O diário de Zatla

O diário de Zatla Zatla Filipóvic

Resenhas - O diário de Zatla

VerAnica29 05/04/2023

A visão de uma criança
Faz tempo que li esse livro e lembro que foi em um época que eu estava aprendendo pela primeira vez sobre guerras e o poder de destruição dos seres humanos. O diário de Zlata não é tão impactante como muitas outras histórias da época, mas saber como o mundo de terror se pinta ao olhar de uma criança sempre me marcou muito. Na época, eu senti que a entendia e hoje eu sei que ela me ensinou muito.

souza_ana 28/02/2022

O Diário de Zlata - a vida de uma menina na Guerra
Primeiro diário-livro que eu li quando tinha mais ou menos a idade de Zlata, a autora do livro. Mesmo não passando pela mesma situação, me identifiquei com ela, com suas descobertas, suas preocupações e anseios, e torcia para que tudo terminasse bem. Uma leitura para conhecermos a realidade de vidas que são jogadas dentro de uma guerra; e para adquirir empatia pelo próximo. Praticamente o mundo inteiro conhece o diário de Anne Frank, que viveu na realidade da ascensão do Nazismo e a 2ª Guerra Mundial, contexto diferente - mas, experiências parecidas entre Anne e Zlata, que vivenciou a guerra na Bósnia - agora as pessoas precisam conhecer também a história de Zlata. Ambas valem a dedicação à leitura!

Laura 21/06/2021

Como Inocentes Sofrem com a Guerra.
Não tenho palavras para descrever esse livro...
É o relato de uma menina, a Zlata, durante os seus 10-13 anos.
O diário começa com um tom leve, de uma criança que vive sua vida se dedicando aos seus estudos, aos seus amigos e às brincadeiras, uma menina que foi influenciada pelas amigas mais velhas a escrever um diário.
Porém, a partir de Março de 1992, a Bósnia, país de Zlata, entra em uma guerra civil, sua cidade é sitiada e os moradores vivem com medo dos franco-atiradores e dos constantes bombardeios. Nesse contexto, o diário de Zlata muda seu tom, a menina passa a descrever os horrores da guerra e como isso afeta os inocentes, principalmente, as crianças. Ela descreve como foi perder pessoas queridas e expõe suas angústias.
Com certeza é um livro que vale a pena, várias vezes me peguei arrepiada. Foi muito interessante também para me aprofundar nos conflitos étnicos do leste europeu pós fim da URSS. É um livro impactante que mais uma vez demonstra como na guerra as perdas são maiores do que qualquer tipo de vitória.
Recomendo o livro para aqueles leitores que gostam de diários. Também recomendo para aqueles que amaram Anne Frank (apesar de serem histórias e conflitos diferentes, partem da mesma premissa-sofrimento de inocentes perante os horrores da guerra).

NiriSiri 01/05/2020

Inesquecível
Foi um dos primeiros livros que li é que abriram as portas para instigante vontade de ler e se transportar

Aninha 27/07/2015

A vida de uma menina na guerra!
Antes de ler, eu estava procurando uma resenha sobre ele, e não achava muita coisa.

O diário de Zlata conta o dia a dia de Zlata Filipovic que mora em Saravejo situado na Bósnia. Antes e durante a guerra que tirou anos de sua infância. Zlata começou o diário para dividir seu dia a dia, não sabia que nele relataria anos de guerra. A guerra chegou primeiro na cidade de Dubrovinik, e em Saravejo chegou no dia 5 de março de 1992, aparti dai a vida de brincadeiras, aulas de músicas, tudo que era infância para Zlata começou a acabar. ... (continua no blog)

site: https://mundoempaginas.wordpress.com/2015/07/25/resenha-o-diario-de-zlata/