O herói de mil faces

O herói de mil faces Joseph Campbell

Resenhas - O Herói de Mil Faces

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Antonio Luiz 14/03/2010

Ensina algo sobre mitos e construção de aventuras e é o texto fundador do conceito de "jornada do herói", mas ficou aquém do que eu esperava. Pareceu-me dogmático ao tentar impor uma única leitura a todos os tipos possíveis de contos folclóricos, mitos e lendas religiosas e ao mesmo tempo dispersivo, ao divagar sobre detalhes que não têm muito a ver com o tema principal.

Contém ideias historicamente erradas ou superadas, como a de cretenses navegando até a costa da Nigéria e astecas expulsando Quetzalcóatl de Tula. São especulações do século XIX e início do século XX, mas creio que em 1949, quando o livro foi originalmente publicado, tais ideias já haviam deixado de ser aceitáveis.
AleixoItalo 26/06/2021minha estante
Achei exatamente a mesma coisa!

Daslei 07/01/2009

A melhor forma de nos entendermos
Eu o li pra fazer meu projeto de conclusão de curso, mas vi que era algo muito maior do que apenas uma fonte de embasamento teórico. O livro não quer nos explicar quem somos ou algo do gênero, mas acaba assim fazendo. Percebemos que aquilo que nos transforma em pessoas, a chamada cola social, nada mais é do que ensinamentos que são passados e repassados desde a criação da sociedade. Essas ações ocorrem de forma silenciosa através de histórias que são contadas desde que nos entendemos por gente. E elas estão em todos os lugares, livros, tv, quadrinhos inclusive no Big Brother, através de arquétipos.
Só lendo pra entender.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6