As Memórias Perdidas de Jane Austen

Resenhas - As Memórias Perdidas de Jane Austen

1 | 2 | 3 | 4

Elis133 16/09/2013

"Você será imortal"
Um romance que conta, como páginas de um diário, a vida da escritora Jane Austen.
Para produzir essa obra, a pesquisadora/autora Syrie James se baseou em cartas que Jane escreveu para a irmã Cassandra, e também dados históricos e registros da família Austen.
O leitor pode conhecer mais sobre essa querida escritora: seus problemas, sonhos e o homem por quem ela se apaixonou profundamente.
Em certo capítulo, Jane visita uma cartomante por insistência e flerte de um amigo. Ao falar sobre a longevidade, a cartomante impressionada, diz que Jane Austen viveria para sempre, que seria imortal... Talvez esse fato seja uma licença poética da autora do livro, mas me comoveu muito.

Bia Rodrigues 09/09/2013

Syrie James escreveu uma linda biografia de Jane Austen. Foi uma versão romanceada da vida da autora, porem ainda assim, classifico como uma das melhores biografias que poderiam existir sobre a Jane. Escrito de forma muito parecida com a escrita da própria autora, em muitos momentos achei que estava lendo uma historia contada pela própria Jane Austen.

Syrie James usou como base para seu livro fatos reais da vida de Jane Austen, que foram descobertos quando alguns manuscritos contendo memorias intimas da autora foram achados no fundo de um baú na Chawton House Library, propriedade que pertenceu à Edward Austen Knight, um dos irmãos da autora que foi adotado pelos primos da família e se tornou dono de várias posses.

"Por que eu sinto uma vontade súbita de relatar, em pena e tinta, um relacionamento de natureza tão pessoal que jamais assumi, não sei dizer (...)"

O livro foi muito bem escrito, é um romance maravilhoso que nos leva de volta ao tempo de Jane Austen e para dentro de sua vida. A historia é historia em primeira e assim acompanhamos todos os pensamentos e emoções da Jane. Sua historia de amor com todos os momentos mágicos e todas as decepções. Também encontramos aquela dose de humor e critica social tipica dos livros da Jane Austen.

O livro agrada qualquer um que goste de romances, mas para os fãs da autora é um prato cheio. Diversos momentos do livro vemos referencia a vários livros da autora. Achei isso incrível porque mesmo sabendo que é uma biografia romanceada fico pensando em tudo que a Jane viveu e em como isso influenciou em suas obras.

A editora fez um trabalho maravilhoso com o livro, a capa esta encantadora e foi realmente perfeita para ele e a diagramação esta ao mesmo nível. O livro se tornou um dos meus favoritos, me arrancou lagrimas e risos na mesma proporção, e ainda me deixou com vontade reler uns e ler outros livros da Jane.

site: http://www.pepperlipstick.com/2013/09/resenha-as-memorias-perdidas-de-jane.html

Liachristo 20/08/2013

RESENHA - As Memórias Perdidas de Jane Austen - Syrie James - Editora Record
Acabei de ler As Memórias Perdidas de Jane Austen escrito por Syrie James, e fiquei pensando que o livro é uma história que nos faz questionar... "E se?'"E se Jane Austen tivesse experimentado o amor romântico? Depois de todos esses anos, como iríamos descobrir mais sobre seu romance malfadado? Quando e onde poderia ter acontecido? Quem teria sido o seu amor? Por que Jane Austen, não poderia ter o seu próprio final feliz?

Pois, este livro nos responde a cada uma de nossas questões, e de uma forma completamente crível. Syrie James usa as viagens que Jane fez na vida real, suas cartas, e interações familiares, para nos contar uma história que se não faz com que você acredite "que poderia ter acontecido", pelo menos irá te deixar desejando "Ah, se ela não teve tudo que sonhou, espero que pelo menos ela tenha isso"!

A história é escrita como se fosse um diário de Jane. Através dele somos apresentados não só, ao seu caro Sr. Ashton, mas também a sua grande e amorosa família, bem como personagens fictícios que são incorporados ao trabalho de Miss Austen.
Também aprendemos muito sobre a Jane, a partir de seu amor pela vida no campo, e de suas lutas com seus desejos internos.

A narrativa de Syrie James, é muito parecida com a forma que Jane Austen tinha de nos descrever tão bem, os lugares, os sentimentos e as pessoas que fazem parte de suas histórias. Durante a leitura do livro, me senti saudosa das histórias de Austen.
Consegui me sentir parte da história, como se fosse uma observadora atenta dos acontecimentos.

É durante a sua estada em Lyme, no início de 1800 que Jane encontra seu verdadeiro amor, o senhor Ashford, um homem letrado e encantador, um homem que é seu igual no intelecto e temperamento. Apesar disto, sabemos que seu amor não teve final feliz, e que suas esperanças de um possível casamento, tiveram que ser abandonadas e sacrificadas por causa de obrigações familiares do Sr. Ashford. Mas, ao invés de se entregar ao sofrimento, Jane decide começar a revisar seu livro Sense and Sensibility. A partir daí, haveriam muitas mudanças em suas histórias, já que Jane passa muito de seus sentimentos e vivência para seus personagens.

Syrie James fez um excelente trabalho de pesquisa e muito do livro é baseado na verdade, mesclando pessoas reais, lugares e eventos de sua vida, com alguns personagens e um caso de amor de ficção. Ela faz um trabalho impressionante de captar o estilo de escrita de Austen.

As Memórias Perdidas de Jane Austen é muito fácil e gostoso de ler. Eu me senti totalmente conectada do início ao fim. Se você é um fã de Jane Austen como eu, você vai entender literalmente cada palavra e sentimento que Jane já teve. E o que senti ao terminar este livro, foi uma sensação boa, daquelas que sentimos ao fazer um novo amigo.

A capa do livro é linda! Bem fiel a original. Sua diagramação e revisão ficaram perfeitos. Nota-se todo o capricho e cuidado que o livro recebeu da editora.

Quero agradecer a Editora Record, por me propiciar esta oportunidade. Foi realmente uma leitura deliciosa.
Bjus

site: http://www.docesletras.com.br

Aione 16/08/2013

As Memórias Perdidas de Jane Austen é um livro de ficção, no qual Syrie James, historiadora, se baseou em fatos da vida da célebre autora para criar uma história de amor para ela, já que é sabido o fato de que Jane Austen jamais se casou, tendo tido um breve envolvimento com o amigo de seu irmão, Thomas Lefroy, perto de seus 20 anos. Tal história foi contada em formato de memórias, como se tivesse sido escrita pela própria Jane Austen nos momentos finais de sua vida, em uma tentativa de compartilhar com o mundo a história por ela vivida.

"Porque eu sinto uma vontade súbita de relatar, em pena e tinta, um relacionamento de natureza tão pessoal que jamais assumi, não sei dizer. Talvez seja essa doença enlouquecedora que tem me perturbado ocasionalmente nos últimos tempos - esta lembrança sagaz da minha mortalidade - que me impulsiona a ter algum registro do que aconteceu para evitar que a lembrança desvaneça nos recônditos da minha mente, e dali desapareça para sempre da história, tão fugaz como um fantasma em meio à névoa."
(página 17)

Um dos maiores méritos de James, para mim, foi ter escrito um prefácio relatando a situação em que as memórias teriam sido encontradas, transportando o leitor desde o início para a vida de Jane Austen e o envolvendo com a sensação de veracidade da história. Ainda, a autora soube muito bem como mesclar fatos já conhecidos sobre Austen com os criados por ela para dar corpo ao enredo, aumentando, ainda mais, tal sensação, já que eles se encaixaram na trama fazendo com que ela soasse como possível de ter acontecido.
Não considero ter conhecimento o suficiente para avaliar o quão próxima é a escrita de Syrie James da de Jane Austen, mas, o que posso afirmar, é que, durante a leitura, me se senti envolvida pela mesma atmosfera de quando entro em contato com alguma das obras de Austen, o que bastou para que o enredo me soasse verossímil. Também, foi delicioso acompanhar detalhes dos livros de Jane espalhados pela trama, como se os eventos de sua vida tivessem inspirado os criados para suas obras. Dessa forma, é comum encontrar spoilers de seus livros, principalmente sobre Razão e Sensibilidade, então fica o alerta para quem ainda não o leu. Aliás, diria que a leitura será certamente mais prazerosa aos que já tiveram contato anterior com os livros de Austen para poder reconhecer as situações similares que Syrie James incluiu nessa história.
Independentemente de a história convencer ou não como tendo sido vivida por Jane Austen, ela me cativou por completo. A Jane Austen recriada por James apresenta todas as características que podem ser reconhecidas nas obras da real autora, como seu tom irônico e suas convicções à frente de sua época, e não tarda a agradar o leitor. Ainda, o romance relatado foi daqueles capazes de me encantar e me levar às lágrimas ao final do enredo, fazendo com que eu terminasse a leitura deliciada e satisfeita com o que li.

"(...) Em consequência, tenho meus pensamentos a respeito dele aos confins de meu coração; banido para sempre – mas não esquecido. Não, nunca esquecido. Pois como alguém pode esquecer o que se tornou parte de sua própria alma? Cada palavra, cada pensamento, cada olhar e sentimento passados entre nós estão tão frescos em minha mente agora, anos depois, como se tivessem ocorrido ontem.
A história deve ser contada; uma história que vai explicar todas as outras.”
(páginas 18 e 19)

De maneira geral, o livro é extremamente capaz de agradar os que apreciam romances como os escritos por Jane Austen, principalmente os fãs da autora. Não apenas a história em si é bela, como também é maravilhoso poder conhecer muitos dos fatos sobre Austen, além de poder relembrar passagens das histórias que a imortalizaram e a consagraram como a grande escritora que hoje é reconhecida. Uma obra certamente romanceada e, por isso, capaz de arrancar suspiros dos leitores mais românticos.

site: http://www.minhavidaliteraria.com.br/2013/08/resenha-as-memorias-perdidas-de-jane.html

Vanessa Vieira 09/08/2013

As Memórias Perdidas de Jane Austen_Syrie James
O livro As Memórias Perdidas de Jane Austen, de Syrie James, nos conta a história da aclamada romancista inglesa, responsável por várias obras de sucesso, como Orgulho e Preconceito e Persuasão. A vida de Jane Austen, sobretudo no campo amoroso, sempre foi uma incógnita para todos. Sabia-se, até então, muito pouco a respeito desta ilustre autora, que nunca chegou a se casar e teve um romance com Tom Lefroy, amigo de seu irmão Henry.

Séculos depois de sua morte (que aconteceu em 18 de julho de 1817, quando Austen tinha 41 anos), alguns manuscritos de sua autoria são achados no fundo de um baú da Chawton House Library, propriedade que pertenceu à Edward Austen Knight, um dos irmãos da autora que foi adotado pelos primos da família e se tornou dono de várias posses. E, nesses manuscritos, constam memórias íntimas e reveladoras sobre essa grande escritora do século XVIII, escritas de seu próprio punho.

O grande acontecimento do livro é o romance de Jane com Sr. Ashford, um homem culto e de pensamentos muito semelhantes aos seus, ao qual ela conheceu durante uma viagem à Lyme. Ashford a conquista tanto pelo seu temperamento quanto por sua inteligência, e a história de amor entre os dois, assim como outros fatos de sua vida, servem como inspiração para que Jane passe a reescrever algumas de suas obras, até então engavetadas. Ela passa a revisar Razão e Sensibilidade, incrementando a história com cenas ocorridas no seio de sua própria família e com o desenrolar de seu romance, e trilha o caminho das pedras para que o livro seja publicado.

Conhecemos também um pouquinho mais a respeito de outras obras da autora, como First Impressions (Orgulho e Preconceito) e Susan (A Abadia de Northanger), e o seu processo de criação e confecção dos personagens e suas características. Jane colocou muito de si em suas obras, e a sua vida foi a sua maior inspiração. Isso fica ainda mais evidente em Razão e Sensibilidade, romance que conta a história das irmãs Elinor e Marianne Dashwood, e no qual notamos uma semelhança indescritível com a sua trajetória de vida e a de sua família.

Syrie James se baseou nas memórias da autora e foi ainda mais além, buscando inspiração em trechos de seus livros para recriar sua biografia romanceada. Conhecemos o relacionamento de Jane com sua família, em especial com sua irmã Cassandra, sua melhor amiga e fiel escudeira; a dificuldade que ela enfrentou para ter as suas obras publicadas e, acima de tudo, a sua história de amor com Sr. Ashford.

As Memórias Perdidas de Jane Austen é um livro maravilhoso! Syrie James, com brilhantismo e intensa pesquisa, nos conta a história da autora com tanto amor e maestria, dando um toque de seu próprio romantismo, que é impossível não se apaixonar! Narrado em primeira pessoa, de uma forma que se assemelha bastante ao estilo de escrita de Austen, acompanhamos as suas revelações mais íntimas, sua história de amor, com todos os seus sabores e dissabores, e claro, uma certa dose de humor e crítica social.

Assim como as principais mocinhas de seus livros, Jane Austen é forte, cheia de ideais e fala com exatidão sobre o que se passa no seu interior. Uma mulher à frente de sua época e que acreditava piamente no amor. O seu destino tomou um rumo bem diferente daquele da qual ela utilizava em suas histórias. Jane não chegou a se casar, apesar de ter recebido três pedidos de casamento, e viveu o tempo todo com sua família e com os seus sobrinhos, que tanto amava.

"Se algum dia eu me casar, será por amor. Um amor profundo, verdadeiro e apaixonado, baseado em respeito, estima, amizade e uma convergência de mentes. Nunca, nunca por segurança financeira".

Em suma, As Memórias Perdidas de Jane Austen nos revela com clareza e exatidão a história de uma das maiores autoras de romance ao redor do mundo. Sua vida foi a sua maior inspiração, e nas entrelinhas podemos perceber que, mesmo com todos os encontros e desencontros, risos e lágrimas, Jane foi uma mulher feliz e muito amada pelos seus familiares. Ao longo do livro, temos algumas notas de rodapé que nos explicam fatos históricos e alguns costumes de época, que achei bem interessantes, além de auxiliarem na absorção do texto. A capa do livro é muito bonita e possui um toque aveludado e a diagramação está perfeita, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo, principalmente para os fãs de Austen e de sua obra ♥

site: http://www.newsnessa.com/2013/08/resenha-as-memorias-perdidas-de-jane.html

Diana 29/06/2013

Obrigatório para fãs de Jane Austen
O que dizer? Acabei de ler e estou encantada com o livro.
A autora mergulha no universo Austeniano e na alma de Jane pra fazer uma homenagem à autora.
Sim, porque é isso que senti durante toda a leitura. O livro é uma grande reverência a esta mulher tão brilhante quanto misteriosa para seus leitores.
Se algum dia você se emocionou com qualquer livro de Jane, leia!
Fãs de Jane Austen se deliciarão com esta ficção (que poderia muito bem ser verdade afinal... por que não?) ;)

Lucy 28/06/2013

Jane Austen uma escritora inesquecível!
O livro é lindo! Mesmo sendo romanceado em algumas partes, foi baseada em fatos reais, das memórias da querida Jane Austen encontrada na Chawton Manor House, propriedade do irmão Edward Austen Knight (o irmão que foi adotado pelos tios ricos, por isso ele se tornou herdeiro de vários bens).
Por mais que saibamos que a JA nunca casou, fico contente em saber que ela descobriu o amor verdadeiro (mesmo não sendo da forma física, que vem com o casamento, mas um amor de mentes e afinidades com um homem maduro e inteligente que soube ver além das aparências e da situação financeira).
Confesso que chorei no final (faz parte quando leio um livro emocionante e quando temos admiração pelo personagem, no caso sendo a Jane Austen então...), mas não curto quando pensam em JA como "coitadinha" por não ter casado, não ter realizado o seu grande sonho de casar, ter filhos, que por isso passou todas as suas aspirações para os personagens dos livros, blá, blá... Na verdade isso me incomoda um pouco, pois minha visão da Jane Austen é de uma mulher que abriu mão de uma vida de esposa e mãe (pois foi pedida em casamento três vezes e recusou todas - leia o livro que saberá mais detalhes), pois só casaria com alguém que realmente amasse e que tivesse afinidades em mente, por mais situação financeira abastada este pretende tivesse. E a JA foi feliz na companhia da família (sua amada mãe, a adorada irmã Cassandra, amiga fiel e querida por toda a vida, e seus amados irmãos e sobrinhos). Ela os amava e era amada por eles. Encontrou prazer na escrita e foi feliz ao ter reconhecimento da publicação dos seus livros, mesmo sendo publicado em formato anônimo.
Gosto muito do filme “Jane Austen Regrets”, mas há cenas que me incomodam um pouco, pois mostra uma Jane Austen muitas vezes amargurada e infeliz, como se a vida dela se baseasse apenas nisso.
Enfim, recomendo com prazer este livro e fico contente que as editoras brasileiras estão publicando outros livros com temática sobre a autora, além dos seus próprios.
Nanda 18/07/2013minha estante
Olá, Lucy, por favor me tira uma dúvida sobre esse livro: na sinopse dele diz que a parte romanceada começa no fato de terem sido achadas memórias da Austen na casa do irmão.Estou certa? ^^

Barbara 15/03/2014minha estante
Sim eles dizem que toda a história é uma parte de um dos diários de Jane e que a autora do livro só arrumou e corrigiu algumas partes. Mas quem de fato escreveu a história foi Jane Austen.

Irene.Madeiro 19/04/2014minha estante
Gente, essa história é inventada, não é real...Nunca foram achados diários, tudo faz parte da história inventada pela autora....

T.Pumpkin 20/07/2016minha estante
Eu já ouvi falar de muitas estórias sobre esse livro! Se é real ou parecida com a verdadeira eu não sei. Mas que esse livro é linda, ah se é!
Eu amei, já li duas vezes!!!!

Viciadas em jane Austen.. fiquem a vontade para me add, e trocarmos livros, ideias, resenhas, comentários....

Beijos, meninas!

1 | 2 | 3 | 4