As Crônicas de Nárnia

As Crônicas de Nárnia C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia

Gess 19/02/2024

Pode jogar os filmes fora
Conhecia Nárnia pela história mais básica e os filmes, mas depois que comecei a ler... UAU!

Me converti não faz muito tempo, e conheci primeiro o Lewis de pregações e livros do gênero cristão, tanto que descobri só depois que ele era o autor de Nárnia e fiquei encantada.

Se você é cristão, tenha em mente a visão do Lewis sobre o cristianismo e você terá u.a leitura deliciosa. Com Aslan podemos perceber vários aspectos da personalidade de Deus que por vezes ficam duros demais na Bíblia, como sua majestade, bondade e justiça (ira e castigo).

Achei linda a descrição do castigo que Aslan empregou em O Menino e Seu Cavalo.

A criação do mundo em uma canção é uma pintura que eu queria ter na minha sala, linda.

E se você ão é cristão, vai gostar do mesmo jeito!

Saiba que Lewis e Tolkien eram muito amigos, então várias referências das histórias se cruzam. Há quem diga que Lewis criou o mundo de senhor dos Anéis e Tolkien o de Nárnia...

Ah, o livro ele é infanto juvenil, então a narrativa é mais infantilizada mesmo, é a proposta! Não adianta vir militar falando que o livro é infantil demais. Ele foi criado com esse intuito.

Enfim, depois de ler os livros, fui rever os filmes e a conclusão que eu cheguei é: pode jogar os filmes fora. 😂 Os filmes perderam vários aspectos da essência e eles não conseguem chegar em 30% da profundidade da narrativa dos livros.

A edição única vale MUITO a pena. O primeiro livro é anterior ao primeiro filme.
O segundo livro é o primeiro filme
O terceiro livro não existe filme
E por aí vai...

Recomendo lê-los todos. São lindos e com u.a riqueza de detalhes magnífica. Um complementa o outro de forma linda. Leiam.

Fael 18/02/2024

Lições e Aprendizados!
As crônicas de Nárnia surpreendem por sua narrativa aparentemente simples, com uma linguagem infantil e um mundo a desbravar. Mas à medida que você acompanha essa estória crescer e criar camadas é impossível não entender o porquê do Hype.

Aqui encontramos diversos arcos e lições, indo desde traições, fracassos até redenção na forma mais sutil de escrita de Lewis. Que aliás traz várias analogias de crenças ao redor do mundo, sendo o cristianismo a que mais prevalece, impondo de uma maneira bem maniqueísta o certo e o errado.

(Um parenteses aqui pra exaltar o último capítulo!) Nele sentimos o ápice dessa série épica.
.......
Mas advindo de um livro escrito "uma geração" atrás, é notável que existem algumas problemáticas tanto em seus personagens quanto na visão do narrador em descrever Los. Na busca pelo branco e preto, pode-se cometer muito erros.

Vale a pena pela experiência, pelos personagens e por esse mundo que a seu modo irá fazer falta!

Kzy827 18/02/2024

Que livro...
Com toda certeza foi a melhor fantasia que já li, tudo nesse livro me encantou, a leitura é de fato demorada, mas valeu a pena.
O livro é riquíssimo em detalhes, o que eu amei, e não é aquela coisa massiva, tudo é muito lindo e emocionante.
Amei cada referência, sinceramente, maravilhada com esse livro!!!!

Brunna.Urbanski 17/02/2024

Maravilhoso!
Mas o ultimo me surpreendeu pra bom e tbm pra ruim, eu ainda tô inconformada com a Susana no último livro ...Ainda tô tentando digerir

robbie.v 16/02/2024

Infelizmente já sabia o final da história por causa de um spoiler que levei com um tiktok mas foi interessante ler o último livro sabendo o que iria acontecer e analizar todas as "dicas? e pistas que o autor deixou no decorrer dos capítulos

Larittrix0 16/02/2024

Demorei um ano pra ler e foi LINDO me auto-analisar e rever meus conceitos de fé e Deus a partir dessa leitura. Me sinto uma nova pessoa e me emocionei demaissss no final do livro. Já é muito famoso (e merece), então nem preciso dar mais detalhes sobre as histórias. Só sei que amei, amei, amei. Mesmo que o final não tenha sido como eu - na minha fragilidade e insignificância- tenha cogitado um outro final. Isso é o de menos para uma história tão rica e uma narrativa tão deslumbrante ?

Arthur.CAsar 16/02/2024

Um dos melhores
Todo o universo de Narnia criado por CS Lewis, e incrivelmente surpreendente, e essa é sem dúvida uma das melhores histórias desse universo. Li o livro mesmo já tendo assistido ao filme, e é realmente impressionante o poder que essa história tem, de nos deixar arrepiados a cada momento que Aslam aparece. Sou apaixonado nessa saga.

memel 12/02/2024

é um livro mt lindo!cheio de detalhes e com mensagens lindas por trás, mas tem que ler com mt atenção pra entender td

Maria 11/02/2024

O clássico da fantasia
Eu amei a leitura
Foi super leve, descontraída e ao mesmo tempo conseguiu me emocionar e chorar com as passagens
Esse livro é uma fantasia que faz alusão ao cristianismo, se você conhece bem a bíblia com certeza vai entender a referência de cada personagem e o significado por trás das passagens. Eu não sou extremamente religiosa, mas tenho a minha fé, e não estou exagerando quando digo que de fato senti algo tocar meu coração e assim que finalizei busquei um canto silencioso e me reconectei com minha fé. Foi revigorante!
Além disso, teve a fantasia que deixou as coisas ainda mais interessantes , os princípios, os animais falantes, os centauros, sereias, anões e até mesmo dragões. Amo cada um ??
De todos os livros, meus favoritos e que recomendo que leiam com atenção são : O leão, a feiticeira e o guarda roupa, o cavalo e o menino e o peregrino da alvorada

Fernand@ 10/02/2024

Ainda a terminar...
Comprei esse livro para participar de uma LC e até hoje só consegui concluir a primeira crônica O Sobrinho do Mago e metade da segunda: O Leão, a Feiticeira e o Guarda Roupas, que virou um filme belíssimo e bastante fiel ao livro do autor inglês C.S. Lewis.

Adorei ter adquirido o livro que é maravilhoso e com uma capa que seduz demais a gente, o Aslam.

Atualmente conclui mais duas crônicas a do Menino e seu Cavalo e O Príncipe Cáspian.

O Sobrinho do Mago é a história fantástica da criação de Nárnia (pensa no Gênesis, porque sim existe muita referencia a religiosidade do autor em toda a obra, entendedores, entenderão!).

Mas vim falar de literatura então, prossigamos.

Vemos a dupla Polly e Digory, crianças em busca de aventura, vivendo em casas geminadas em Londres, cercados por velhinhos misteriosos, que são ludibriados por um deles, o tio André e encontram anéis mágicos e portais para mundos diferentes do que vivemos.

A feiticeira vocês irão logo reconhecer, o tio se dá muito mal, e Aslam cria Nárnia através de música e sopro. É o início de todas as outras histórias, que acabam, mais tarde, recebendo diversos e fantásticos personagens!

Já o Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupas é muito parecido com o filme de 2005, ou seja, a adaptação foi muito bem feita para as telonas, o mais fiel ao livro que eu já assisti. É muito bom mesmo, me vi no filme enquanto lia.

A terceira crônica me surpreendeu porque é uma história muito boa, não sei porque não teve adaptação. Tem uma conotação assim meio mil e uma noites, árabes, indianos. Algo mesmo comparável a história de Moisés, se formos fazer nova analogia a texto bíblico.

É melhor do que a do Príncipe Cáspian que vem em seguida. O melhor desse conto são as danças das árvores, o que não deixa de remeter aos Ents de R.R. Tolkien. O protagonista no conto é bem apagadinho. O que não aconteceu no cinema porque o Ben Barnes, bem... então. É ótimo! Né?
Fico devendo ainda as Impressões sobre os dois últimos contos.

A escrita do autor é bastante didática e divertida. Os capítulos são curtos o que dá para fazer uma boa organização de leitura, não é cansativo.

Espero que tenham ficado com vontade de ler As Crônicas de Nárnia.

Depois venho trazer mais sobre as outras crônicas! A experiência foi boa demais e já quero continuar a leitura.

Meu nome é Fernanda Egger
Amo Fantasia, afinal também escrevo nesse gênero.
Meus livros você encontra na Amazon Kindle, então me sigam lá!

Excelentes leituras!

Raíssa 09/02/2024

Leiam até a última crônica
E até eu ler a última crônica reclamei várias vezes de estar cansada desse universo, mas valeu muito a pena eu ter lido tudo. Viajei demais, me emocionei e me permiti viver Nárnia até a última página. Com certeza um dos melhores livros de fantasia (e conto de fadas, do que o autor se orgulha muito) que eu já li!

Rebekah4 08/02/2024

Livro fantástico, eu devia ter lido ele mais nova, pois tenho certeza que a experiência teria sido muito mais legal, mas amei do mesmo jeito. Lewis soube escrever de uma forma impactante, esse é aquele tipo de livro que você cria um apego emocional.

Julia.Ferraroli 08/02/2024

Esse é um daqueles livros que você cria apego emocional e fica até triste quando termina, que você leva um pedacinho pro resto da vida.

Daniela551 07/02/2024

Esse livro é TUDO pra mim
Incrível como 750 páginas correram como se fossem apenas 100. Eu só queria mais, muito mais! 750 páginas é muito pouco diante do tanto que Nárnia é incrível.
Me prendeu do início ao fim, até porque eu estava num momento que fazia tanto tempo que tinha visto os filmes que já não lembrava de mais nada sobre, então foi uma experiência incrível!
Acho incrível como tudo se conecta do início ao fim. Nenhum personagem é colocado ao acaso, todos tem sua importância.

Lidianne Oliveira 06/02/2024

A História é boa, lendo o volume único dá pra acompanhar desde o início toda a criação de Nárnia.
Mas em alguns momentos me senti entediada.