O herói de mil faces

O herói de mil faces Joseph Campbell

Resenhas - O Herói de Mil Faces

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Rafa 19/11/2020

"A Verdade é uma só; os sábios se referem a ela por muitos nomes."
Em "O Herói de Mil Faces", Campbell faz uma análise minuciosa da figura do herói e como ela esta presente nos mais diversos mitos. Especialista em mitologia comparada, o autor traça paralelos entre as mais diversas crenças para mostrar que a estrutura presente entre elas se repete enquanto interpreta os arquétipos presentes à luz da psicologia.

O livro é dividido em duas partes: incialmente, tem-se a concepção da jornada do herói, estrutura de desenvolvimento de personagem que veio a ser exaustivamente estudada por escritores e diretores; a segunda metade do livro trata do macrocosmos, qual a relação do herói com o mundo (ou mundos) que o cerca.

É uma leitura essencial, embora densa, para todos que queiram entender melhor as similaridades entre as diferentes religiões e ainda aprender sobre a jornada do herói, esse roteiro tão comum nas mais diferentes histórias, desde Harry Potter à Star Wars, Jesus Cristo à Buda.

henriqueaveiro 26/10/2020

Uma obra excepcionalíssima
Um livro extremamente denso e impressionante. É incrível o que Joseph Campbell produziu aqui e tudo o que ele aborda. O Herói de Mil Faces é o tipo de livro que se torna objeto de estudos e aprendizados para a vida, até difícil retratar em palavras o que ele desperta. Destaquei muitas partes e reli muitos de seus capítulos, tanto pela riqueza de informações, quanto pelas abordagens que ele me trouxe.

Não se apeguem a resenhas da internet que comparam a jornada do herói com personagens 'Hollywoodianos' - o livro trata sim de heróis e seu ciclo - mas há algo muito além que só quem ler irá entender.

site: https://sinte.se/o-heroi-de-mil-faces-de-joseph-campbell/
henriqueaveiro 09/01/2021minha estante
Pessoal, deixei a resenha também no meu blog, bem completinha:

DANNE 02/10/2020

Life changer
Acho que depois desse livro nunca mais irei olhar para um mito, um filme, um conto de fadas da mesma forma. A jornada do herói é a minha vida, é a sua, é a nossa.
Ando buscando muito mais simbolismo e beleza na minha vida, buscando mais profundidade em tudo. Obrigado Joseph Campbell.

Patriccia12 28/09/2020

Qual é o seu heroi?
Neste livro o professor Joseph Campbell, uma das maiores autoridades em mitologia comparada nos revela alguns segredos, dentre os quais que a cultura/religião mudam com o tempo, de localidade para cada localidade e assim também acontece com os seus heróis. Contudo, todos eles são o mesmo e possuem a mesma finalidade, que é inspirar e ensinar pelo seu exemplo a refletir sobre voce e seu mundo seja este interior ou exterior. Modificar a si mesmo para assim transformar o mundo que lhe cerca e assim o mundo de outras pessoas.
E assim começa a nossa jornada juntos com os inumeras faces deste heroi que recebe o chamado, precisa decidir ir, enfrenta todos os desafios(vive a sua aventura) e volta para o mundo dos "homens".
Não é uma leitura fluída, principalmente por conta da diagramação desta edição, página branca, quase sem margem e letra minúscula, acredito que se tivessemos um formato mais moderno e confortavel a leitura seria mais prazerosa, porque o conteúdo é...
Não criem, ao menos nesse ponto nao me iludi, espectativas de consumir o conteúdo numa só leitura... eu precisarei de muitas rsrs
E, creio eu, que ele foi o início da minha jornada.
Que voce também comece a sua...

Ximena.Taurino 14/09/2020

Foi muito interessante aprender um pouco mais sobre a Jornada do Herói, mitos e lendas e as semelhanças entre essas histórias.

Diego Piu 07/09/2020

Livro muito rico, daqueles que a gente termina com uma lista enorme de coisa para pesquisar/estudar. Talvez seja muito interessante estudá-lo em grupo ou uma leitura orientada com debates.

Geisson.Fernando 26/06/2020

Uma análise de contos atemporais
George Lucas encantou milhares de fã no mundo inteiro com a série de filmes Star Wars e muito do sucesso de seu roteiro, além dos efeitos especiais inovadores à época, se deu por ter criado uma estória baseada em um estrutura de contar histórias muito antiga.

Tanto George Lucas, quanto grandes roteiristas e escritores de Hollywood, beberam da fonte de um mitologista que estudou o padrão dos contos de fadas e mitos de diferentes culturas ao longo do mundo.

Esse mitologista é Joseph Campbell.

Na obra O herói de mil faces, Campbell analisa como um mesmo padrão de herói-protagonista surge em diversas culturas, lendas, mitos, contos de fadas e histórias de ninar .

Observo que o livro não é um guia enxuto de como escrever, nem de longe. Na realidade a linguagem e a estrutura do livro é de uma pesquisa antropológica. Logo, faz uso de uma literatura científica pesada e complexa.

Não recomendo a leitura para quem não está acostumado com obras deste tipo.

É um livro interessante para quem esteja procurando um método de criar estórias que emocionem, ensinem e, ao mesmo tempo, criem identificação do protagonista com o público.

Marcus Oliver 16/05/2020

Explode mentes
Ler Joseph Campbell foi uma das melhores leituras que fiz em minha vida. Nunca esquecerei as palavras deste teórico, seus estudos são riquíssimos e vastos e todo conhecimento presente nesta obra vai ser um divisor de águas na vida de qualquer leitor. A primeira parte do livro focado na aventura do herói é a mais conhecida e graças a ela vemos como qualquer livro, filme, série, novela, jogo e vida cotidiana bebem dos estudos de Campbell, mesmo que inconsciente. Se não fosse seus estudos de mitologia comparada nunca entenderíamos os símbolos que nos cercam em nossas narrativas e o que eles significam. Entender a aventura do herói noa ajuda a perceber a nossa própria jornada seja ela interna: para nos compreendermos melhor e superarmos medos, traumas e problemas psicológicos. Ou seja ela na vida cotidiana: começar um novo curso, um novo relacionamento, viajar e em tudo que fazemos. A jornada do herói é a jornada mais humana e íntima que fazemos, pois a cada novo passo há os elementos que nos conectam com os mitos antigos, as histórias que consumimos e como nos identificamos com os heróis de nossa cultura pop.
Mas mesmo que a parte I já seja riquíssimo, é na parte II: o ciclo cosmogônico que entramos em um orgasmo intelectual ao perceber que as mitologias são as analogias do nosso eu interno e como devemos interpretar esses vários símbolos para que possamos evoluir como pessoas. O ciclo aparece nos mitos para que possamos atravessar ps vários ciclos em nossa vida da infância para adolescência, da adolescência para a vida adulta, da vida adulta para a velhice e da velhice para a aceitação do fim do nosso ciclo de vida.
Não devo me delongar mais, pois resumi tanto essa rica obra que é quase uma heresia essa tentar resumir tudo em poucas. A obra tem um ponto extra além de sua teoria que é apresentar inúmeras mitologias ao leitor e também trazer várias discussões psicanalíticas que enriquecem muito a leitura, mas que o teor das passagens mais voltadas a psicanálise podem confundir um pouco im leitor que não conhece nada de Freud e Jung.

Marcelo 07/05/2020

Achei que não seria trouxa...
Fui trouxa.
O livro é sensacional, as explicações das formas e fórmulas míticas como ritos de passagem e explicação são incríveis. Mas li esse livro (não sem certa influência da internet) achando que seria mais um guia ou uma luz para escritores e, certamente, pode ser usado assim, mas o livro é muito mais do que isso.
Mesmo eu que não sou chegado nas correntes psicanalistas não pude deixar de me fascinar com as confluências que esse livro faz entre a análise e o mito, bem como seu papel na sociedade. Recomendo demais.

Sara Muniz 20/04/2020

RESENHA - O HERÓI DE MIL FACES
O Herói de Mil Faces é um estudo acadêmico de Joseph Campbell, um dos maiores estudiosos de mitologia universal do mundo. Na obra, o autor utiliza inúmeros exemplos de mitologias diversas para explicar a sua teoria do monomito. Publicado em 1995 no Brasil, o livro é extremamente aclamado por estudantes de mitologias, literatura, história, escrita de fantasia e ficção no geral.

Ao contrário do que alguns podem pensar, O Herói de Mil Faces não é uma obra de ficção, mas sim um trabalho acadêmico que foi publicado e se tornou um clássico. Por meio da literatura comparada, Campbell dá exemplos de todas as mitologias, de vários países e sociedades, para explicar a sua teoria do monomito, que consiste em explicar que o processo de um mito segue sempre a mesma estrutura, utilizando o mesmo mito como base para todos os outros.

Na faculdade, eu já ouvia falar sobre a possível base para todas as produções literárias: a obra "Poética", de Aristóteles (clique aqui para ler a resenha), que parte do princípio de que tudo é imitação e nada é original. Aristóteles usa a poética mais voltada para o teatro, já que naquela época era assim que a literatura era transmitida. Segue o trecho da minha resenha:

"Poética foi escrito por Aristóteles para mostrar como era feita a poesia, e quando digo "poesia", não quero dizer a nossa poesia atual, com versos e rimas. A Poesia para os gregos eram qualquer texto, porque naquela época tudo era escrito em versos (livros, receitas médicas, etc). Já que tudo era em verso, ele não soube definir o que seria a poesia lírica (que é a que conhecemos hoje), mas dividiu a poesia em 2 grandes gêneros: Drama e Épico, sendo a tragédia e a comédia subdivisões do drama (teatro) e epopeia a subdivisão do épico (texto). Por exemplo, a peça Édipo Rei é uma tragédia. O livro Odisseia, de Homero, é uma epopeia. Enfim, Aristóteles definiu como Poesia a arte da imitação".

Em O Herói de Mil Faces, Campbell sugere que existe uma poética para todas as mitologias, uma poética física, um monomito, que segue uma estrutura e dá origem às histórias dos outros mitos:

O propósito desse livro é desvelar algumas verdades que são apresentadas sob o disfarce das figuras religiosas e mitológicas, mediante a reunião de uma multiciplicidade de exemplos não muito difíceis, permitindo que o sentido antigo se torne patente por si mesmo (p. 11).

Não demorou muito até a obra se tornar um guia prático para escritores e roteiristas, uma vez que o autor descreve no livro o que chamam atualmente de "a jornada do herói":

...

Portanto, se você escreve e tem interesse em conhecer mais, aqui vai o que você encontra nessa obra incrível de Joseph Campbell:

- Prefácio

Epílogo: Mito e sociedade
1. As mil formas
2. A função do mito, do culto e da meditação
3. O herói hoje

PARA A RESENHA COMPLETA COM TRECHOS, LINKS E IMAGENS DO LIVRO, VISITE O MEU BLOG:

site: https://interesses-sutis.blogspot.com/2020/04/resenha-o-heroi-de-mil-faces.html

Yann 25/03/2020

Nesta obra, Campbell compara de forma inteligente, mitos e lendas de todas as civilizações ao longo da história; com a conclusão de que todo mito tem um ponto em comum, e chama esse ponto de "Monomito" que estrutura a jornada do herói ou a jornada do Ser Humano no sentido filosófico, em busca de sua evolução espiritual. O ser humano como divino caminhando para a sua unidade se tornando um com Deus.

Adla Kellen 18/02/2020

Autoconhecimento
Um livro para mergulhar no autoconhecimento. Profundo e reflexivo. Nos leva a pensar em como nossa vida adulta está relacionada com a nossa infância.

Glaucio Cardoso 17/02/2020

Impressões de um leitor
Quer aceitemos ou não, somos todos frutos das narrativas que nos perpassam. Desde os mitos fundadores ancestrais, até as narrativas cinematográficas, passando pela literatura em todas as suas vertentes, pelas histórias em quadrinhos, pelas piadas contadas em volta de uma mesa, somos seres que aspiram ao mitológico, que nos encontramos nessa caminhada composta de inúmeras etapas.
A Jornada do Herói, o monomito estudado por Campbell, se encontra arraigada na própria formação das sociedades e dos indivíduos. O grande mérito do estudo desse autor estadunidense reside no fato de não privilegiar nenhuma mitologia em detrimento de outras.
No mesmo nível se encontram deuses como Zeus e Exú, o herói Gilgamesh e a dona de casa, os relatos fundadores e os sonhos, quando Campbell dialoga com a psicanálise de forma inteligente, embora não isenta de questionamento, o que só enriquece o pensar sobre seu trabalho.
Resenha completa em: http://glauciocardoso.blogspot.com/2020/02/o-heroi-de-mil-faces-impressoes-de-um.html

Mr. Jonas 12/08/2019

O Herói de Mil Faces
O clássico estudo filosófico e transcultural de Joseph Campbell sobre a jornada do herói inspirou milhões de pessoas ao redor do mundo e inaugurou novas áreas de pesquisa e exploração científica.
Originalmente publicado em 1949, ?O Herói de Mil Faces? chegou à célebre lista de livros mais vendidos do jornal The New York Times em 1988, quando se tornou tema do especial para a televisão The Power of Myth (O Poder do Mito, em tradução livre) da rede estadunidense PBS.
Trata-se da primeira obra que combinou os conceitos da psicanálise moderna com os arquétipos mitológicos de culturas espalhadas por todo o globo terrestre. Seu objetivo consiste em identificar a relevância dos mitos para as sociedades contemporâneas ? e para todos os que buscam uma existência plenamente realizada.

Zilda.Borges 10/04/2019

Manual básico
Apesar de ser uma leitura cansativa, é um livro obrigatório para qualquer um que pretenda criar e contar histórias. Por meio dele é possível compreender o quanto a condição humana é tão fascinante quanto imutável. Romper laços, superar desafios e buscar a meta na jornada que todos percorremos é inerente à condição humana.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6