As Crônicas de Nárnia

As Crônicas de Nárnia C. S. Lewis




Resenhas - As Crônicas de Nárnia


3349 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Kauane Vick 31/03/2024

Uma história de fantasia que marca bastante, principalmente se você ler ainda criança. Ela tem referência de histórias da Bíblia em todo volume, de uma forma mais simples e nenhum pouco religioso, me fez sentir-me bem.
comentários(0)comente



Beatriz 30/03/2024

"Uma Jornada Encantadora pelo Mundo de Nárnia"
As Crônicas de Nárnia, reunidas em um único volume, são mais do que simples contos de fantasia; são uma jornada espiritual ricamente entrelaçada com temas cristãos. Sob a hábil pena de C.S. Lewis, os leitores são conduzidos por um mundo encantado, onde os conceitos de redenção, sacrifício e renovação ecoam de forma sutil, mas poderosa.

A história começa com "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa", onde os protagonistas descobrem um mundo além do que conhecem, um mundo regido por um grande leão, Aslan, que espelha muitas características de Cristo. À medida que a jornada continua através dos livros seguintes, como "O Sobrinho do Mago" e "A Cadeira de Prata", os leitores testemunham paralelos cada vez mais evidentes entre os eventos de Nárnia e narrativas bíblicas.

A jornada dos personagens em Nárnia reflete a jornada espiritual humana: enfrentam desafios, tentações e provações, mas também encontram perdão, redenção e um chamado para um propósito maior. A figura de Aslan, com seu sacrifício redentor e sua autoridade benevolente, personifica a mensagem cristã central de amor e salvação.

C.S. Lewis, um cristão devoto, habilmente entrelaça esses temas religiosos em uma narrativa cativante, tornando as Crônicas de Nárnia uma obra que ressoa não apenas com leitores ávidos por aventura, mas também com aqueles em busca de significado espiritual. Através das maravilhas e perigos de Nárnia, Lewis convida os leitores a refletirem sobre sua própria jornada de fé e descoberta espiritual.

Em suma, As Crônicas de Nárnia são mais do que simples histórias de fantasia; são uma obra-prima que celebra e explora os princípios e valores fundamentais do cristianismo de uma maneira que cativa e inspira pessoas de todas as idades e crenças.
Wesley - @quemleganhamais 30/03/2024minha estante
Essa é uma jornada que pretendo fazer esse ano ainda. Obrigado por compartilhar essa resenha!


Beatriz 30/03/2024minha estante
Vale a pena a leitura ? recomendo!




GiSB 29/03/2024

Olha, não é isso tudo que pintam
Muita fama, mas o conteúdo, depois que se descobre a fórmula da escrita dos contos dele, fica tudo muito repetitivo e previsível. Não obstante a isso, são boas histórias. Reinos mágicos, contos de fadas, mundo meio medieval, encantos, lutas, guerras, o bem vencendo o mal, moral da história, enfim , sempre os mesmos ingredientes de sucesso.
comentários(0)comente



YasClarck1609 29/03/2024

Aslam o Grande Leão
Certa vez Brejeiro disse :
"Estou do lado de Aslam, mesmo que não haja Aslam.Quero viver como um narniano, mesmo que Nárnia não exista."

O que mais anseio é chegar ao fim da minha jornada nestas Terras sombrias (o mundo no qual vivemos) e poder finalmente contemplar a face do Majestoso Leão, assim como os narnianos fizeram em seu mundo.
E bom, amei o livro!!
comentários(0)comente

Thaí 04/04/2024minha estante
Saudades de casa ?


YasClarck1609 07/04/2024minha estante
Sim??




Nini 28/03/2024

Caraca
Levei anos pra concluir essa leitura, mas sinceramente, foi no tempo certo.
Crônicas de Nárnia é uma obra que transborda o evangelho em cada palavra.
Me faltam palavras pra descrever a preciosidade que é esse livro? glória a Deus pela vida de Lewis e pelas histórias que o Espírito Santo plantou no coração dele.
comentários(0)comente



Usagi a coelha 27/03/2024

Incrível.
Não tem muito o que falar sobre Nárnia, a não ser que é um livro genial e atemporal. Lógico possui os seus defeitos como o machismo da época e a xenofobia ao falar dos Calormanos, mas pelo ano em que foi escrito (1949) é entendível, apesar de não ser justificável.
Acho que muitos podem achar a escrita do Lewis enfadonha, mas a forma como ele conta tudo em fábula, da um estilo único para essas histórias.
Só gostaria de chamar atenção para um detalhe das ilustrações dessa edição em específico, o ilustrador acabou desenhando os "anões" como duendes, e pelo o que foi lido acredito que não foi essa descrição que o C.S Lewis quis dar, os anões de Nárnia são mais parecidos ou iguais aos anões do Tolkien, os elfos negros da mitologia Nórdica.
Só fiquei triste por Suzana não ter tido um final, enquanto todos os outros tiveram seus respectivos finais bem desenvolvidos, sinto que Lewis ainda iria escrever um desfecho para Suzana, já que ficou algo tão aberto no fim.
Além de tudo fica nítido que Nárnia é um livro cristão, com suas várias referências (A mais obvia de todas sendo Aslam o próprio jesus).
comentários(0)comente



Itsmaivis 27/03/2024

"As crianças são bobas de um jeito, os adultos de outro."
Eu simplesmente amo a forma como C.S. Lewis consegue colocar a bíblia na história de uma forma tão coerente. A forma que é abordado as histórias da Bíblia e a retratação de Aslam como Deus é lindo.
Achei o final de Nárnia justo e triste.
comentários(0)comente



David 27/03/2024

Legal
Bom, esse foi meu primeiro contato com esses clássicos infantis, gostei bastante da leitura embora uma coisa que me deixou bastante intrigado nas descrições dos Calormanos, (aos não leitores de inglês, Calormânia = Calorman a pronúncia dessa palavra se assemelha a pronuncia de color men, homens de cor, expressão reconhecidamente racista.) morenos de olhos brilhantes que fedem a alho e cebola, cruéis. Usam roupas de sapatos curvados pontudos e tem barba longa (estereótipo do oriente médio) e adoram a Tash, um demônio. Bom por ser uma obra dos meados do século XX o racismo e a xenofobia não gera estranheza ao estarem presentes em algum grau da obra, entretanto no livro Na Última Batalha, esse detalhe salta bastante aos olhos o que foi um pouco desconfortável de ler em alguns trechos. Ademais, é um livro de fantasia infantil de moral cristã.

O Sobrinho do Mago - conta a criação de Narnia e de onde veio a feiticeira branca. 4 estrelas.
O Leão a Feiticeira e o Guarda Roupa - essa todo mundo conhece - 4 estrelas

O Cavalo e Seu menino - A história de um príncipe perdido de Arquelândia no tempo em que os irmão Pevensi ainda governam Narnia adultos. 4 Estrelas.

Principe Caspian - A quase extinção dos animais falantes. - 3 estrelas.

A Viajem do Peregrino da Alvorada - Explorar os confins do Oceano - 4 estrelas.

A Cadeira de Prata - Nada a ver esse nome, o resgate do príncipe Rilian - 3 estrelas

A Última Batalha - Narnia entra em guerra com a Calormania. - 3 Estrelas.

Nota final: 3,5

comentários(0)comente



reads.lari 26/03/2024

Foi incrível e eu amei como eles descrevem e falam sobre Deus.
É lindo demais.
Nunca tinha lido um livro de fantasia e nem um livro tao grande, to cansada ?
comentários(0)comente



limallanita 24/03/2024

Final supreendeentemente BOM
LA VEM TEXTOES

Acabei Nárnia depois de alguns meses, eu tinha uma ideia sobre a história porque cheguei a ver um dos filmes, mas pelo que me lembrava não gostei da história. Ganhei de presente e fiquei devendo uma resenha, mas por alguns motivos não consegui iniciar ele por um tempo. Quando finalmente iniciei a leitura eu sabia que não terminaria tão cedo, ele é imenso e bem detalhado.

A história do primeiro livro traz dois personagens, que presenciam a criação do mundo de Nárnia por Aslam (O grande leão), eles vivem uma aventura, e assim se seguem as demais histórias. Em cada um dos próximos livros surgem novos personagens, como os viajantes são crianças, quando completam certa idade, são substituídas por outras mais novas.

Além de que quando as crianças retornam à Nárnia, em algumas vezes já se passaram anos. Por exemplo, aqui pode apenas ter se passado apenas cinco anos, lá já se passaram milhares. Eles encontram um lugar mágico, seres encantados, animais e árvores falantes, viagens aos mares e a ruínas, batalhas decisivas.

Amor, traição, perdão, arrependimento, amizade e justiça. Além de tudo isso, a gente encontra uma mensagem sobre as consequências de nossas decisões, atitudes. Nem sempre todos se saem bem, ao fazer o mal por exemplo, você pode se arrepender ou pagar pelo que fez. O legal, é que não existe impunidade aqui.

Os personagens são muitos, e lembro de praticamente todos eles, porque são bem criados e têm papéis bem definidos, importantes.

Todas as crianças que aparecem nas histórias, são personagens permanentes, não somem completamente das crônicas, ou são citados novamente ou reaparecem.

Gosto muito da grande maioria, tirando os vilões, claro. Aslam para Nárnia é como o Deus cristão, que é um grande leão mágico. Aslam significa Leão em Turco e ele é o único personagem que aparece em todos os livros.

Eu me surpreendi positivamente, gostei muito do primeiro livro e fui amando os demais também, acho que o que tornou minha experiência melhor, foi o fato de que eu não conhecia a história, eu tinha apenas uma ideia do que ela se tratava.

Então eu fui ?desbravando? as Crônicas de Nárnia desde os primeiros personagens.

Adoro também as ?considerações finais? do autor (não sei se é o título correto) mas no final desta edição, que é volume único, têm mais sete páginas que ele inicia com o título ?Três maneiras de escrever para crianças? e com ele, pude conhecer sobre um tema interessantíssimo e também a opinião do autor sobre ele.

Ele basicamente discorre sobre contos de fadas, literatura infantil. Aproxima o leitor do autor, deu vontade de saber mais sobre o tema assim como Nárnia me deu vontade de ler outros títulos seus. Pela sabedoria que ele demonstra, cautela e senso.

É bonito de ler o amor e dedicação do autor pela literatura e a forma que ele forma uma ponte nessa relação que existe entre os tipos de literatura e as nossas fases da vida, de crescimento.

O primeiro livro foi publicado pela primeira vez em 1955, ele levou oito anos para escrever os sete livros da saga, que se tornou um dos grandes clássicos da literatura mundial. Os meus favoritos são: O Cavalo e seu menino, A viagem do Peregrino da Alvorada, A cadeira de prata e A última batalha. Amo mais que os outros!

Dito tudo isso, na minha opinião, As Crônicas de Nárnia deveriam ser aquela saga que você pega pra ler pelo menos uma vez na vida, seja criança, adulto ou idoso. Ele tem referências cristãs, mas isso não o torna um livro religioso. É fantasia, é conto de fadas.

Se você não for cristão, se não for católico, você consegue ler como uma linda história de fantasia, sem que isso te incomode. Claro, os valores cristãos estão presentes, mas eles são sucintos, fortes porém breves. Se você for cristão, vai amar ao encontrar as semelhanças. Eu com certeza vou reler os livros favoritos, agora em volumes separados.

Amei o presente e amei a oportunidade de conhecer uma história tão bem escrita, tão bonita e emocionante. O final é absurdamente surpreendente!! 

Eu penso que é muito bonito a forma que o C. S. LEWIS criou seu universo, como ele era muito religioso acabou colocando na história referências e metáforas remetendo ao catolicismo, mesmo que essa não fosse a sua intenção, ele não pretendia criar uma história em cima da bíblia.

Com isso, são inúmeras as passagens do livro que se ligam diretamente a partes das histórias bíblicas. 

Eu amei!
limallanita 24/03/2024minha estante
surpreendentemente ***




mateusjacob 24/03/2024

Foi acho que o maior livro que já li (mesmo ele sendo divido em vários livros)

Sempre fui fã de Nárnia, amava e sempre tive vontade de ler os livros, inclusive, assistindo os filmes eu sempre fiquei com muitas dúvidas que foram respondidas no livro, tendo mais tempo eu faço uma outra resenha pra falar sobre isso.

Amei a junção com a Bíblia, sempre imaginei que era isso mesmo.
O que me incomodou bastante foi o racismo que só quem leu vai saber do que eu tô falando.
comentários(0)comente



Liu 23/03/2024

Acho que a magia que eu senti com as crônicas de narnia no filme me fez ter altas expectativas com livro que infelizmente foram um pouco decepcionantes
comentários(0)comente



Asta03 23/03/2024

Totalmente sem palavras.
Lindo? Maravilhoso? Incrível? Perfeito?
Realmente não sei o que dizer. O final me deixou totalmente mudo. De longe um dos melhores fechamentos de história que ja li.
A ideia de que todos eles estão na verdadeira Nárnia me chocou bastante, contudo me deixou feliz pois agora poderiam rever velhos amigos e contar velhas histórias.
Os livros são leves e tranquilos de ler. Todos com sua peculiaridade particular, não sendo apenas contos repetidos com uma fórmula padrão.
Já comecei o livro sabendo que era uma ficção cristã e a medida que fui lendo encontrei paralelos com a bíblia e isso trouxe uma experiência diferente na leitura para mim. Todos os personagens que compõe a história são perfeitos, todos tem o seu papel fundamental na história. E o mais incrível é que as histórias se preenchem, elas se conectam, mesmo tendo diferença de séculos entre alguns eventos.
Achei perfeito a forma como o autor fez os grandes reis filhos de Adão e Eva se relacionarem com Aslam. Sendo trazidos a Nárnia sempre que algo de ruim acontecia, vivenciando aventuras incríveis e até mesmo sendo excluídos para poder dar lugar a outros personagens, como fui o caso do Rei Pedro e Suzana, depois Lucia e Edmundo, e finalizou com Jill e Eustáquio.
Confesso que fiquei triste e decepcionado com o que fizeram com a Suzana, revelando que ela ja não era mais amiga de Nárnia, deixando a mercê do leitor interpretar o que aconteceu, o que eu interpretei que ela se desviou da fé e deixou outras coisas tomarem o foco na sua vida, situação que constantemente acontecem na vida de um cristão.
E o Aslan destruindo Nárnia? Nao tenho nem o que dizer. Foi incrível ler e imaginar todos os eventos contidos em apenas um capítulo.
Uma das melhores leituras que ja fiz e com certeza iria ler novamente algum dia.
comentários(0)comente



Felipe1503 22/03/2024

Aventura!
Aventura!
Se posso definir esse livro com uma palavra é AVENTURA.
Uma aventura gostosa, que agrada adultos e crianças.

Eu sou narniano!
comentários(0)comente



3349 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR