Vovó Vigarista

Resenhas - Vovó Vigarista

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

juliassmp 29/12/2020

Relaxante
É uma leitura agradável, que te faz querer continuar lendo, para todas as idades.

Laura 05/11/2020

perfeito!
faz 5 anos que esse livro é o meu preferido, ele é ÚNICO, uma leitura maravilhosa, tranquila, que da muita vontade de ler mais e mais! é um livro infanto juvenil, mas vale a pena para qualquer idade! sério leia, é lindo!
me senti tão bem lendo por causa que me lembra minha anjinha, minha avó!

Willian 10/07/2014

sem palavras
Sem palavras pra descrever esse livro.
Pois é muito bom mesmo e cativante eu praticamente li
em um dia rsrsrsr e fiquei com vontade de ler novamente.
Ele nos mostra o quanto é importante valorizar os nossos
parentes e principalmente os nossos idosos pois nós nunca sabemos
quando eles vão ser tirados de nós.
Eu simplesmente amei essa história...

Tais Morena 09/04/2016

Vovó é uma ladra Internacional
A vovó de Ben é: velha, usa um casaco lilás e faz palavras-cruzadas.
Toda sexta-feira Ben dorme na casa dela, e isso para ele é muito chato. No jantar sempre tem repolho, a TV nunca funciona e a avó o faz ir para a cama às oito da noite.

Ben acha tudo isso chato demais. Até descobrir que tudo não passa de um disfarce.

A sua vovó, na verdade, é uma vigarista internacional, a ladra de joias mais procurada do mundo. Agora, juntos, eles vão planejar o maior roubo de todos os tempos roubar as joias da Coroa.

Mary 10/04/2016

Livro de fácil entendimento, que conta a história do garoto Ben,que a princípio achava sua vó muito chata até descobrir que ela seria uma grande vigarista internacional,a ladra de joias mais procurada do mundo. Agora, juntos, eles vão planejar o maior roubo de todos os tempos.Com um final surpreendente,mais infelizmente triste.

Leonardo 22/04/2014

Ótimo livro para crianças
Este é um livro infantil, algo raro de se ver resenhado neste blog. Isto porque este é um blog feito por adultos que leem o que gostam, ou seja, livros para adultos (ou, no máximo, “literatura infanto-juvenil clássica”, tais como livros de Júlio Verne, Pinóquio e Mark Twain, ou literatura fantástica, como livros de Tolkien ou a série Harry Potter). Pensando bem, a lista de exceções é bastante grande, maior do que eu havia pensado… Deixe-me reformular minha ideia então: livros pura e exclusivamente infantis são raros neste blog. Não lembro de nenhum além deste.

Para quem não sabe, este blog mantém uma parceria com a Editora Intrínseca. Escolhemos os livros que desejamos a partir de uma lista disponibilizada pela editora, recebemos o livro em casa, lemos, escrevemos a resenha e a publicamos no blog. Por conta desta parceria, posso escolher livros que normalmente eu não leria. Neste caso, posso dizer que Vovó Vigarista faz parte da minha coleção particular “Formando um filho leitor”. Tenho um filho de dez anos que lê bastante. Ele já tem uma inclinação natural para isso, já que é bastante tranquilo e quieto, podendo passar horas parado, seja com um livro nas mãos, seja na frente do videogame ou do computador, se eu deixar. Procuro impulsionar essa sua tendência levando-o sempre às livrarias, comprando livros que ele gosta (séries como Diário de um Banana, As aventuras do Capitão Cueca, Nate etc.) e vez ou outra incluindo em sua lista algum livro diferente, do qual ele goste e que possa despertar nele o gosto por outro tipo de ficção. Foi assim com Pinóquio, por exemplo, que li com ele (resenhado aqui), com Matilda, A Fantástica Fábrica de Chocolates e James e o Pêssego Gigante, todos ótimos livros de Roald Dahl, e com A ilha do tesouro, que estou lendo com ele (há bastante tempo, frise-se). Detalhe fundamental: meu filho se apaixonou por todos estes livros, mesmo tendo começado a leitura com visível apreensão.

E foi assim com Vovó Vigarista. Não superestimei o livro, querendo colocá-lo no mesmo patamar dos livros citados. É que, ao pesquisar sobre a história, imaginei que se tratasse de um livro que se situa numa zona intermediária entre os Diários de um Banana e seus congêneres (quase livro, quase quadrinhos, todos livros confessionais de losers) e uma ficção mais de aventura (afinal, não é todo dia que você descobre que sua avó é a maior ladra de joias do mundo).

Foi neste espírito, portanto, que escolhi Vovó Vigarista: li-o rapidamente para avaliar se, de fato, é um livro do qual meu filho deverá gostar. E não me arrependi da escolha.

Vovó Vigarista conta a história de Bem, um garoto de onze anos que toda sexta-feira tem que passar as noites na casa de sua avó, que só sabe fazer comidas à base de repolho – torta de repolho, bolo de repolho, sopa de repolho – e jogar palavras cruzadas. Ben detesta as noites que passa lá. Até que descobre um terrível segredo: sua avó é uma das maiores ladras de joias do mundo.

Vovó Vigarista é, como falei, um livro infantil, o que transparece nas situações irreais e, principalmente, nos personagens caricaturais: os pais de Bem são um exemplo claro disso. Obcecados por programas de dança, eles vivem em função do Dançando com Superestrelas, e sonham inclusive que o filho um dia se torne dançarino para participar do programa. Ben, por sua vez, é um garoto que não gosta de ler e cuja única paixão verdadeira são os encanamentos. Isso mesmo. Seu sonho é ser encanador quando crescer e sua revista preferida é, surpresa!, a Revista do Encanador.

Se para um adulto estes personagens caricatos podem parecer distantes da realidade, creio que esta é uma maneira bem eficiente de se comunicar com as crianças. E neste quesito, Vovó Vigarista pontua muito bem. A prosa de David Walliams é informal e é comum ele abrir parênteses (todos bem interessantes) para conversar com o leitor.

“Os adultos sempre perguntam às crianças como elas estão na escola. O assunto que as crianças mais detestam. Não dá vontade de falar sobre a escola nem quando se está na escola.”

Os “parênteses” mais legais, contudo, são aqueles ajudados pelas ótimas ilustrações de Tony Ross, como este em que o autor ensina como fingir escovar os dentes:

dentes

Ou este, em que o autor mostra que a avó de Ben é igual a todas as outras avós:

vovo

As ilustrações são muito criativas, não se resumindo a desenhos. Há diagramas e até gráficos, como este abaixo, mostrando os níveis de levação de bronca:

bronca

Não vou entrar nos detalhes da trama, mas devo dizer que o fim foi bem satisfatório. Não é por ser um livro infantil que ele é totalmente previsível. Claro, chega um momento em que você entende o que vai acontecer, mas o autor ousa bastante e usa da prerrogativa que citei antes, das situações irreais, para levar Ben e sua avó vigarista a viver uma aventura que, imagino eu, vai deixar meu filho bastante satisfeito.

E tem, é claro, uma importantíssima lição. Não é apenas um livro com uma aventura engraçada e sem propósito. Ben aprende a enxergar sua avó com outros olhos. Não, não se preocupe, que ele não vai aprender a roubar. Tudo se resolve. Mas Vovó Vigarista ainda fará a criança refletir bastante sobre o respeito aos mais velhos sem ser chato.

Esta resenha só vai ter fim, de fato, quando meu ele ler o livro e me disser o que achou. Neste exato momento, ele aproveita seus últimos dias de férias, e por isso não tenho muita esperança de que vá ler nada. Seu tempo agora é para brincar com o primo, seja de videogame, seja de jogos de tabuleiro, de correr, de RPG… não sou eu que vou querer bancar o chato e obrigá-lo a ler agora o que quer que seja. Corro o sério risco de perder um leitor.

Quanto a Vovó Vigarista, se você estava pensando em dar de presente a um filho, sobrinho, filho de um amigo ou irmão/irmã mais novo/nova, nem pense duas vezes: é uma ótima pedida.

Minha Avaliação:

3 estrelas em 5 (poderá ganhar uma ou duas estrelas dependendo de quanto meu filho goste do livro).

site: http://catalisecritica.wordpress.com

Ratinha de Biblioteca 10/02/2020

De rir e chorar
Um livrinho divertidíssimo e também emocionante! Incrível acompanhar a história de um neto que achava a avó mega chata quando, de repente, descobre que ela é uma ladra internacional de jóias! Juntos eles planejam um roubo épico! Será que irão conseguir?!

Thaís 28/04/2014

Encontrei mais do que procurava
Se você busca apenas um livro de comédia, assim como eu quando comprei este livro, vai conseguir muito mais. O livro fala principalmente sobre Ben e sua avó. Ele odeia passar as noites de sexta na casa dela até que descobre que ela foi uma famosa ladra internacional e aí começa a aventura. Quando vamos chegando ao fim da história percebemos a verdadeira mensagem do livro. Uma história emocionante que deveria ser lida por adultos e crianças.

Beatriz 19/04/2024

Me surpreendeu demais viu, esse livro tava na estante fazia tempo, meu amigo me emprestou e disse q era muito bom. Eu acreditei, mas acabei deixando ele de lado e isso foi um graaaande erro, pq eu adoreeeei

Tata 15/06/2019

Vovó vigarista
Meu,esse livro é muito bom, e é para qualquer idade e uma história muito lindaa!
Eu recomendo para vcs????.

SSandes 07/02/2019

Bem parecido com o livro de Justin Halpern (Meu pai fala cada uma), tem uma trama principal bem engraçada e cenas super divertidas, só que dessa vez, é com o neto e sua avó.

Eliza Souza 27/08/2016

Vovó Vigarista
Um livro muito fácil de ler, leitura jovial e com muita aventura. Uma história muito cativante, adorei o livro.

Lailla 27/08/2016

Recomendo esse livro para todas as idades, principalmente para as crianças e adolescentes mas também para muitos adultos que vão aprender muito com essa história. Apesar de ter uma escrita simples ele é uma leitura que trás consigo a valorização do idoso. O livro foca no relacionamento de uma família, principalmente entre uma avó e seu neto, que acabam se aproximando graças a descoberta de um passado "curioso" dessa velhinha. No inicio Ben odiava ir para casa da sua vó nas sextas feiras, julgava a mulher chata e desinteressante graças ao seu gosto peculiar por: repolho, palavras cruzadas e balas de menta. Apos a descoberta desse passado, surge um interesse do menino para com a velha senhora, fazendo com que eles se aproximem e comecem a ter um bom relacionamento. No decorrer da história acontecem algumas reviravoltas e nessas passagens que há principalmente uma reflexão sobre os idosos na vida de seus familiares.
Essa não é uma leitura que fará você querer arrancar seus cabelos de ódio ou de aflição, também não é uma que vai fazer você chorar rios ou pergunta-se "o sentindo da vida, do universo e tudo mais", ela simplesmente vai mudar a sua forma de olhar parar os mais velhos.e te fazer valoriza-los.

Momentos da Fogui 16/10/2016

Momentos da Fogui