O Império Final

O Império Final Brandon Sanderson

Resenhas - O Império Final

Mah 12/12/2021

Abalada
A última vez que senti falta de esperança e ao mesmo tempo animação foi na série red rising de Pierce Brown.Eu fiquei abalada,desesperada,eufórica,triste e feliz por que não tinha como não ter um final melhor pra esse primeiro livro do que esse.É perfeito,triste mas perfeito.
Eu tive um pouco de dificuldade de visualização as cenas de ações,mas o universo construído é bom demaisssss.A escrita de Brandon nesse livro é normal,nada de diferente ou extraordinário e msm assim ele consegue fazer vc chorar pra cacete,é a forma que ele vai criando os persongens aos poucos que vc vai se apegando.Ele não tem pressa na história e é assim que nos conquistas,e diferente das outras histórias de fantasia essa vive acontecendo merda durante a história e não só no final.Eu achei bom ele ter colocado Kelsier como adulto,acho nada a ver nas histórias botar um adolescente de 16 anos pra salvar o mundo kkkkkkkk Já vin pra mim ela condiz com a idade,no romance que teve ela foi boba mas era a maturidade dela,se saísse disso que seria estranho.
Teve horas que era tanta tensão que eu pulava algumas palavras para ver o que ia acontecer,e o final ? meu deus? que final !
Acho que a única coisa que não gostei foi a falta de persongens mulheres no livro,Vin é a única.
Fazia tempo que uma livro não me deixava tão abalada,é nesses tipos de livro que eu lembro pq amo ler kkkkkkkk uma pena ter que ler 678 pra achar uns 5 bom msm.
Mah 12/12/2021minha estante
Esqueci de mencionar mas os plot que tiveram eu já imaginava já que ele vai dando dicas durante a história o que ia acontecer e msm assim não perdeu a graça,não sei como kkkkk mas não perdeu.

Nandadc 26/12/2021

Genial!
Ah, que livro!!!
Um amigo me recomendou esse livro e eu já imaginava que fosse gostar, porém a história me impressionou de verdade. Que escrita maravilhosa. O desenvolvimento de tudo é muito bem detalhado e fluído, a leitura não cansa você em momento algum!! Cheia de adrenalina, momentos de tensão e claro, a incrível alomância. A história é muito bem construída e desenvolvida, você não fica perdido tentando entender o funcionamento das coisas, tudo é bem explicado.
Eu amei todos os personagens, até os antagonistas foram muito bem feitos. Os personagens principais podem te irritar um pouquinho com a teimosia deles, mas acabam cativando, já que Vin e Kelsier são uma dupla incrível, sempre se complementando e aprendendo um com o outro.
Impossível não devorar esse livro.
Recomendo demais, uma das melhores leituras do meu ano. Estou ansiosa pra começar o segundo livro.

Bryan 20/03/2021

O império final...
Muito bem escrito com personagens bem desenvolvidos. Vin sem dúvida é a melhor personagen do livro. Seu desenvolvimento é grandioso. Porém o enredo chega a beirar o infantil e o sistema de mágia não faz sentido nenhum. Tentou inovar demais e ficou duro de engolir...

Bruna Maria 26/12/2021

Ótima fantasia
Ótimo livro. Uma série que vai te conquistando ao fazer muitos paralelos com a realidade. Algumas descrições me incomodaram, mas vale a pena

Julia 27/10/2023

Ótimo!
Precisei de um tempo para absorver tudo daqui. A ideia geral de fantasia é normal, ambientada em um mundo meio medieval que a maioria conhece, mas a execução de toda a trama desse livro é surpreendente. Tem todos os pontos positivos de se apegar aos personagens e lendo dá de entender todo o mundo ao redor que não se pode deixar de pensar no livro quando você para para descansar a leitura. Foi uma ótima leitura, não tinha lido até então um sistema mágico como esse, realmente bem diferente. No geral, fiquei muito surpresa pois não esperava o que iria encontrar aqui.

Ana Alice 20/04/2021

Extraordinário
E se o herói da profecia falhasse em sua missão?
É a partir dessa premissa que Brandon Sanderson constrói o enredo de “Mistborn: O Império Final”. O livro narra as aventuras de Kelsier e seu grupo na tentativa de derrubar o Senhor Soberano, o tirano que comanda o Império Final, e libertar o seu povo.
Se a inversão desse tão famoso trope literário, em que, em vez de herói da profecia salvar o mundo, o condena, não é, por si só, motivo suficiente para atrair os leitores a embarcar no mundo de Mistborn, as páginas iniciais fazem esse trabalho.
Muitos acreditam que a parte mais complicada de se escrever um livro é justamente o começo. Afinal, como você, como autor, poderia prender a atenção de seu leitor e convencê-lo a continuar acompanhando a sua história? Sanderson definitivamente estava ciente disso ao escrever “Mistborn”, porque, ao demonstrar um excelente domínio de escrita, tornando-a cativante e fluida, sabe que é altamente provável que o leitor se sinta confortável em supor que aquele será um livro bem escrito.
Narrado em terceira pessoa, o autor ofereceu aos seus leitores mais de um ponto de vista, o que foi extremamente necessário em um enredo tão complexamente trabalhado quanto o de Mistborn, composto por muitos personagens. Logo no início, somos apresentados ao cenário e à sociedade do Império Final.
É inegável o sucesso de Sanderson em construir um conflito de classes entre os skaa, minoria condenada ao sistema de escravidão, a exemplo dos skaa que trabalham em plantações, introduzidos logo nas primeiras páginas, ou ao trabalho em condições subumanas e degradantes, como os skaa urbanos que trabalham nas fábricas por horas excessivas. O livro não só contém críticas ao neoescravismo e ao conceito de supremacia de raças, que é usado como justificativa para o subjugamento dos skaa, mas também ao machismo estrutural, ao apresentar os abusos físicos e sexuais que as mulheres skaa, tratadas como menos que objetos, pelos nobres e funcionários do governo.
Confesso que, inicialmente, é um pouco complicado entender os princípios da alomancia usada pelos brumosos e Nascidos das Brumas, no entanto, ao longo da história, o funcionamento dessa forma de poder inusitada e original é bem explicada, sem a necessidade de info dumps que tornem o processo cansativo de se acompanhar. Desconfio que o modo como os poderes mágicos (entre aspas, porque seria simplista e desleal reduzir a alomancia à simples magia) foram introduzidos e trabalhados por Sanderson seja um dos aspectos que mais apreciei no livro.
Tendo os elementos do mundo introduzidos e desenvolvidos, acompanhamos a vida de Kelsier, um skaa bastardo pertencente a uma classe oprimida e subjugada pela nobreza, que não tem medo de lutar por suas convicções, ainda que o seu passado tenha deixado as suas cicatrizes físicas e psicológicas. É muito improvável que o leitor não seja cativado pela sua gentileza e coragem, e até mesmo pelos seus defeitos, que são mostrados ao longo da obra.
Após nos situarmos brevemente com os objetivos de Kelsier, somos introduzidos a uma nova personagem extremamente importante: Vin, uma skaa sobrevivente do submundo, alternativa dos skaa às plantações e às fábricas, do Império Final. Talvez, ao ler a sinopse, você sinta que Vin é apenas mais um componente do clichê literário da menina sobrevivente que salva o mundo. Contudo, essa protagonista não é limitada ao tradicional arquétipo literário mocinha para que pré-conceitos sejam formados a seu respeito. Vin é uma personagem extremamente humana, tendo medos, inseguranças e dúvidas, também fruto de seu passado complicado nas ruas, mas com as suas vontades e desejos. É essa complexidade da personagem que permite que o leitor possa se identificar com ela.
Não posso deixar de falar sobre os outros personagens, como Ham, Marsh, Brisa, Fantasma, Trevo, Yeden e Elend, que também conseguem atrair a simpatia dos leitores. Embora tenham menos espaço na narrativa, suas ambições e características pessoais são muito bem trabalhadas, o que torna desnecessário que a narrativa foque exclusivamente neles, como acontece com Vin e Kelsier.
E, por último, o antagonista, o Senhor Soberano. Ainda que não tenhamos a narrativa sob o seu ponto de vista, por meio de trechos entre os capítulos de um diário pessoal, foi possivel entender as suas motivações, dúvidas e medos que o levaram a ser um tirano governante do Império Final. Novamente, Sanderson faz um trabalho exímio em construir uma crítica às pseudodivindades políticas da realidade, uma vez que, na mitologia presente em Mistborn, o Senhor Soberano não é só o governante, mas o Deus que deve ser seguido fielmente por todos os seus súditos.
Com uma construção tão boa quanto a do cenário e a dos personagens, talvez você pense que o leitor deixou a desejar na construção do enredo em si, certo?
Errado.
“Mistborn” é um daqueles livros em que o leitor se pega pensando ‘Não tem jeito, agora é o fim da linha para os personagens’, apenas para ser surpreendido pela mente genial de Kelsier ou outro membro de sua trupe. Combinado ao ritmo natural e fluido da escrita de Sanderson, as reviravoltas garantem que quem lê continue fixado nas páginas, tentando prever o que acontecerá em seguida.
O livro, dividido muito bem em cinco partes, com cerca de nove capítulos em cada, excetuando-se a última, segue os três atos comumente utilizados na estruturação de histórias, ainda que os limites entre eles, devido às inúmeras reviravoltas, sejam bem tênues.

Concluindo, acredito que “Mistborn: O Império Final” seja um livro recomendável a todos que apreciam uma fantasia bem construída, embora a faixa etária indicada seja a de adolescentes, por se tratar de um livro juvenil. Com tantas questões deixadas no primeiro livro, estou ansiosa para ler as continuações e me apaixonar novamente pelo mundo criado por Sanderson.

Luke 18/04/2021minha estante
Sua resenha ficou muito bem estruturada e objetiva.

Vou incluir na minha lista de leitura.

Aleatorio 18/04/2021minha estante
Obrigado (???)

arthurisco 23/10/2023

Conhecendo a grandiosidade de Brandon
Depois de anos finalmente li Mistborn O império final. E eu não sabia que eu precisava tanto ler esse livro. Essa é a leitura perfeita pra quem ama um épico fantástico. Que personagens, que ambientação, que enredo. Sei nem o que falar mas foi incrível.

Jotinha 28/05/2021

Construção de mundo e desesenvolvimento de personagens são o ponto alto desse livro.
Foi muito gratificante ver o crescimento da Vin, principalmente, mas alguns personagens ficaram em segundo plano demais pela improtância que tiveram, espero que sejam mais aprofundados nos próximos.

Rayse 27/01/2021

Devorei
Me enchi de entusiasmo ao ler esse livro, fiquei vidrada no desenrolar dos planos do personagem.

O personagem principal... Eu me apaguei nele..
O mundo é bem construído... As coisas são bem explicadas!

Não sei fazer resenha ainda..kkk

Ruan Lipe 20/07/2022

Te amo livro um de mistborn
Que livro, que universo, que sistema de magia. Perde um pouco seu ritmo no meio, mas tem um final avassalador, que fecha perfeitamente com o enredo construído. Amei, ja quero os próximos.
Ps: Kelsier rei da [*****] toda.

CarolNak 11/10/2021

Amei. Favoritado.
Gen-te. Que livro é esse?? Amei. Tudo é tão incrivelmente bom que dá vontade de esquecer tudo só para poder ler de novo! ?

Rodrigo.Artioli 08/08/2020

Cativante...
Com um sistema de magia incrível e personagens carismáticos, o primeiro volume da trilogia é sem defeitos...

Luciana1005 12/10/2022

Muito bom!
Muito bom, amei os personagens. Dei 4 estrelas pq me perdi muito na primeira metade do livro, achei bem difícil de entender como funcionam os poderes.

gleysonWHO 28/10/2022

Mistborn
Mistborn é muito sobre política, sobre um sistema mágico extremamente criativo e inesperado e sobre esperança mesclada a caos e vingança. Um mundo que não reconhece a liberdade, que nem mesmo se lembra dela, é um mundo em que a rebeldia é difícil de inflamar. Mas a injustiça e os maus tratos e as diferenças sociais são tão gritantes e explícitas pelo decorrer da história que sentimos o que os protagonistas sentem; essa ânsia de derrubar o império final junto com eles.