Vou lhe mostrar o medo

Vou lhe mostrar o medo Nikolaj Frobenius

Resenhas - Vou lhe mostrar o medo

jhowhaiti 17/08/2021

Vou lhe mostrar o medo (2020)
E aí galera, se você como todo amante da leitura gosta do escritor Edgar Allan Poe, esse livro apresenta de forma romântica policial a história dele. Confesso que achei uma leitura bem arrastada, quase no final do livro que a história começou a ficar interessante, mas aí acaba.

Grazi 07/07/2021

Um livro de um fã de Poe
Este livro tinha um tema que muito me interessa, a vida de Edgar Allan Poe. De certo modo, gostei do aspecto meio onírico/delirante da escrita do autor, mas acho que ele pecou em não preparar mais o "terreno" para os acontecimento do livro.
Exemplo: em uma página Edgar estava apaixonado e iria se casar, na próxima página já terminava o relacionamento. Achei muito corrido os acontecimentos.
O que mais me decepcionou foi o final, sem grandes supresas, esperava que Samuel fosse um duplo de Edgar ou do Rufus.

Doretto 13/09/2020

Um livro que todo fã E.A.P, e suas obras, deve ler ??
{Falando sobre minha leitura - Vou lhe mostrar o medo}

Meu poeta favorito da vida é Edgar Allan Poe , sem dúvida alguma.

Se não me engano tive meu primeiro contato com o autor durante o ensino médio enquanto fazia um trabalho de Português sobre poemas de vários autores e já me apaixonei de cara pelo sombrio dos escritos dele. Depois disso conheci Augusto dos Anjos (já mancionado inúmeras vezes pelas minhas professoras @michelinepadovani @araujodarci e @natybadaro) que também tem um lugar no meu coração. ??
No época do ensino médio eu não ligava muito pra isso - pois é... - comecei a ter mais interesse com a influência - também - da subcultura gótica, dos livros e filmes que conheci durante o tempo. Edgar me tem rendida pelo poema O corvo e Lenore, que até então são os meus favoritos.

Sobre esse livro: Demorei muito pra ler, e o momento chegou, talvez tenha sido necessário dar um tempo e ficar com a cabeça mais arejada pra entrar à fundo nessa leitura. Ele retrata sobre a vida de Poe, sobre a busca de viver da escrita, as frustrações e perdas desde a infância (que muitos aqui talvez já tenham conhecimento de sua historia) e uma coisa que dá aquele ar de assombro e quando um fã de seus poemas comete crimes baseado em suas histórias como uma forma de "adoração" a Edgar (Vocês precisam ler isso, pois não quero dar spoiler). As últimas páginas nos leva ao significado dessas mortes ocorridas e uma teoria sobre a morte do Poeta. Ler isso nos detalhes e todas as descrições de Nicolaj nos dá é diferente de tudo que já conhecemos e lemos sobre ele por aí, inclusive outros escritores mencionados, tem um em específico que você sentirá uma pontinha de raiva e inveja, mas não quer dar o braço a torcer.

Esse livro é escrito pelo autor Nikolaj Forbenuis e conforme a leitura você vai vendo o quanto ele se dedicou sobre o assunto, sobre as obras e sobre todos escritores em torno de Edgar que são mencionados nesse livro. É um livro perfeito, que todo fã de Edgar Allan Poe deve ler. ??

Alguém já leu? Diz nos comentários o que achou. ?

Silmara F. 26/03/2020

Bom para a quarentena...
Vou lhe mostrar o medo conta a história do poeta e escritor Edgar Allan Poe. Não se engane, o livro não é uma biografia, e sim ficção. A vida e morte de Edgar Allan Poe é rodeada de mistérios e o autor norueguês Nikolaj Frobenius não deixou o prato cheio "passar batido" - pôs-se a escrever o livro que, segundo a sinopse, chegou a ser plagiado por Hollywood no filme O Corvo.

Quero sucintamente escrever minhas experiências e impressões sobre o livro. Sou uma leitora de Poe e muito me alegrou a ideia de ler um livro sobre a vida do poeta, mesmo que de forma ficcional. A experiência trouxe seus pontos positivos: gostei de ver citações dos contos e poemas de Edgar, bem como de alguns outros poucos autores da época.

Apreciei também a forma que a narrativa é criada. Um pouco lenta, de fato, mas gosto da ideia de intercalar "narradores", mesmo que todo o livro seja em terceira pessoa.

Um dos problemas, ao meu ver, é a forma que o livro se vendeu. Na contra-capa, pode-se ler "A vida imita a arte num suspense eletrizante". Eu não achei um livro eletrizante. Não me vi, em momento algum, sem fôlego e com uma ânsia de continuar a devorar as páginas até acabar. Há sim seus méritos que prendem à leitura, mas "eletrizante" não é a definição mais cabível.

A relação de amor e ódio de Griswold e Poe faz a história andar, mas, sinceramente, não me convenceu. Não achei motivos fortes o suficiente para justificar todas as ações realizadas pelas personagens.

Feliz por ter lido. Não creio que irei reler nem tão cedo.

3/5

P.S.: Que capa linda!

Biblioteca Álvaro Guerra 30/08/2018

QUANDO OS CONTOS MACABROS DE UM FAMOSO ESCRITOR SERVEM DE INSPIRAÇÃO PARA UM FÃ ASSASSINO, A VIDA IMITA A ARTE NUM SUSPENSE ELETRIZANTE.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/978-85-8130-109-9

Cris Paiva 05/10/2017

Desisti da leitura.
Apesar do tema ser interessante, uma série de assassinatos feitos com base nos contos e poemas do Poe, e a perseguição difamatória que Edgar Allan Poe sofreu de Rufus Grinswald achei a historia muito enrolada e não conseguiu me interessar.
Faltou talento.
Kau 06/10/2017minha estante
tbm achei, até troquei meu exemplar

Cris Paiva 08/10/2017minha estante
Pra que insistir em coisa que não vale a pena, né. Já está na sacola do sebo.

Delírios e Livros 13/03/2016

Edgar Allan Poe morreu em 1849, é conhecido por suas histórias macabras e de mistério, é considerado o inventor do gênero policial. Suas obras são eternizadas e até hoje possui uma legião de fãs. Até hoje muitos rumores rondam a causa de morte de Poe.

Nunca li nada de Edgar Allan Poe, porém já li algumas obras que se inspiraram em seus contos que me deixaram com muita vontade ler. Quando descobri o livro Vou lhe mostrar o medo fiquei muito interessada pois o livro é sobre assassinatos baseados nas obras de Poe e de acordo com informações no livro ele serviu de inspiração para a série de TV The Following que ainda não tive o prazer de assistir mas sei que se passa nos dias atuais onde os crimes baseados na obra de Poe são cometidos e o serial killer possui milhares de seguidores na internet. No livro é bem diferente, a trama se passa na época em que Poe era vivo o que é bem mais interessante.

“Um indivíduo de mente perturbada leu o seu conto.”

O livro mescla a biografia de Poe com a parte da ficção onde um assassino resolve cometer assassinatos iguais aos descritos nos contos de Poe. Eu não sabia muito sobre a vida particular de Poe e através deste livro pude descobrir muitas coisas e posso dizer que Poe tem uma biografia muito interessante.

O livro retrata com grande ênfase a rivalidade e amizade de Poe com o crítico literário e reverendo Griswold em um conflito de interesses, Griswold ao mesmo que vê os escritos de Poe um tanto sombrios demais ele fica vidrado e se identifica, ambos são pessoas bem sombrias e que têm um grande apreço pela figura da morte e isso tudo fica bem perturbador em alguns momentos da trama.

Minhas Impressões

O livro é narrado em terceira pessoa, exceto em algumas cartas que o assassino envia para Poe, e tem uma escrita deliciosa, porém um pouco rebuscada, mas eu particularmente não achei nem um pouco maçante, muito pelo contrário.

Apesar da parte dos assassinatos ser um tanto previsível atmosfera que ronda a leitura e principalmente a parte dos assassinatos é um tanto sombria e algumas descrições principalmente por parte do assassino narrando através de cartas é bem perturbador e doentio.

O livro superou as minhas expectativas que já eram altas e me deixaram com mais vontade ainda de ler os contos e livros de Poe.

Recomendo a leitura a todos que gostem de livros do gênero e para os fãs de Poe.

site: www.delirioselivros.com.br

Mauricio R. Ben 10/02/2016

Prende à atenção.
A forma pela qual é retratada a vida de um dos principais mestre da literatura do horror, é brilhante e fascinante ao mesmo tempo. Edgar Allan Poe, como protagonista de seus próprios contos dessa narrativa muito bem elaborada, prende o leitor a cada momento. Sua história de vida é tão bem elaborada, no que faz o leitor acreditar que a maior parte construida pelo autor fosse verdade.

Craotchky 02/12/2015

Outis
"Miseráveis! - gritei. - Não finjam mais! Arranquem estas tábuas! Aí mesmo! Aí mesmo! São as batidas do meu coração medonho."

Livro que deu origem ao filme O corvo ou The raven. Inspirou também a série The following. O autor conta, à medida do possível, um pouco da vida de Poe e coloca neste contexto um assassino que está praticando na vida real algumas mortes descritas na obra de Poe. Vemos como isso afeta o escritor em sua vida pessoal e profissional, e como os críticos literários e a polícia lidam com isso.

Porém não fica somente nisso pois aborda um pouco da infância, do relacionamento com os pais adotivos (pois sua mãe faleceu quando ainda era criança e nunca conheceu seu pai), dos amores do poeta, de seus problemas com seus contemporâneos, e com os graves problemas de Poe com a bebida.

Reverenciado por poucos e odiado por muitos, Poe via-se sempre sem o prestígio que julgava merecedor. Achava que seus contos eram superiores e originais. Exercia a função de crítico também e atacava veementemente alguns escritores, sobretudo o crítico algoz de Poe, Griswold, com quem ele mantinha uma relação pouco amistosa.

"Todos iguais, estes malditos apaixonados."

O livro aborda a vida degradante passada na pobreza e o abatimento imensurável que sofreu ao perder sua amada companheira, esposa e prima. No fim é narrada a misteriosa morte de Edgar que, até hoje, continua permeada de perguntas não respondidas. Faz alusão também ao suposto nome que teria Edgar, pouco antes de morrer, balbuciado: Reynolds.

A edição é muito bem feita, com diagramação excelente, com páginas pretas no decorrer do livro e algumas ilustrações. É um dos autores que mais admiro e tenho vários livros escritos por ele. Então claro que eu conhecia sua história razoavelmente. Minha maior impressão ao terminar essa obra foi a de que Poe pouco ou quase nenhum prazer teve em sua miserável e curta vida.

" Quoth the raven..."

Danielle 29/11/2015

Excelente

“Um indivíduo de mente perturbada leu o seu conto.”

Minhas Impressões

Recomendo a leitura a todos que gostem de livros do gênero e para os fãs dos livros de Poe.

site: www.delirioselivros.com.br

Amiga Leitora 04/05/2015

Vou lhe mostrar o medo por Blog Amiga da Leitora
Poe, Poe, Poe, Poe! Essa foi a única palavra que dominou minha mente durante toda a noite, após o fim da leitura desse livro. Como havia dito antes a vocês, quando a Thais falou que me enviaria esse livro eu fiquei bastante curiosa e cheguei até ler umas coisas a respeito do Poe e um de seus contos, e então quando comecei essa leitura eu já tinha alguma base, o que ajudou, mas não é imprescindível para a leitura.

Em Vou lhe mostrar o medo, conhecemos Griswold, um critico literário bastante reconhecido em Nova York e em suas redondezas. Um celebre critico, Griswold é adorado e aclamado pelos grandes autores norte americanos, mas alimenta uma inquietante e paradoxal relação de amor e ódio, com o novo escritor que emerge no mercado literário americano, o escrito Edgar Allan Poe.

Poe, é um escritor convicto de seu talento, e não se deixa abalar por qualquer critica. Acredita ter um dom e que as pessoas que o criticam, só o fazem por não compreender a magnitude da sua literatura. No entanto, Poe é como qualquer outro escritor, ou seja, é pela sociedade submetido aos críticos literários e aos seus juízos de valores que eles atribuem a sua obra, logo, mesmo que não ligue, Poe precisa da aprovação de todos para que no fim da semana possa ter dinheiro para alimentar e cuidar da sua linda, frágil e doente esposa, Sissy.

Enquanto superficialmente, digo superficialmente como alvo visível e não leviano, somos levados a conhecer mais detalhes da briga de nervos que a relação critico/autor de Griswold e Poe, como plano de fundo tomamos conhecimentos de alguns crimes chocantes que estão acontecendo em Nova York.

Apesar de a priori aparecerem como plano de fundo, quase que como um detalhe, os crimes começam ao decorrer da história a se tornarem o cerne da mesma, isso porque, após uma analise mais minuciosas inúmeras são as semelhanças entre os crimes e as histórias de Poe. O que leva todos suspeitarem de Poe, ou como cúmplice dos crimes, ou como a mente responsável por 'ceder' ideias a mente psicótica do assassino.

A principio a história parece um pouco fragmentada pois temos três narradores: Griswold, Poe e Samuel*. E ademais, a sequência de fatos narrados não parece seguir muito a temporalidade a que estamos acostumados. No entanto, basta alguns poucos capítulos para que a história fique clara e envolvente.

Quanto a construção do texto ela é clara, na medida do possível por se tratar de uma narrativa de suspense, fluída e concisa. É engraçado que apesar de ser pouca a minha experiência com os textos do Poe, em determinados momentos eu acreditava estar lendo algo escrito por ele.

A trama é bem construída, ou seja, todos as 'pontas' são bem amarradas, a diagramação desse livro é Sensacional e eu fiquei completamente apaixonada por ele. Diversos trechos de poemas e histórias do Poe aparecem no decorrer da narrativa, o que permite conhecer mais do Poe autor, e desperta ainda mais curiosidade em relação as suas histórias.

Ficção e Realidade se confundem nesse livro, e confesso que inúmeras foram as vezes que recorri ao google para conferir as informações haha, e confissão numero dois: Eu simplesmente amei amei amei isso haha.

O livro em geral é muito bom e prende o leitor, principalmente aqueles que como eu adoram um mistério!

* Samuel, é um personagem importante para a história, mas não quis cita-lo no pequeno resumo que fiz acima com medo de soltar um spoiler.

Ps: Estou aceitando livros do Poe de presente, então me façam feliz hahaha

site: http://www.amigadaleitora.com/2013/11/resenha-vou-lhe-mostrar-o-medo.html#.VUelJPC1SSU

Victor Vale 21/04/2015

O autor mescla fantasia com personagens históricos dando boas dimensões aos personagens. A humanidade de Poe é bem construída, mas achei fraco o seu vitimismo. Samuel ficou superficial e o fato de ser albino o deixou ainda mais caricato. O melhor personagem é o insuportável do Griswold.

Literatura 10/11/2014

Sendo a escrita a maneira de expressar nossas opiniões e também dar asas a nossa criatividade livremente, como estabelecemos o limite ético entre livre expressão e disseminação de ideais controversos?

Em Vou lhe mostrar o medo (296 páginas), temos três diferentes perfis de ser humano; o moralmente correto crítico Griswold que baseia sua avaliação dos escritos alheios em valores religiosos pessoais construídos por questões duvidosas, este passa a vida entre altos e baixos em relação a Poe; o servo irracionalmente leal Samuel que não usa o bom senso até ter estabelecido uma ética distorcida e Edgar o escritor cativante e livre espírito, sua perspectiva de beleza é peculiar e ilumina um lado do ser humano que deve ficar nas sombras de acordo com seus colegas de profissão, mas ao mesmo tempo os intriga, buscando às apalpadelas no escuro o personagem deve lidar com difíceis situações pessoas e conflitos morais constantes.

A narrativa guia o leitor pela obra de Poe e convida a um aprofundamento na mesma, de forma tal que nos apaixonamos pelos detalhes imaginando o quanto Nikolaj Frobenius teve que mergulhar no universo do poeta para desenvolver esse romance, sua credibilidade é tão forte que muitas vezes me senti lendo uma biografia.

A trama se desenrola de forma tão envolvente e dinâmica que interromper a leitura é doloroso, para alguns o cenário pode ficar bastante pesado em momentos, mas para os amantes do gênero é irresistível.

Por fim, entre conflituosos questionamentos Vou lhe mostrar o medo, nos leva a pensar muito em o quanto escritores e artistas em geral podem influenciar inconscientemente a pessoas, o autor trás a tona o assunto de forma sutil, porém constante, o quanto a perspectiva individual e liberdade artística podem interferir na vida de outros e o quanto significante e significado devem ser atenciosamente bem definidos, pois os elementos de livre interpretação podem agir tanto quanto estimuladores intelectuais como incitadores do caos.

site: Leia mais em: http://www.literaturadecabeca.com.br/resenhas/resenha-vou-lhe-mostrar-o-medo-nikolaj-frobenius-qual-e-o-limite/#.VGE4y_nF8xI