Vovó Vigarista

Resenhas - Vovó Vigarista

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Lisa*** 30/04/2021

Uma vovó e tanto
Esse livro conta sobre um garoto que mora com seus pais que adoram assistir um programa de dança o que não interessa ele nem um pouco. Durante suas férias ele vai para a casa de sua vó e acha isso muito entediante além disso ele não gosta muito dela. Junto com sua vó eles passam por uma incrível e engraçada aventura o que faz com que o garoto comesse a gostar de sua vó.
Eu adorei esse livro e as vezes me identifico com ele, mais podemos dizer que por um lado o fim é triste mais traz uma lição de vida muito importante. Aconselho esse livro para quem gosta de muita aventura e se voce um dia for ler este livro prometo que voce terá muitas surpresas.
Ari 12/05/2021minha estante
Q LEGAL FIA KKK

Lisa*** 12/05/2021minha estante
brigada jubscreusa kkkk

Aline O. 15/10/2019minha estante
Boa resenha! Deixou o leitor curioso! ?

Aline O. 15/10/2019minha estante
Boa resenha! Deixou o leitor curioso.

Kymhy 04/04/2018

Vovó Vigarista - David Walliams
A última coisa que Ben queria era passar as sextas-feiras à noite na casa de sua avó. Porém quando ele descobre que ela era uma famosa ladra de joias e quer realizar um último grande roubo, as coisas passam a ficar interessantes.

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-vovo-vigarista-david-walliams/
Joelma 04/04/2018minha estante
Estou pensando em comprar para o meu sobrinho de presente. Sua nota me animou :)

Katy 07/07/2013

Amor de Avó
Em todas as noites de sexta-feira, enquanto os pais de Ben vão assistir o show de Dançando com Superestrelas ao vivo, ele vai para casa de sua avó. Para ele, é muito chato toda sexta-feira ter que ficar fazendo palavras cruzadas, dormir cedo e sempre jantar sopa de repolho.

"Todos vamos ficar velhos um dia. Até você. E aposto que sua avó tem um ou dois segredinhos. Todo velho tem..."

Em uma sexta-feira como outras, Ben segue a sua avó e descobre que ela é uma vigarista, a maior vigarista do mundo. Assim, ele ver que ela não é nenhuma chata como achava que era e se diverte muito com essa ideia.

Com isso, ele e sua avó vão planejar um crime juntos: Roubar as joias da Coroa em Londres. E essa é a principal, digamos assim, parte da história.

O livro tem uma grande moral e, de todos os finais que podia imaginar, esse me surpreendeu muito. São 240 páginas, mas uma leitura fácil e rápida. Além de ser um livro bastante descontraído que faz você rir em muitas partes. Eu, como talvez qualquer pessoa que ler, irá lembrar de alguma avó sua (e até com os pais!) e pensar um pouco mais diferente.

Se quer um livro rápido e descontraído, recomendo.

AndyinhA 21/07/2013

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Eu estava empolgada para ler ‘Vovó Vigarista’, a capa, suas ilustrações e até a pequena sinopse me despertou, acho que estava esperando uma coisa meio Banguela, onde o jovem Soluço conta seus anos de infância e tem alguns (muitos) momentos de aventura com seus amigos e o famoso dragãozinho. Mas Vovó não conseguiu me encantar. A história pecou em muitos pontos.

Não importa para quem a história se destina, eu preciso acreditar no que o autor está querendo passar em suas páginas... pode ser algo em um reino louco? No mundo de fantasmas? Sereias? Monstros? Aceito todos eles, desde que sua história seja condizente com isso, caso contrário já vou ficar desacreditada e as chances de curtir só tende a diminuir.

O que aconteceu com essa história me fez questionar muitas coisas. O personagem principal – Ben, não conseguiu me atrair para o seu mundo. O autor fala tão pouco dele. Fala que ele não curte ficar com a avó e quem gosta de ficar com adultos? Principalmente sendo a vó uma pessoa com gostos estranhos. Os pais dele me pareceram mais engraçados e gente boa do que o próprio menino que é o personagem principal.

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2013/07/poison-books-vovo-vigarista-david.html

iDennys 04/08/2013

Vovó Vigarista
A história é cativante e boa como um passatempo. Devido a sinopse estampada no livro, a história se torna muito óbvia o tempo todo. É difícil a gente não prevê o final da história.

Em alguns momentos o livro não ambientaliza as situações. Por exemplo, Ben às vezes está pronto para dormir e de repente já estão falando em sair para tomar chá na casa da avó. Fica confuso saber se é tarde da noite, cedo..

Acho que é um livro indicado para pessoas que estão começando a entrar no mundo da leitura. A linguagem é simples e acessível.

Na minha avaliação leva 3 estrelinhas.

Boa leitura!

MiCandeloro 16/10/2013

Excelente!
Oi gente, hoje finalmente trago para vocês a resenha do livro infantil Vovó Vigarista, do autor David Walliams, publicado no Brasil pela Editora Intrínseca. Queria tê-lo resenhado ainda na Semana da Criança que rolou no Blog, mas infelizmente os correios demoraram muito para entregá-lo, mas o importante é que chegou. Ontem terminou o sorteio que fiz dele por aqui e agradeço a participação de todos.

Ben era um menino comum de 11 anos que sonhava em ser encanador. Tinha pais totalmente relapsos, que eram obcecados pelo programa de televisão Dançando com Superestrelas. Para eles, Ben era um objeto estranho a ser estudado. Como poderia não gostar de dançar? Nem de fazer atividades físicas? Tudo o que eles mais queriam é que Ben se tornasse um dançarino profissional famoso.

Todas as sextas-feiras Ben era deixado na casa da avó para seus pais saírem e namorarem um pouco. A cada sexta que chegava, vinha junto o grande martírio de Ben: ele detestava ficar na casa da avó, que considerava uma velha chata. Sempre implorava aos pais para ser levado junto nos programas, mas nunca era atendido.

Até que certo dia, em busca de biscoitos de chocolate na cozinha da vovó, Ben encontrou uma lata cheia de joias e diamantes. Ben ficou extremamente intrigado com a descoberta. Será que a vovó era rica? E se era, por que vivia naquela casinha solitária? Que segredos se escondiam por detrás daquelas joias? Ben precisava descobrir.

Com sua curiosidade aguçada em grau máximo, decidiu seguir a avó e descobriu que ela era uma criminosa perigosíssima. Assustado, mas ao mesmo tempo excitado com todas as histórias mirabolantes contadas pela mesma, Ben quis participar de um último e ousado roubo: o das joias da Coroa Britânica. O que em princípio aparentava ser apenas uma grande aventura se tornou uma grande lição de sua vida. Querem saber o que aconteceu? Então leiam!

***

Vovó Vigarista é uma leitura deliciosa, extremamente engraçada, bem escrita e ao final tão emocionante que fiquei com a garganta embargada e os olhos úmidos. Eu, que sempre adoro lições de moral nos livros, não fiquei decepcionada com estas que o autor nos ensinou no decorrer da obra.

De início, fiquei com muita pena da vovó. Era nítido que ninguém da família gostava dela ou no mínimo tolerava a sua companhia. E daí se ela era uma velha solitária, que gostava de jogar palavras-cruzadas e comer repolho? E daí se roncava, ou falava com vozinha de bebê quando se dirigia ao neto? E daí se ela soltava pum enquanto caminhava? Esses são motivos para negligenciarmos um idoso que deve ser tratado no mínimo com respeito?

Quando a mãe de Ben falou "(...) entre depressa no carro! - Ela logo acelerou. - Não quero ter que conversar com essa velhota." me cortou o coração. Mas daí percebi que essa era justamente a intenção do autor. Chamar a atenção para como os idosos são tratados na nossa sociedade atualmente, principalmente pela sua própria família que muitas vezes não os valorizam.

Foi lindo ver a evolução da história e dos personagens, foi só uma pena que o Ben tenha precisado descobrir que sua Vovó era Vigarista para achá-la maneira e passar a amá-la. Mas, na vida tudo tem uma razão de ser né?! E nem sempre acordamos para a realidade do jeito mais fácil.

Quanto ao texto, ele é narrado em terceira pessoa e preciso dizer que estou começando a gostar dessa narrativa, quando bem feita, naturalmente. O autor diversas vezes fala conosco diretamente, de forma íntima e cúmplice, o que torna a entrega ao livro ainda muito mais fácil de acontecer. Adorei a forma de escrita do David e estou ansiosa para ler outros livros dele. Super recomendo, para todas as idades, mas principalmente para as crianças e pré-adolescentes.

Resenha originalmente postada em: http://www.recantodami.com/2013/10/resenha-vovo-vigarista-david-walliams.html

Samuel 29/11/2013

Vovó Vigarista - David Walliams
Desde que vi a capa desse livro, fiquei muito interessado. A biblioteca do meu colégio comprou e fui correndo emprestar. Se valeu a pena? SIM! Cada suor de minha incrível correria para buscar o livro valeu a pena. Só que estou exagerando, acho que fiquei assim depois que terminei de ler Vovó Vigarista. Sério mesmo! É um livro para qualquer um dar muita risada. :D

Benny (Ben) é um garoto normal, que vive em uma família moderna (pais que não ligam para os filhos e que são fissurados por dança e uma mãe que não sabe cozinhar) e tem uma avó que ele considera muuuito chata. Ben chegava a odiar sua avó, por quê?

"1) Ela sempre cuspia no lenço usado que guardava na manga do casaco, o mesmo lenço que esfregava no rosto do neto.
2) A tevê dela estava quebrada desde 1992. No momento, a camada de poeira que a cobria parecia o pelo de um animal, de tão grossa.
3) A casa era repleta de livros, e ela vivia tentando convencer Ben a ler alguns, apesar de ele odiar ler.
4) Ela insistia para que todo mundo usasse casacos pesados de inverno o ano inteiro, mesmo em dias de calor escaldante, do contrário não iriam 'sentir os benefícios'."
[...]

Essa é uma das cenas que eu achei engraçado no livro (pelo contexto), porque existem muitas! A avó de Ben ainda cheirava a repolho e soltava puns ao caminhar sem nem perceber, ela era viciada em repolho.Tudo que ela fazia tinha repolho no meio: sopa de repolho, bolo de repolho e até chocolate de repolho! Toda sexta-feira Ben passava as noites com sua avó porque, segundo seus pais, eles iriam "namorar", os pais de Ben adoravam ver um programa de dança na tevê e toda sexta saíam para ver esse programa ao vivo, deixando Ben na casa de sua adorável avó.

Até que, um dia, algo inesperado acontece: Ben flagra sua avó roubando uma joalheria. E a partir desse momento, vovó começa a contar muitas histórias da infância dela para Ben, ela dizia ser a maior ladra de todos os tempos, procurada no mundo inteiro. Mas há um crime que, nem ela, nem qualquer outro bandido conseguiu realizar: roubar as Joias da Coroa (numa Torre do Reino Unido). Acontece que Ben quer ser encanador quando crescer e consegue saber como é toda a tubulação antiga que fica debaixo dessa Torre e ele e sua avó planejam um crime que marcará a história. Mas, ao mesmo tempo Ben é inscrito, sem querer, por seus pais para um concurso de dança na cidade deles que passará na tevê.

Será que Ben vai ensaiar a tempo para dançar no concurso? (obs: ele odeia dançar). Será que ele e sua avó conseguirão roubar as Joias da Coroa na própria torre, pertinho da rainha da Inglaterra? Saiba o que vai acontecer nesse divertido livro de David Walliams.

"Samuel, o livro é infantil?" Pode ser sim, dependendo do que VOCÊ vai achar. Esse é o tipo de livro que lemos em um dia, porque mesmo com mais de 200 páginas, a letra é BEM grande e acompanha desenhos (bem divertidos também), mas é legal, porque eu particularmente só estava lendo livros que faziam chorar...então peguei esse porque era divertido, e realmente a leitura me agradou bastante. Ultrapassou minhas expectativas! Eu recomendo SIM!

Renata (@renatac.arruda) 28/01/2014

O comediante britânico David Walliams conseguiu fazer uma fortuna de treze milhões de Libras, vendendo mais de dois milhões de cópias de livros infantis apenas no Reino Unido. Em apenas quatro anos, lançou cinco títulos e o mais recente, Vovó Vigarista, lançado em fevereiro deste ano, já alcançou a marca de 520,000 mil exemplares na Bretanha. David Walliams está sendo considerado um fenômeno e suas vendas o colocam no mesmo patamar de JK Rowling no hall da fama dos escritores infantis britânicos.

Não parece ser à toa. Vovó Vigarista, seu primeiro título lançado no Brasil, agrada logo nas primeiras páginas pelo tom cômico do diálogo entre o menino Ben e seus pais, a caminho da casa da avó. Com uma linguagem acessível e tipicamente infantil, Walliams traz situações em que as crianças facilmente podem se identificar, contadas com a intimidade de um narrador que várias vezes pausa o rumo da história para interagir com o leitor, em um texto que pode facilmente ser traduzido para a linguagem audiovisual - e a BBC One já planeja uma adaptação televisiva com previsão de estreia este ano.

O livro conta a relação entre Ben, de onze anos e sua avó idosa, com quem é obrigado a passar todas as noites de sexta-feira enquanto seus pais saem para assistir às apresentações ao vivo de Dançando com Superestrelas, que parecem gostar mais do que gostam do filho. Ben enxerga a sua avó como a maioria dos pré-adolescentes: uma velhinha chata e ultrapassada que o obriga a fazer palavras-cruzadas, e ainda tem um quê de ridículo: sua casa cheira a repolho (ingrediente com que prepara todos os seus pratos) e ela ainda anda soltando puns sem se dar conta.
A avó de Ben, por sua vez, também é como a maioria das pessoas idosas: evitada pela família, vive sozinha em seu próprio mundo com seus pratos de repolho e seus livros de espiões e thrillers em geral, tendo como ponto alto de sua semana a visita de seu neto nas vésperas de sábado.

Um dia, Ben descobre por acaso que sua avó pode ser mais interessante do que parece: na verdade ela é uma ladra de renome internacional, conhecida como Gata Negra. Com essa revelação, Ben passa a esperar com ansiedade as sextas-feiras para ouvir as incríveis histórias dos roubos das joias que sua avó manteve guardadas todo o tempo. Enquanto isso, procura despistar seus pais do seu repentino interesse pela avó, e acaba se vendo inscrito em um concurso de dança - para a alegria de seus pais, que de tão obcecados que estão em fazer com que o filho realize os seus sonhos, pouco incentivam os desejos deste, que sonha ser um encanador (!).

E é graças ao interesse de Ben por encanamentos que ele acaba se deparando...

Leia mais no Prosa Espontânea:

site: http://mardemarmore.blogspot.com.br/2013/09/infantil-vovo-vigarista-david-walliams.html

Beatriz 19/04/2024

Me surpreendeu demais viu, esse livro tava na estante fazia tempo, meu amigo me emprestou e disse q era muito bom. Eu acreditei, mas acabei deixando ele de lado e isso foi um graaaande erro, pq eu adoreeeei

Leonardo 22/04/2014

Ótimo livro para crianças
Este é um livro infantil, algo raro de se ver resenhado neste blog. Isto porque este é um blog feito por adultos que leem o que gostam, ou seja, livros para adultos (ou, no máximo, “literatura infanto-juvenil clássica”, tais como livros de Júlio Verne, Pinóquio e Mark Twain, ou literatura fantástica, como livros de Tolkien ou a série Harry Potter). Pensando bem, a lista de exceções é bastante grande, maior do que eu havia pensado… Deixe-me reformular minha ideia então: livros pura e exclusivamente infantis são raros neste blog. Não lembro de nenhum além deste.

Para quem não sabe, este blog mantém uma parceria com a Editora Intrínseca. Escolhemos os livros que desejamos a partir de uma lista disponibilizada pela editora, recebemos o livro em casa, lemos, escrevemos a resenha e a publicamos no blog. Por conta desta parceria, posso escolher livros que normalmente eu não leria. Neste caso, posso dizer que Vovó Vigarista faz parte da minha coleção particular “Formando um filho leitor”. Tenho um filho de dez anos que lê bastante. Ele já tem uma inclinação natural para isso, já que é bastante tranquilo e quieto, podendo passar horas parado, seja com um livro nas mãos, seja na frente do videogame ou do computador, se eu deixar. Procuro impulsionar essa sua tendência levando-o sempre às livrarias, comprando livros que ele gosta (séries como Diário de um Banana, As aventuras do Capitão Cueca, Nate etc.) e vez ou outra incluindo em sua lista algum livro diferente, do qual ele goste e que possa despertar nele o gosto por outro tipo de ficção. Foi assim com Pinóquio, por exemplo, que li com ele (resenhado aqui), com Matilda, A Fantástica Fábrica de Chocolates e James e o Pêssego Gigante, todos ótimos livros de Roald Dahl, e com A ilha do tesouro, que estou lendo com ele (há bastante tempo, frise-se). Detalhe fundamental: meu filho se apaixonou por todos estes livros, mesmo tendo começado a leitura com visível apreensão.

E foi assim com Vovó Vigarista. Não superestimei o livro, querendo colocá-lo no mesmo patamar dos livros citados. É que, ao pesquisar sobre a história, imaginei que se tratasse de um livro que se situa numa zona intermediária entre os Diários de um Banana e seus congêneres (quase livro, quase quadrinhos, todos livros confessionais de losers) e uma ficção mais de aventura (afinal, não é todo dia que você descobre que sua avó é a maior ladra de joias do mundo).

Foi neste espírito, portanto, que escolhi Vovó Vigarista: li-o rapidamente para avaliar se, de fato, é um livro do qual meu filho deverá gostar. E não me arrependi da escolha.

Vovó Vigarista conta a história de Bem, um garoto de onze anos que toda sexta-feira tem que passar as noites na casa de sua avó, que só sabe fazer comidas à base de repolho – torta de repolho, bolo de repolho, sopa de repolho – e jogar palavras cruzadas. Ben detesta as noites que passa lá. Até que descobre um terrível segredo: sua avó é uma das maiores ladras de joias do mundo.

Vovó Vigarista é, como falei, um livro infantil, o que transparece nas situações irreais e, principalmente, nos personagens caricaturais: os pais de Bem são um exemplo claro disso. Obcecados por programas de dança, eles vivem em função do Dançando com Superestrelas, e sonham inclusive que o filho um dia se torne dançarino para participar do programa. Ben, por sua vez, é um garoto que não gosta de ler e cuja única paixão verdadeira são os encanamentos. Isso mesmo. Seu sonho é ser encanador quando crescer e sua revista preferida é, surpresa!, a Revista do Encanador.

Se para um adulto estes personagens caricatos podem parecer distantes da realidade, creio que esta é uma maneira bem eficiente de se comunicar com as crianças. E neste quesito, Vovó Vigarista pontua muito bem. A prosa de David Walliams é informal e é comum ele abrir parênteses (todos bem interessantes) para conversar com o leitor.

“Os adultos sempre perguntam às crianças como elas estão na escola. O assunto que as crianças mais detestam. Não dá vontade de falar sobre a escola nem quando se está na escola.”

Os “parênteses” mais legais, contudo, são aqueles ajudados pelas ótimas ilustrações de Tony Ross, como este em que o autor ensina como fingir escovar os dentes:

dentes

Ou este, em que o autor mostra que a avó de Ben é igual a todas as outras avós:

vovo

As ilustrações são muito criativas, não se resumindo a desenhos. Há diagramas e até gráficos, como este abaixo, mostrando os níveis de levação de bronca:

bronca

Não vou entrar nos detalhes da trama, mas devo dizer que o fim foi bem satisfatório. Não é por ser um livro infantil que ele é totalmente previsível. Claro, chega um momento em que você entende o que vai acontecer, mas o autor ousa bastante e usa da prerrogativa que citei antes, das situações irreais, para levar Ben e sua avó vigarista a viver uma aventura que, imagino eu, vai deixar meu filho bastante satisfeito.

E tem, é claro, uma importantíssima lição. Não é apenas um livro com uma aventura engraçada e sem propósito. Ben aprende a enxergar sua avó com outros olhos. Não, não se preocupe, que ele não vai aprender a roubar. Tudo se resolve. Mas Vovó Vigarista ainda fará a criança refletir bastante sobre o respeito aos mais velhos sem ser chato.

Esta resenha só vai ter fim, de fato, quando meu ele ler o livro e me disser o que achou. Neste exato momento, ele aproveita seus últimos dias de férias, e por isso não tenho muita esperança de que vá ler nada. Seu tempo agora é para brincar com o primo, seja de videogame, seja de jogos de tabuleiro, de correr, de RPG… não sou eu que vou querer bancar o chato e obrigá-lo a ler agora o que quer que seja. Corro o sério risco de perder um leitor.

Quanto a Vovó Vigarista, se você estava pensando em dar de presente a um filho, sobrinho, filho de um amigo ou irmão/irmã mais novo/nova, nem pense duas vezes: é uma ótima pedida.

Minha Avaliação:

3 estrelas em 5 (poderá ganhar uma ou duas estrelas dependendo de quanto meu filho goste do livro).

site: http://catalisecritica.wordpress.com

Thaís 28/04/2014

Encontrei mais do que procurava
Se você busca apenas um livro de comédia, assim como eu quando comprei este livro, vai conseguir muito mais. O livro fala principalmente sobre Ben e sua avó. Ele odeia passar as noites de sexta na casa dela até que descobre que ela foi uma famosa ladra internacional e aí começa a aventura. Quando vamos chegando ao fim da história percebemos a verdadeira mensagem do livro. Uma história emocionante que deveria ser lida por adultos e crianças.

Willian 10/07/2014

sem palavras
Sem palavras pra descrever esse livro.
Pois é muito bom mesmo e cativante eu praticamente li
em um dia rsrsrsr e fiquei com vontade de ler novamente.
Ele nos mostra o quanto é importante valorizar os nossos
parentes e principalmente os nossos idosos pois nós nunca sabemos
quando eles vão ser tirados de nós.
Eu simplesmente amei essa história...

Crys 25/08/2014

Para crianças e adultos aprenderem a valorizar um avô e uma avó
Ben é um menino de dez anos que mora em Londres com os pais e quer ser encanador. Desde criança se interessa por engenhosidades a contra ponto que seus pais querem que ele goste de dança e seja um dançarino profissional. Os pais de Ben adoram Dancing with the stars e a Vovó, bem, a Vovó, gosta de um mistério.
Em uma das sextas-feiras, Ben vai até o armário da cozinha da Vovó procurar por biscoitos. Ao encontrar uma lata grande e pesada, abre-a e descobre diversas jóias lá dentro. O menino fica bastante curioso e resolve observar a avó. Naquela mesma noite, a velhinha sai de casa em sua cadeira motorizada e Ben a segue de bicicleta. Ele mal sabia o que descobriria a seguir.
Ben pegou a Vovó no flagra! A velhinha, que estava vestida como uma ninja, estava assaltando uma joalheria. Foi uma surpresa para os dois e a Vovó resolve compartilhar com o neto sua verdadeira identidade: a Gata Negra. - See more at: http://diariosdeumpiquenique.com.br/#sthash.5Cyv1gY6.dpuf

site: http://goo.gl/7E8NX1

OLÍVIA 16/12/2014

eu ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
o livrooooooooooooooo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6