Depois de Auschwitz

Eva Schloss

Resenhas - Depois de Auschwitz

Thaís Berganton 28/07/2020

Uma experiência terrível
O livro aborda toda a trajetória de Eva Scholoss. Ela e sua mãe foram algumas das sobreviventes de Auschwitz, porém perderam Heiz e Pappy, algo que a acompanhou a vida toda.

Achei incrível! Eva faz vários trabalhos de divulgação relacionados ao Anne Frank House, atua em escolas dando algumas palestras, eventos, entrevistas e até comparece as prisões para conversar com pessoas em estado de vulnerabilidade. Eva é forte e maravilhosa!

Naquele momento, decidi que eu não seria uma vítima, apesar de tudo o que havia acontecido comigo. Nunca permitiria a mim mesma ter uma mentalidade dessas, era quase como aceitar o papel de total desamparo que os nazistas queriam que sentíssemos. Eu não era impotente. Eu era uma sobrevivente. - Depois de Auschwitz de Eva Schloss
DEA 17/08/2021minha estante

DEA 20/12/2022minha estante
Comecei a ler ele!!! ?

15/02/2024

Depois de Auschwitz
Sempre gostei de ler tudo relacionado a 2º Guerra mundial, é um assunto que sempre me despertou grande curiosidade, por isso, obviamente já li e reli o Diário de Anne Frank diversas vezes. Quando vi na capa desse livro que a história foi escrita pela irmã de Anne Frank me indaguei como seria possível, já que Margot também havia falecido.
Envolta em uma enorme curiosidade iniciei a leitura, e não houve frustrações com a mesma!
Um livro repleto de informações e detalhes que fazem a história ficar viva em nossa mente.
Relativamente curto (304 páginas) porém denso, e por diversas vezes me fazendo parar de ler e refletir sobre a humanidade e suas escolhas.
Como disse, sou curiosa, e esse livro me apresenta uma visão pré guerra, durante a guerra e o após. Acompanhar os caminhos que a vida de sobrevivente ao holocausto seguiu foi envolvente.

Uma excelente leitura, recomendo!

GraziC 23/09/2013

Maravilhoso!
Cada página que eu lia, eu me perguntava: "Será que eu aguentaria isso?" Não é um livro sobre a 2ª guerra mundial, mas sim um livro que demonstra do que o ser humano é capaz. Crueldade, instinto de sobrevivência o que mais uma pessoa pode sentir ou fazer em determinadas situações. Conseguimos sentir o sofrimento e a angústia da personagem principal. Um relato incrível e muito bem descrito.
Italo 02/05/2020minha estante
Gosto deste tema. Se não leu ainda, sugiro em busca de sentido de viktor frankl .

Jéssica | @jehbreda 08/11/2020

Uma triste história real que por sorte terminou em liberdade
Imagina ter a família perfeita, o lar perfeito, nunca ter feito nada de errado, e se ver no meio de uma guerra de ideologias onde escolhas que nem foram feitas por você será sua sentença de morte?

Eva, que acabou virando enteada do pai de Anne Frank, teve sua vida tocada pelo holocausto e acho que não há descrição melhor sobre esse tempo do que a própria autora cita: uma mistura de terror extremo e ódio excessivo.

Além de contar sobre seu tempo antes da guerra, escondida, em campos de concentração e pós liberdade, o livro é um rico relato histórico.
Leninha 09/11/2020minha estante
Tenho muita vontade de ler esse livro é sua resenha me deixou com mais vontade ainda, mas antes quero ler o Diário de Ane Frank que está um século na minha lista.

Jéssica | @jehbreda 10/11/2020minha estante
Leninha, comece com O diário mesmo! Foi o livro que me acertou em cheio! Ele e a bibliotecária de Auschwitz são uma introdução profunda, mas "suave" sobre o tema. As personagens principais são mulheres incríveis. E seja real ou "romanceado", todos os livros desse tema são muito importantes para nós como pessoas.

Diana.Formiga 16/06/2020

Vale muito a leitura! Não é só um relato de como foi os anos no campo de concentração, mas história de superação!
Eva nos conta sua vida desde antes do seu nascimento, relata coisas da sua vida , personalidade e temperamento.
O holocausto trouxe consequências transformadoras em sua personalidade.
Somente depois de conseguir falar sobre a sua experiência no campo de concentração que Eva se reconecta consigo mesmo!

Terrível e doloroso pensar que existiu esse capítulo na história do mundo. Mais triste ainda saber que o preconceito por conta de raça, religião e sexualidade ainda existem...

Jessyka Passos 03/07/2020

Denso
É um livro intrigante e denso, no qual queremos ler tudo rapidamente para saber o final. Às vezes se pensa que está lendo algo ficcional, e que uma história tão absurda e triste dessa não deveria ter acontecido.

Guilherme.Maia 14/01/2021

Escolha ser um sobrevivente não uma vítima.
É um tipo de livro, que precisa ser lido por todos, com uma história que choca, mostrando como foi ser um judeu, na época do holocausto, mostrando como foi sofrido.
O que achei muito interessante, foi as curiosidades de Anne Frank, a autora conviveu com ela, e o pai de Anne foi casado com a mãe da autora, ela é bem detalista e fala com muita clareza sobre os momentos de tensão.
Uma história bem triste, que ao mesmo tempo é bem inspiradora.
Não quero ser uma vítima, quero ser um sobrevivente.
Guilherme.Maia 14/01/2021minha estante
Verdade amiga, muito triste, você vai amar.
E aquele segredo que te contei, aquele dia, é também por conta desse livro. Kkk
Só a gente entende. ?

Guilherme.Maia 14/01/2021minha estante
Amiga eu odeio kkkmkkk
Brincadeira

Luh - Wishing a Book 05/10/2021

Depois de Auschwitz ?? .
Autora: Eva Schloss
Editora: Universo das Letras
? Aprendi que não importa o quanto a vida fica difícil, você precisa ter vontade de sobreviver, é isso que vai te manter no caminho.?
A história de Eva Schloss, judia que foi enviada para Auschwitz Birkenau com 15 anos de idade com sua família e teve que aprender a lutar todos os dias para se tornar uma sobrevivente do Holocausto.
Nos mostra que a esperança tem que ser uma chama acesa, apesar de tudo.
Ela conta a história de tudo que aconteceu naquela época, fatos que nos marcam profundamente e que refletem em inúmeras vidas até hoje.
Um pavor que assolou a Europa e até hoje causa medo e terror de que possa vir a acontecer novamente.
Conta sua trajetória de vida anteriormente, durante e após o Holocausto.
Vale a pena ler, vale a pena saber tudo que aconteceu nos mínimos detalhes, mesmo nos causando indignação, nojo e muitos sentimentos ruins, por seres humanos terem coragem de tratar como algo descartável milhões de vidas inocentes.
?Meu sonho é que algum dia alguém irá pegar este livro, muito tempo depois de eu partir, e ficará chocado e perplexo ao descobrir que o mundo já foi dessa maneira.?
#holocausto #sobreviventesholocausto #evaschloss #birkenau #auschwitz #leitura #leiturinha #bookaholic #booksgram #bookstagram #instabooks #instalivros #booklovers #lovebooks #lersempre #lermais #romance #aventura #drama #universodoleitor #leitoresanonimos #leitorescompulsivos #resenhaliteraria #resenhando #wishingabook #leituradiaria #habitodeleitura

Aline.Rodrigues 02/10/2021

Uma história inspiradora sobre sobrevivência
Esse livro com certeza foi um dos melhores que li durante o ano de 2021.Aqui temos a biografia de Eva Schloss,a meia-irma de Anne Frank,pois depois da guerra a mãe de Eva se casa com o pai de Anne Frank,o Otto Frank.
Eva começa sua história nos contando sobre a sua vida antes da guerra,sua infância,a relação ótima que tinha com sua mãe,mas por seu pai e seu querido irmão Heinz.
As brincadeiras,as festas em família,a escola,os amigos,ela conta que conheceu Anne Frank bem antes da guerra,e que Anne era bem diferente dela,mas tímida e acanhada,ao contrário dela que sempre foi mais extrovertida e até mesmo rebelde.
A partir de determinada parte do livro Eva nós conta como Hitler invadiu o seu País e sua vida virou um inferno.Quando a guerra estourou mesmo a família Schloss teve que viver fugindo dos nazista e passando por muitas dificuldades.
Infelizmente um dia sua família foi denunciada aos nazistas e eles foram levados ao pior campo de concentração que existiu,que foi: Auschwitz.
Essa parte da história com certeza foi a mais difícil de se ler,vê uma sobrevivente que na época tinha 15 anos,relatando as atrocidades que ela passou nesse campo e as coisas horríveis que ela viu foi muito difícil de se ler.
Mas acho que é necessária sim essa história ser relatada a todos.Pra que todos nunca se esqueçam do horror que foi o holocausto,e algo assim nunca mais se repita.
O livro não é focado específicamente somente a sua jornada no campo de concentração,mas no pós guerra também.
Eva nós conta do seu difícil retorno a vida,de superar seus traumas,a morte de seu pai e de seu queridoAmei esse livro?? irmão Heinz
Através desse livro eu pude conhecer um pouco mais de Otto Frank,e vê como o pai de Anne era uma pessoa incrível.Nao é a toa que Anne Frank dizia adorar o pai.Pois ele realmente era uma pessoa incrível,ajudou muito Eva e sua mãe.
Essa história é incrível,e fico muito feliz que apesar dos traumas que passou no campo de concentração,Eva conseguiu reconstruir sua vida,se casar,ter 3 filhas,conhecer vários países com . fundacao Anne Frank e a peça sobre a sua vida.
Eva Schloss se tornou um exemplo de mulher e uma inspiração para mim Com certeza pessoas como ela.
Apesar do tema sensivil,que é o holocausto eu amei esse livro.E acho que tudo de ruim que já aconteceu no mundo deveriam ser contados sim.Pois um povo que não lembra de sua história,tende a repetir ela futuramente.Otimo livro.

Bia 20/05/2021

A angustia e dor de Eva é transmitida através do livro para quem está lendo. Chorei e sorri com Eva. Comemorei as conquistas e tomei suas dores.
Eva conta sua história e de sua família de uma forma envolvente, que te faz sentir ainda mais raiva dos nazistas e das injustiças que o povo judeu sofreu em suas mãos.
Eva e sua mãe foram guerreiras, mulher fortes e determinadas que encontraram força entre si para seguirem em frente.
O reconfortante é saber que ambas tiveram seus dias felizes e encontraram seus amores.
Para quem tem estômago para saber com detalhes os absurdos que aconteceram durante o Holocausto, vale muito a pena ler!

JAlia 19/09/2022

Sem palavras....
Apesar do diário de Anne Frank ser um dos livros mais lidos no mundo, esse tbm merece um lugar de destaque. Me emocionei e senti a aflição por todo o livro. Me interesso muito pela história do holocausto e esse livro entregou muito. Super recomendo a leitura??

Gabrielle 27/01/2021

Sobrevivente
Contra todas as expectativas Eva e sua mãe (que veio a se casar com Otto Frank) sobrevivem ao holocausto e ao pós guerra.

O relato de Eva é impactante e ao mesmo tempo simples!

Fabiano Diniz 23/03/2021

Que livro, varias vezes precisei respirar fundo para continuar a leitura , simplesmemte pq não estava acreditando nas atrocidades que estavam acontecedo naquele lugar. Leitura envolvente e tocante que mostra até onde nós seres humanos somos capas de ir.

Fabiana.Romero 13/08/2020

Em seu aniversário de quinze anos, Eva é enviada para Auschwitz. Sua sobrevivência depende da sorte, da sua própria determ inação e do amor de sua mãe, Fritzi. Quando Auschwitz é extinto, mãe e filha iniciam a longa jornada de volta para casa. Elas procuram desesperadamente pelo pai e pelo irmão de Eva, de quem haviam se separado. A notícia veio alguns meses depois: tragicamente, os dois foram mortos. Este é um depoimento honesto e doloroso de uma pessoa que sobreviveu ao Holocausto. As lembranças e descrições de Eva são sensíveis e vívidas, e seu relato traz o horror para tão perto quanto poderia estar. Mas também traz a luta de Eva para viver carregando o peso de seu terrível passado, ao mesmo tempo em que inspira e motiva pessoas com sua mensagem de perseverança e de respeito ao próximo - e ainda dá continuidade ao trabalho de seu padrasto Otto, pai de Anne Frank, garantindo que o legado de Anne nunca seja esquecido.
Isabella.Lira 13/08/2020minha estante
Sou louca por esse livro ??