Depois de Auschwitz

Depois de Auschwitz Anne Frank
Eva Schloss

Resenhas - Depois de Auschwitz

Flavinha 13/12/2020

Um livro que não tem como sentir e como impactar em sua vida. Levo tempo p ler sobre o tema justamente por isso. Vale muito a leitura. Mesmo que nos últimos parágrafos se repitam muito as informações já ditas.

Dickar 25/04/2022

Muitas vezes o ser humano pode ser cruel.?
Amo esses tipos de livros que contam histórias só sobre o holocausto. Eles nos fazem enxergar a realidade da guerra e das suas atrocidades que ocorrem nesses conflitos.

Andrea M 18/09/2020

Cuidado ao seguir MITO disfarçado de "bonzinho"...
A cada livro sobre o Holocausto fico mais perplexa. Realmente, dá até para entender porque algumas pessoas se negam a acreditar, pois mais parece um filme de terror, daqueles bem difíceis de imaginar que aconteça na vida real.
O relato dessa sobrevivente de Auschwitz de 15 anos, me fez pensar como ela conseguiu seguir em frente após ter vivenciando tanta maldade. Porque apesar do suicídio de Hitler essa menina ainda continuou a vivenciar o preconceito contra os judeus.
É uma história muito triste, mas ao mesmo tempo de garra, força e coragem para seguir em frente, apesar de tudo.

Mayne 11/06/2021

Sensacional!
Maravilhoso do início ao fim. As vezes eu nem acreditava que tudo aquilo de fato tinha acontecido. Impossível não se emocionar com esses relatos verdadeiros sobre uma época tão triste. Maravilhoso mesmo!
Thiaguinho 1995 11/06/2021minha estante
Tudo que diz respeito a esse assunto tem me interessado. Vou colocar na minha fila de leitura. Obrigado

Francinne 10/12/2020

"Com um estremecer extenso e lento, a locomotiva comec?ou a se movimentar, e a sensac?a?o era a de que ti?nhamos dado ini?cio a uma viagem para o inferno."
Hoje decidi falar um pouco desse livro que conta a histo?ria da Eva Schloss. Eu particularmente tenho muito interesses em livros que retratam a segunda guerra, tive mais interesse ainda no livro por ser narrado pela pro?pria Eva e ela ser considerada a meia irma? de Anne Frank.
O livro comec?a contando a histo?ria de uma infa?ncia tranquila, Eva vivia com seus pais e seu irma?o. Ela conta todo seu cotidiano ate? um determinado momento quando comec?am algumas leis que dificultavam a vida de judeus, dai por diante comec?a as mudanc?as na vida de Eva e sua fami?lia, quando me refiro a mudanc?a e? de modo geral, ir de um pai?s a outro, ate? sua fami?lia ser delatada e ir para Auschwitz.
Eva retrata tudo que passou em Auschwitz, a forma desumana que ela viveu, e eu ate? me perguntei como que existia tamanha crueldade e como existiram sobreviventes apo?s todos esses episo?dios lamenta?veis. Eva nos relata que apo?s Auschwitz sua vida continuou sendo difi?cil, continuou abalada com tudo que passou, recebendo noti?cias difi?ceis e assim tendo dificuldade em retomar a vida anterior e tranquila.
Como eu havia dito eu tenho muito interesse em livros que contam a histo?ria do holocausto, mostra um pouco daquela realidade, o qua?o difi?cil foi aquela situac?a?o e nos faz cair na realidade. Eva nos mostrou uma histo?ria triste, mas de superac?a?o.

Bárbara 19/06/2020

História comovente... Necessária nos tempos de hoje, para entendermos o quão cruel e desumano foi o nazismo e as marcas q o mesmo deixou em seus sobreviventes.

bru 03/04/2022

dificílimo
demorei demais para conseguir desenrolar essa biografia.

A história descreve a verdade nua e crua da época do holocausto, é duro, difícil e completamente nauseante.

"Minhas experiências revelaram que as pessoas tem uma capacidade única para crueldade, brutalidade e completa indiferença aos sentimentos humanos. É fácil afirmar que o bem e o mal existem dentro de cada um de nós, mas eu vi a realidade de perto, e isso me levou a uma vida de questionamentos sobre a alma humana."

uma parte também dolorosa, é uma que ela cita que estava em uma palestra em uma escola e uma criança perguntou se isso poderia ocorrer novamente, e mesmo que pensemos que não, olha quantas coisas ocorrem ao redor do mundo e não nos chocam.

F* demais, não recomendo para qualquer um.

zbll 25/05/2022

Sinto mal em falar que esse livro é realmente bom, por causa do conteúdo. Guerra. Ainda mais nos tempos em que estamos...
Mas foi um bom livro, talvez por eu estar em uma das melhores épocas da minha vida, e fora que foi esse o livro que me fez voltar ao mundo literário.
Não gostei muito do final, parecia que a Eva já estava se gabando com a situação, sei lá... Mas também a personalidade da Eva não é das melhores.

Mas é um ótimo livro, me surpreendeu e me prendeu muito.

Leiam!

Bianca.Lorrayne 26/08/2020

Uma das primeiras coisas que preciso te avisar se está lendo essa resenha no instituto de dar início a leitura é: vai mexer muito com você. Esteja preparado para encarar a história de uma menina que no mesmo dia do seu aniversário de 15 anos foi levada para um dos campos mais cruéis da Alemanha, Auschwitz-Birkenau.
É muito triste e angustiante, porque ao decorrer das páginas a gente percebe o quanto aquele livro real está relatando coisas tão desumanas.
Não darei spoiler algum, mas a mãe da Eva foi uma das mulheres mais fortes que encontrei nesse livro, e a Eva também.
A Eva foi importante em muitos aspectos da vida das pessoas, sendo elas crianças, jovens, adultos, presidiários. A sua história mudou o curso de outras simplesmente por ser contada.
Vale muito a pena a leitura, indico 100 vezes!
Inclusive deveria ser um dos livros indicados nas escolas como leitura essencial não só para crianças, mas para a humanidade.
Porque apesar do holocausto ter acabado, existem outras guerras travadas pelo mundo do mesmo cunho preconceituoso e racista que devem ser exterminadas.

Silvana137 28/11/2023

Me surpreendi
Esse livro tem muita história da minha leitura demorei 7 meses, pois comecei pelo com muito ímpeto por ser sobre o holocausto e ler sobre isso acho de exima importância.
Mas qdo estava lendo meu filho de 9 anos ficou doente e eu deixei de marcar um dia de leitura no skoob e desanimei ..mas muita coisa pior viria ele foi internado pensado ser uma dengue depois descobrimos a leucemia e desisti de ler hje voltei a ler por causa dele .
E esse livro é maravilhoso..não pelo o holocausto em si mas exatamente pelo pós holocausto e muito triste dizer mas muita coisa não mudou, o preconceito, a maldade humana, e as verdades de cada um.ainda matam pessoas. A leitura é maravilhosa.
Eu amei o final as últimas 100 páginas mudaram minha visão.

Rachel.Cristina 15/10/2021

Muito triste,matar as pessoas da forma mais cruel possível.
Acho impressionante, assassino da pior espécie,mas exercia um poder muito grande somente falando ..
Estou muito reflexiva

Nana Bastos 24/02/2022

Depois de AUSCHWITZ
Só pelo título já sabemos que a vida nunca vai ser fácil (psicologicamente, fisicamente e fisiologicamente) para os sobreviventes. Mas com bastante perseverança e amor tudo se torna "pequeno".
Eu chorei quando o irmão dela fez um teatro da Branca de Neve só pra ver um sorriso no rosto dela.

Carla 13/01/2021

Ressignificar a sua história
Eva foi uma adolescente judia da Segunda Guerra, mas decidiu não ser uma vítima. Ela sobreviveu ao holocausto, muito provavelmente por sorte, mas também por sua forte determinação em viver.
Por muito tempo Eva evitou falar sobre o que lhe aconteceu. Mas um dia, meio que sem querer, fez um discurso que mudaria não só a sua vida, e a forma como encarava o seu passado, mas de tornaria potencial transformador para outra pessoas que puderam ter contato com ela.
Um emocionante relato.

@srta.bookstan 21/01/2023

Diferente dos outros relatos que li, Eva descreve sua jornada desde sua infância com detalhes até os dias atuais após o Holocausto. A autora conta sua vivência na infância com sua família, suas experiências ao ir descobrindo aos poucos o que estava acontecendo ao seu redor e seu contato com Anne Frank.

Demorei um pouco para me conectar a leitura, mas no ponto que ela introduz o início de sua experiência com o sistema nazista e descreve tudo o que passou no campo de concentração, fiquei totalmente conectada ao relato.
Os outros títulos que li sobre o Holocausto foram mais diretos, contam detalhadamente sobre os campos e a reconstrução da pessoa e como lidou com os processos traumáticos.

Após conseguir vencer ao sobreviver o Holocausto, Eva conta sobre seus trabalhos, palestras que aplicou em diferentes lugares e divulgações, sua conexão com a Anne Frank House, conta sobre seu casamento e família que formou.

A cada livro que leio, que são diferentes pontos de vista, agrega com novos fatos que não sabia. Ainda consigo me surpreender toda vez e ter um misto de sentimentos. A autora traz riquíssimas reflexões, sua história de dor e sofrimento e toda a crueldade que viveu nos ensina grandes lições. E para quem já leu O Diário de Anne Frank, recomendo que leia esse também.

readwithfeer 15/09/2020

É uma história muito triste, mas necessária de se ler!