O Vale de Elah

O Vale de Elah Montebeler

Resenhas - O Vale de Elah

Helio 24/07/2023

O Vale de Elah
Viver na época do Rei Davi e pelas circunstâncias da vida, ser obrigado a se juntar ao seu exército, escondido nas cavernas de Adulão. A partir daí o que não vai faltar é ação e muita história pra contar.

Flavia.Marinho 03/06/2021

Não vejo a hora ler o restante
Atualmente existem muitos livros que narram as histórias descritas na bíblia sob o olhar do autor, sou feliz por isso.
A gente faz muitas conjecturas sobre as partes que não estão na bíblia, é lindo ler a visão de alguém sobre "como a história aconteceu"

Ticiane 16/11/2020

A julgar pelas avaliações 5 estrelas que vi antes de iniciar a leitura achei que gostaria muito do livro, mas me decepcionei um pouco. Me chamou a atenção por se tratar de uma ficção história bíblica, já que tinha acabado de ler Pérolas na Areia da Tessa Afshar e gostado bastante. Eu estava em busca de outra leitura semelhante, como o livro estava no Kindle unlimited, resolvi ler.

Gostei da história, dos personagens e da ambientação, mas achei o desenvolver na narrativa muito apressado, muita coisa que poderia ter sido melhor contextualizada pra pouca página.

Talvez por se tratar de uma crônica e o ter poucas paginas, o que pra mim não faz sentido já que tem outros ebooks integrantes da série. Na minha visão seria mais vantajoso desenvolver melhor a história juntando os ebooks do que separar a crônica em vários ebooks pequenos.

A história é promissora, mas por esses motivos que falei fiquei desmotivada em continuar.
Resenhas Cristãs 16/11/2020minha estante
Não tem comparação com a Tessa Afshar. Depois que lemos sua escrita, simplesmente não conseguimos nos encantar com os escritores brasileiros. É outro nível. rs

Ticiane 17/11/2020minha estante
Realmente as escritas são bem diferentes, apesar de ter lido apenas um livro dela até agora, fora que a Tessa já é uma escritora bem experiente. Acho que o meu erro foi esperar o mesmo desse livro por ser do mesmo gênero da minha leitura anterior.

@lendocomacamis 20/10/2020

Sobre se sentir nos tempos bíblicos
A história se passa na transição dos reinados de Saul pra Davi. No período em que Davi sofria perseguição e foi para a caverna de Adulão. Lá outras pessoas que precisavam de um Recomeço também se juntavam ao grupo.

Assim dois irmãos se juntaram ao grupo, o rapaz pastor de ovelhas, que por muito tempo foi motivo de zombaria, encontrou no grupo de Davi uma nova chance pra mudar sua história.

Mais um livro incrível da @upbooks que a gente acha que vive nos próprios tempos bíblicos.

Cristiano.Pedroso 07/05/2020

Leitura rápida e saborosa
Uma ótima leitura de fim de tarde. História bem contada, com curiosidades instigantes e de um dinâmica simples e envolvente.
É de ser lido numa ?tacada? só.
Gostei muito.

Ellem - @colecionandoprimaveras 29/06/2016

O vale de Elah
Resenha personalizada no Blog: http://www.colecionandoprimaveras.com.br/2016/06/resenha-o-vale-de-elah.html

O livro é narrado pelo ancião Samah, que conta a história da sua juventude.

Samah é o filho mais velho e com a morte de seu pai, tornou-se o líder da família. Ele vive com sua mãe, Yoná e duas irmãs, Adaliah e Iadah.

Yoná é uma mulher resmungona e amarga e tem como principal objetivo de vida casar a filha, Adaliah com um velho rico.

Um certo dia, quando Samah volta do campo, descobre que a mãe combinou o noivado de Adaliah como velho rico e, por isso, recebeu muitos presentes, como uma garantia de que o acordo não seria desfeito.

O problema é que Adaliah não concorda de forma alguma com aquele casamento arranjado, então, convence Samah a fugir de casa rumo ao Vale de Elah, um lugar com fama de ser aconchegante e acolhedor.

Porém, Samah é apaixonado por uma moça da aldeia, Nazaré e, além disso, tem obrigações com a sua família. Será que ele vai ser capaz de abandonar tudo isso e partir nessa aventura que mudará a sua vida?

Eu gostei muito desse livro, ele é bem curtinho e dá pra ler em uma pegada só.

A narrativa é bem envolvente e a descrição dos lugares é tão bem feita que, em diversas cenas, eu me senti dentro da história. Foi bem legal conhecer mais da cultura e dos lugares daquela época.

Os personagens principais são bem cativantes, a que eu mais gostei foi Adaliah, uma garota recatada, porém forte e decidida ao mesmo tempo. Espero que o próximo livro fale mais sobre ela.

Esse livro é inspirado na Bíblia, mais precisamente, no Antigo Testamento, então tem muitos trechos que citam as histórias, fatos e personagens Bíblicos. Isso foi o que eu mais gostei ❤

O único ponto negativo foi que acabou muito rápido haha', mas continua no próximo volume, que eu já estou bem ansiosa pra ler.

Enfim, super recomendo a leitura de O Vale de Elah!

site: http://www.colecionandoprimaveras.com.br/2016/06/resenha-o-vale-de-elah.html

Neiva 17/01/2016

Lindo e original!
O livro é pouca coisa maior do que um conto, porém em 90 páginas conheci a história de Davi de uma forma jamais vista/lida antes. Nunca havia lido nada da autora, mas não posso deixar de falar publicamente: virei fã. Ainda estou boquiaberta com o talento e originalidade desta mulher. Ainda tem mais dois livros desta série e um que está a caminho. Torcendo para que no final da série eles se tornem um volume único. Recomendo!

Lidayana 03/11/2015

UMA VIAGEM PELO MUNDO DE DAVI...
NESSE LIVRO LINDO, PUDE ADENTRAR MAIS NA CULTURA JUDAICA, APRENDI COISAS QUE ANTES NÃO SABIA. ACONTECEU DE EXISTIREM PESSOAS QUE NÃO SE CONFORMARAM COM A SITUAÇÃO EM QUE VIVIAM, E BUSCAREM REFÚGIO COM OS ATÉ ENTÃO REBELDES DA ÉPOCA, DE EXISTIR UM HOMEM QUE CUIDAVA DELAS COMO SUAS OVELHAS E UM REI QUE FEZ DESCASO DE SEU POVO.
UM DILEMA DE CASAMENTOS ARRANJADOS E/OU POR AMOR, FOI LINDO VER O AMOR ENTRE OS CASAIS PROTAGONISTAS DA HISTÓRIA... E QUE MULHER DE ATITUDE ERA A IRMÃ DE SAMAH, EU A APLAUDO, NÃO SE CONFORMARAM COM A SITUAÇÃO E FORAM REFUGIAR-SE NO VALE DE ELAH... EU SINCERAMENTE ADMIRO TODOS OS VALENTES DE DAVI, QUÃO CORAJOSOS FORAM ELES, OS TAIS TINHAM CERTEZA DE QUE DEUS ESTAVA COM ELES, E DE FATO AMAVAM A DAVI, O HOMEM TINHA UM PODER DE MANTER A TODOS COM AUTO-ESTIMA ELEVADA, SE MANTINHAM UNIDOS, COMO UM SÓ HOMEM...FOI MUITO FORTE, RECOMENDO A TODOS A LEITURA DESSE LIVRO E TAMBÉM DA CONTINUAÇÃO DA SÉRIE...
QUE DEUS USE E INSPIRE CADA VEZ MAIS A CARLA MONTEBELER, E QUE ELE DESPERTE CADA VEZ MAIS ESCRITORES A ESCREVEREM LIVROS DE CUNHO CRISTÃO...
IMPERDÍVEL...

Priscila 02/08/2015

As Crônicas de Adulão - O Vale de Elah - L 1 / Carla Montebeler

Uma viagem magica no tempo, com personagens marcantes e que são baseados na historia real de vários povos desafortunados que deixa suas terras em busca de esperança em um mundo melhor, e Davi que derrubou um gigante com uma pedrada. A história é narrada por Samah, que para ajudar a irmã Adaliah a fugir de um destino imposto por sua mãe, sai com destino ao Vale de Elah.
Homem e mulheres em situação parecida, seguiam o mesmo cominho formando um grande exército, e juntando se a Davi que fora considerado o maior rei da entre o seu povo.
Este livro me fascinou, traz uma linguagem simples, com locais e personagens bem detalhados, de fatos que se passaram a milhares de anos, mostrando as dificuldades de um povo e suas conquistas.

site: www.leituraecia.com.br

Aninha 11/03/2015

Pequeno e gostoso de ler!
Samah é um homem idoso, que nara a história da sua juventude e como se tornou o grande guerreiro que foi.
Nasceu em uma família que com a morte do pai, virou o líder, tendo que prover tudo através do pastoreio. Sua mãe obcecada em casar a sua filha mais nova, Adaliah, que tem um pretendente com muitas posses, mas muito velho.
Após voltar de três dias de pastoreio encontra sua casa diferente, com cortinas novas, comida da melhor qualidade e sua irmã mais velha com roupas novas, achando tudo muito estranho começa a perguntar de onde tudo aquilo veio e onde está a sua irmã Adaliah, ela estava na casa da sua vizinha e amiga Nabi, uma senhora que sempre os amparava em momentos de dificuldade. Ele então vai ao seu encontro e descobre o que aconteceu.Decidida a fugir, Adaliah convence o seu irmão a partir com ela para o vale de Elah, um lugar onde todas as pessoas que estão desgostosas com o regime em que viviam. Entre fugir para Elah e ficar para servir de escravo pelo o que a mãe tinha feito, qual será sua decisão? Deixaria Ele Nazaré, a mulher a quem amava, mas ainda não tinha se declarado? E Se ele fosse para o Vale de Elah, o que aconteceria com sua vida?
O livro é bem pequeno, é perfeito pra quem tem preguiça de ler (não tem mais desculpa) além da história ser bem gostosa você lê que nem sente, Eu achei esse livro bem perigosinho, é incrível como você o lê e ele rouba seu coração, eu só leio a noite antes de dormir e pra não terminar logo, dividi ele para duas noites, e vou confessar que depois que li a primeira parte, no outro dia fiquei pensando nele até chegar a hora novamente de lê-lo, e o que é mais legal é saber que os lugares descritos no livro, existem de verdade, além de algumas histórias como a do Rei Davi contada de uma forma tão simples. não vejo a hora de ler o segundo livro que é a continuação, SIM EU SUPER RECOMENDO!

site: http://www.byanak.com.br/2015/02/as-cronicas-de-adulao-o-vale-de-elah.html

Joice Lourenço 26/02/2015

Lendo o começo do livro você se depara de cara com uma boa escrita. Está em primeira pessoa e já fico impressionada pela forma leve e sábia que a autora conta a história, com detalhes riquíssimos sobre aquele tempo. Você acaba sendo transportada para aquela época.

É uma história bíblica, e achei interessante ela criar uma história em cima disso. Fiquei impressionada com a quantidade de detalhes que a autora deu, parece que ela realmente viveu naquela época.

Nesse primeiro livro fala bastante sobre recomeços. Sair do lugar aprisionados em que está e viver com a esperança de que a vida pode melhorar. E foi isso que aconteceu num lugar chamado Vale do Adulão. Ah, e também tem uma pitada de romance e personagens marcantes!

site: http://www.oreinodebetra.blogspot.com.br/

Gleize Costa 18/02/2015

Maravilhoso!
Fiquei IMPRESSIONADA com este livro. Trata-se de um romance histórico simplesmente maravilhoso. A escrita de Carla Montebeler é fluida e envolvente, e a riqueza de detalhes presentes no decorrer da história possibilitaram que eu visualizasse cada cena e me sentisse transportada para os tempos bíblicos. Livro recomendadíssimo!

site: www.gleizecosta.com

Fernanda 13/02/2015

Olá seus lindos!

Hoje vocês irão conhecer o livro O Vale de Elah – Carla Montebeler. A Carla integra um pequeno grupo de escritores que trazem uma escrita voltada a questão religiosa, mas não é nada que te forçe a mudar suas crenças, pois é somente um relato histórico sobre fé, amor ao próximo, e as guerras que foram travadas nos tempos de Davi.

O livro conta a história de Samah. A leitura se inicia com as lembranças do ancião Samah, em seu tempo de jovem guerreio no território do Reino de Israel. Quando ainda jovem, ele se vê obrigado a fugir com a irmã de sua própria casa para livrá-la das ambições de sua mãe.

A mãe de Samah sempre foi uma mulher orgulhosa, e se manteve buscando um bom casamento para as filhas para que assim tivessem riquezas, mas nunca se importou em aceitar que a filha nunca desejou tal coisa ou casar-se com um velho que lhe servia de pai. Para salvar a si mesmo e a irmã, da dívida que o dote lhe traria eles vão embora para juntar-se a milícia, porque Davi havia rompido sua união com o Rei Saul e constituído sua casa na Caverna de Adulão.

Ao chegarem ao vale são bem recebidos e passam a fazer parte da sociedade que ali vive. Cada pessoa tem seus afazeres enquanto os homens estão sempre treinando e lutando para defender não somente suas famílias, mas também seus ideais.

O livro foi escrito para nos lembrar das histórias bíblicas que sempre ouvimos desde pequenos, na escola ou igreja. A autora traz a tona, a vida de Davi como pastor de ovelhas, mas também como o garoto franzino que derrotou Golias. Um jovem que veio a sofrer, por causa de Saul, mas que se libertou e partiu para sua própria batalha.

Essa é apenas uma introdução pelo muito que está por vir nos próximos volumes, e espero continuar lendo e aprendendo um pouco mais sobre a vida dos nossos antepassados, e consequentemente sobre a bíblia, mas de uma forma diferente.

Recomendo que leiam, pois é uma história rápida e cheia de aprendizado.

site: www.amorliterario.com

Netoo 13/01/2015

Resenha: O vale de Elha
Eu terminei o livro em poucas horas e fiquei querendo mais,, não vejo a hora de poder ler o segundo livro. Resenhha colpleta no meu Blog:

site: http://mundoadolescente2015.blogspot.com.br/2015/01/resenha-o-vale-de-elah.html

MeninoJupiter 19/08/2014

O Vale de Elah - Melhor romance histórico que li.
Hoje nós temos O Vale de Elah, da "digníssima" - prometo que vou parar com os adjetivos - autora Carla Montebeler. O livro é o primeiro volume de uma série de 5 livros, um romance ambientado na era do bronze em Israel. No total, os cinco livros em construção se nomeiam como As Crônicas de Adulão.

Resumo: O Vale de Elah começa com as reminiscências do ancião Samá, relembrando seus tempos de combate na construção do Reino de Israel. Quando jovem, a ambição de sua mãe o leva a fugir do povoado onde morava para salvar sua irmã de um casamento imposto e da dívida recorrente da negociação do dote. Ele integra então aos guerreiros que haviam rompido com o rei daquela época, Saul, e aliado a Davi, candidato a sucessor do trono devido a uma profecia. A jovem aldeã Nazaré acompanha seu amado nesta fuga e o trio chega ao vale de Elah, onde são recebidos e integrados à comunidade que vivia na caverna de Adulão. Samá percebe que a vida de pastor de ovelhas havia ficado para trás quando inicia seu treinamento de combate nesse grupo formado de guerreiros descontentes com o sistema em vigor. Devido a sua altura e grande destreza com a espada, logo ele passa a contar com a confiança e amizade não só de Joabe, capitão que treina os milicianos, mas do próprio Davi.O drama de Davi e sua família, os motivos da ruptura entre Saul e seu principal capitão, coincidem com o início da formação da família de Samá. A calma da narrativa desse primeiro tomo esconde um segredo: muito drama, guerras, risos e lágrimas ainda estão por vir. Deixe-se conduzir nas memórias de um homem para ver o descortinar do surgimento de todo um reino através da história desse reino: os hebreus!

Resenha:

Primeira impressão do livro: Confesso que minha primeira impressão do livro foi meio inexplicável. Eu estava esperando o livro chegar pelo correio há semanas, não via a hora de tê-lo em mãos, e quando o peguei... Uau, meu coração quase parou. Sério, sem exageros. o livro era lindo, ao seu modo fofo e delicado, eu não pude deixar de abrir correndo o envelope pardo e já começar a folear o livro no meio da rua. Vou tentar listar alguns aspectos físicos do livro.

- Capa: A capa é uma capa simples, acabamento brochura, com a ilustração de um cavaleiro o qual tem em mãos a espada e o escudo. Logo se idealiza o guerreiro como Samá, o velho que narra sua própria história no decorrer do livro. As fontes usadas no título e no nome da autora foram colocados de uma forma bem harmoniosa (adoro livros com fontes marcantes no título). No cabeçalho, mais precisamente no canto superior esquerdo, um pergaminho aberto por sobre a gravura da capa traz o nome da série de livro, e enumeração do exemplar presente: As Crônicas de Adulão, Livro I.

- Miolo (folhas e diagramação): É importante destacar que O Vale de Elah é um livro peculiarmente pequeno. Tem em torno de 68 páginas. É, mas como dizem, tamanho não é documento. Mais a frente vou falar sobre o tamanho e etc. Então vamos avante. O livro em si, composto em papel Pólen, tem uma diagramação bem simples, sem muitos desenhos e fontes, de forma que o livro é limpo e a leitura bem confortável. Capítulos não muito extensos. E o que é mais encantador, logo no começo você se depara com um mapa de Israel na época em que o romance se desenrola.

A primeira impressão que se tem do livro, principalmente se você é jovem, não segue nenhuma religião e se deparou com o livro em alguma livraria ou biblioteca, é de que o livro é algum livro com termos difíceis ou um breve conto épico, retirado talvez da própria bíblia. Não que isso seja negativo, mas é algo que foge um pouco do real estado do livro. Quando se lê um pouco sobre o livro, tão somente o texto de orelha ou sinopse de 4ª capa, nota-se que O Vale de Elah pode ser uma história apaixonante.

Então vamos conhecer mais sobre O Vale de Elah.

Opinião de leitor: O livro é perfeito. Não digo com aquela eloquência de um fã histérico, mas digo em analise da composição do romance. Atualmente, os autores nacionais tem conquistado seu lugar ao sol de uma forma irreverente. Com a Carla, não pôde ser diferente, com uma escrita simples e ampla ela conseguiu escrever tudo quanto se espera de seu romance, sem por nem faltar. O romance é bem constante, a história corre de uma forma rápida e flui de forma natural. De repente, você se vê devorando o livro, em horas você já leu boa parte, e não pode deixar o livro de lado nem por um segundo. Com O Vale de Elah bati meu recorde de leitura que foi de cinco horas.

Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele. (Romanos 12:2)

Opinião geral do livro: O Vale de Elah chega a ser um livro incomparável. Primeiro, que a autora, tomada não só pelo desejo de escrever, ousou escrevendo um romance sobre Israel, Davi e a caverna de Adulão, numa época em que os livros em alta são tarjados proibidos para menores de 18 anos. Segundo, a autora tem toda ciência do que escreve, e se sente confortável escrevendo. Tendo como base uma história verídica bíblica, erros são inevitáveis, porém a autora, mesmo nas suas criações livres, soube ousar e ser original.

"Vale a pena lutar por esta terra" Nazaré afirmou. "Vale a pena lutar por minha familia" eu disse puxando seu rosto lindo na minha direção para que eu pudesse beijar seus lábios. A beleza clara de Nazaré nunca deixava de me encantar. "Vale a pena lutar por você e por nosso amor." Nazaré permitiu que eu a abraçasse e correspondeu docemente ao meu beijo. (#quote)

A história: A história de O Vale de Elah, é particularmente linda e instrutiva. Traz em si mensagens de vida a qual todo leitor, do mais jovem ao mais velho irá absorver para si. Desde o romance às aventuras, a honra e a amizade. Vamos acompanhar a história de um simples pastor que precisa se transformar num guerreiro temido, e descobrir como ele se apaixonou por uma mulher a qual pode ser definida como a beleza e a calma que todo homem procura. A história sobretudo, nos ensina não só lições de grande útilidade, como também um pouco mais da história de Davi e seu reinado. A história que todos conhecem mas se limita entre o pequeno Davi e o Gigante golias, é mais ampla do que se pode imaginar, e tão bela quanto qualquer outra história de amor.

Davi, poderia ter agido como um bandido, mas escolheu agir como um rei. (#quote)

site: http://medeirosfabricio.blogspot.com.br/