Antes da Forca

Resenhas - Antes da Forca

1 | 2 | 3 | 4

Jéssica | @jehbreda 23/06/2020

O melhor da trilogia!
Trilogias extensas só são boas quando o autor consegue apresentar personagem com histórias densas e bem construídas. Temos de sobra isso aqui. Muita aventura, perguntas, dúvidas e momentos relevantes: isso é o que mais encontramos nessas páginas.

Fernando Lafaiete 28/01/2020

Antes da Forca (Trilogia A Primeira Lei #02) : "Os heróis são os que tem a sorte de sobreviver."
******************************NÃO contém spoiler******************************

Um rei legítimo, um rei autodenominado e um ambicioso Imperador. Três líderes e três exércitos. Do céu centenas de flechas despencam e do solo cabeças rolam. No meio de uma guerra que parece muitas vezes sem sentido, uma jornada acontece e intrigas se desenvolvem. Em quem confiar? Que cabeças rolarão e quais os segredos por trás de um passado milenar? No meio de magos, de nórdicos e de artefatos lendários, "Antes da Forca", o segundo volume da "Trilogia A Primeira Lei", se desenvolve como uma sequência satisfatória, mas ao meu ver longe (nem tanto assim) de ser excelente.  Revelações nos são entregues, novos mistérios surgem e personagens são desenvolvidos com morosidade, se alinhando com perfeição ao ritmo da obra. A narrativa parece sentir orgulho de sua linearidade e de suas curvas narrativas medianas, o que por mais absurdo que pareça, não faz do livro uma obra regular. A escrita fácil de Abercrombie mesclada com sua criatividade e personagens carismáticos, fazem desta continuação uma leitura agradável e muitas vezes Instigante.

"Qualquer um pode enfrentar a facilidade e o sucesso com confiança. É o modo como enfrentamos os problemas e os infortúnios que nos define. A autopiedade anda junto com o egoísmo, e não há nada mais deplorável num líder. O egoísmo pertence às crianças e aos idiotas. Um grande líder coloca os os outros antes de si mesmo. Você se surpreenderia ao descobrir que agir assim torna mais fácil suportar nossos próprios problemas. Para agir como um rei é preciso tratar tomo mundo como rei."

Entretanto, os passados dos personagens são abordados de maneira muito rasa, não apresentando flashbacks que poderiam contribuir e solidificar as personalidades apresentadas; além de servir como sustentações de justificativas de algumas ações e atitudes. As personagens femininas são unilaterais. Algumas descartáveis, aparecendo de forma bastante superficial. Apenas uma personagem se sobresai, mas repito, de forma insatisfatória (em minha opinião), apesar de ser uma personagem muito boa e com muito potencial.

Todavia, as batalhas são bem descritas, sem exageros e absurdidades. Os diálogos são muito bons e a comicidade aparece de forma complementar e equilibrada. Eu adorei todos os personagens, e talvez por isso minha decepção em relação aos seus desenvolvimentos. Queria ter tido muito mais do que me foi entregue. Mais exploração de suas psiques, de seus passados e de suas relações tanto pessoais quanto interpessoais. Destaque para Sand dan Glokta (asqueroso, ambíguo, fascinante e misterioso); Logen (Rústico, engraçado e sanguinário), e Ferro (a força, a brutalidade e a coragem em uma única mulher).

A ambiguidade de "Antes da Forca" é que ao meu ver torna a obra em uma leitura  bem estrutura no quesito político. Mas nada espetacular no nível de obras como "As Crônicas de Gelo e Fogo" e "Mistborn." Mas talvez o que mais tenha me incomodado foi o desfecho em si. Terminei a leitura, encarei meu Kindle por alguns minutos e pensei: "Qual o sentido disso tudo? Nadei para morrer na praia?" Anticlimático é o que define o desfecho que me deixou com preguiça de tentar compreender decisões narrativas tão equivocadas. Joe Abercrombie já me decepcionou uma vez com o desfecho da "Trilogia Mar Despedaçado" (amado por muitos e detestado por tantos outros). Espero e irei começar a rezar desde já para que minha decepção seja eliminada com a leitura do terceiro volume. A mensagem de "Antes da Forca" é clara: "Na guerra a única honra é vencer!"
Jhony 08/02/2020minha estante
so acho o primeiro em e-book, e eu n comprei meu kindle ainda :/

Fernando Lafaiete 14/02/2020minha estante
Compre logo seu kinde amigo... o mundo dos e-books é fascinante. S2

Jhony 14/02/2020minha estante
daqui pra junho eu comprarei

Luan 02/08/2014

Não tenho o que reclamar!!!
Confesso que tenho de vontade de sentar ao redor de um fogueira na companhia de Cachorrão, Barca Negra, Sinistro, TulDuru, e Rudd Três Arvores, são personagens que eu gostaria de conhecer na vida real, compartilhar uma refeição, historias e experiencias. Eu senti isso poucas vezes, e em relação a poucos personagens. Por isso meus sinceros parabéns a Joe Abercombrie pelo livro, e pela habilidade indiscutível na criação de personagens.

No segundo livro de serie temos momentos tensos e críticos em todos os núcleos da historia.

Collem West está em Angland atuando no estado maior do Marechal Burr,
fodido, congelado, e ainda designado a tarefa mais complicada de todas, auxiliar e aconselhar nada mais nada menos do que o espalhafatoso príncipe Ladisla no comando do seu regimento com 10mil soldados.

Inquisidor Glokta está fodido, é tudo que eu tenho a dizer, fodido até o pescoço, cercado de inimigos, pessoas perigosas, traidores, e uma legião do imperador de Gurkul acampada nos portões de Dagoska.
Mas o sacana é inteligente e ardiloso!!! Ahhh como eu gosto desse banguela, manco e sádico!!!!

O grupo de Homens Nomeados do norte está encurralado entre, o exercito de Bethod e os Shankas no norte, e a porra da União no Sul. Adquiri um imenso respeito pelo grupo, Três Arvores é um homem pra ser seguido!!!

O inusitado grupo formado por Bayas, Quai, Logen,Pé Comprido e Ferro está indo em direção a borda do mundo. Descobri que não haveria nome mais perfeito para Ferro, se não Ferro!!! Vemos Logen Nove Dedos mostrar seu lado carismático e cheio de empatia, alias o desgraçado é um baita de um líder, sob esse aspecto podemos entender como e porque aquele bando de Homens Nomeados seguiam Nove Dedos!!! E qualquer fã de bárbaros o adora, e mais ainda o Nove Sangrento, e que sangrento nesse volume da serie!!!

Temos algumas explicações dos fatos, entendemos qual é a missão de Bayaz, mais ou menos a origem de Ferro Maljinn, um pouco das tramas oportunas no centro do governo da União, e acima de tudo e talvez a coisa que eu mais goste nesse livro: a circunstancialidade. Todos são o que são devido aos caminhos de suas vidas.

E meu amigo se prepare para muito sangue e um belo estomago forte, eu não sou dado a enjoos fáceis ou mesmo aversão, mas confesso que me arrepiei em algumas cenas.

Livro ótimo, autor bom, personagens incríveis e uma trama legal, Antes da Forca é uma dica que dou a todos fãs do gênero.

- eu responderei suas perguntas!!
- Então diga: Pra que servem os Mamilos?

Moringan 05/10/2023

"É preciso ser realista com essas coisas"
Até os 70% do livro, os capítulos de Logen e companhia eram emocionantes. Depois disso, começaram a parecer um pouco repetitivos, mesmo que os acontecimentos continuassem a ser interessantes. No entanto, a conclusão foi perfeita, e compensou todos os momentos de tédio. Não consigo imaginar quais serão os próximos acontecimentos.

No primeiro livro, gostei muito de Bayaz. Neste porém, comecei a desconfiar dele - mais do que isso, criei certa antipatia.
Quanto a Quai, para mim esse garoto está mancomunado com diabo. Não confio nele. Ele não faz nada a não ser ficar de mal humor e calado e quando fala alguma coisa, são frases suspeitas.

Já desisti de Ferro. Ela é uma personagem cruel e sem remorso (ainda estou em choque com a cena do cavalo, apesar do meu lado racional concordar com a ação dela). Não consigo gostar dela, mesmo que ela seja uma guerreira habilidosa.

Comecei a gostar de Jezal. Ela era um babaca insuportável no primeiro livro, mas a viagem o ajudou a se tornar mais humilde e lhe deu algumas cicatrizes de brinde. Ele ainda é um arrogante, mas agora é um arrogante que sabe que é um arrogante.

Os melhores capítulos foram os de Glokta e West. Glokta segue sendo o personagem mais fascinante a meu ver, e West um personagem interessantissímo e um guerreiro "honrado" - seu ato contra o príncipe Ladisla pareceu redimir os pecados que cometeu no livro anterior, embora ele mesmo tenha dificuldade em se perdoar pelo que aconteceu com Ardee ( e não seria para menos).Os capítulos deles foram repletos de ação e intrigas políticas, sendo, diga-se de passagem, as tramas políticas o que mais me cativou, sem mencionar a complexidade dos personagens.

Menções honrosas a, Cachorrão, Tul Cabeça de Trovão, Barca Negra, Hardin O Sinistro e Três Árvores

Jessica1248 03/07/2020

Instigante
Gostei mais desse 2° que o anterior, falei na resenha do 1° sobre não gostar de alguns personagens e esperar um amadurecimento dos mesmos.
Pois bem, foi justamente isso que aconteceu, Abercrombie deu profundidade aos personagens e isso faz a gente se apegar e entendê-los, e admiro demais, quando um escritor consegue me envolver a esse ponto.

O grupinho do rolê da guerra, os nórdicos, mais conhecidos como Cachorrão, Três Árvores, Tul Duru, Barca Nergra e Sinistro, adoro a cultura diferente deles, que difere dos "cidadãos comuns", são guerreiros mega conhecidos por seus nomes. Junto com eles tem o West, um dos personagens que voltei a ter simpatia, um coronel que possui a missão, de manter o príncipe da União a salvo e controlar sua tropa perante a guerra.

E preciso dizer, tinha lido sobre o escritor fazer com que você goste de um torturador e pensei "não tem como, impossível", então, estava errada. Glokta é um inquisidor e não gostei dele no início, porém, adoro os capítulos dele e fico esperando o momento de ler mais sobre.
Rick 29/01/2022minha estante
tive a mesma reação que você com o Glokta, odiei ele no primeiro livro, no segundo comecei a gostar e no terceiro ja tava torcendo por ele

Jaaqx 19/10/2023

Que livro delicioso de ler! Quando paro pra pensar nos aspectos mais diferentes, não diria que esse é um livro cheio de coisas inovadoras e surpreendentes em relação aos outros do mesmo gênero, ainda assim a forma como o autor escreve te transporta pra universo do livro de uma maneira muito sutil e gradativa. O livro simplesmente te cativa e você se pega torcendo até mesmo pros personagens mais escrotos haha

@APassional 04/07/2014

Antes da Forca * Resenha por: Rosem Ferr * Arquivo Passional
Ninguém será poupado ao ousar aventurar-se no mundo perverso criado pelo genial Joe Abercrombie.

Onde os justos não prosperam, Rá!

Neste livro 2, a saga de nossos anti-heróis prossegue exatamente do ponto em que os deixamos no livro 1. A União enfrentará portanto duas frentes de batalha: ao Norte, os Clãs selvagens de Bethod e ao Sul, O Império de Gurkhul e o poderoso Profeta feiticeiro com seu exército de adeptos, “Os Cem Palavras”, treinados na Arte Superior e violadores da 2ª Lei.

Portanto o bicho vai pegar, e tratando-se de Abercrombie pega mesmo, pois ele não tem nenhum tipo de apego com suas personagens, e irá testá-las nos limites mais absurdos, aliás não há limite, de modo que é uma leitura para quem tem nervos de aço.

Batalhas sangrentas, viscerais, violentas, insanas, total gore, não recomendado a estômagos delicados.

A genialidade do autor fica evidente no domínio que detém da trama, adotando enredos totalmente diversos, que interligam-se apenas quanto a mesma motivação: ao Norte, o regimento militar e as agruras da guerra correlacionadas à escolha do Tenente West, que conflituam entre a honra e a sobrevivência; ao Sul, sob a fenomenal presença de Glokta [que excelente personagem], o desenrolar da estratégia política, o jogo de poder, as manobras de trafico de influência, traições, assassinato, tortura, chantagem, corrupção; e Bayaz, que “aparentemente” ruma ao outro lado do mundo, para buscar um artefato capaz de salvar a União de seu maior inimigo vindo do Sul, nos mostrará uma outra face e com ela a verdadeira motivação pela sua busca.

Muitas surpresas e em sua maior parte pouco agradáveis...

A intercalação desses três enredos nos faz saltitar entre mundos, ora no inverno nórdico, ora no úmido e tórrido clima praiano sulista, ora nas exóticas terras além mundo com a história dentro da história da Irmandade dos Magos, que aos poucos Bayaz vai revelando a Jerzal, Ferro, Logen, Quai e Pé Comprido, que também enfrentam opositores cruéis em sua jornada, contudo seu maior obstáculo será o desenvolvimento da tolerância, do respeito, da coragem e do sacrifício, ou seja, vergarem-se sobre si mesmos. Hummm difícil...

Creio que o maior trunfo deste segundo livro seja a maestria com que Abercrombie desenvolve suas personagens, a forma como se transformam, se humanizam ou desumanizam no decorrer dos acontecimentos é impressionante e de verossimilhança assustadora, o que nos remete a muitas reflexões, de modo que a violência empreendida para tanto é quase lúdica. Hahaha! Se apertar o livro escorre sangue.

Ponderações quanto ao amor, dor, apego, confiança, honra, amizade, família, hierarquia, medo, ganancia, poder, gratidão, lealdade são exploradas com uma sutileza extraordinária através de diálogos fluentes, diretos, ácidos, irônicos, extremamente pertinentes e nos garantem muitas gargalhadas.

Assim preparem-se para muita adrenalina, surpresas, sustos, indignação, medo, paixão, mistério, ação, aventura, repulsa, reflexão, Abercrombie sem dúvida desponta como um dos melhores autores de Fantasia da atualidade.

Já salivando pelo Duelo dos Reis? A Arqueiro adivinhou e colocou em anexo nas ultimas folhas um trecho para te instigar ainda mais Ehhhhhhhhhh!

Excelente Leitura!
By Rosem Ferr.:.

Resenha publicada no Blog Arquivo Passional em 02/07/2014.

site: http://www.arquivopassional.com/2014/07/resenha-antes-da-forca-joe-abercrombie.html
Wagner 21/08/2014minha estante
Acabei de ler o livro, adorei sua resenha, perfeita.
Ao fim do primeiro livro meu preferido era o Nove Dedos Sangrento!!! mas agora Glokta é meu preferido ahahahahah sensacional ele. Estou no aguardo do livro 3 se a arqueiro demorar muito como nesse acho q vou comprar inglês mesmo ahahahah abraços.

Juliana3239 21/07/2023

Final anticlimático ou gancho para o próximo livro?
O que foi esse livro? Engoli ele em duas semanas.

Enquanto eu reclamei que no primeiro não teve quase nenhuma ação, nesse aqui já não se pode reclamar da mesma coisa. Praticamente não se tem um momento de respiro.

Quando os personagens não estão de fato no meio de uma batalha sangrenta, ou fugindo pra salvar a própria vida, eles estão no meio de intrigas políticas que podem significar sua morte a qualquer momento.

Os três núcleos, embora fisicamente em lugares bem distintos, estão envolvidos em guerras e conflitos que podem destruir a união a qualquer momento. E nesse livro começamos a ver os primeiros pontos de ligação entre eles.

O final termina de uma forma bem anticlimática, chega quase a ser cômica. Você não somente entende como sente a frustração junto com os personagens. Mas eu tenho certeza que isso vai ser explicado no próximo livro.

Fazia muito tempo que não ficava tão envolvida com uma fantasia. Ansiosa pela conclusão!

Diego 12/11/2021

9 sangrento, Ferro, o primeiro dos magos \O/
Seguimos acompanhando os passos desses companheiros improváveis, com seus defeitos e qualidades em busca da semente, onde supostamente tem armazenado um poder que servirá para acabar com a guerra e vingar Ferro.

Lina DC 16/07/2014

"Antes da Forca" é o segundo livro da trilogia "A Primeira Lei" de Joe Abercrombie, publicado no Brasil pela Editora Arqueiro. A trama é desenvolvida da mesma maneira do primeiro livro: a narração é feita em terceira pessoa e os capítulos alternam entre os personagens e as localizações.
Começamos a leitura acompanhando Cachorrão e o bando rumo à cidade de Ostenhorm e West em Angland junto com o Marechal Burr, o príncipe Ladisla, Poulder e Kroy. Esses dois núcleos apresentam abordagens diferentes sobre a iminente guerra. Enquanto os guerreiros do Norte são mais diretos, até mesmo considerados selvagens, os soldados da União seguem protocolos, elaboram planos e até mesmo tentam dar atenção as idiotices do príncipe Ladisla. O encontro e a convivência desses dois grupos é muito bem construída, com situações repletas de discordâncias, mas também de entendimento sobre o bem maior.
Já Glokta foi enviado para Dagoska para investigar o desaparecimento de seu antecessor. Lá, ele precisa lidar com mais intrigas, traições, mentiras e planos mirabolantes e tentar descobrir quem é o traidor. Seria Carlot dan Eider, a mestra da Guilda dos Mercadores? O general Vissbruck, encarregado pela defesa da cidade? O Lorde governador Vurms e seu filho Korsten dan Vurms? Ou quem sabe, seria Haddish Kahdic, o representante do povo? São tantas as opções que Glokta terá que dormir de olhos bem abertos....
Isso sem comentar a situação terrível do povo em Dagoska e de um grupo de mercenários liderados por Nicomo Cosca presentes no local. A falta de apoio de seus superiores, a opressão do povo, a falta de verba e os Gurkenses à porta são apenas mais alguns dos problemas que Gokta terá que enfrentar.
Temos ainda a grande jornada de Bayaz que envolve Jezal, Logen, Malacai e Ferro. Uma jornada misteriosa com um grupo tão inusitado e improvável que tem grandes chances de dar errado. Esses personagens vão enfrentar tormentas climáticas, lutas e desafios sobrenaturais. Uma aventura única com o objetivo de salvar o mundo.
Falando em desafios sobrenaturais, em "Antes da Forca" teremos um maior contato com os temíveis "comedores", a origem dos Shanks e muitos outros detalhes envolvendo os primeiros Magos. Vamos conhecer a história de Bayaz e Khaul e também a história de Ferro, desde a sua origem até o interesse de Bayaz nessa guerreira.
A escrita de Joe Abercrombie continua viciante! A maneira como ele descreve os cenários e as situações, a interação entre os personagens, as personalidades fortes e marcantes. Tudo isso acrescenta uma sensação de realismo à história, permitindo que o leitor se imagine no meio dessas batalhas.
Um dos detalhes interessantes dessa obra é a construção dos personagens. Não existem mocinhos e bandidos. Existem pessoas que tomaram decisões equivocadas ou que possuem um código de honra diferenciado, ou seja, personagens humanizados. Não existe uma linha separando os personagens bonzinhos dos malvados. As circunstâncias criam o caráter de cada um deles. Se Glokta não tivesse sido feito prisioneiro, se Logen não tivesse perdido todos que ama, se Ferro não tivesse sido escravizada... São tantos "e se" que moldaram cada um deles. São essas nuances que enriquecem o livro.
Uma personagem que ficou apagada foi Ardee. Ela quase não apareceu e quando surgiu, teve alguns momentos de donzela em perigo que não foram tão impactantes quanto a sua presença em "O poder da espada".
Para os fãs do gênero, a trilogia "A Primeira Lei" é obrigatória. Uma história maravilhosa, com personagens cativantes, um enredo perfeitamente construído e uma escrita deliciosa.

"Já tinha visto muitos mortos, claro, mais do que seu quinhão, mas jamais ficava confortável perto deles. É fácil transformar um homem em carcaça. Ele conhecia mil formas de fazer isso. Contudo, tão logo você o faça, não há como voltar atrás. Num minuto existe um homem, todo cheio de esperanças, pensamentos e sonhos. Um homem com amigos, com família que veio de algum lugar. No minuto seguinte ele é lama". (p. 10)
Luan 22/07/2014minha estante
Eu adoro essa citação, e mais ainda os momentos filosóficos do Cachorrão.

Lina DC 23/07/2014minha estante
Oi Luan, tudo bem?
Eu também adorei os trechos do grupo do Norte rs... O senso de honra deles, o modo como pegam um no pé do outro. Um dos núcleos favoritos do livro.

Luan 24/07/2014minha estante
Com toda certeza é meu núcleo preferido do livro! É muito legal ver a amizade bruta entre eles, o respeito e admiração... até mesmo Barca Negra tem seus méritos rs rs rs rs, e mais legal ainda saber que tudo isso foi devido a capacidade de liderança carismática do Logen. Aliás gostei muito do Nove Dedos nesse livro, que se mostra mais profundo, conhecedor, e um líder nato, capaz de furar até a barreira de ódio da Ferro.

Lina DC 25/07/2014minha estante
Realmente é o núcleo que mais prende a atenção no livro! Tem a mistura certa entre valores morais e sarcasmo rs..

Walace.Rocha 28/08/2020

Melhor que o primeiro
Li o primeiro livro há mais ou menos dois anos. Gostei de alguns personagens e da narrativa, mas a estória não havia me prendido tanto. Nesse segundo gostei de outros personagens, narrativa continua boa e o final... bom, foi algo que me deixou curioso para ler logo o terceiro.

Matildes 16/02/2020

Antes da forca
O segundo livro da trilogia A PRIMEIRA LEI.
Esse segundo livro da série é ainda mais cheio de ação e revelações do que o primeiro. O cenário é o palco de uma guerra sangrenta em busca de poder e de território. O enredo vai juntando personagens isolados e envolvendo-os na mesma trama, onde vão se transformando em heróis.
Simplesmente amo.

@solitude_e_books 24/05/2020

Nunca Spoiler
"Devemos perdoar nossos inimigos, mas não antes que sejam enforcados" - Heinrich Heine

Antes da forca é o segundo livro da tão aclamada trilogia A primeira lei de Joe Ambercombie, o autor continua a nos conduzir a um mundo sombrio, nojento, sangrento, violento e duro onde até os mais corajosos sentem medo.

Por se tratar de um livro do estilo Grimdark que é um subgênero da fantasia, o leitor tem que ter em mente que aqui não encontrará acontecimentos grandiosos tipo aqueles que acontecem com os livros de autores como Stiven Erikson ( livro malazano dos caídos), Brandon Sanderson ( Mistborn ) ou Tolkien, resumindo não é High Fantasy, até porque essa não é a proposta do estilo.
Grimdark é ao meu ver "uma fantasia mais com os pés no chão", conduzindo o leitor por uma narrativa que vai ficar mais no desenvolvimento dos personagens, deixando assim os elementos fantasiosos mais como pano de fundo, focando mais em acontecimentos como torturas, traição e batalhas sangrentas. Como em ?A Guerra dos Tronos?, de George Martin.

Nesta continuação a narrativa agora nos apresenta três frentes distintas: Sand Dan Glokta tentando impedir que a cidade de Dagoska seja tomada pelos inimigos, Ao mesmo tempo, Bayaz, o Primeiro dos Magos, lidera uma expedição que cruzará o continente até a borda do Mundo. Enquanto isso, nas terras congeladas de Angland, o coronel West tem pela frente uma complicada missão: proteger o príncipe herdeiro no campo de batalha e evitar que a inexperiência e a arrogância dele levem todos para a morte.
Altamente recomendado, mas certifique-se de ler o primeiro livro, O poder da espada.
Feliz em já ter em mãos o terceiro volume, O Duelo dos Reis, assim poderei terminar essa trilogia o mais breve possível.

Vinicius.Miranda 08/02/2020

Boa sequência.
A aventura continua interessante, agora que já conhecemos os personagens a história ganha fôlego. Glokta continua sendo o melhor personagem da história. O autor consegue manter sua escrita fácil e fluida, termino esse livro muito curioso sobre o desfecho da história.

1 | 2 | 3 | 4