O homem e o tempo

O homem e o tempo Rachel de Queiroz

Resenhas - O homem e o tempo

Henrique Fendrich 08/09/2019

Constrastes de Rachel de Queiroz
“O homem e o tempo” é uma bonita coletânea de crônicas de Rachel de Queiroz. Verdade é que há muito texto, principalmente os primeiros, que pouco tem a ver com aquilo que hoje se chama de crônica. São contos, a maioria pequenos, mas alguns grandes o bastante para não serem publicados na imprensa. Esses textos foram escritos em épocas diversas, entre as décadas de 50 e 80. Mostram uma Rachel de Queiroz bem mais interessada nas reminiscências do seu passado do que no ótimo “As Terras Ásperas”, que é praticamente todo contemporâneo.

Parece, inclusive, que quando Rachel se sai melhor é justamente esmiuçando algum acontecimento atual, uma discussão em voga, uma tendência observada. Este é um livro de contrastes. O próprio título já anuncia uma problemática que Rachel discutirá: a relação do homem com o tempo. E há outras, como o homem e a máquina, a velhice e a mocidade, o urbano e o rural. Tudo escrito de forma muito precisa e, coisa importante, com pensamentos originais. Sem dúvida Rachel é uma das nossas melhores cronistas mulheres.

site: http://rubem.wordpress.com