Crise de Identidade

Crise de Identidade Brad Meltzer

Resenhas - Crise de Identidade

Lucas Muzel 31/05/2024

Crise de moralidade
Essa crise, dentre todas, é a menos monumental em seu escopo, mas, paradoxalmente, é uma das que causa mais impacto duradouro nos super-heróis da DC. Pega apenas alguns aspectos de desconstrução de Watchmen e os aplica na Liga da Justiça. O roteirista Brad Meltzer afirma ser um grande fã da era de prata dos quadrinhos, mas criou nessa mini uma série de retcons nessa época que a tornam sombria, moralmente ambígua e um pouco niilista. Alan Moore, ao lidar com eras do passado em Supremo, não aplicou desconstrução. Grant Morrison, ao lidar com a era de prata do Batman, não aplicou uma abordagem inteiramente sombria. No caso desse, houve uma ambiguidade e uma linha temporal única, onde tudo parecia um sonho febril com duração de mais de 50 anos.

luaraevangelista 29/03/2024

Muito mais que um quadrinho de heróis
Lembro de começar a ler Crise de Identidade sem saber muito o que esperar da história e ir me surpreendendo a cada página.

Quando pegamos um quadrinho de heróis, principalmente heróis mainstream como a Liga da Justiça, achamos que sabemos o que vamos encontrar: vilões, porradaria e super heróis salvando o mundo.

Crise de Identidade subverte tudo isso. É claro que esse elementos estão lá, mas eles são quase irrelevantes para o que o quadrinho de fato quer abordar: a complexidade e a psique dos supers.

Esse quadrinho é um marco só gênero que ajudou a aprofundar o gênero quadrinhos de Super-Heróis é abriu portas pra obras que buscam fazer o mesmo.

Pedro2361 03/03/2024

Excelente
O roteiro dessa saga é fantástico, pelo menos eu caí em todas as armadilhas de enredo que vi. Tem mistério, drama, momentos felizes, muitos momentos tristes, e tensão a berça. É uma história bem pesada e um tanto doentia que me prendeu completamente na metade fiinal.
Recomendo a experiência

k.s. 17/06/2023

A morte nos oprime.
é difícil definir a experiência de ler e ver a minissérie Crise de Identidade como um todo, gosto de usar a palavra difícil porquê se aplica perfeitamente o que se é Crise de Identidade como um todo mesmo, é difícil, é doloroso, é amargo, é triste, é depressivo e desesperançoso.

no mundo dos quadrinhos e graphic novels, é raro você ver eventos grandiosos como as Crises da DC serem destinados a uma ameaça tão pessoal, e destinado a personagens tão íntimos e próximos da narrativa, e este é certamente o maior charme de Crise de Identidade, é que por fim, ele se trata de um estudo de personagens, suas características e atitudes, e como elas irão se refletir com o desandar da narrativa.

É uma narrativa brilhante, cheia de cores mas excessivamente obscura, é ousado e criativo, certamente não há de se existir nada igual. Curto pensar na ideia de que Crise de Identidade funciona até mesmo como uma aula para nós leitores, eles incitam constantemente o teor da morte, e como ela pode chegar de forma repentina em nossas vidas, então por fim, Crise de Identidade acaba surgindo como um lembrete de que devemos nos apegar progressivamente a aquelas pessoas que amamos.

fazia um bom tempo que eu não saia com tanto êxtase lendo a algo, principalmente relacionado a quadrinhos, onde a última vez que senti um êxtase de emoção foi em Watchmen de Alan Moore, com isso, você já pode ter uma ideia do quão necessário se é dá uma chance a Crise de Identidade, pois eu ouso dizer sem sombra de dúvidas, que é uma obra-prima.

Bruno.Soares 04/05/2023

Não faz eu rir não, tô sombrio hj
Uma história muito profunda. Gosto do fato de focar mais no tema investigatório da parada. Nos pequenos sinais que ela dá durante a jornada e em como, mesmo com o final, não se há uma sensação de "opa agora tá tudo bem" até porque é uma trama intrínseca e densa.

Gosto muito do arqueiro nessa história.

Os herói é tudo paia mesmo.

ArthZ 28/02/2023

Perfeito.
Que plot twist meus amigos, genial!!!!
Uma das minhas HQs favoritas, as intenções do Wally e do Ollie são incríveis

Claudinei 09/01/2023

Outra Crise da DC Comics, mas que valeu a pena a leitura
Se tem crise no título já sabemos que estamos falando de uma história da DC Comics, a casa das “crises”, essa aqui escrita por Brad Meltzer porém, é um pouco diferente pois não envolve o universo inteiro da editora, é uma trama mais pé no chão, mas bem consistente em seus argumentos.
Não há um super vilão, os vilões que vão surgindo no decorrer da história, com exceção do Exterminador, são bem classe b e c, o que temos aqui seria uma trama urbana, de investigação, que ainda assim eleva o nível de estresse e preocupação de heróis poderosos como o Superman e Mulher Maravilha por exemplo.
A esposa de Ralph Dibny, o homem elástico, um dos grandes detetives da DC comics é assassinada, mesmo estando sob a forte proteção do sistema de segurança para familiares dos membros da Liga da Justiça, isso coloca todos os heróis em uma caçada investigativa para capturar e levar a justiça o culpado pelo crime, que foi de certa forma executado sem deixar muitas pistas para se trabalhar, fazendo com que o grupo se divida e comece a agir por suposições levando em consideração antigas rixas com vilões que poderiam saber suas identidades secretas, como se isso não fosse o bastante, familiares de outros heróis recebem ameaças e atentados dificultando ainda mais o rumo das investigações, e assim membros reservas e atuantes da Liga e da Sociedade da Justiça reúnem seus melhores detetives para chegar no inesperado assassino.
A história em si é ótima, alternando-se entre presente e flashs back que explicam os atos dos heróis que estão com os nervos à flor da pele, até a resolução do mistério que depois que acontece é bem corrido, pra mim esse é o único ponto negativo do roteiro. A arte de Rags Morales traz um ótimo clima de mistério a trama toda, esse quadrinho só não foi melhor pelo fato de eu já ter tomado um spoiler de quem era o criminoso da história, mas ainda assim me diverti acompanhando o passo a passo da investigação para se chegar ao culpado. Indico a leitura do encadernado pra quem gosta dessa pegada mais urbana de história de super herói.

Hellida.Pereira 20/11/2022

Cara, muito bom, uma das melhores hws que eu já li, não tenho nem o que comentar, só lendo para ver o quão incrível ela é.

Thiago 17/10/2022

Uma das histórias em quadrinhos mais emocionantes de todos os tempos.
Que roteiro e arte sensacionais.

Leandrinho.Ribeiro 28/08/2022

Brilhante!
Simplesmente uma das melhores histórias já contadas pela DC. Uma forma diferente e única de observar o comportamento dos heróis diante de situações extremas. Quem não tem na estante, providencie! Não vai se arrepender!

Mutante X 05/04/2022

Um soco no estômago
Já virou tradição a DC inventar uma "crise" de tempos em tempos. A grande maioria, de qualidade duvidosa e puramente comercial, sem que a editora tenha uma boa história para contar. Depois de Crise nas Infinitas Terras (1985), que teve o objetivo de "organizar a casa" e eliminar infinitas realidades, unificando o universo super-heróico como um só, a única que realmente valeua pena foi essa Crise de Identidade. É impressionante a densidade do roteiro de Brad Meltzer ao explorar a moral dos heróis e expor seu lado mais humano, que faz com que sejam obrigados a tomar decisões nem sempre éticas. Também impressiona o clima emotivo nas cenas de velório - chega a dar um nó na garganta, e o texto te leva a sentir aquela dor. Por fim, o clima de investigação e mistério te envolve e cria uma atmosfera de tensão que segue do primeiro até o último capítulo. Quem matou? Por que? Os extras da edição (um papo entre os autores) revela segredos de bastidores e destaca pontos fundamentais que o roteirista deixou implícito - como a iconografia dos heróis - e que a gente só presta atenção depois que ele fala. É um texto que tem tanta genialidade que a DC nunca mais conseguiu reproduzir. E daí pra frente, foi só ladeira abaixo, aliás. Eu tinha esquecido como essa série era boa. Vê-la num encadernado só melhorou. E deixou claro que os super-heróis nunca mais seriam inocentes como antes.

site: http://mutantexis.wordpress.com
Pedro 05/04/2022minha estante
Excelente resenha, Eduardo. Apesar de ser um marveco safado, eu também gosto de algumas histórias da DC. Nunca li Crise de Identidade, apesar de ser muito elogiada. Acho que tenho que corrigir isso em algum momento.

Mutante X 05/04/2022minha estante
Valeu, Pedro. Recomendo fortemente essa série. Decididamente, não é uma série para crianças, porque o roteiro é denso e mexe com os nervos. Sobre ser marvete, não é nenhuma novidade. A Marvel sempre foi melhor mesmo. :-P

Pedro 05/04/2022minha estante
Já que você gosta de roteiros mais adultos e é fã da Marvel (como eu), eu recomendo fortemente Dinastia X, de Jonathan Hickman. É a melhor história dos X-Men que eu já li. É ficção científica de primeira qualidade

Rafael.Martins 29/03/2022

Fantástico
Uma obra intensa, densa, pesada mas vale muito a leitura, você vê que apesar de tudo os heróis tem seus sentimentos, suas angústias, suas preocupações e seus temores.

Anny Campos 15/12/2021

Uma HQ para adultos.
A leitura é densa, não aconselho a ler tudo de uma vez, a cada capitulo fazia uma pausa para refletir. Trabalha o psicológico dos super, no sentido de até onde ir para guardar a identidade secreta? Como lidar quando um familiar morre, porque você é um super herói?
Das HQs da DC, achei essa bem pesada, trata de estupro, o quão baixo os seres humanos vão, aqui não só os vilões, por seus objetivos, e sinceramente, mostra que a cabeça dos supers da DC's são em geral, bem fudidas e cheias de traumas.

Homem Sério 22/08/2021

Eu chorei com Ralph Dibny.
Ontem, o sonho acabou, mas a vida continua e eu vou estar sorrindo!

Meltzer é cruel e não perde uma oportunidade de tu rever teus conceitos, chapa.

Meça suas palavras sempre, parça.

kvp 08/06/2021

Surpreendente
Fiquei impressionado que essa história não é tão lembrada quando se fala nos melhores quadrinhos de todos os tempos da DC, pra mim ela está entre as melhores fácil.
Ela lida com temas pesados de uma forma muito boa, e tem diversos momentos emocionantes, de tristeza e de tensão.
Não vou dar spoilers mas vale a leitura com certeza, o único ponto negativo é que mostra alguns personagens bem obscuros, tanto heróis como vilões então talvez o leitor fique meio perdido como eu fiquei em alguns momentos sem saber quem era aquele cara no quadrinho, se ele era importante e por que motivo, mas isso não diminui em nada a qualidade da história. Me deu vontade de buscar suas repercussões no universo DC da época.