The Golem and the Jinni

The Golem and the Jinni Helene Wecker

Resenhas - The Golem and the Jinni

villainjacks 23/03/2024

Sentimentos misturados
Tenho sentimentos mistirados em relação à esse livro mas vou tentar escrever algo

eu gostei da história na maior parte do tempo, sinceramente, é bastante criativa e diferente do que estou acostumada, comecei a ler bem confiante por causa disso mas acredito que o problema foi eu ter criado maior expectativas pra relação dos protagonistas

a dinâmica dos dois foi muito interessante e diferente, logo pela sinopse eu estava bem ansiosa e sinceramente estava gostando bastante sim, mas o final apressado deixou a desejar, principalmente pq o pacing da história em si foi devagar.

pra ser justa outro ponto que amei foi os diálogos entre os personagens e como a autora retrata as diferenças entre cada um.

provavelmente isso parte de uma preferência mais pessoal mas me encontrei incomodada as vezes que víamos foco/backstory de personagens que não ligo muito então isso tornou a leitura chata a vezes

também vi algo sobre a relação entre os protagonistas que acontece no próximo livro e sinceramente, vi isso enquanto lia a seguda metade desse e acabou me desanimando. provavelmente não lerei o segundo livro pq foca em personagens que não ligo tmb mas o principal motivo são os protagonistas então... errr. mas genuinamente foi uma boa experiência kkk me sinto até meio mal pq acho que merece mais estrelas mas se eu desse mais tmb acharia que estaria mentindo p mim mesma. eh a vida

Carol 19/01/2023

Uma viagem mágica
Através de ima escrita imersiva, o autor no leva para um mundo familiar mas com elementos mágicos que só nos deixam com mais vontade de passear mais sobre outras culturas.

Giovanna Batalha 16/01/2023

Continua uma boa leitura, foi interessante acompanhar o livro lembrando de algumas coisas e não de outras. É uma leitura lenta, mas a autora faz com que você queira ver a Chava e o Ahmad tendo que ir contra suas naturezas enquanto tentam viver nesse mundo desconhecido e como seus caminhos irão se cruzar.

Soraya Felix 22/04/2014

Conheci este livro da autora estreante Helene Wercker em uma viagem para Londres e me apaixonei pela trama a primeira vista.
O que me chamou a atenção em primeiro lugar foi o título. Só tinha ouvido falar de Golem na obra da autora Deborah Harkness, e a contracapa deste livro citava exatamente A Descoberta das Bruxas. Era o sinal de que o livro seria bom... foi melhor, explendido.
Mas, para falar sobre ele temos que começar pelas referências culturais. Golem é uma criatura mitológica vinda da Cabala, do Judaísmo. O Gênio vem da tradição dos beduínos no Oriente Médio é tem conexão com o Islamismo. Só por estes fatos eu teria muito a dizer sobre a trama. Duas culturas que foram mescladas em um encontro inusitado. Um golem, uma criatura que não foi criada por Deus, mas pelas mãos do homem e feito de barro (como Adão) e um Gênio, criado por magia. Ambos feitos para servir.
Na trama o Golem foi criado para um judeu que desejava uma companhia. Assim, ele procurou por alguém que fizesse para ele uma mulher que pudesse ser sua companheira. Um homem, conhecedor das artes da Cabala e que fazia mau uso dela, cria para ele uma mulher e lhe dá curiosidade sem limites e inteligência aguçada.
Quando o homem ativa seu golem, em meio ao Oceano Atlântico em uma viagem para os Estados Unidos, ele acaba sofrendo de um ataque de apendicite, e morre deixando seu golem sozinho.
O ser passa então a ouvir os desejos de todos os passageiros do navio, mas sente-se perdido, por que um Golem não tem sentido sem um mestre.
Do outro lado da trama há o Gênio, um ser feito para servir e que irá, junto ao Golem traçar uma trajetória interior que nos levará conceitos de metafísica como o livre-arbítrio; o que acontece quando contamos uma mentira; quais são as consequências que um ato de maldade pode provocar; e qual é a nossa responsabilidade sobre os outros.
Aliás, esta reflexão vem bem a calhar nestes dias em que se cogita a hipótese de um piloto de avião ter cometido suicídio e com isso colocado fim à vida de outras centenas de pessoas.
É um livro lindo, um conto extraordinário e digno de leitura e reflexão.
Infelizmente ele ainda não foi traduzido para outra língua, já que sua repercussão no mercado editorial é muito recente.
Aqui em Londres você pode encontrar o livro em qualquer livraria. Sempre em destaque, e custa 7,99 Libras. Mas você pode conseguir uma cópia deste livro pela internet no site da Amazon.
Foi uma sorte enorme estar aqui agora. Um presente poder ler esta história antes de se tornar uma febre.
Leia, mesmo que seu inglês não beire a perfeição. O esforço valerá a pena.
Adorei.

A Resenha na integra está publicada no meu Blog Prosa Mágica