudo. Também não curti a história sem pé, sem cabeça e sem propósito.

ivanice.santos. 24/08/2015minha estante
concordo com vc erika

Vinny Britto 10/07/2017

Decepção
Esse é o segundo livro do Gaiman que leio ( o primeiro foi Deuses Americanos )e confesso que estou meio decepcionado.

No início comecei a me empolgar com a leitura, me parecia que seria uma história mais profunda, que falasse de traumas de infância e suas consequências e de certa forma até estava sendo assim, mas depois começou a ficar fantasioso demais e fugiu de tudo aquilo que eu esperava.

Ainda não vou desistir do livros do Gaiman, gosto de sua escrita e de como fala de mitologias, mas pra mim ele fica devendo nos desfechos.
Elania 10/07/2017minha estante
Neil Gaiman puxa pro lado fantasioso, sempre. Stardust e Coraline são provas disso, leia depois estes que falei, foram os primeiros que li dele e não deixei mais de ler.

Vinny Britto 10/07/2017minha estante
Problema é que a sinopse não vende essa fantasia toda, pelo menos não nesse livro. Mas não vou desistir dele não.

Vinny Britto 10/07/2017minha estante

Jonny 10/07/2017minha estante
Li apenas dois livros dele e realmente ele gosta de misturar bastante o real e o imaginário, tanto que há momentos que exagera, Deuses Americanos eu gostei mais pela ambientação e alguns personagens, mas, você termina o livro e falta algo, já este eu achei um pouco fantasioso demais, mas, ainda assim acho que ele tem um valor interessante de traçar um paralelo com a infância de cada um, eu lia na infância, mas não tinha acesso a livros como este. Quisera eu ter lido na minha infância, teria sido melhor ainda.

Vinny Britto 11/07/2017minha estante
Acredito que se eu tivesse lido na infância teria gostado mais também. Acho até que ele funcione mais para o público juvenil, adolescente.

Jonny 11/07/2017minha estante
Exato.

Menino Leitor 12/07/2017minha estante
Também me decepcionei.

Alberto 15/07/2017minha estante
?O autor têm um jeito de escrever que empolga, e a história prende a gente. Não atoa li em dois dias. Mas como você também li com a expectativa de que seria profundo. De que a fantasia seria algo lúdico, algo como a imaginação da criança que o personagem havia sido, e que consequências aquela vdd impactaria na vida adulta dele. Mas na vdd o livro é mitologia misturada com ficção... Acabou me frustrando. Talvez se a sinopse fosse diferente isso não aconteceria, e muito provavelmente nem o teria lido, pq não me identifiquei mt com o autor.?

C_R 24/03/2016

Li esse livro a pedido de uma amiga que leu mas não entendeu nada do livro. Então me emprestou para que eu lesse e nós pudéssemos discutir l livro. Pois bem, li o livro, mas a discussão não rendeu frutos, pois eu também não entendi nada desse livro. Fica até difícil dizer se o livro é bom ou ruim, pois na verdade ele não é nem um, nem outro, é um livro estranho.
"Se você tivesse me perguntado uma hora antes, eu teria respondido que não,
eu não lembrava o caminho. Não acho nem que teria me lembrado do nome de
Lettie Hempstock. Mas ali, de pé naquela saleta, tudo estava voltando. As
lembranças estavam à espreita nos arredores das coisas, acenando para mim. Se
você me dissesse que eu tinha novamente sete anos, por um breve instante eu
quase poderia acreditar."
É uma fabula fantástica, com muitas coisas estranhas acontecendo, mas que no final do livro você fica perdido, achando que perdeu alguma parte do livro, que pulou algumas paginas ou que não leu todas as paginas da história. Esta é sensação que fica quando terminamos a leitura dele, que ficou faltando um monte de coisa que possa dar sentido ao que lemos.
"Meus pais eram uma unidade inviolável. De repente o futuro passou a ser um
mistério: tudo podia acontecer. O trem da minha vida descarrilou, saiu dos trilhos
e cruzou os campos, e agora seguia pela estrada comigo."
Se alguém tiver interesse e curiosidade de ler esse livro, caso consiga entendê-lo, por favor me expliquem, pois eu continuo na ignorância sobre o que esse livro queria, enfim dizer, ou contar!
"Havia outra pergunta para qual eu precisava de resposta:
Por que eu vim até aqui?
Ela me lançou um olhar como se eu estivesse fazendo uma pergunta capciosa."

site: http://colecionandoromances.blogspot.com.br/
; danie 27/03/2016minha estante
Não está sozinha nessa, moça. Também me senti perdida no final desse livro, apenas imaginando alguns pontos e metáforas que, para mim, estavam meio óbvias(mesmo pensando que pudesse ser diferente para outras pessoas).
Fico junto de ti caso alguém se pronuncie aqui, pois também gostaria de ajuda para a interpretação desse livro tão bonito.

C_R 23/04/2016minha estante
Danie, sabe que por um momento cheguei até a achar que o velório que ele foi era o dele mesmo? Aí reli essa parte pra sair da duvida, mas não esclareceu muito não...

Elza 04/05/2016minha estante
A princípio, o livro parece bem confuso, pois mistura realidade com fantasia e fica aquela pergunta: será que o garoto passou por tudo aquilo que relata ou é pura fantasia sua. Como o próprio autor diz, é uma história sobre sobrevivência. Um garoto de 7 anos, repentinamente é forçado a encarar perdas (seu gatinho de estimação), a morte do minerador de opalas, depois a traição do pai com a babá, a situação financeira ruim da família, um pai violento que não o aceita como ele é, uma mãe um tanto ausente... Muita coisa ruim para uma criança... Como sobreviver a tudo isso? Parece bastante razoável que ele tente escapar a tudo isso e as vizinhas Hempstock aparecem como tábua de salvação. Entra então a magia e tudo o mais. O livro é muito bonito, pois contada sob a ótica desse garoto, agora já um cara de meia idade, nos mostra de que modo ele sobreviveu a uma fase tão sombria de sua infância. E o oceano no fim do caminho não seria a própria vida em que todos estamos mergulhados? Enfim, de modo bastante superficial, acho que essa é uma possível interpretação.

Keylla 21/06/2019minha estante
kkkkkkkkkkkk to rindo de nervoso, pois eu sou vc nessa situação. Tive que ler para debater e não sei o que falar do livro, pois a impressão é que perdi partes da história. Ai, que frustrante.

Andrea.Gentili 18/03/2024minha estante

Thyeri 05/07/2013

Sensações.

Sim, sensações.

Esta é a primeira palavra que me vem na cabeça para descrever este livro do Neil Gaiman. Um livro que eu mergulhei de cabeça (desculpem o trocadilho forçado), e de olhos fechados, já que nem sinopse eu havia lido até então. Confiei no autor. E não me arrependi. Bem, só um pouco; por ele ter me feito sofrer com os personagens. E ter feito diálogos que me fizeram pensar (as vezes é bom ser deixado com suas próprias ideias, sem mexer muito nelas).

Sensações.

Este livro está cheio delas.

Lhes convido à, também, fechar os olhos e se jogar nesse grande oceano que tem o tamanho de uma lagoa. Mas não precisa ter medo, vou deixar você dar apenas uma espiada. E com os olhos abertos bem pouquinho você consegue ver um homem. Ele volta para o lugar onde cresceu devido a um funeral. Ele vai até a casa no final da rua. Fala com a velha senhora que lá vive, atravessa para os fundos da casa, e se senta no pequeno lago. O lago, que para Lettie, sua amiga de infância, era um oceano.

E quando ele se senta nesse lago, ele se lembra. Se lembra de sua infância, e do que aconteceu naquela época.

Pronto, isso foi o suficiente. Agora feche os olhos e pule.

O Neil consegue trazer nas coisas mais simples, elementos extraordinários. Como eu comecei a leitura sem saber de nada, a cada página eu não parava de me surpreender, pois saímos de coisas ordinárias do dia-a-dia de uma criança para elementos fantásticos que só a mente do Neil poderia nos trazer. A narrativa em primeira pessoa nos deixa mais próximos do personagem, o que me fez sentir mais intensamente alguns dos acontecimentos. É um livro que eu passo a recomendar fortemente, e uma ótima indicação para aqueles que nunca leram o autor.

site: http://www.restaurantedamente.com/
Leon 07/07/2013minha estante
Adorei a sua resenha, pareceu bastante o estilo de Gaiman.

Patitu 12/08/2013minha estante
Me joguei de olhos fechados e chorei como bebê nas últimas páginas...
Uma certeza ?
Acordei sendo uma versão melhor do que já fui.
E isso mexeu muito comigo...

Thyeri 12/08/2013minha estante
Patitu, é exatamente isso. Exatamente isso...

ivanice.santos. 24/08/2015minha estante
estava lendo e parei na pagina 100 pois nao estava entendendo nada . não sei se contino lendo vale a pena mesmo ?

Cristina Henriques 17/02/2016minha estante
Sensações definitivamente é a palavra, quando começava a ler sentia como se estivesse entrando em um outro lugar, fisicamente mesmo, estranhamente bom. Já conhecia o Gaiman pelo Sandman, mas esse foi diferente. Foi a primeira vez que aconteceu isso durante uma leitura, e eu leio bastante. Muito estranho, mas nada ruim.

Lais544 18/11/2020

Alimenta e ao mesmo tempo desconstrói o encantamento da infância e a maneira como nos lembramos dessa época. Um livro que, certamente, conta muito mais do que suas poucas páginas parecem dizer...
Gaiman trás tantas lições sobre a confiança plena em alguém, a imaginação, e sobretudo, o valor dos laços que criamos com outras pessoas.
Sergio.Vianna 19/11/2020minha estante
Esse livro me deu um calorzinho muito gostoso no coração. Pretendo reler um dia.

Filino 19/11/2020minha estante
Só conheço o Gaiman do "Sandman", mas todo mundo me recomenda os livros dele. Tenho o "American Gods"; talvez o leia em breve...!

Racestari 02/12/2020minha estante
Um livro gostoso e que emociona do jeito certinho, sem ser piegas.

Felipe D. Augusto 29/07/2021minha estante
Você disse exatamente o que pensei quando li. Temos tantas memórias, mas quanto disso foi da forma que lembramos. Cada lembrança que coloquei na mesa e pensar sobre o acontecido. Livro muito bom.

Clóvis Marcelo 04/02/2015

Esse é um daqueles livros que todo mundo gostou, menos eu. Não é um livro de todo ruim, mas também não chega a ser excepcional.

O personagem principal, que não conhecemos por nome, revive suas lembranças quando criança. Supomos então, que a história tem um tom autobiográfico. Para mim o livro seguiria esse ritmo, mais denso, com memórias de infância, e não foi com pouca surpresa que encarei a fantasia que surge ao longo das páginas.

É inevitável se afeiçoar a um menino de sete anos e seu amor pelos livros, que usa como uma fuga da realidade, deixando sua imaginação cada dia mais fértil. Porém, no contexto da história não encarei como ‘coisa-de-criança’ o que acontece na estrada que dava na fazenda, que dava para a floresta. Para mim, Neil Gaiman conta uma fábula para dizer algo maior. Uma fantasia que para a criança parece real, pois elas viveram aquilo, contudo, que a idade adulta, faz com que nossa memória desvaneça.

O problema disso tudo está na falta de explicação para quem é quem ou o quê é o quê na história. Tudo fica muito aberto e a cargo do leitor interpretar. Até certo ponto isso é bom, mas para mim a tentativa não surtou o efeito desejado, fazendo o contrário, deixando-me um tanto frustrado.

Há um pouco de mitologia, um pouco do sentido da vida, do real valor das coisas, da perda da inocência, do esquecimento que a maturidade traz e ao mesmo tempo os resquícios do subconsciente. Tudo dependerá da forma que você enxergará as coisas e, por que não dizer, do momento que você esteja passando. Uma leitura rápida que prende pela escrita.

Senti algumas semelhanças com Coraline (Neil Gaiman), porém isso se perde ao longo do caminho. Pode ter sido uma semelhança não da história em si, mas do estilo do autor, sua fórmula de mistério, gato negro, criança, pais e sobrenatural.

Então é isso. Alguém se arrisca a dizer o que seria O oceano no fim do caminho? Abstenho-me de falar minha opinião para não estragar a surpresa de quem lê, até porque, cada um terá uma opinião diferenciada. Posso dar uma única dica: vida.

ME FEZ LEMBRAR...

Coraline, do mesmo autor, O menino do pijama listrado (John Boyne) e A menina que não sabia ler (John Harding).

QUOTES / CITAÇÃO

“Livros eram mais confiáveis que pessoas, de qualquer forma.” Pág. 18

“Uma pequena região da minha mente se lembrou de uma sequência alternativa de eventos, e então a perdeu, como se eu tivesse acordado de um sono reconfortante e olhado em volta, depois puxado a manta para me cobrir e retornado para o meu sonho.” Pág. 190

Melhor destaque do livro: Capítulo V!

site: http://defrentecomoslivros.blogspot.com/2015/02/resenha-o-oceano-no-fim-do-caminho-neil--gaiman.html
Bia 04/02/2015minha estante
o menino do pijama listrado?

Clóvis Marcelo 06/02/2015minha estante
Não a temática, mas a inocência do personagem infantil e sua busca por aventuras.

Bia 12/02/2015minha estante
hm.

Keylla 20/06/2019minha estante
Exatamente isso! Se eu resenhasse esse livro seriam essas as palavras.
Frustração.

Hernandez 27/02/2020

Breve impressão
Um livro simples e curto, mas muito bem desenvolvido. A narrativa é envolvente e traz momentos de angústia alternados com a simplicidade de um narrador criança. Uma ótima leitura para quem quer algo diferente e breve.
Anne L. 28/02/2020minha estante
Meu amor eterno é o personagem non ter nome e isso nem fazer diferença no entendimento de nada (fui notar lá pro final)

Hernandez 28/02/2020minha estante
Se eu não me engano, o nome aparece uma vez. Mas é maravilhoso como não faz mesmo diferença.

Anne L. 28/02/2020minha estante
Non lembro non

Hernandez 01/03/2020minha estante
Então, fui pesquisar e parece que não aparece mesmo. Acho que confundi na hora, jurava que tinha aparecido ao menos uma vez

pâm 15/02/2019

Esse foi o primeiro livro que li do Neil Gaiman e eu não posso dizer que não fui avisada: me apaixonei. Talvez pela simplicidade da história, talvez pelas mil formas de entendê-la, ou ainda mais pelas reflexões que ela trouxe. Achei interessante como o livro inteiro ficamos sem saber o nome do protagonista e como isso não fez falta nenhuma. Foi encantadora a forma como o autor descreveu a amizade e as dúvidas da infância, o universo em que se passa tudo é incrível e quando o garoto finalmente entra no Oceano eu senti tudo com ele. Terminei o livro com gostinho de quero mais.
Esthefany.Tavares 15/02/2019minha estante
Eu amo esse livro. Outro dele que é lindo é Belas Maldições.

pâm 15/02/2019minha estante
Vou procurar!!!

THALES76 16/02/2019minha estante
Verdade, cheguei quase no final do livro me perguntando qual seria o nome do protagonista, ainda me senti culpado por ter deixado passar essa informação. ?

pâm 16/02/2019minha estante
sim!! fiquei pensando se tinha esquecido do nome até lembrar que o autor nem contou

Marcelon 25/06/2013

(...)
Vou aproveitar e escrever isso de uma vez, antes que a lembrança fuja, que desapareça, como no conto (porque somos todos muito propensos a esquecer).

Ler essa história foi como ler, ao mesmo tempo, as velhas histórias escritas por Gaiman com Sandman, sobre a série Livros de Magia e arrematar tudo com os pedaços do que eu mesmo considero ser a minha infância. Me desculpem a presunção, mas esse conto foi escrito para mim. E essa é a única conclusão que consigo chegar depois e a despeito de tudo o que eu chorei nas últimas 20 páginas. Uma história para mim. E não há nada, entre o céu e a terra, que me faça pensar o contrário. Umas das coisas mais lindas que já li nesse ano. E tenho a absoluta certeza que não será assim com mais ninguém (já disse, a história era direcionada, não insista). De uma sensibilidade desconcertante. No exato tamanho que precisa ter. O Oceano no Fim do Caminho é o que eu considero um reencontro. E posso dizer que, depois dele, vou acordar amanhã sendo uma versão melhor do que já fui. É isto.
Patitu 12/08/2013minha estante
Senti exatamente o mesmo que você !
Terminei ontem e devorei em 24hs gripada:
_ Chorei nas últimas páginas como bebê !!!
Sim, senti intensamente toda a aventura desse Guri de 7 anos, durante as 136 páginas devoradas: arrepiei um pouco a nuca, os cheiros me invadiram, visualizei as sardas de Lettie, ouvi sua doce mas firme voz de 11 anos, vibrei com cada vitória sobre Ursula Monkton e até tive pena, vi cada tijolo da fazenda, andei sobre o piso desgastado, sorri, prendi a respiração, clamei por Lettie, senti o calor emanado pela lareira da cozinha, pois a comida na casa das Hempstock era sempre perfeita e chorei ao ler "FIM", porque sempre é difícil despedir-se...
_ O livro foi curto demais e não deveria terminar, não ontem !
Ao som de Tristesse - Chopin, ainda tentei organizar os sentimentos...
Penso muito nos sabores saídos da grande cozinha das Hempstock, ainda mais no Spotted dick fumegante, coberto por densa camada de creme de ovos...

Esse Guri nem precisou ter nome, porque foi meu vizinho, meu amigo numa infância já esquecida por mim e ontem, tudo veio a tona !!!

Sinto até, que poderia acusar Neil Gaiman por copiar minhas memória, porque sim, eu já vivi e ontem revivi a grande aventura por ele tão bem narrada...

Me apaixonei 1º pela capa: me fascinou e instigou de tal forma, que ao ler a sinopse, era o empurrão que faltava para cair nesse Oceano no Fim do Caminho, que até o fiz de olhos fechados, mas depois os abri de tal forma, para que nenhuma emoção fosse desperdiçada !!!

Desculpe-me, Marcelon, mas essa história também foi direcionada a mim... rs

Cintia 29/06/2020minha estante
Acabei de ler agora! Não senti tudo isso, confesso que gostei mais de Lugar Nenhum, tem mais a ver com minha imaginação na infância! mas amei a descrição sensível de vcs!!

Mari.Dresch 23/10/2020minha estante
Me deu vontade de ler o livro depois que li sua resenha!

Gláucia 06/06/2018

O Oceano no Fim do Caminho - Neil Gaiman
Fantasia é um gênero que não costumo ler, tenho um pouco de dificuldade mas fazia muito tempo que queria conhecer a escrita desse autor, tão querido. Não sei se será assim seus outros livros mas esse ganhou meu coração de leitora.
Um homem na meia idade volta à sua cidade natal para um funeral e lá algumas de suas memórias de infância começam a aflorar, especialmente quando ele tinha sete anos e conheceu as três mulheres da fazenda Hempstock, suas três gerações: a velha sra Hempstock, a sra Hempstock e sua amiga Lettie de onze anos.
Tudo estava esquecido mas volta com força total. com todas as sensações de medo, desamparo, perigo, os cheiros e sabores, as ameaças de desestabilização de seu lar... E de Lettie, sua amiga. Que salvou sua vida. E do oceano no fim do caminho, tão simbólico. Ou era apenas um lago?
Nem sei explicar porque gostei tanto dessa leitura, muita gente escreveu que despertou alguns sentimentos e não achei que fosse acontecer comigo mas aconteceu. Terminei a leitura com um sentimento de melancolia, nostalgia, uma pontinha de tristeza... e ao mesmo tempo não parecem ter sido sentimentos ruins.
regifreitas 06/06/2018minha estante
eu tenho problemas com o Gaiman. li pouca coisa dele, mas nenhuma me convenceu que ele é todo esse autor que muitos comentam por aqui. mas deve ser algo comigo mesmo, porque o fã clube do cara é enorme!

Gláucia 06/06/2018minha estante
Eu li sua resenha daqui em que vc diz que não funcionou.
Eu gostei bastante desse, não dá pra dizer que virei fã baseado num único livro. Tenho outros 3 ou 4 dele aqui em casa, veremos...

Wesley 23/07/2018minha estante
Terminei a leitura com os mesmos sentimentos que vc Gláucia :)

Natália Tomazeli 24/01/2019

Incrivelmente sensorial
"Eu adorava mitos. Não eram histórias para adultos e não eram histórias para crianças . Eram melhores que isso. Simplesmente eram."

Eu pensei em esperar um pouco para falar sobre esse livro para não ficar falando o tempo todo que é um livro que não dá para explicar. É um livro que precisa ser sentido. E que fez sentido, pelo menos para mim, no caso. Resgatou em mim tantas coisas e me fez sentir um misto de emoções. Fazia tempo que um livro assim não mexia desse jeito comigo. Então eu achei sensato esperar para não ficar falando mil vezes a mesma coisa. Só que eu esperei e esperei e até agora tá tudo a mesma coisa, então vou escrever rapidinho assim mesmo e pronto!

Esse era um livro totalmente encalhado da minha estante. Veio para minha casa e eu nunca esperei muito, nunca tive muito interesse. E aí, esse ano resolvi desencalhar ele (e muitos outros livros meus, mas não vem ao caso agora...) e veio essa surpresa bem no meio da minha alma! Sério, eu amei tudo. Chorei tanto no final e não sabia direito nem porque. Me identifiquei com muitas coisas. Saí da leitura me sentindo como se tivesse lavado minha alma no oceano, na real.
Eu adoro essa coisa bizarra do Gaiman e ao mesmo tempo bonita e fantástica. Nesse livro tem tudo isso... Não posso deixar de citar que toda a vez que eu lia sobre as Hempstock, só conseguia me lembrar das personagens aliens da Madeleine L'Engle, sério, achei muito parecidas! Ele pegou inspiração, mas olhando agora de longe, depois que faz mais tempo que acabei o livro, não são iguais (inclusive não tenho tanta propriedade assim pra fazer essa comparação com mais eficiência, visto que só li "Uma Dobra no Tempo"). Não acho que é aquele tipo de livro que vai funcionar com todo mundo não. Esse é um livro que toca no íntimo da pessoa que tá lendo, então só quem se identificar vai amar tanto assim, os outros provavelmente vão achar esquisito ou não vão entender. Ainda mais se esse for seu primeiro livro do autor, aí sim esse sentimento vai vir, certeza!

Não sei se esse é o melhor do Gaiman (até porque só li "Coraline" além desse), mas é com certeza um dos meus favoritos dele (sem nem ter lido os outros, olha que ousada eu heueheuehue). Enfim, valeu muito a pena essa leitura!

"Vou dizer uma coisa importante para você. Os adultos também não se parecem com adultos por dentro. Por fora, são grandes e desatenciosos e sempre sabem o que estão fazendo. Por dentro, eles se parecem com o que sempre foram. Com o que eram quando tinham a sua idade. A verdade é que não existem adultos. Nenhum, no mundo inteirinho."
Fernando Lafaiete 24/01/2019minha estante
Também adoro este livro!! Chorei e me identifiquei com várias coisas. Um livro cheio de significados muito válidos que nos ensinam muito. Uma bela narrativa, contada por um autor que tem uma bela forma de enxergar o mundo e uma capacidade invejável de transferir essa percepção para as páginas de suas histórias.

Mireille 24/01/2019minha estante
Concordo com você! Também fiquei muito impactada com esse livro. Curto demais Neil Gaiman, ele tem essa esquisitice fantástica, que você falou, que é única!

Natália Tomazeli 25/01/2019minha estante
Realmente, pessoal! Eu quero ler mais livros desse autor, porque adoro a escrita dele!

Keylla 21/07/2019

Tinha tudo para ser incrível.... e foi um ok.
"O oceano no fim do caminho" foi a primeira obra que li de Gaiman. Também foi o livro de debate do círculo literário que participo.
Considero esse livro uma fábula para adultos. A história narra a vida de um menino que, cercado de toxicidade familiar, acaba se protegendo do mundo exterior usando o seu mundo interior. Ele ama os livros, pois estes eram mais confiáveis que pessoas e como ele não era uma criança feliz, vivia mais nos livros que em qualquer outro lugar. A história alterna o tempo real e a fantasia, esta usada para fugir da realidade que se encontrava.

O tema do livro é incrível! A maioria das pessoas que conheço gostaram desse livro. Menos eu. Não é um não gostar para rechaçar o livro, mas tenho um certo problema com livros abertos. Faltou explicar o que era o quê, quem era quem... Situar-me na história ficou um pouco confuso. Acabei frustrada por não conseguir compreender a totalidade da mensagem do livro, e no final, pareceu que eu havia pulado alguma parte da história.

Este livro foi uma mistura de sentimentos: da emoção à frustração. Depois do nosso debate consegui entender mais características da obra que havia passado despercebido. Embora ainda acredito que o livro deva bastar-se e não deixar lacunas abertas, é um livro que farei uma releitura pelo significado que trouxe para mim. Recomendo a leitura.

"Não tenho saudade da infância, mas sinto falta da forma como eu encontrava prazer em pequenas coisas, mesmo quando coisas maiores desmoronavam". Pág. 169
Airton 21/07/2019minha estante
Ja releu? Lembro voce comentar que ia. Me inclui na parte das pessoas que amam esse livro!!!

Keylla 21/07/2019minha estante
Ainda não, Airton. Fizemos o debate ontem, e foi muito enriquecedor. Agora, com essa bagagem, pretendo fazer a releitura.
Já está na minha lista de amantes desse livro ?

Airton 22/07/2019minha estante
Esse livro eu amei demais. Li em 6 horas trancado no carro dentro do estacionamento de um shopping hehe

Ana Valentina 24/02/2015

Bem, comecei a ler este livro no fim do ano passado, mas acabei dando uma travada no prólogo e só continuei a leitura semana passada. E precisei de apenas 2 dias para terminá-lo, como um livro condensado em apenas 202 páginas pode ser tão bom?

Certa vez eu li em um blog (não me recordo o nome agora) uma resenha desse livro, dizendo para embarcar na leitura com o mínimo de conhecimento possível. Foi o que eu fiz, não procurei mais nenhuma resenha ou crítica.

Valeu muito a pena navegar neste Oceano, acabei me identificando muito com o personagem principal. A estória é perfeita, do começo ao fim, o livro superou todas as minhas expectativas e eu ainda estou tentando achar um livro melhor do que este, que já tenha lido.

Sabe o que estou com vontade de fazer? Comprar todos os livros do Neil Gaiman e lê-los, talvez eu faça isso, comprando um pouquinho de cada vez…

Bem, logo no prólogo já temos o significado do nome do livro revelado, e caiu super bem no enredo. O livro é narrado por um personagem que não tem o nome revelado, o que ficou muito bom na minha opinião, pois qualquer um de nós, leitores, podemos viver o personagem (Bem, em certa parte do livro um nome é revelado, mas não podemos ter certeza se é apenas um apelido ou se é o nome real).

Bem, independentemente do gênero do livro, acho que todos nós deveríamos lê-lo. Por isso recomendo para todos :-)
Gaby 24/02/2015minha estante
Nossa, sempre tive muita vontade de ler esse livro!

Ana Valentina 24/02/2015minha estante
Ele é muito lindo, recomendo que leia :)

Gaby 25/02/2015minha estante
Assim que tiver a oportunidade com certeza não perderei!