Depois de Auschwitz

Eva Schloss

Resenhas - Depois de Auschwitz

Wanderleya 31/10/2020

Impressionante
Eva, teve uma sensibilidade ao narrar os momentos de sua vida que me emocionou em diversos momentos. Não é à toa que ela sobreviveu a tudo. Sua mãe foi uma guerreira e fez tudo que estava ao seu alcance para dar vida a filha, foi realmente uma mulher de fibra. Gostei muito de ler a história e indico que as pessoas leiam, saibam o que aconteceu no Holocausto, para não sermos ignorantes a fazem uma versão atualizada desse episódio horrível da história.

MariMari 07/04/2021

Depois de Auschwitz ??
Um comentário sincerão para vocês!!
Na minha opinião eu achei que a autora quis pegar carona na fama da pequena Anne ... Mas tirando isso, a mensagem que o livro passou é muito boa ...
Se recomendarei?? Com certeza ?
É um ótimo livro ...
Bianchi 08/04/2021minha estante
Me passou isso pela cabeça tbm. Mas de certa forma elas eram parentes neh então meio que cabia a ela falar um pouco sobre a Anne pq ter tido esse contato. Foi legal pra meio que podermos ter vislumbrar maiores de Anne

Bianchi 08/04/2021minha estante
Foi como se ela quisesse dar uma continuidade a vida da Anne sabe?!

Mas entendo sua opinião e até penso o mesmo em certo sentido

MariMari 08/04/2021minha estante
Elas eram meio que aqueles parentes distantes que nem temos contato, sabe?
Mas é um bom livro, e a Eva passou pelas mesmas coisas que a Anne, e da para termos uma perspectiva diferente sobre o que aconteceu no centro de concentração na época em que a Anne estava lá ...

Bianchi 08/04/2021minha estante
Sim. Entendo. E independente de tudo isso, foi preciso muita coragem pra relembrar todos os detalhes e divulgar no mundo

Karol 14/09/2020

Um livro chocante e necessário.
Traz a história de vida de Eva Schloss, uma sobrevivente do holocausto. Ela relata a vida feliz que tinha em família até irem para o campo de concentração. Eva expõe todo tipo de pesadelo que vivenciou em Auschwitz, conta também como foi difícil se restabelecer das suas perdas e traumas pós Segunda Guerra Mundial.
Durante anos Eva não mencionou nada sobre o que havia passado em Auschwitz, nem mesmo com seu marido e nem com as filhas, até que ela decide contar sua história para o mundo.
O rastro do Holocausto, o trauma de Auschwitz estavam silenciosamente gravados em todos os aspectos de sua vida.

Quando leio sobre as barbaridades do holocausto, eu paro, penso e tento entender por que os nazistas mataram os judeus e outros grupos considerados indesejáveis, mas é totalmente incompreensível, inconcebível e ilógico. Foi maldade no mais alto grau de desumanidade. Os alemães foram sim superiores, mas em mostrar atitudes animalescas, brutais e diabólicas.

É um livro que todos precisam ler para que o Holocausto não caia no esquecimento, para que não aconteça novamente..

Livinha 30/01/2021

A história de Eva
Por muito tempo Eva se escondeu dos nazistas com sua família. Até que foram levados para Auschwitz e sofreram atrocidades.

Esse é um ótimo livro pra ler antes ou depois de ?O Diário de Anne Frank?. Eva foi amiga de Anne e depois da guerra Otto Frank, pai de Anne, se casa com a mãe de Eva. No livro conta muito do processo de publicação do diário e das coisas que Otto sofreu.

Geovanna.Carla 02/11/2020

Como todo livro sobre a guerra esse é triste e tocante. A história de Eva é contada de uma forma tão singular por ela que consegue transmitir ao leitor as emoções vividas em todos os momentos da vida dela, da leveza da infância a barbarie dos campos de concentração, bem como os efeitos decorrentes do Holocausto na vida de quem viveu em campos de concentração e perdeu além amigos e família, a nacionalidade e personalidade.
Quando me interessei pela leitura não sabia da relação entre ela e Anne Frank, mas achei interessante o fato delas se conhecerem durante o exílio e o papel que Otto teve na vida de Eva. Mas, principalmente, o impacto que o Diário de Anne Frank trouxe na vida da família.
Recomendo a leitura para quem, assim como eu, gosta de livros sobre a Segunda Guerra Mundial e principalmente, para quem gosta de livros autobiográficos.

27/03/2021

O livro conta a experiência de uma menina antes e após auschwitz. Já li vários livros de sobreviventes do holocausto mas consequências psicológicas do trauma não tinha visto em nenhum livro. É muito interessante e recomendo.
Tem um mesmo livro da autora mais específico sobre a estadia em auschwitz e pretendo ler também

Walney 11/06/2020

Esperança apesar de tudo
Eva essa menina mimada e temperamental, tem uma vida como a de qualquer outra de sua geração que venha de uma família bem sucedida, mas tudo começa a mudar quando o partido nazista vence na Alemanha de 32, as perseguições e atos de preconceito se tornam mais e mais comuns, até que sua família muda-se para a Holanda e anos depois as tropas alemãs invadem aquele país e a partir daí nos esconderijos e traições Eva deixa de ser uma menina para se transformar em uma judia em um campo polonês de concentração.
A pequena Eva passou pela perseguição a seu povo na Europa de meados do século XX, os horrores que enfrentou e as perdas serão sempre uma marca em sua alma. Depois de ser libertada pelo exército russo e ser considerada “austríaca” volta ela e sua mãe para a Holanda, relembrando as perdas de seu pai e irmão, e com isso, tentando ser fortes para prosseguir com a vida, entra nisso tudo Otto Frank o pai de Anne Frank, que busca como tantos outros reestabelecer a vida junto a elas.
Eva encontra-se com Zvi Schloss em Londres um jovem e ambicioso judeu e casa-se com Zvi formando uma nova família, sua história é um exemplo de como podemos romper barreiras, contar com a sorte e sobreviver com pragmatismo e esperança, a mesma esperança que buscamos cada dia ao levantar-nos de nossas camas.
O livro é narrado em primeira pessoa e trás a esperança depois de Auschwitz, ou de qualquer acontecimento traumático que tenhamos que enfrentar, pois a vida segue apesar das dores e apesar de tudo.

@sabri.eoslivros 13/06/2020

Aqui temos a história de Eva que, aos 15 anos de idade, foi enviada para Auschwitz-Birkenau pelo simples fato, é claro, de ser judia. Somos apresentados a toda sua história de vida, desde sua infância e vida feliz com seus pais e irmão mais velho, até, como o próprio título já diz, após sua libertação e a continuação do resto de sua vida.

Fui completamente surpreendida, pois fui arrebatada por uma história que, até então, nunca havia atraído minha atenção. Me emocionei demais, sobretudo na metade inicial, com as histórias tenebrosas da Segunda Guerra Mundial e tudo pelo que nossa protagonista passou, e no capítulo final e epílogo, que passam mensagens valiosas a toda humanidade. Aliás, o livro inteiro é uma mensagem que deveria ser lida e ouvida por todos.

Confesso que, por querer conhecer mais do tema em específico, a primeira metade me chamou muito mais a atenção, mas também foi interessante acompanhar a vida dessa sobrevivente do Holocausto. Ah! O detalhe importante também é que Eva é "irmã póstuma" de Anne Frank, pois sua mãe e o pai de Anne, ambos viúvos pós-era Hitler, acabaram se apaixonando e se casando. Então ficamos sabendo muito também da luta de Otto para publicar e divulgar "O Diário de Anne Frank" pelo mundo.

Recomendo essa leitura a todos que gostam da temática ou, assim como eu, pretendem se aventurar mais por ela. A leitura é intensa, sensível, impactante e, é claro, transborda emoções.

Luana551 19/04/2023

O que eu aprendi com "depois de auschwitz"
1.Seja grato pela constituição do seu país.

2. A derrocada coletiva é gradual a ponto do absurdo se tornar normal.

3. Por mais dolorido que seja, feche os ciclos da sua vida. Aceite que dias melhores podem existir. Caso contrário, o seu passado irá contaminar o seu futuro.

4. Existem perguntas sem respostas.

Lê Leite 12/09/2021

Esse livro é muito emocionante. Diversas vezes é necessário uma pausa para entender o que o próprio ser humano já fez com o próximo. Eu AMEI e indico para todos que gostem de acontecimentos marcantes na história da humanidade.

Elvis 22/01/2022

Depois da guerra
Esse livro me emocionou em diversas passagens, a Eva consegue transportar os seus sentimentos de forma muito sensível durante a leitura.

Como o título já diz, o principal panorama é entendermos o que aconteceu com a vida da Eva e sua mãe após conseguirem sobreviver ao Holocausto. Porém, não deixa de ser extremamente rico em questões históricas e sociais da sua época e que contribuiram para o que aconteceu.

Recomendo a todos a lerem pelo menos uma vez durante a vida.