Perspicácia

Perspicácia Maria Konnikova

Resenhas - Perspicácia

nmr_cc 30/11/2021

Um livro que nos ensina a observar, e não apenas ver
Livro MUITO bom! Nos faz perceber o quão automatizados estamos. Além de ser um aleitara envolvente por fazer paralelos com o mais famoso detetive, Sherlock Holmes. Indico para todo mundo, leitura essencial para todos que querem sair da monotonia e do piloto automático!

Rafa 23/01/2021

Nada elementar
A audácia de querermos pensar de modo semelhante à Sherlock Holmes.
Lembro quando esse livro foi publicado no Brasil lá em meados de 2013, na hora me encantei com sua proposta. Porém eu tentava e não conseguia terminar sua leitura.

Anos mais tarde, resolvi insistir mais uma vez e não poderia estar mais satisfeito.

Konnikova aborda o tema central com muita profundidade no ascpecto técnico (citando estudos e autores) quanto no aspecto sherlockiano (conhecimento do personagem e das histórias).

De fato é muito difícil pensar como o maior detetive (ficcional ou não), porém não é impossível. Holmes sempre destacou que existe um método científico por trás de todo seu "poder" e esse método requer pratica contante.

A autora decodificou esse método, vinculou com estudos importantes e organizou capítulos inteiros de puro aprendizado.

Vale muito à pena para os fãs do personagem e para aqueles que só querem aumentar sua perspicácia.

ewerton.mendonca 22/04/2020

O livro é uma suposição mal feita baseada em uma ficção como realidade.
A autora tem o poder da enrolação. É incrível como ela consegue pegar uma frase e transformar em 20 páginas. Primeiramente todo o livro parte do pressuposto que você, seguindo uma metodologia esquisita e de referências duvidosas, pode se transformar em um personagem fictício. Talvez em um próximo livro ela te ensine como ser um x-men. A maioria dos exemplos são baseados nas histórias de Sherlock Holmes em situações irreais que são os seus contos, mas ela descreve como se aquilo tivesse ocorrido realmente. Uma ou outra pesquisa científica é mencionada brevemente mas o que prevalece é a enrolação. Quer algo que valha a pena procure por Rápido e Devagar - Duas formas de pensar. Perspicácia é um resumo mal feito de uma obra genial com referências acadêmicas bem fundamentadas.

willy.almeida.14 04/10/2017

título é uma mentira
Pra mim o título é uma mentira. Deve ser chamado de algo como "Minha Homenagem a Sherlock Holmes" e NÃO "Como pensar como Sherlock Holmes", porque não era isso que era.
Você poderia aprender mais sobre como Sherlock pensa lendo suas aventuras reais. O título é tão enganador que senti um desejo jogar o livro fora.
Ewaldo 02/12/2018minha estante
Gostaria de vender ?
Quanto fica o livro e o frete para o Rio de Janeiro ?

Felipe Novaes 15/02/2017

O conteúdo do livro é ótimo, super instigante, ainda mais pra fãs de Sherlock Holmes. A autora fala sobre como o pensamento analítico do detetive pode funcionar como antídoto para os mais diversos vieses cognitivos que nublam nossa visão no cotidiano -- não que atrapalhe muito o cotidiano, mas com certeza atrapalha situações em que é necessário o pensamento mais detalhado, atento.

O que me desagradou nesse livro é que a linguagem dele é tão, mas tão clara, que a autora tenta escrever como se estivesse dando palestra para uma turma de adolescentes totalmente leigos no assunto. Ela insere elementos de retórica, usados em palestras, no texto.

É bem cansativo de ler. Dá impressão de que tem uma sopa de palavras num espaço de uma página, mas que, reduzido à sua essência, caberia em um parágrafo.

Darceno 19/11/2016

Incrível
Um livro incrível com um estudo bastante aprofundado no personagem pelo ponto de vista da neurociência moderna. Maria apresenta conceitos e pesquisas pouco conhecidas, mas que são muito reveladoras sobre a mente e seus vieses. Porém, é bom destacar que o livro está muito mais focado no processo de pensamento em si, e não na observação. Quem ler apenas este livro, mesmo que absorvendo tudo nele, não se tornará um Sherlock Holmes.

Vagner.Benedicto 30/03/2016

Muito bom!!
É o tipo do livro que você lê efetivamente se realmente quiser aprender. É uma leitura densa, mas muito rica. Vale a pena dedicar um tempo com lápis na mão, computador por perto, para eventuais anotações e pesquisas. Eu gostei e recomendo.

A Holdford 05/01/2015

Um livro que te faz pensar, mas com cautela
“Perspicácia” é um daqueles livros que você não pode apenas ler. Porque ele não é uma simples leitura, ele te propõe uma auto analise e uma forma de pensar. Ou seja, ele é singular, mas de uma maneira muito boa.
Primeiramente, para lê-lo, você não pode ter preguiça de pensar, pois ele testará seu raciocínio a todo momento (seja expondo um problema simples – que se tornam mais complexos a cada capítulo – ou demonstrando o como o cotidiano vem enfraquecendo a nossa forma de pensar).
Uma das grandes lições do livro vem logo de cara e é um belo tapa na cara: “ser multi tarefas é ruim”, a autora demonstra como quem faz mais de uma coisa ao mesmo tempo não está realmente se dedicando a nada (e aí? Pra quem isso não serve?) Claro que vamos querer negar e alegar que somos bons sim fazendo várias coisas ao mesmo tempo, mas a danadinha da Maria Konnikova prova o como estamos errados...
Aliás, falando mais dela,a autora não só usou as histórias de Sherlock Holmes para explicar sobre memória, conhecimento e armazenamento de informações; ela usou seus personagens e passagens das histórias para explicar o comportamento deles e aonde eles erraram.
Se você, como eu, tinha um dó terrível do John quando Sherlock era um tanto grosso com o moço (ok, nós somos levados sempre a pensar que somos mais inteligentes que o John e menos que o Sherlock, nos contos em si, mas isso irritava sim, vai?! Confesse! Eu sempre sentia vontade de interceder pelo pobre doutor); vai entender o como a pouca fé que o próprio médico tinha em si era o maior obstáculo na hora de distanciá-lo da resolução dos casos.
A autora prova com os trechos aonde John errou e porque se tivesse optado por outros caminhos ele poderia ter chego a conclusões mais acertadas. O pior ainda é que ela também consegue provar o como todos nós temos Johns interiores e o como também incorremos no mesmo erro diariamente.
Mas, calma, não s desespere! Ela também quer nos ajudar a melhorar a nós mesmos, quer que aprendamos a pensar e a nos distanciar de problemas para melhor avaliá-los.
Não, calma, ela não quer dizer que ser um tipo como Sherlock Holmes é o ideal da vida, não é isso. É bem o oposto. A autora mostra como ser o próprio Sherlock também não é o caminho.
Ela consegue pincelar o melhor entre um e outro, provar que nós erramos e nos sugerir melhoras. E, claro, no final do livro você pode até não pensar como Sherlock, John Watson ou Lestrade (que também é avaliado), mas verá que refrear seus pensamentos e tentar achar novas saídas não precisa ser um bicho de sete cabeças.
Aliás, você vai ver também o porque o pessoal da preguiça no seu trabalho consegue se manter mais relaxada não fazendo quase nada, enquanto você se mata sendo multi tarefa, ela vai te ajudar a melhorar nisso.
E, claro, eu não poderia deixar de citar: ela até mostra o como Arthur Conan Doyle, o criador de Sherlock Holmes, conseguiu livrar dois homens inocentes da cadeia, mas foi enganado por duas garotas que disseram ter fotografado fadas (que confessaram ser falsas posteriormente – e isso mesmo eu não sabia).
Ou seja, em todos os aspectos é um livro que merece ser lido, mesmo que você não tenha lido todas as histórias de Sherlock Holmes, pois essa autora russa tem muito a nos ensinar sobre a nossa própria mente.
(Obs: só acho que ela pegou um pouco pesado no final, quando diz que Arthur não era uma pessoa muito inteligente por ter acreditado no espiritismo, quando ela mesma acaba dizendo em muitos pontos que “ver” não é o que te faz “saber”, mas ok! Eu ainda acho que ele foi inocente demais com a história das fadas, mas o fato de ele ter a religião X ou Y não o fez crer ou não em fadas, já que espíritas mesmo não acreditam nelas... Enfim! É isso.)
Raquel Holmes 27/11/2015minha estante
Hum... vou colocar na lista de desejados.

GiB@ 09/09/2021minha estante
Não acho o livro para comprar ???

Lanna 27/02/2022minha estante
Tem que comprar? Kk