Design Centrado no Usuário

Design Centrado no Usuário Travis Lowdermilk

Resenhas - Design Centrado no Usuário

Lathos 10/03/2024

Uma boa introdução
Design Centrado no Usuário é uma introdução para desenvolvedores que auxilia com conselhos e metodologias a desenvolver sistemas e aplicativos com foco na usabilidade pelos usuários.

É uma boa introdução para quem não tem experiência na área, mas ema algumas áreas parece que o livro se mantém muito no superficial.

Como é dito na introdução do livro, o foco é para desenvolvedores que estão iniciando seus passos na área de usabilidade, e para esses é um ótimo livro, já para aqueles que já possuem um pouco de experiência há várias dicas boas, e para profissionais de UX e design creio que esse livro não seja adequado.

Tamer 20/06/2023

O livro é mais indicado para desenvolvedores que querem entender mais sobre UI e UX design, mas é uma boa leitura que traz conceitos básicos da área.

_vivics 09/06/2023

Apesar do nome, esse é um livro voltado para desenvolvedores que querem direcionar seu trabalho a uma abordagem mais centrada nos usuários, entendendo contextos e necessidades, mas sempre dentro do que é possível no cenário da programação. Por isso, ele é um livro introdutório e não é direcionado para pessoas que trabalham diretamente com design de experiência do usuário.

Independente disso, é um bom livro e que pode ser recomendado em equipes multidisciplinares para espalhar a importância do foco no usuário nos produtos! Um ponto que achei muito positivo é a recomendação de perfis no Twitter ao final do livro, descobri muitas referências que ainda não conhecia :)

Jordan5 31/03/2023

Outro excelente livro para quem quer entrar na área de UX. Com linguagem simples e sempre com exemplo, o autor mostra a importância do design centrado no usuário.

Ohaninha 28/11/2022

Para bem iniciantes
Eu gostei da leitura para rever alguns tópicos, mas o começo logo disse que é um livro escrito para desenvolvedores. De fato foi, pois ele aborda os assuntos de forma bem ampla. Eu indicaria este livro para quem é iniciante na carreira de UX/UI pois ele possui um resumo de como tudo é feito e alguns exemplos ótimos.

Iza 22/09/2022

Boa leitura para quem está começando na área de experiência de usuário ou que trabalha com TI e quer melhorar a UX das soluções que desenvolve. Apresenta muito exemplos, casos práticos e alternativas através de modelos.

Leandro.Lopes 13/09/2022

Razoável
É um livro de design escrito por um desenvolvedor feito para desenvoldores.
Como desenvolvedor consigo entender muitos pontos abordados pelo autor.
É um livro básico sobre conceitos fundamentais sobre UX, se você tiver um conhecimento intermediário, o conteúdo vai agregar muito pouco, recomendo para desenvolvedores com pouco conhecimento em UX que querem melhor a experiência de usuário de suas aplicações.
Não é um livro prática, os conceitos e técnicas utilizadas não são explicadas como aplicar e nem conta com exemplos.
No geral, é um livro razoável que vale algumas anotações, mas nada muito mais do que isso.
Um ponto negativo, mas acredit UI que seja algo mais relacionado a editora, é a qualidade do livro, tipografia, folha e principalmente as imagens são de baixa qualidade.

Marina 25/06/2022

Legal
Conforme informado no prefácio, esse não é um livro destinado a profissionais da área de experiência de usuário. O livro é dentro da perspectiva de uma pessoa desenvolvedora que fez esse material pensando em outros desenvolvedores.

Considerando isso, eu recomendaria essa leitura para as pessoas que trabalham com programação de modo a entenderem os princípios do trabalho de uma pessoa designer.

Contudo, não é um livro aprofundado para uma pessoa já da área, mas não deixa de ser uma leitura construtiva. Para quem tá começando, acredito que dá um bom panorama das principais etapas de um processo de design centrado no usuário.

Boa leitura!

Y. 04/04/2021

Livro que traz o conceito do Design Centrado no Usuário com uma perspectiva de e para desenvolvedores.

É um livro bastante simples e traz aprendizados bem rasos. Apesar de estar bastante ultrapassado ainda traz um ou outro conceitos que são importantes em termos de usabilidade. Principalmente a partir do capítulo 7.

Recomendaria para quem está começando, apenas e quem não é da área de UX, mas para que já é da área, não é muito relevante.

Henrique 11/02/2021

Pode ser útil para desenvolvedores em início de carreira
Embora o título seja ?Design centrado no usuário?, é um livro para desenvolvedores. Tem altos e baixos e aborda alguns tópicos interessantes. Seu valor real está em promover o pensamento e processos estruturados no projeto (Design) de software.

O autor promove uma abordagem que inclua os usuários, dando boas dicas sobre como coletar feedback, fazer testes de usabilidade e sobretudo projetar soluções focadas em atender as dores de usuários reais.

O maior problema do livro está nas noções equivocadas e limitadas de experiência do usuário, e na confusão constante de ?usuários? com ?clientes internos da empresa?.

O livro foi escrito num contexto em que o desenvolvedor é o responsável solitário por coletar requisitos de projeto, alinhar expectativas com clientes, desenhar a solução, prototipar, implementar, testar, etc. Esse modo de trabalho não acontece mais nem em empresas tidas como retrógradas.

Por isso, parte das recomendações não fazem mais sentido em 2020. Caso você seja um desenvolvedor em início de carreira, ou atuando solo (como freelancer), ou ainda numa empresa que precisa se uatualizar em relação a práticas de projeto, esse livro pode te ajudar a se atualizar, melhorar sua abordagem de trabalho e entregar mais valor aos clientes.

Para designers, eu não recomendo a leitura.
Carlos Angelo 12/02/2021minha estante
Título mal traduzido. Não levaram em conta que "design", em inglês, tem um sentido mais amplo do que em português.

Babi 13/01/2021

Design Centrado no Usuário
Achei o livro de fácil entendimento e escrita acessível. Mesmo sendo escrito por um desenvolvedor, a linguagem não é tão técnica e isso faz a leitura fluir bem até para quem não é da área. Ideal para quem está começando na área de design e quer um apanhado geral. Tem muitas imagens para que seja mais fácil de entender o que está sendo explicado e ao final de cada capítulo tem um resumo com os principais pontos abordados. Com certeza indico pra quem quer conhecer mais sobre o universo de design!

VictorLobby 31/10/2020

Livro obrigatório em todas as estantes do Designer
Um livro incrível e didático. Abordar o UX de forma que o leitor saia sabendo do que se trata e de como aplicar em seu projeto. O autor tomou o cuidado devido ao transcorrer no livro sua metodologia e pensamentos quanto a aplicação do UX e sua importância nós projetos. Sempre deixando muito claro a importância de incluir os usuários em todas as fases do Projeto. Um ótimo livre. Digno de mantê-lo na cabeceira da cama.

Jenny 01/05/2019

Excelente livro
Comecei a ler quando ainda estava me interessando por experiência do usuário e ele foi essencial para que eu pudesse me interessar mais ainda por DCU, usabilidade e ergonomia.

skuser02844 09/01/2016

DCU
Design é a área de minha formação e desde que concluí o ensino superior, tenho lido alguns livros na área para sempre estar atualizado e em constante aprendizado, das leituras que fiz esse livro é bem gostoso de se ler, sem rodeios ele realmente entrega o que propõe no título da capa DCU, o que me fez gostar mais ainda dele.

O livro tem uma inclinação bem voltada aos desenvolvedores de interfaces, ele ajuda a compreender as práticas fundamentais do DCU, da usabilidade e da experiência centrada no usuário, o que não exclui designer ou outros profissionais que atuam com experiencia de usuários.

O livro é bem completo, trás ótimos exemplos que ajuda conhecer os porque do sucesso e fracasso de aplicativos e outras interfaces digitais. Com uso de figuras em muito dos textos e uma versão resumida no final de cada capítulo, fica melhor de compreender e guardar as informações nele passadas. Cada capítulo traz frases (citações) bem no ritmo do que propõe o conteúdo que irá abordar.

Dos muitos assuntos que me impressionaram foi saber que DCU não é apenas design e usabilidade e que tem muito processo e planejamento que envolve o trabalho com usuários, entre muitas outros detalhes que vamos aprendendo no caminho da leitura. Fiz bastantes anotações que provavelmente me ajudarão no dia-a-dia de minha profissão (que é designer e desenvolvedor front-end), além de conhecer por este livro, outros título que caminham próximos na área de desenvolvimento de interfaces amigáveis.

"Ficar parado é a maneira mais rápida de retroceder em um mundo em rápida mudança" - Lauren Bacall
Essa é uma das frases que o autor inseriu no livro que gostei muito, citação da página 19.