O Oceano no Fim do Caminho

O Oceano no Fim do Caminho Neil Gaiman
Neil Gaiman

Resenhas - O Oceano no Fim do Caminho

eloiza56 20/06/2023

Assim como pete townshend em quadrophenia, neil gaiman cria um personagem pra fazer uma biografia de sua infância. 5/5

Julia4900 18/06/2023

Entendi nada mas gostei
No começo eu não tava entendendo nada, e no final parecia que eu tava no começo. Brincadeiras a parte, esse livro é uma experiência, porque ele tem toda uma pegada de realismo mágico, no qual você e o protagonista não sabem o que é ou não verdade, e gosto muito da pegada sobrenatural e meio bruxa na história.
A escrita é muito boa, que faz você querer continuar lendo mesmo não entendendo muito bem para onde a história tá indo.
Não sei se entendi tudo muito bem, mas achei muito bem escrito e uma ótima história, foi uma boa entrada para os livros do mestre gaiman.

crenanrocha 13/06/2023

?Esse era o vazio. Não a escuridão, não o nada. Isso era o que havia por baixo da cortina transparente e tenuemente pintada da realidade?

Yas (@vestigiosdesolitude) 11/06/2023

Demorei muito pra conseguir concluir, com toda certeza não foi uma leitura pra mim, os personagens e a história não me cativaram.

Liliane.Sviantek 07/06/2023

Leitura cansativa, demora para se desenrolar e quando finalmente chega no final é um final bem ruim. Não vale a pena a leitura.

Mariane Sena 07/06/2023

Gostei muito da história :) Se de fato se enquadrar como realismo mágico, é um dos poucos que já li, mas gostei muuuuito. É uma história típica do Neil Gaiman, centanas de perguntas e poucas respostas, mas a ambientação, a escrita e o enredo são tão legais, envolventes e com um ar real de infância que conseguimos até ignorar aquilo que não vai ser explicado (pq a ideia é essa mesmo).

Amo histórias com crianças e foi ótimo acompanhar essa, por mais que tenha sido bem esquisito em alguns momentos kkkkkk me dá realmente uma sensação de infância, daqueles desenhos estranhos que insistimos em assistir.

Neil Gaiman mais uma vez surpreende com tanta criatividade e seu estilo ao escrever, e eu mais uma vez amo sua obra de forma especial, mesmo que não consiga explicar em palavras, o porquê.

Foi muito bom passar uns dias lendo sobre as histórias que acontecem nesse fim do caminho, e agora que terminei, me dei conta que acho que em momento algum soubemos o nome do protagonista, pois é bem Neil Gaiman mesmo.

Rafaela 06/06/2023

Oh! Querida Lettie??
Nunca mais verei lagos da mesma forma?

??????????

Eu realmente estava preparada para esta leitura. Lembro quando foi lançado em 2013.
10 anos atrás?eu estava no meu primeiro ano de faculdade e ficou sempre na minha lista. Não sabia quando eu leria nesta vida, mas tinha certeza de que chegaria o momento certo. Assim é minha relação com todos os livros que me chamam atenção. Não há pressa. Eles chegam quando devem chegar.

A intrínseca poderia ter feito um trabalho mais delicado em relação às referências literárias do menino que tanto amava livros.
A capa também poderia ter sido uma arte a altura da qualidade da história! Estamos falando de Neil Gaiman, afinal.
Tenho muitas críticas ao trabalho editorial! Que nem cabe aqui.

Acredito que este é um daqueles livros para se ler mais de uma vez na vida! Senti vontade de desenhar ?? de colecionar objetos relacionados.
Eu amei!

gabe 05/06/2023

Livro sensacional que se afasta do comum e do normal, misturando realidade e magia de forma que mexe com a mente e nos abraça. O protagonista não tem nome e a história é narrada por uma criança, trazendo assim sensibilidade pelo jeito inocente de ver as coisas. Junto com as mulheres Hempstock e o que numa visão superficial seria apenas um lago, assim que entramos em contato com ele podemos sentir o oceano de profundezas e riscos desconhecidos. Se sobressai pelas reflexões sobre os traumas que adquirimos na infância e o seu impacto nas nossas vidas, em como a nossa memória não é confiável e tbm como encaramos a morte e o luto.
Como nos diz Lettie ‘ele pode não matar, mas destruir, dissolver. Você não morreria aqui, nada nunca morre aqui, mas se ficasse por tempo demais, um pouco de você passaria a existir em todos os lugares, todo espalhado. E isso não é uma coisa boa. Nunca o suficiente de você reunido num só lugar, de um jeito que não haveria nada que restasse e que poderia pensar em si mesmo com um ‘eu’. Nenhum ponto de vista, não mais, pq você seria uma sequencia infinita de vistas e de pontos...’

Jailson17 28/05/2023

Para quem, assim como eu, faz de livros grandes oceanos
Para Lettie Hempstock, o oceano cabia dentro de um lago. Para mim, o oceano coube dentro desse livro, que me fez recordar das estórias da infância, quando minha imaginação falava mais alto e eu podia estar em qualquer lugar deste mundo (ou de outro mundo) mesmo sem sair de casa.

nicole.Precioso 26/05/2023

Amo livro doido
Sério, nem sei o que dizer sibre esse livro, só sei que ele é totalmente maluco, quase enlouqueci lendo ele, porém, apesar disso, ele é muito bom! fazia tempo que eu não lia algo assim, e ler um livro nessa pegada imaginação e psicológico é muito foda! eu amei, leria dnv mil vezes

Alessandra Bevilaqua 26/05/2023

Desafiador e surpreendente
?O oceano no fim do caminho? é um livro muito diferente do que eu estou acostumada a ler e de certa forma se tornou surpreendente, além da sua proposta. Primeiramente, a escrita de Neil Gaiman (autor que eu nunca tinha lido antes) é detalhista no sentido mais literal da palavra. Pelo menos essa foi a impressão que ficou. Ao mesmo tempo que me desafiava como leitora enxergar todos os detalhes em cena, também me submergia ainda mais na história, justamente por ser rica em suas descrições.
A narração parte do personagem principal que volta a sua cidade natal para um velório e resolve visitar uma antiga fazenda, encontrando assim uma velha conhecida e consequentemente, desencadeia diversas lembranças da sua infância, quando tinha sete anos de idade.
Por todo o livro, a perspectiva parece ser infantil, mas na minha percepção há um equilíbrio certeiro entre o personagem que está relembrando dos acontecimentos agora já adulto e o personagem do passado, que sentiu tudo aquilo, para que os fatos fiquem claros a medida que as coisas vão acontecendo.
Até porque acontece muita coisa. E existe uma exploração da imaginação que só uma fantasia, conseguiria ofertar a um leitor. Ursula Monkton é assustadora e as Hempstock tem uma certa magnitude que você simplesmente quer descobrir mais sobre elas. O protagonista carrega uma porção de identificação em suas falas, sentimentos, medos. Existiu uma pequena conexão criada com a sua visão.
O final, acho esperto e devastador ao mesmo tempo. Ao ler e perceber o que tinha acontecido, senti o impacto de uma genialidade ao fazer isso de uma forma tão natural e ao mesmo tempo, chocante.
Foi uma leitura que trouxe uma experiência diferente, inédita, mas muito boa. E só por isso, vale uma indicação.

Erica.Regiani 21/05/2023

Uma escrita que me transportou para dentro da história, com uma pitada de pensamentos filosóficos que me fizeram refletir sobre minha existência terrena.

Um romance memorável!

?Ninguém realmente se parece por fora com o que é de fato por dentro. Nem você. Nem eu. As pessoas são muito mais complicadas que isso. É assim com todo mundo?

Bruna1938 13/05/2023

MARAVILHOSO
Li duas vezes e com certeza lerei outras vezes. Desde a primeira leitura eu fiquei fascinada com a história. Confesso que sou cadelinha do Neil Gaiman mas esse livro é realmente incrível. A história é muito bem construída e bem ambientada, a riqueza de detalhes nos leva a uma experiência totalmente imersiva. Eu tenho nitidamente na minha cabeça como é a fazenda da família Hempstocks, a pia amarela e todas as criaturas descritas. Esse livro realmente tem meu coração ??

Carolina1637 08/05/2023

Impulsionou minha vida na leitura
Quando meu tio me deu esse livro, eu nem tinha ligado, não gostava de ler, mas precisava melhorar esse hábito.
Quando comecei a ler logo me apaixonei pela história, o enredo e o decorrer que me prendeu totalmente
Quando algum amigo me pede indicação de livros, só me vem ele na cabeça.

Patrick.Pereira 07/05/2023

Bom livro
Livro lúdico e viajado por muitas vezes, mas a história muito boa, engraçada e com o desfecho de que eu gostei