O Império Final

O Império Final Brandon Sanderson

Resenhas - O Império Final

Mariana Destacio 30/07/2021

MISTBORN - O Império Final
Depois de muita enrolação pra começar a ler esse livro, finalmente consegui. A leitura da "trilogia do mago negro" que fiz esse ano me avivou a vontade de ler fantasia, e que felicidade de ter essa trilogia mistborn aqui guardadinha me esperando!

Confesso que devido ao hype envolvendo sobre essa trilogia, estava com um medo tremendo de ler e não gostar.

Já li "Coração de Aço" do mesmo autor. Ao que parece, ele também segue aquela "receita de bolo", mas, vamos combinar: o homem sabe construir "plot twists". Me lembro que também tive essa sensação em Coração de Aço. Pode parecer óbvio pra quem é mais "letrado" nesse tipo de leitura, mas eu fiquei surpresa. Positivamente surpresa. E outra: esse volume fechou tão certinho que até podia ser um livro único. Claro que tem margem pra muita coisa, mas eu sinceramente, nem sei o que esperar do segundo livro.

A Vin me lebrou muito a Sonia (mago negro), e foi muito gostoso passar tempo com ela, assim como todo o resto da gangue. E o sistema de magia é bem único: alomância e feruquemia, quem ia pensar numa coisa dessas? Me lembrou o sistema de magia da "crônica do matador do rei", onde a magia é mais literal / física do que "magia" mesmo.

E o lance de jogar moeda e saltar no meio das brumas? Tem cenas super visuais, fantásticas. Um daqueles livros com uma história tão legal que depois vira uma péssima adaptação no cinema rsrsrs. Sinceramente, espero que tudo isso continue no papel e na minha mente.

E bora ler o restante!!

gihmarcal 29/04/2022

QUE FANTASIA FO DA!
q livro meus amigos q livro!
foi uma das melhores (se nn a melhor) construção de universo literário q eu já li. o brandon cria um mundo que até o SOL é diferente! o cara é genial, virei fã

todos os poderes q são apresentados são esplêndidos, tudo tão explicado q vc se sente dentro do livro

agora sobre os personagens

vin: JWGSJAGWJDJIWFEISGWHWJSHSH Q MULHER INCRÍVEL!!!! ela se desenvolveu MUITO e foi incrível o quanto ela aprendeu a dominar as artes na alomancia

kelsier: SUPREMO! juro gente q homem fo da, o cara consegue ser engraçado e super poderoso ao msm tempo ("eu sou a esperança"????)

elend: JWHSHAKSVSOHDOWGSY
LINDO! o nobre mais amado do livro sim!

sazed: q cara fo da! msm sendo crente eu te adoro

recomendo mto esse livro, ele merece mto mais reconhecimento! ; )

keka 02/12/2020

Surpreendente!
Mundo estupendo, magia fascinante, guerra política extremamente envolvente!!!

Lucas.Silva 08/08/2021

Simplesmente fantástico
Brandon traz uma narrativa muito agradável nesse belíssimo livro. Mesmo sendo um narrador que está falando em terceira pessoa, ele representa sempre a perspectiva de algum personagem específico, o que ajuda e muito na imersão. O livro conta com um mundo cheio de informações interessante e novas, o que faz com que o leitor queira saber cada vez mais sobre esse mundo, seu passado e sobre sua funcionalidade. Somado a isso, há incríveis comentários que nos ajudam a refletir sobre a nossa própria vida, trazendo embates psicológicos muito marcantes, questões sociais que se assemelham com nosso presente, em diversos aspectos. Enfim, esse livro é perfeito. Uma fantasia muito visual, tornando os combates muito vivos, ao mesmo tempo que não se resume a batalhas ou poderes, tendo camadas muito importantes para um melhor entendimento da obra.

Davidbdsm 18/05/2022

A história é um pouco devagar, talvez até demais. Começa bem mas depois fica na mesma do começo, e o livro inteiro e parece que não vai pra lugar nenhum.

Rodrigo.Macedo 07/04/2023

Rol de favoritos
O livro é sensacional. Seiscentas e doze páginas de puro deleite. Alta fantasia de altíssima qualidade. Os elementos mágicos foram utilizados sagazmente agregando muito para a narrativa. Não teve um momento da leitura em que senti tédio ou sono. Final de tirar o fôlego e arrepiar a epiderme! Tá loco! Sem mais
GiSB 03/05/2023minha estante
Resumo sucinto e eficiente.

Rodrigo.Macedo 03/05/2023minha estante
Obrigado, meu caro.

Ruan Lipe 20/07/2022

Te amo livro um de mistborn
Que livro, que universo, que sistema de magia. Perde um pouco seu ritmo no meio, mas tem um final avassalador, que fecha perfeitamente com o enredo construído. Amei, ja quero os próximos.
Ps: Kelsier rei da [*****] toda.

CarolNak 11/10/2021

Amei. Favoritado.
Gen-te. Que livro é esse?? Amei. Tudo é tão incrivelmente bom que dá vontade de esquecer tudo só para poder ler de novo! ?

Carolina 01/10/2021

G E N I A L !
Eu acho que eu poderia falar por horas o quanto eu gostei desse livro e quão bom ele é, mas vou tentar ao máximo me conter.
No começo é bem confuso por ser um livro de fantasia, mas conforme a história vai passando e as coisas vão sendo explicadas é muito bom!
Adorei os personagens, acho que o autor conseguiu equilibrar bem o desenvolvimento deles com o desenvolvimento do universo.
O plot, MEU DEUS, o que foi que rolou?? O melhor plot que eu ja vi, com certeza.
Se tornou o melhor livro que eu li em 2021! Achei que o autor foi super inteligente ao escrever esse livro.
E é claro que eu indico esse livro! Principalmente pra quem é fã de six of crows, tem basicamente a mesma pegada, só que com personagens mais velhos :)
Virei cadelinha do Brandon Sanderson e agr vou ler todos os livros dele.

Marcela 15/05/2023

Só demorou 2 anos pra terminar
Do fundo do meu coração, eu nunca imaginei que ia terminar esse livro.
Cara, não me arrependo de nada. Não acho que teria gostado tanto se tivesse me forçado a terminar antes, acho que terminei quando devia terminar sabe.

Porque eu AMEI os plots desse livro! Um melhor que o outro, uma beleza.
Até os 80% o livro foi sofrido pra mim, mas depois disso foi só correr pro abraço. Eu gosto muito do Sanderson, a forma que ele escreve é fluida até pra quem já quase desistiu do livro.

A ambientação é muito boa, construção de mundo é uma especialidade dele, poderes desenvolvidos de maneira muito bacana, todos os detalhes já estavam desde o começo pra gente ver, a gente só não via, o que é incrível, exige um nível grande de planejamento.

Muito bom, depois de dois anos, nota 5 ! Super recomendo se você gosta de fantasia e ação

Joyce240 18/06/2023

Brandon Sanderson não decepciona
Melhor mundo de fantasia que já li, o autor soube explorar e nada fica raso ou sem explicações neste livro. Os personagens também tem seu devido desenvolvimento é todos são carismáticos e marcantes à sua maneira. Ficava angustiada e ao mesmo tempo ansiosa com os planos do Kelsier, e os plots então! Simplesmente sem palavras. Recomendo muito, 5 estrelas.

Luke 18/04/2021minha estante
Sua resenha ficou muito bem estruturada e objetiva.

Vou incluir na minha lista de leitura.

Aleatorio 18/04/2021minha estante
Obrigado (???)

Bryan 20/03/2021

O império final...
Muito bem escrito com personagens bem desenvolvidos. Vin sem dúvida é a melhor personagen do livro. Seu desenvolvimento é grandioso. Porém o enredo chega a beirar o infantil e o sistema de mágia não faz sentido nenhum. Tentou inovar demais e ficou duro de engolir...

Ana Alice 20/04/2021

Extraordinário
E se o herói da profecia falhasse em sua missão?
É a partir dessa premissa que Brandon Sanderson constrói o enredo de “Mistborn: O Império Final”. O livro narra as aventuras de Kelsier e seu grupo na tentativa de derrubar o Senhor Soberano, o tirano que comanda o Império Final, e libertar o seu povo.
Se a inversão desse tão famoso trope literário, em que, em vez de herói da profecia salvar o mundo, o condena, não é, por si só, motivo suficiente para atrair os leitores a embarcar no mundo de Mistborn, as páginas iniciais fazem esse trabalho.
Muitos acreditam que a parte mais complicada de se escrever um livro é justamente o começo. Afinal, como você, como autor, poderia prender a atenção de seu leitor e convencê-lo a continuar acompanhando a sua história? Sanderson definitivamente estava ciente disso ao escrever “Mistborn”, porque, ao demonstrar um excelente domínio de escrita, tornando-a cativante e fluida, sabe que é altamente provável que o leitor se sinta confortável em supor que aquele será um livro bem escrito.
Narrado em terceira pessoa, o autor ofereceu aos seus leitores mais de um ponto de vista, o que foi extremamente necessário em um enredo tão complexamente trabalhado quanto o de Mistborn, composto por muitos personagens. Logo no início, somos apresentados ao cenário e à sociedade do Império Final.
É inegável o sucesso de Sanderson em construir um conflito de classes entre os skaa, minoria condenada ao sistema de escravidão, a exemplo dos skaa que trabalham em plantações, introduzidos logo nas primeiras páginas, ou ao trabalho em condições subumanas e degradantes, como os skaa urbanos que trabalham nas fábricas por horas excessivas. O livro não só contém críticas ao neoescravismo e ao conceito de supremacia de raças, que é usado como justificativa para o subjugamento dos skaa, mas também ao machismo estrutural, ao apresentar os abusos físicos e sexuais que as mulheres skaa, tratadas como menos que objetos, pelos nobres e funcionários do governo.
Confesso que, inicialmente, é um pouco complicado entender os princípios da alomancia usada pelos brumosos e Nascidos das Brumas, no entanto, ao longo da história, o funcionamento dessa forma de poder inusitada e original é bem explicada, sem a necessidade de info dumps que tornem o processo cansativo de se acompanhar. Desconfio que o modo como os poderes mágicos (entre aspas, porque seria simplista e desleal reduzir a alomancia à simples magia) foram introduzidos e trabalhados por Sanderson seja um dos aspectos que mais apreciei no livro.
Tendo os elementos do mundo introduzidos e desenvolvidos, acompanhamos a vida de Kelsier, um skaa bastardo pertencente a uma classe oprimida e subjugada pela nobreza, que não tem medo de lutar por suas convicções, ainda que o seu passado tenha deixado as suas cicatrizes físicas e psicológicas. É muito improvável que o leitor não seja cativado pela sua gentileza e coragem, e até mesmo pelos seus defeitos, que são mostrados ao longo da obra.
Após nos situarmos brevemente com os objetivos de Kelsier, somos introduzidos a uma nova personagem extremamente importante: Vin, uma skaa sobrevivente do submundo, alternativa dos skaa às plantações e às fábricas, do Império Final. Talvez, ao ler a sinopse, você sinta que Vin é apenas mais um componente do clichê literário da menina sobrevivente que salva o mundo. Contudo, essa protagonista não é limitada ao tradicional arquétipo literário mocinha para que pré-conceitos sejam formados a seu respeito. Vin é uma personagem extremamente humana, tendo medos, inseguranças e dúvidas, também fruto de seu passado complicado nas ruas, mas com as suas vontades e desejos. É essa complexidade da personagem que permite que o leitor possa se identificar com ela.
Não posso deixar de falar sobre os outros personagens, como Ham, Marsh, Brisa, Fantasma, Trevo, Yeden e Elend, que também conseguem atrair a simpatia dos leitores. Embora tenham menos espaço na narrativa, suas ambições e características pessoais são muito bem trabalhadas, o que torna desnecessário que a narrativa foque exclusivamente neles, como acontece com Vin e Kelsier.
E, por último, o antagonista, o Senhor Soberano. Ainda que não tenhamos a narrativa sob o seu ponto de vista, por meio de trechos entre os capítulos de um diário pessoal, foi possivel entender as suas motivações, dúvidas e medos que o levaram a ser um tirano governante do Império Final. Novamente, Sanderson faz um trabalho exímio em construir uma crítica às pseudodivindades políticas da realidade, uma vez que, na mitologia presente em Mistborn, o Senhor Soberano não é só o governante, mas o Deus que deve ser seguido fielmente por todos os seus súditos.
Com uma construção tão boa quanto a do cenário e a dos personagens, talvez você pense que o leitor deixou a desejar na construção do enredo em si, certo?
Errado.
“Mistborn” é um daqueles livros em que o leitor se pega pensando ‘Não tem jeito, agora é o fim da linha para os personagens’, apenas para ser surpreendido pela mente genial de Kelsier ou outro membro de sua trupe. Combinado ao ritmo natural e fluido da escrita de Sanderson, as reviravoltas garantem que quem lê continue fixado nas páginas, tentando prever o que acontecerá em seguida.
O livro, dividido muito bem em cinco partes, com cerca de nove capítulos em cada, excetuando-se a última, segue os três atos comumente utilizados na estruturação de histórias, ainda que os limites entre eles, devido às inúmeras reviravoltas, sejam bem tênues.

Concluindo, acredito que “Mistborn: O Império Final” seja um livro recomendável a todos que apreciam uma fantasia bem construída, embora a faixa etária indicada seja a de adolescentes, por se tratar de um livro juvenil. Com tantas questões deixadas no primeiro livro, estou ansiosa para ler as continuações e me apaixonar novamente pelo mundo criado por Sanderson.

sarinha 19/03/2021

Comecei esse livro sem esperança de que fosse me envolver, só uma leitura pra passar o tempo sabe? Confesso que me enganei, e que bom. A leitura flui de uma maneira surpreendente, e em pouco tempo você já tem entendido o universo, mesmo que um pouco confuso e inesperado, criado pelo autor. Você já torce desesperadamente por Vin e vibra com suas conquistas e batalhas. Na verdade, é um livro que te envolve muito rapidamente, ali pelo quinto capítulo eu já lia compulsivamente, curiosa com o que os planos loucos do personagem principal iriam levar. A leitura não traz muito romance, então se você esta lendo a procura disso já fique ciente, mas vale a pena de qualquer forma. É uma das fantasias mais bem escritas que já li, e acho que merecia ser conhecida por mais gente.