Todo dia

Todo dia David Levithan

Resenhas - Todo Dia

JaqueSiim 05/01/2024

Achei bacana como o personagem respeitava até certo ponto as vontades das pessoas, e como ele é aberto as várias possibilidades de corpo. Agora estou curiosa pra saber a perspectiva da menina em relação a tudo.

didi 05/01/2024

Um ótimo livro! Super recomendo, é interessante, estressante e corajoso acordar em um corpo diferente todos os dias. Você nunca sabe se pode acabar com a vida de alguém, o A tem grandes pensamentos, o final do livro é incrível mesmo sendo triste mas eu amei

karen.larissa 05/01/2024

Quarto livro do ano
"Todo Dia" é um romance escrito por David Levithan que apresenta uma premissa única e fascinante. A história gira em torno de A, uma pessoa que acorda diariamente em um corpo diferente, vivendo a vida de um terceiro diferente a cada dia.
A vida de A é uma constante adaptação, enfrentando desafios para se adaptar ao corpo e à vida do hospedeiro temporário. Tudo muda quando A se apaixona por Rhiannon, e esse amor desafia as regras de sua existência errante. O livro explora o conceito de identidade, amor e a natureza efêmera da vida, além de questionar temas como gênero, aparência e aceitação.
Levithan oferece uma narrativa envolvente, dando voz a diversos personagens por meio de A, permitindo ao leitor mergulhar nas vidas e experiências das pessoas que A habita. A história é uma reflexão profunda sobre a essência humana e a conexão entre as pessoas, independentemente das barreiras físicas ou temporais.
Ao longo da trama, o leitor é levado a refletir sobre o significado do amor verdadeiro e as limitações impostas pelo destino de A. "Todo Dia" é uma leitura cativante que desafia as ideias convencionais sobre identidade e amor, deixando uma marca duradoura pela sua abordagem única e emocionante.
Esse livro me lembrou bastante "A vida invisível de Addie Larue".

Andreza291 04/01/2024

Eu n lembro de muita coisa sobre esse livro mais eu indico pra quem gosta de coisas diferentes da escrita e coisas mais fofas mais triste em certas partes a família dela é legal e ainda tem o menino que troca de corpo e vira outra pessoa é bem legal gostei da leitura pq sou daquelas que lê tudo devora qualquer livro

honeyisa 04/01/2024

?estou tentando viver um dia depois do outro?
esse livro tem um lugar no meu coração e posso dizer com sinceridade que muda a química do meu cérebro.

Raissa 25/12/2023

é uma boa leitura, mas deixou muitas perguntas e poucas respostas. merece um melhor detalhamento do universo.

Nicolle71 23/12/2023

No final das contas, o universo não se importa conosco.
Esta foi a recomendação mais profunda, interessante e especial que recebi. Ler este livro me fez pensar e refletir diversos aspectos da vida e situações que, uma leitora de romance, não consegue e não quer ver. Este livro pode ser de romance, mas tem muito mais através disso, é muito mais profundo do que imaginamos. Fala de um amor impossível que, independente, não menos especial ou importante. Um amor que nos ensina que nem sempre o amor é o suficiente, nem mesmo a força de vontade, o desejo de estar juntos. Muitas vezes, amores vem para nos fazer enxergar algo que não conseguimos sozinhos, aprender o que não imaginamos ser possível sozinhos. Ensina que um dia, muitas das vezes, é mais importante do que imaginamos. Valorize o dia de hoje!

amandocao 16/12/2023

Todo dia alguém diferente.
Eu tinha grandes esperanças para esse livro, achei que ia me envolver do início ao fim. Infelizmente, não foi o que eu esperava, visto que nada de diferente acontecia. Apesar de não ser nada surpreendente, a escrita não chegava a ser pesada. Foi ok!

augusto.cerqueiraa 14/12/2023

Diferente
Esse livro é bom, é interessante a história dele, é diferente de todas as histórias que eu já li. Só tem alguns pontos que eu não gostei, achei que o final seria muito diferente, porque eu achei que em algum momento do final do livro, ia dar certo, que o personagem ia conseguir ficar em um só corpo, mas não, continuou a mesma coisa do começo. Então não é um livro que tenha começo, meio e fim, mas não, passa só um momento da vida em que ele se apaixona. Mas gostei dele, esss livro eu li ano passado, e ainda lembro de como foi bom ler ele.

ryan.rocha25 14/12/2023

Every day
Será que somos realmente definidos por nossa aparência física, ou nossa essência transcende as barreiras do corpo?

- "Dizeres" - spotify.

jguarino 06/12/2023

Esse livro me deixou instigada durante seu desenvolvimento. ver os desafios do A e sua ética sobre oq ele devia fazer, até q ponto ele deveria e podia ir. oq ele fez com o nathan fo totalmente irresponsável e teve suas consequências. essa experiência de vivenciar uma realidade diferente todo dia deve ser incrível e ao msm tempo assustador. nao criei uma alta expectativa para o final, mas achei muito morno em comparação ao q ja havia acontecido, um fim de repente, sem muita explicação.
eu gostaria de saber a origem do A, nao foi explicada.
Mandyliv 06/12/2023minha estante
Me incomodou tbm ñ terem dito a origem de A

Canoff 04/12/2023

E se você acordasse num corpo diferente todo dia? !SPOILERS!
Observação antes da resenha: Nomeei a personalidade como “Andrew” porque seria difícil escrever e ler uma resenha com o nome apresentado no livro (A). Portanto, quando menciono Andrew, refiro-me a A.

Desde a infância, um pensamento me acompanha e ressurge sempre que paro para refletir sobre a vida: e se eu pudesse trocar de corpo com alguém do meu círculo social por um dia? O que faria se tivesse acesso irrestrito ao corpo de uma pessoa com quem tenho contato diário? E se essa pessoa também pudesse usufruir da mesma oportunidade e tivesse acesso irrestrito ao meu corpo, à minha vida? Esse pensamento já me acompanhou em momentos de insônia, reflexão, tédio, mas nunca consegui encontrar respostas para ele. Acredito que não seja o único a ter pensado nisso ao longo da vida. Eu estabeleceria princípios morais? Definiria limites?

Em “Todo Dia”, de David Levithan, essa fantasia é desenvolvida de forma ímpar. “Andrew” é uma personalidade que acorda todos os dias em um corpo diferente e precisa seguir a vida da respectiva pessoa sem ser descoberto e sem alterar drasticamente sua existência. A maneira como David escreve o livro faz com que enxerguemos essa personalidade como um jovem de 16 anos, mas ao longo da história, ele incorpora meninas e meninos em diferentes realidades, com rotinas, opiniões, características e contextos familiares distintos. Andrew não tem uma sexualidade definida; ele age apenas conforme necessário, pois seu objetivo é passar 24 horas sem causar problemas e sem mudar totalmente a vida de seus hospedeiros, já que só tem o controle por um dia.

Para não ser descoberto, Andrew apaga todos os indícios de que a pessoa perdeu o controle de sua própria vida. No entanto, ao controlar Nathan, Andrew perde a noção das horas e precisa fazer com que Nathan durma antes que o dia termine, o que, devido à pressa, deixa resquícios. Após vários dias, diversos corpos e diferentes realidades, Andrew, agora como uma menina, recebe um e-mail de Nathan dizendo que lembra do que aconteceu e que irá descobrir o que aconteceu com ele. Isso resulta em reportagens por todo o país, blogs comentando sobre o “menino possuído pelo Diabo”, religiosos alimentando a notícia diariamente, e Andrew sem saber como amenizar tudo isso.

Um dos pontos importantes deste livro é que, por ser antigo, eu imaginava que não fugiria muito da heteronormatividade. No entanto, me deparei com Andrew incorporando jovens gays, bissexuais, trans e outras especificidades encontradas quando falamos em características humanas. Acredito, claro, que esses personagens poderiam ter sido desenvolvidos de maneira mais aprofundada, pois, pensando agora, parece que David quis forçar a inclusão de minorias, mas não se planejou adequadamente para isso. A escrita é fluida, a maioria dos personagens são bem construídos, os diálogos são muito bons e a forma como Levithan conduz a narrativa faz toda a diferença. Embora o livro não tenha tido um final esperado, consigo facilmente considerá-lo um dos melhores livros que já li. Não sei se a boa experiência se deu pelo fato de eu ter um certo contexto com esse pensamento, mas não posso tirar o mérito do autor em ter escrito um livro tão bom e com uma premissa tão única.
Gabi.Vicente 18/12/2023minha estante
Que resenha incrível! Conseguiu descrever exatamente essência desse livro, amei desfrutar dessa leitura também.

Iluvitoria 24/12/2023minha estante
Eu acharia q estava em biblioteca da meia noite

LorenzoRLima 04/12/2023

Não é todo o dia que você encontra um livro assim.
Um livro que abraça suas questões filosóficas de maneira maravilhosamente boa.

Todo Dia vai nos mostrar a jornada de A, um ser que todo o dia acorda em um corpo de uma pessoa aleatória, em busca de lutar por um relacionamento e por sua auto descoberta.

A medida que o livro avança e conhecemos melhor os personagens, o autor consegue nos fazer torcer junto com A que pelo menos uma vez, ele consiga achar um lugar para viver e seguir com sua vida.

O único ponto negativo que eu consigo apontar para esse livro, é que as vezes o par romântico do protagonista não consegue impedir a virada de olhos que suas atitudes acarretam, provavelmente entenderei melhor quando ler o segundo livro da trilogia.

A escrita do autor é cativante ao ponto em que conseguiu me tirar de uma ressaca que eu já vinha levando por um longo tempo.

Recomendo muito a leitura.

DAbora 04/12/2023

Um final coerente
Escrita leve e de bom gosto. Devo confessar que fiquei admirada como o autor decidiu o final da história: não tomou um caminho pré determinado e sugestivo, e colocou um dilema com pesos iguais, o que tornou a escolha de A certeira.

Adorei o fato de haver muitas reflexões ao longo da narrativa, e a construção do romance durante os muitos dias e contextos. Simplesmente, prende o leitor.

Os personagens foram escolhidos devidamente, e vi uma representativa social em cada um deles, tornando o desejo por ler cada vez maior.

Eu recomendo. Acredito que seja um dos meus livros favoritos.