A Desconstrução de Mara Dyer

A Desconstrução de Mara Dyer Michelle Hodkin

Resenhas - A Desconstrução de Mara Dyer

AnaLi3 30/09/2023

?Está noite. Amanhã. Para sempre.? Amém
Não vou fazer uma resenha longa como de costume pois quero guardar uma opinião mais fechada após a conclusão da trilogia. Sobre o primeiro livro, teve tudo que eu tava buscando realmente. Toda aquela vibe 2010 e uma nostalgia de outros universos relacionados da mesma época como Fallen, instrumentos mortais e até mesmo o tão julgado crepúsculo.

Sim, isso inclui alguns clichês do gênero, mania de escrita e, claro, reflete até na personalidade dos personagens. (O que não me incomodou em nada)

Com um primeiro dia de aula fatídico e o cara mais desejado da escola aos seus pés (Mas não despreze o Noah achando que ele vai ser só mais um ?boyzinho? romântico porque ele vai conquistar um certo espaço no livro), Mara dyer se vê a beira da loucura depois de invadir um sanatório com os amigos e ela se tornar a única sobrevivente. Desde então, seus dias de luto são vividos a base de alucinações, acontecimentos sobrenaturais e visões que podem até confundir, um pouco, o próprio leitor.

Embora eu tenha adotado o casal, esperava que o desenvolvimento do livro fosse girar mais em torno dela e dos mistérios. Ele estava nesse raciocínio mas do meio para perto do fim foi um foco profundo em romance enquanto mais perguntas surgiam na minha mente. Pode ser que que esse ritmo seja por ser uma trilogia? Pode, mas poderia ter sido mais rápido em alguns aspectos.

Ahh. E eu gostei dos plots, mesmo já esperando alguns. Foi mais sombrio do que eu esperava. O final foi o que realmente me pegou. Teremos um personagem babaca para ter ódio até os últimos suspiros.

Enfim, uma história que estou lendo com muito carinho pois remete bastante as boas memórias das minhas experiências literárias. Queria ter lido ele naquela época para poder desfrutar de todas as sensações novatas ?????

Allison - @oallisonperin 11/09/2013

Ministério da saúde adverte: NUNCA BRINQUE COM UMA TÁBUA OUIJA.
Mara Dyer nunca esteve na minha wishlist, admito. Mas quando eu entrei na livraria e nenhum livro que eu realmente queria tinha nas prateleiras, eu decidi comprar ele. E não me arrependo, nenhum pouco. Na verdade, estou extremamente constragido por este livro não ter sido a minha primeira escolha.

Alucinações... lembranças em forma de pesadelos... culpa... amor.

Isso é o que pode descrever Mara Dyer.

Após ter sido vítima de um acidente fatal e sair ilesa, Mara se culpa por saber que o mesmo não havia acontecido com seus amigos: Rachel, Claire e Jude. Principalmente com Rachel, que era sua melhor amiga; mas não menciona tanto Claire, a garota pela qual acredita estar roubando sua BFF e muito menos o irmão dela, Jude, que ao decorrer da estória perceberemos que ele não é lá flor que se cheire.

O problema é que Mara não se lembra de absolutamente nada. Nem como foi para o sanatório abandonado, nem o motivo de estar lá e por que ele havia desabado. Tudo isso acarreta um trauma psicológico muito forte ao acordar em um hospital sem nenhuma lembrança do evento ocorrido.

Por esse motivo, sua família decide se mudar para Flórida, onde tentarão começar uma nova vida longe dos fantasmas que atormentam a vida de Mara.

Mas ao chegar no local destinado, entrar para uma escola particular, fazer apenas um amigo e, além disso, se apaixonar por um garoto bad boy que já ficou com todas as garotas do colégio, ela poderia estar enganada se ali começaria uma vida melhor.

Não só teve alucinações de sua turma morrendo em um desmoronamento, mas também parece ver pessoas mortas através do espelho. Perde noção de tempo, consegue chegar a beira da insanidade. E, mais do que isso, parece que tudo a sua volta morre... basta ela querer.

Ainda na mesma semana de sua chegada, uma garota é esquarteja e seu pai, Marcus, ficou designado para ser advogado de defesa do possível assassino. Mas coisas estranhas começam a acontecer e sua família pode estar correndo perigo.

Noah, por outro lado, um garoto perfeito, o garanhão da escola e mais sarcástico que todos os personagens que já conheci, está no pé de Mara. Ele estaria realmente apaixonado ou apenas atrás de uma nova vítima para sua fantasia sexual?

Mas quando descobre o verdadeiro Noah, aquele que está tranhado dentro do seu próprio corpo, ela pode perceber que ambos não são tão diferentes e podem estar mais ligados um com outro do que imagina.

Um leitura maravilhosa, sinuosa e intrigante, que você não largará até terminar. E, após ter feito isso, não conseguirá destacar em palavras todos os evento que aconteceram na história. São tantos pontos misturados, tantas situações perturbadoras... a descoberta interior de Noah e Mara... os perigos aos redores de ambos... e o amor que ambos sentem um pelo outro. Tudo isso em uma única história. Poderia ser melhor?
Camila 20/03/2016minha estante
Sim, tudo bem, eu acabei de ler o livro agora, nesse exato momento... Vim parar aqui porque, pelo amor de Deus... Tem q haver uma continuação!!!! Por favor, tem q ter!!

Lice 19/07/2022minha estante
Qual é a classificação desse livro?

Lice 19/07/2022minha estante
Tem hot?

gioblooming 05/11/2022minha estante
14+

Victor Almeida 21/03/2014

A CONSCIÊNCIA NÃO É A REALIDADE
Quando eu comecei a ler A Desconstrução de Mara Dyer, eu não fazia ideia do que esperar. A sinopse do livro não é muito esclarecedora, mas acredito que seja melhor assim. O fato de ser vaga, juntamente com essa capa maravilhosamente linda e o título intrigante realmente definem o tom desse livro. É bastante sinistro. E você irá realizar isso desde a primeira página. É um livro capaz de dar arrepios na espinha, mas também uma história fantástica que envolve romance, acontecimentos paranormais e situações nas quais simplesmente não se sabe o que esperar. Me apaixonei logo no começo.

Não há nada restante para Mara Dyer, todos os seus amigos estão mortos. Ela não se lembra do que aconteceu, mas sabe que algo não está certo. Como ela é a única que sobreviveu ao desabamento de um prédio? Mara acha que está enlouquecendo. Porém, sua loucura vai um pouco além das definições psicológicas. Ela acredita estar quebrada. Todos os dias sofre ao tentar se livrar de alucinações e desviar de espelhos que carregam mais do que seu próprio reflexo. Por fim, descobre algo terrível: tudo que Mara deseja morto, morre.

Começaremos então com a escrita. É fenomenal, única e descritiva. Não consigo realmente explicar, mas o estilo da autora é bem distinto e apaixonante. As situações são muito bem representadas e vívidas. Pra falar a verdade, é um livro que não consigo tirar de minha cabeça. A história em si possui várias camadas: parte thriller psicológico, parte romance adolescente, parte sobrenatural, parte história de colegial, parte mistério, parte dinâmicas em família, e parte suspense. O livro é escrito de forma capaz de te levar aos sentimentos dos personagens. Você ficará confuso, esperançoso, preocupado, feliz e surtado.

Não podemos esquecer as tendências paranormais que recorrem durante os eventos de A Desconstrução de Mara Dyer. Elas realmente me fizeram virar as páginas como um louco. Entretanto, é definitivamente um livro que requer uma mente aberta do leitor. Fique tranquilo, Mara questionará junto com vocês, mas não terão as respostas tão cedo. Ela realmente está vendo seus amigos, apesar de terem morrido? Coisas estranhas estão realmente acontecendo com ela? Mara pode mesmo matar alguém apenas ao pensar e desejar a morte?

O livro é contado em primeira pessoa, na visão de Mara Dyer, e podemos afirmar que ela é uma narradora extremamente duvidosa. Entretanto, é isso que traz o aspecto que me faz amar tanto esse livro. Ela só quer ser uma garota normal, e isso a torna relacionável e realista. Apesar de tudo isso, Mara acha que está louca. Em certos momentos é difícil dizer se o que está acontecendo é real ou alucinação. Esse fator me fez engajar ainda mais à história, e me deixou curioso para descobrir. O senso de humor é algo que também me prendeu, e apesar do tom obscuro da história, espere momentos onde você irá rir bastante.

A trama em si é absolutamente espetacular. À medida que Mara aprende mais sobre o que aconteceu naquela noite, as coisas ficam ainda mais intensas e você tenta unir as peças do quebra-cabeça, que se torna algo impossível. A Desconstrução de Mara Dyer trouxe surpresas atrás de surpresas, mesmo achando que as coisas não poderiam se encaixar.

Ao longo da história, ela conhece Noah, um rapaz misterioso da escola. Noah é o estilo “bad boy”, comentando por todos por ser famoso em partir o seu coração. Já pode imaginar que fiquei com um pé atrás, não é? Bom, aí está outro fator que me espantou: o personagem e seu futuro romance com Mara Dyer cresceram em mim, e eu passei a me apaixonar pela ideia dos dois juntos e os seus momentos compartilhados. Noah acaba se mostrando doce, gentil e engraçado. É extremamente difícil eu dizer isso, mas achei os dois adoráveis. A tensão entre eles é intrigante, pois Noah também possui muitos segredos a serem revelados. Não posso esquecer de mencionar que é entre os dois que acontecem os momentos mais engraçados.

Após terminar o livro (e que final!), é impossível saber o que virá em seguida. A autora segura as respostas que os leitores e Mara desejam desesperadamente, mas que estão fora de alcance. Essa busca pela verdade se torna ainda mais tentadora. Mara Dyer descobre que não saber as respostas é a coisa mais assustadora de todas. A atmosfera obscura e surreal de A Desconstrução de Mara Dyer é capaz de deixar os leitores entorpecidos, enquanto os acontecimentos paranormais os fazem cambalear. Os episódios psicológicos são passeios pelas emoções, culminando em uma conclusão emocionante que deixará todos atordoados e implorando à autora e editora pela continuação.

site: http://olhosderessaca.com.br/a-desconstrucao-de-mara-dyer-resenha/

carmim1 12/01/2022

que livro incrível!!@(÷*
desde q eu li a resenha dele eu já estava com altas expectativas,confesso que não foi oq eu esperava q era mas me encantou mesmo assim.

a escrita da autora é maravilhosa e me prendeu desde a primeira página,nao conseguia parar de ler e em um piscar de olhos eu já tinha acabado.

gostei muito da relação do noah com a mara mesmo ela acontecendo "rapido" demais ao longo do livro,e vamos concordar q o noah é perfeito,né??????

E ESSE FINAL GENTE???????????realmente me surpreendeu bastante,eu não estava esperando,isso me fez pensar sobre as ilusões que ela tava tendo e se todas elas eram realmente ilusões...

to tentando escrever isso sem dar spoiler KKKKKKK fiquei mt confusa quando o noah disse oq acontecia com ele,tive q reler o capítulo p entender e depois q finalmente entendi td fez sentindo (achei q os dois se completaram oq me fez ficar ainda mais apaixonada por marashaw?)

eu não vejo a hora de ler o segundo livro,tô morrendo de medo de não alcançar minhas expectativas pq oq a autora fez nesse final daria um desfecho mt bom.
Malu496 15/01/2022minha estante
amo tanto

Beatriz 19/01/2016

Precisamos falar sobre Mara Dyer
A loucura colossal que Michelle Hodkin criou em três volumes. O que poderia ser mais um livro YA (Young Adult), mais uma trilogia para encher as estantes, mais uma adolescente tentando encontrar seu eu e vivendo dificuldades. Essa é a primeira a visão que se tem ao começar a leitura, mas logo mergulhamos na desconstrução de uma menina normal, para alguma coisa louca e psicótica.

A Desconstrução de Mara Dyer falar sobre Mara, ou melhor, eu preciso desabafar sobre Mara. Sobre como a escuridão é tratada como algo bom. Sobre como os vilões são os heróis de suas próprias historias. Isso pode até ser uma resenha, porem de toda a saga, uma resenha sobre toda a historia, toda a ideia de quem é Mara Dyer.

+ no blog A Quimera

site: https://aquimerablog.wordpress.com/2015/10/20/precisamos-falar-sobre-mara-dyer/
Sabrina758 14/06/2023minha estante
Salvei esse livro um tempão atrás pra ler por conta de vc e terminei ele hj?. Mds que livro sensacional ?

Ana 17/05/2023

O livro conta a história da adolescente Mara Dyer, ela acorda em um hospital sem a menor ideia de como foi parar lá. Ainda no hospital ela fica sabendo que esteve envolvida em um acidente com duas amigas e o namorado, onde apenas ela sobreviveu. O problema é que Mara não tem nenhuma lembrança dessa ocorrência. Sua família, então, decide mudar de cidade para que, juntos, possam recomeçar e superar o trauma. Só que Mara está sofrendo de transtorno de estresse pós-traumático, e começa a ter visões/alucinações e pesadelos, e pouco a pouco vai recuperando a memória daquela ocorrência fatídica. Além disso, alguns eventos estranhos também começam a acontecer, e fazem Mara questionar a própria sanidade mental.

Foi uma leitura interessante, mas pela premissa eu achava que o livro seria mais sombrio e assustador do que realmente foi. Claro, tem todo um mistério envolvido e você fica o tempo todo sem saber se tudo que está acontecendo é real ou é só alucinação de Mara. A primeira metade do livro fica mais focado nos eventos paranormais/alucinações, e eu gostei disso; já a segunda metade focou mais no romance, que eu não achei ruim, mas também não achei lá essas coisas...

Fernanda 11/09/2013minha estante
Sua resenha me motivou a ler esse livro!

Lizzie 12/09/2013minha estante
Nanda, leia sim, você não vai se arrepender e ainda vai se corroer de dúvidas no final dsájdpsaojdás]kpd]ásds

Laís 05/10/2013minha estante
Adorei sua resenha!
Achei Daniel um irmão incrivel! Mas acho que ele sabe mais do que fala, só não sei ao certo se para o ''bem'' ou para o ''mal'' de Mara Dyer.Ficando louca pela continuação! haha

Lizzie 11/10/2013minha estante
Laís, eu me recuso a acreditar que o Daniel seja mal dpsaojdpasjodpsads.
Eu gosto muito dele, mas ele tem todo um ar misterioso com relação a fofocas com a mãe dele sobre a Mara, ou seja, tem algo a mais ai q e que venha Evolution

Diana 17/04/2014minha estante
Também estou apaixonada por Noah. Agora não consigo suspeitar de Daniel, eu simplesmente queria ele como irmão. Ahhhhhhh, louca pela continuação!

Rayssa.Andiara 03/05/2020

o único problema desse livro pra mim, nem sei posso chamar de problema pq está escrito no título e tal, a desconstrução ela acontece lentamente e te deixa muito irritado com o fato da Mara ficar se contendo o tempo todo... mas estou muito curiosa com a Evolução de Mara Dyer, quero ler o quanto antes pra ver se a personagem melhora.

Debbye 02/03/2021

??Desconstrução de Mara Dyer??
A Desconstrução de Mara Dyer não é para qualquer tipo de leitor. Se você foge de dramas adolescentes, vai revirar os olhos, como eu fiz, para as brigas no corredor e garoto conquistador e mais popular da escola como par romântico. Contudo, essa obra é muito mais do que isso.

O romance previsível entre a garota nova na escola e o cara mais popular quase que fica em segundo plano, já que A Desconstrução de Mara Dyer é mais a história sombria de uma jovem redescobrindo suas habilidades em um momento de luto. A trama tem acontecimentos chocantes, mortes bizarras e muitos mistérios que nos prendem do início ao fim da leitura. Estou bastante ansiosa para ler o restante da série, para mim a leitura valeu muito a pena.

"Não há nada que eu queira. Não há nada que eu não possa fazer. Não me importo com nada. De qualquer modo, sou um impostor. Um ator na minha própria vida."

thaybooks⤠13/02/2024

Esse foi um dos livros mais intrigantes que já li, e eu amei a confusão da minha cabeça para entender se o que estava acontecendo era real ou não.

Acho que tudo nesse livro é maravilhoso, só faltou alguma coisinha que eu não sei o que é para ser cinco estrelas, sei lá.

Mas os personagens, principalmente a protagonista, são muito, muito bons. Engraçados e reais.

O plot na última página foi tudo o que precisava para melhorar ainda mais a história, um motivo que é mais do que suficiente para continuar a trilogia.

Queria Estar Lendo 23/06/2015

Resenha: A Desconstrução de Mara Dyer
Mara acabou de acordar de um coma; através das suas lembranças, descobrimos que a causa dele foi o desabamento de um sanatório que Mara e seus amigos invadiram para um ritual de invocação - aquelas coisas que adolescentes adoram fazer, desafiando o sobrenatural, brincadeira do compasso, etc. Junto de Mara estavam Rachel, sua melhor amiga, Claire, a que Mara não gostava nem um pouco porque parecia querer afastá-la de Rachel, e Jude, irmão da Rachel de quem Mara gostava.

Mara lembra de pouca coisa, só uns flashs daquela noite e da invocação e da sensação de que algo estava errado... Ela começa a ver seus amigos em todos os lugares, seus amigos mortos, o que a faz questionar sua sanidade. São só visões ou ela perdeu mesmo a cabeça? É legal como o livro faz o leitor acompanhar essa dúvida, ainda que fique bem óbvio que TEM REALMENTE ALGUMA COISA ERRADA! ASFKJHAGBAUOGSABOUGBSA

Pra ajudar na situação já complicada da Mara, eis que aparece o Noah. Noah que, para a surpresa de Mara, parece ter algum envolvimento com toda aquela maluquice que está cercando sua vida de repente. Ele também tem alguma coisa de sobrenatural? Ele também está maluco? E por que diabos Mara continua vendo mortos?

Esse livro, gente, ele é TÃO BOM!

Você não sabe exatamente se a Mara está maluca ou se ela realmente vê fantasmas; não sabe quem é o Noah e porque ele parece estranho, mas é tão sexy e maravilhoso que fuck the gods, eu vou confiar em ti! Não sabe o que são as coisas estranhas que começam a aparecer no caminho da Mara - como animais mortos e sinais de que algo terrível está seguindo ela - e, quando acha que está entendendo, a autora vai lá e te dá um tapa na cara nível hardcore! A Desconstrução não tem muitas respostas; tem mais mistérios e dúvidas do que explicações, mas nem por isso deixa de ser um livro fantasticamente bem desenvolvido.

A Michelle une todos os mistérios, as dúvidas e o suspense em uma trama eletrizante. Você vai devorar as páginas como se não houvesse amanhã e TENHA A EVOLUÇÃO DE MARA DYER EM MÃOS QUANDO ESTIVER CHEGANDO NO FIM! ME OUVIU? TENHA O LIVRO 2 EM MÃOS!

Pensar em alguma coisa não a torna verdadeira. Querer alguma coisa não a torna real.
Eu fiz a burrice de ler o primeiro sem o segundo e fiquei NO. CHÃO.

Pensa num cliffhanger ferrado. Pensou? É Mara Dyer.

Outra coisa que eu amei foi o desenvolvimento do relacionamento entre ela e o Noah. Porque o Noah! JABFSIAUGBAIGBSAOUGSABUOGAB O Noah é um dos meus personagens favoritos de YA sobrenatural depois desse livro; ele é o típico bad boy - quando ele apareceu, confesso ter franzido a cara porque 'argh, mais um?' - MAS NÃO É NÃO, SENHORAS E SENHORES! Noah tem toda uma vida sombria e misteriosa e se envolve com a Mara porque sabe alguma coisa a respeito da loucura dela; o que? Tem que ler pra descobrir. ELE É TÃO POOR BABY PRECIOUS BABY YOU MUST LOVE HIM AND HUG HIM ALL THE TIME que em alguns momentos eu só queria rolar no chão e chorar porque ME DÁ UM. EU QUERO UM. NÃO É JUSTO!

"- Não há nada que ninguém possa fazer para consertar isso - eu disse baixinho. Finalmente.
Mas então Noah se voltou para mim. O rosto estava anormalmente aberto e sincero, mas os olhos eram desafiadores ao encararem os meus. Minha pulsação disparou sem meu consentimento. - Me deixe tentar."

A dinâmica entre os dois é beeeeeeeeem hot e sensual e eu queria morrer em algumas cenas porque GET MARRIED ALREADY!

Quero mais, preciso de mais, mas tô com medo de ler o resto da série. Não por ser ruim, mas pelos surtos do fandom serem estratosféricos, tenho medo de como a autora vai seguir com o fim. Tenho medo pelo meu Noah. PROTECT HIM AT ALL COSTS!

"- Eu odeio você. - murmuro.
Noah sorri abertamente. - Eu sei."

Se está procurando por uma leitura desesperadoramente maravilhosa, Mara Dyer é a melhor pedida!

Max 06/08/2021

A desconstrução de Mara Dayer
Gostei da história! Teve uma construção legal, o final foi bem interessante, tem alguns partes bem chatinhas! Mas nada que desanime a leitura

Fernanda 02/10/2013

Resenha: A Desconstrução de Mara Dyer
Resenha: “A desconstrução de Mara Dyer” de Michelle Hodkin é um livro sensacional com uma trama muito bem elaborada e complexa. Direciona os fatos de uma maneira tão centrada que faz com que o leitor sinta as aflições e todas as outras emoções dos personagens.

A narração é feita pela protagonista Mara Dyer e alguns capítulos se dividem entre o antes e o depois da história. O enredo acompanha a festa de aniversário de Rachel, amiga de Mara. Ela, Rachel e Claire estavam com um tabuleiro de Ouija em mãos e esse começo já demonstra haver algum mistério a ser revelado, como se fosse um chamado ou um alerta.

Depois desse fato, não há mais nenhum resquício de continuação. Rachel, Claire e Jude, namorado de Mara estão mortos por causa de um desabamento ocorrido num antigo sanatório. Mara foi a única sobrevivente e não lembra de absolutamente nada. Sua vida parece girar em torno de alucinações, remédios, tratamentos, farsas e muito medo.

Leia mais aqui:

site: http://www.segredosemlivros.com/2013/10/resenha-desconstrucao-de-mara-dyer.html

Rafaela 29/05/2020

Quase me levou a loucura
Uma leitura surpreendente. Já tinha ouvido falar muito desse livro e estava curiosa. A leitura se mostrou muito interessante e achei a escrita da autora diferenciada do que estou acostumada.
Por Mara ter alucinações, muitas vezes você fica naquela dúvida "isso é real?" e isso da uma sensação gostosa com um toque de curiosidades com ansiedade. Porém, tenho algumas ressalvas... O plot pra mim não foi uma surpresa, e eu estava esperando uma explicação sobre esse lado mais mistíco que há no livro.
Mara Dyer incrivelmente conseguiu me irritar nos 96% do livro apresentando uma atitude que achei desnecessaria, incoerente e até mesmo soberba... Esses fatos, infelizmente, me fizeram tirar uma estrela do livro.
Sei que é uma triologia e acho que a autora deixou as explicações para os outros volumes...
Recomendo o livro :)

Maria17758 16/09/2022

Amo as doidas malucas
Me dói dar 3.5 estrelas pra esse livro porque eu sei que ele tem MUITO potencial. O único erro dele foi ter sido escrito naquela época péssima e horrorosa que foi 2010 e, portanto, ter características e vícios de narrativa eram moda nessa fase e que simplesmente não funcionam mais nos dias de hoje (e que rendem muitas reviradas de olhos, risadas com a palhaçada de algumas situações e vergonha alheia).
Eu tô falando isso mas a verdade é que eu gostei bastante do livro, só acho que precisava daquela renovada total pra fazer algum sentido no presente (LITERALMENTE).
Amei o Noah (o que não foi fácil no começo até porque ele é o típico f*ckboy de 2010) e o relacionamento dele com a Mara (apesar de ter achado que as coisas foram muito intensas e rápidas entre eles). Também AMEI as cenas em que a Mara tinha uns surtos de loucura, porque amo ler sobre mulheres desparafusadas perdendo a cabeça.
Também achei a escrita meio mediana, beeem confusa e alguns acontecimentos ao longo do livro me pareceram um pouco fracos e mal desenvolvidos. Mas eu gostei muito da história e estou bem envolvida. Vou ler os próximos imediatamente e espero que a autora supere um pouco a maldição de 2010 neles (aliás, não aguento mais escrever 2010 ?).
letty biachi 17/09/2022minha estante
amo esse livro justamente por ser uma farofada mas como não li mts livros dessa época de 2010 então eu n tava acostumada e foi mt bem vindo LKKKKKKK

Maria17758 17/09/2022minha estante
ai letty infelizmente essa farofada não é mais pra mim ? mas vc percebe quando o livro é bom pq apesar de tudo eu tô completamente envolvida e não paro de pensar nele!!! só queria ter lido em uma época que eu gostasse desse tipo de coisa, pq eu tenho certeza que ia ficar OBCECADA!

letty biachi 17/09/2022minha estante
ansiosa pra ver sua opinião sobre os próximos