Coração Artificial Viviane L. Ribeiro

Resenhas - Coração Artificial

Livros Encantos 24/12/2014

Coração Artificial
Comecei a leitura e os personagens foram se mostrando Gabriel filho de um milionário, que nunca impôs suas vontades , seu pai sempre tomou as decisões em sua vida e por comodismo ele foi aceitando, uma faculdade em o pai escolheu, uma mesada em vez de música que ele tanto gostava .

Temos Alicia toda delicada, essa foi a impressão que ela passou, delicadeza e com a percepção que cada pequeno momento desde o mais simples deve ser vivido e valorizado.

Confesso que o protagonista com esse comodismo me incomodou um pouco, o pai ditava sua vida e ele ia aceitando tudo, sua válvula de escape era a corrida de carros, onde se libertava se sentia livro.

Gabriel tem poucos amigos, que por sinal não são exemplos ... Alicia é uma bolsita na faculdade onde se conhecem , e Gabriel se vê a cada dia mais encantada e querendo a companhia de Alicia, pela maneira simples de ela ver a vida, gostar de um simples gramda em vez de ficar dentro de um quarto.

Um acidente de carro irá mudar a vida de nossos protagonistas, serão revelados segredos, e mesmo contra tudo , eles irão ficar unidos.

Gabriel vai passando cada vez mais tempo com Alicia, sendo inevitável o namoro, entre eles, Alicia faz florecer em Gabriel a vontade de impor suas vontades, fazer o que gosta e o quer desafiando o pai.

Gostei de ver essa transformação em Gabriel, esse amadurecimento da personagem.

Achei que a autora deixou algumas pontas soltas no final do livro, cenas que deveriam ser explicadas ao leitor, houve mudanças de cenas e fiquei um pouco perdida faltou como e porque com relação a Alícia .
Senti falta de mais emoções aflorando dos protagonistas.

O enredo em si é bom e vale a pena a leitura, e tirar suas conclusões..

Quotes
"Você está acostumado a ninguém fazer alfo grandioso por você, e quando isso acontece, a gente fica meio desconfortável." Ricardo
"Talvez porque Alícia para mim é sinônimo de desejos simples e risos..." Ricardo

site: http://www.livrosencantos.com/2014/12/coracao-artificial-viviane-l-ribeiro.html

Driely Meira 24/12/2014

Coração Artificial

Gabriel foi abandonado pela mãe quando era pequeno, ela fugira com um cara mais novo e o deixara para trás. Seu pai era um homem importante de negócios, então obrigava Gabriel a “seguir seu exemplo”, usava o rapaz para impressionar os amigos ricos e fingia se importar com ele apenas quando tinha alguém por perto. Cursando Engenharia, mesmo odiando a matéria, Gabriel conhece Alícia. Ele é herdeiro da Biotec, uma empresa que faz órgãos artificiais e vende aos mais ricos.

“Não quero fazer parte disso. Não quero ser a pessoa que dá a vida para alguns e tira a de outras.”

Diferente de tantos outros alunos da Faculdade de Villanova, Alícia não era rica nem mimada, e precisava tirar notas boas para manter sua bolsa. Os amigos de Gabriel não aceitavam ver a menina simples andar com o melhor amigo rico e importante, principalmente porque ela o impressionava tanto com seus gestos delicados e sorrisos, mas ele não conseguia se manter afastado, e aos poucos, foi se apaixonando por ela.

"— Você alguma vez já pensou em como as coisas extraordinárias podem acontecer, se apenas as deixarmos acontecerem?"

Os dois então passam a ficar juntos, para desgosto de todas as pessoas que conhecem, mas enfrentam muita coisa, e uma delas, algo que pode separá-los. Gabriel e Alicia são um casal profundo, romântico e muito fofo, o tempo todo eu torcia para que eles terminassem juntos e com um final feliz, por mais clichê que fosse. Com a ajuda dela, ele enxergará seu futuro e deixará de fazer as coisas só para alegrar seu pai, e ela, passará a tomar suas próprias decisões, não importando se seus pais aceitarão ou não. Um encontrou no outro seu porto seguro, seu escape, e foi assim que prosseguiram juntos.

"— Você pode ser o meu escape a partir de agora. — repeti, a voz rouca."

Recebi esse livro em parceria com a autora. Viviane entrou em contato comigo e me apresentou seu livro, que eu não conhecia até então. Fiquei curiosa com a sinopse e a capa, que chamaram muito a minha atenção, mas confesso que enrolei um pouco para lê-lo, pois era em formato e-book.
Fiquei impressionada quando o livro me prendeu, e por mais que tenha encontrado alguns erros e repetições, não conseguia parar de ler. No inicio os personagens não me encantaram muito, mas com o tempo passei a gostar cada vez mais deles, até mesmo de alguns secundários, como a mãe de Gabriel, que o abandonou quando ele era pequeno, mas que aparece um pouco depois para fazer uma surpresa não só para ele, mas também para o leitor.

O final do livro me deixou abismada, mas a autora poderia ter explicado o acontecimento de uma forma diferente, fazendo assim o leitor se emocionar. Demorei um pouco para compreender o que havia acontecido e precisei reler algumas linhas duas ou três vezes, não porque fiquei chocada demais para aceitar o que aconteceu, mas porque me perdi nos pensamentos de Gabriel e nas coisas que nem mesmo ele sabia se eram reais. Outra coisa que me decepcionou um pouco foi que a autora não aprofundou muito o assunto sobre os órgãos artificiais. É uma ideia maravilhosa e eu estava super curiosa para conhecer um pouco melhor a empresa do pai de Gabriel, mas isso quase nem é mencionado no livro.

Enfim, é um livro muito bom e fofo, mas algumas coisas poderiam ter sido melhores. Deixo a dica para quem gosta de romances impossíveis e personagens marcantes, vale muito a pena conhecer essa história.

"A única coisa que ela fez foi lutar por mim. E ninguém lutou por mim antes."

site: http://shakedepalavras.blogspot.com.br

Ane Carol 01/12/2014

Coração Artificial
O livro é narrado por Gabriel, um jovem rico que não sabe exatamente o que quer da vida, e evita ao máximo o envolvimento com outras pessoas. Mas tudo começa a mudar quando ele conhece Alicia, uma garota do interior que acaba que entrar na mesma faculdade que ele estuda graças a uma bolsa de estudos.

Gabriel e Alicia são de mundos diferentes, mas o universo parece querer derrubar o muro criado entre eles, primeiro um encontro na faculdade, depois em um bar... Definitivamente os acasos estão acontecendo demais e Gabriel se vê intrigado por essa nova garota. Mas essa aproximação não será fácil e cobrará um preço de ambos, e a questão é será que eles estarão dispostos a pagar o preço para viver um amor verdadeiro?

A escrita da autora é fluída e envolvente, o livro tem 280 páginas e é uma leitura rápida e agradável. Existem alguns detalhes que faltaram na história, e outros que achei um pouco desnecessários, mas nada que atrapalhe a leitura. Gostei da proposta que o livro traz, e principalmente pela por ser contada do ponto de vista masculino, apesar que fiquei curiosa para saber um pouco mais dos detalhes vividos por Alicia.

Recomendo a leitura para quem gosta de um bom romance e valoriza a literatura nacional e está sempre em busca de novos autores e histórias!

Thamares 06/01/2015

Doce surpresa...
Cheguei até Coração Artificial após o contato da autora Viviane através do Skoob. E de cara já gostei do título, corri para ler a sinopse e fiquei esperando o clichê, mas para minha surpresa ele não veio.

O livro é narrado em primeira pessoa pelo Gabriel. Ele é o típico filhinho de papai, usufrui do dinheiro do seu pai ao seu bel prazer, possui poucos amigos, vive se envolvendo em rachas. É filho de um magnata criador da Biotec (empresa especializada em criar órgãos artificiais). Por uma vida de luxo abandonou seu sonho de ser músico para cursar Engenharia, vontade do seu pai.

Já Alícia é o oposto de Gabriel, de origem humilde, está acostumada a lutar para conseguir seus objetivos. É uma jovem tímida, mas sem deixar se intimidar, delicada e misteriosa. É bolsista na mesma faculdade que Gabriel estuda.

Eles acabam se conhecendo no corredor da faculdade, quando ele resolveu ajudá-la a pegar seus livros que estavam no chão. Logo de cara, Gabriel fica intrigado por essa garota, seu jeito e modo de se vestir destoavam dos frequentadores daquele lugar. Mas isso não dura mais do que um dia, no outro dia ele a ver passar e fingir não conhecê-la.

Após alguns dias do ocorrido ela a vê cantando em um bar que ele frequentava às vezes, e acabou se encantando por ela, tratou de se reaproximar pedindo para que ela o ajudasse em um trabalho de física.

A partir daí eles começam a se conhecer melhor, passam mais tempos juntos e acabam se apaixonando. (confesso que nessa hora eu já estava: o pai ver ser contra o namoro e eles terão que lutar para ficar juntos... mas não foi isso que aconteceu...) Enquanto eles vivenciam esse momento acontece um acidente que mudará a vida dos dois por completo.

A história tinha tudo para ser clichê, um garoto rico e uma menina pobre... Mas não foi, quanto mais eu tentava supor o que viria a seguir, eu errava com o avançar da leitura. Amei a Alícia, para mim o melhor personagem do livro, com seu jeito determinado, sem deixar de ser meiga, ela foi me cativando aos pouquinhos e no fim estava torcendo para que tudo desse certo.
Coração Artificial é um livro que me surpreendeu bastante. A começar pelo tema pouco explorado- órgãos artificiais- fiquei curiosa pelo assunto. O romance é construído de forma madura e natural na trama. O que também me agradou bastante. A escrita da autora é fácil e dinâmica, ela soube muito bem conectar os capítulos de modo que você começa a ler e não quer mais parar.

O final.... Tentei tanto adivinhar o final e quando ele veio fiquei sem reação. Foi uma surpresa agradável. Só me resta indicar o livro: Vale a pena ler! É um livro doce, envolvente e com um final surpreendente.

Rayme 11/12/2014

Gabriel vem de família rica, adora carros, velocidade, curtição, e tenta a todo custo mostrar ao pai que tudo o que quer é ser livre e não seguir a vida que seu pai planejou. Alícia, por outro lado, é uma jovem simples e muito inteligente. Sua família é humilde e acabaram decidindo mudar de cidade com ela quando a moça ganhou uma bolsa de estudos para a melhor e mais cara faculdade da região. A mesma que Gabriel estuda.

O nome do livro não se trata de uma metáfora. O pai do Gabriel é um bioengenheiro dono de uma empresa que fabrica órgãos artificiais. Daí o título. E é esta mesma profissão que o pai impõe para que o filho siga. Na enorme mansão da família vivem apenas Gabriel, seu pai e uma empregada que cuida de jovem desde quando ele era criança. Sua mãe os abandonou há muitos anos, e mesmo depois de tantos anos ele ainda não superou isso, mas se faz de durão para não transparecer seus sentimentos a ninguém.

Os dois jovens vivem em muitos totalmente diferentes e Gabriel não exita em nos dizer isso várias vezes. Porém, parece que o destino pensa diferente e quer que os dois se encontrem. Primeiro na faculdade, onde Gabriel ajuda ela a recolher seus livros que caíram no chão, e depois em um bar da cidade onde ela esta cantando. Assim Gabriel se vê intrigado todas as vezes que vê Alícia. Não demora muito e você se vê torcendo pelos dois e esperando que tudo se ajeite entre eles, porque, estranhamente, todos próximos à eles estão se esforçando demais para tentar afastá-los.

A trama é narrada em primeira pessoa, e quem nos conta tudo é o próprio Gabriel. Não demorou muitas páginas para eu me apaixonar pelos personagens, principalmente por ele, que ao longo da história tenta se mostrar um jovem durão, mas que na verdade é sensível e que só precisa de mais atenção, principalmente da parte do pai.

O um único defeito que senti na trama é onde Gabriel, apesar de dizer que sua vida é regada à "os carros em alta velocidade, a música alta, a bebida, as garotas... " não viver realmente isso nas paginas do livro. Confesso que senti falta disso. Senti o personagem certinho demais e fiquei com vontade de vê-lo cometendo mais loucuras.

A autora tem uma leveza incrível para nos contar a vida dos personagens. O livro é composto de vários capítulos curtos, o que faz com que a leitura seja bem rápida e fluída. A mensagem que a autora nos trás é incrível e nos inspira a querer correr atrás dos nossos próprios sonhos, encontrar nosso caminho, e não deixar que os outros façam este tipo de escolha por nós.

A trama tinha tudo para ser um completo clichê e era bem isso o que eu esperava dela, mas Viviane nos trás uma obra completamente inovadora, com tanta emoção em suas palavras que é impossível parar de ler.

Silvana 01/02/2015

Gabriel mora com seu pai, um importante magnata da industria de órgão artificiais, desde que sua mãe os abandonou. Ele não se dá muito bem com seu pai que tenta controlar toda a sua vida, até o curso de Engenharia que ele faz, foi escolha do seu pai, mas suas notas estão bem baixas. Mas tem horas que ele não aguenta mais e para desestressar, ele participa de corridas ilegais de carros. Ele não precisa do dinheiro, é mais como uma rota de fuga. Um dia na faculdade, ele vê alguém esbarrando numa garota cheia de livros, é claro que todos os livros caem no chão e ninguém ajuda a garota. Ele fica incomodado com aquilo e vai ajudá-la.

A garota se chama Alícia, e é bolsista na faculdade. Gabriel é gentil com Alícia, que pensa que desse acontecimento poderia nascer uma amizade entre eles, mas quando eles se encontram novamente, Gabriel que está com seus amigos Lucas e Carolina, ignora Alícia. Lucas é apaixonado por Carolina, que por sua vez gosta de Gabriel e fica um pouco enciumada com Alícia. Eles se encontram varias vezes depois disso, mas Gabriel sempre finge que não a conhece, até o dia em que vê ela cantando em um bar. Como Gabriel gosta muito de musica e não pode matar a sua vontade por causa de seu pai, ele decide se aproximar de Alícia e usa a desculpa de que precisa da ajuda dela em um trabalho de física.

"O céu se abriu. Ela era o Sol, brilhante e grandioso, e nós, os planetas, orbitando a sua volta."
Alicia aceita ajudá-lo e eles começam a se encontrar sempre. Gabriel não percebe, mas aos poucos vai se apaixonando por Alícia. E de um cara mimado e que sempre teve tudo o que quis, ele acaba tendo atitudes que nem ele esperava, como ir à um parque de diversões só para ver Alícia sorrir. O que eles não esperavam é que o irmão de Alícia ia aparecer no parque e para surpresa de Gabriel o irmão dela é Vitor seu rival nas corridas de carro. Depois de muito bate boca, Gabriel consegue sair de lá com Alícia, mas Vitor segue eles e eles acabam em um acidente de carro. E depois do acidente tudo muda. Parece que todos, seu pai, seus amigos e até os pais de Alícia não querem ver os dois juntos. Será que Gabriel vai ter coragem de enfrentar todos para viver algo que ele nunca viveu? E qual é o segredo que seu pai está lhe escondendo? Será que tem alguma a coisa a ver com o acidente?

"Mas eu estou tentando. Você sabe, aquela coisa sobre viver a vida sem deixar nada para depois."

O livro é narrado por Gabriel e dividido em duas partes, antes e depois do acidente. O livro começa como um romance bem água com açúcar, mas termina de um jeito surpreendente. A autora ousou em terminar assim. E o final ousado foi o que me chamou a atenção no livro. Ultimamente tenho gostado de finais assim. Se fosse um tempo atrás, odiaria, mas agora estou gostando. Mas eu meio que já estava esperando por um final parecido, depois de uma resenha que eu li e a pessoa quase soltou um spoiler. Por se tratar de um livro que envolvia um tema como órgãos artificiais, achei que a autora deixou de aprofundar em algo que poderia ter rendido muito assunto e criado até algumas polemicas. Mas acho que essa não era a sua intenção e sim o romance mesmo.

Quanto aos protagonistas, Alícia que tinha muito potencial por ser a garota pobre e inteligente que chama a atenção do garoto rico, quase que passou despercebida, talvez pelo livro ter sido narrado pelo Gabriel. Gabriel até agora não sei se gostei ou não. Tinha vezes que eu simpatizava com ele, mas logo em seguida ele tinha alguma atitude besta e eu já desgostava dele de novo. Quem merece uma menção honrosa é Vitor por ser o melhor personagem da história na minha opinião. Outra coisa que tinha lido nas resenhas era sobre o final, e concordo, achei o final muito confuso. Não sabia se era realidade ou se era sonho dele. Fiquei um pouco perdida. Mas gostei do segredo que envolvia a história, não imaginava que era aquilo. Enfim, leiam e tirem as suas próprias conclusões.

site: http://blogprefacio.blogspot.com.br/2015/01/resenha-coracao-artificial-viviane-l.html

Ani 18/03/2015

Em Coração Artificial conhecemos Gabriel, um jovem filho de um magnata da industria de órgãos artificiais. Desde que sua mãe deixou a casa e ele quando o mesmo era uma criança, seu pai passou a comandar sua vida. Todo o futuro de Gabriel já está escrito pelo seu pai. O problema é que Gabriel não quer assumir os negócios da família, ele quer ser músico. Mas para isso ele precisaria enfrentar o “todo poderoso”.
Um dia, enquanto ele estava no corredor da faculdade, viu que alguém esbarrou em uma aluna e derrubou todos os livros dela no chão. Ninguém se dispõe a ajudar, somente a ficar rindo dela, então ele resolve fazer isso. É quando ele conhece Alicia, ela é bolsista e veio de uma cidade do interior para conseguir estudar.
Gabriel tinha seu grupo de amigo, mas sempre foi muito fechado, nunca contou nada muito pessoal para eles e depois de ajudar Alicia no corredor, passou a olhar para moça e desviar o olhar, como se quisesse conversar mas não quisesse ir atrás sabe?
Como ele estava indo mal em uma matéria, resolveu pedir ajuda da moça para estudar e ai nasce uma amizade, com o tempo Gabriel percebe que está apaixonado pela moça, ele a convida para ir ao parque, mas encontra Vitor, o irmão de Alicia e “inimigo” de Gabriel, quando eles estão indo embora, Vitor começa a seguir o carro de Gabriel fazendo com que eles sofram um acidente. Depois desse dia tudo muda na vida do casal.
O livro tem 309 páginas e é narrado por Gabriel, a leitura foi tão fluida que parecia bem menos, o pai de Gabriel tem um segredo que é ligado ao acidente, o que só deixa o jovem com mais raiva e desapontado com o pai. A autora dividiu o livro em duas partes, a primeira é um clichê clássico que você imagina o final já a segunda é onde tudo muda. Eu realmente não acreditei que aquilo fosse acontecer.
Viviane tem uma escrita fluida e envolvente – demorei só dois dias para ler – o uso de órgãos artificiais foi tema bem ousado e abordado de forma coerente. Fazia tempo que não lia livros narrados pelo personagem masculino, gostei disso. Não foi um livro meloso que me fez suspirar. Quando acabou e antes de começar o epílogo, tive que ler novamente porque pensei que tinha perdido algo, achei que o final foi um pouco corrido. As coisas foram explicadas no epílogo, então não fiquei com dúvidas. Agradeço a oportunidade de conhecer a história do Gabriel e da Alicia e aconselho o livro para todos que gostam de romance não tão clichê como os normais.
"Sabe qual é o grande problema da vida? - ela disse. - É não sabermos quando vai ser nossa última respiração, a última ida à padaria ou a última vez que vemos as pessoas que amamos. A vida é tão incerta e viver é tão irônico..."

site: http://www.entrechocolatesemusicas.com/2015/03/coracao-artificial-viviane-l-ribeiro.html

Gisa 05/03/2015

Único
Hoje vim aqui trazer a resenha de um livro que eu estava muito a fim de ler, desde que vi uma resenha e um quote perfeito desse livro em algum lugar por aí. Juro que não lembro onde.

O quote era esse:
"Porque nunca foi meu objetivo de vida agir como as pessoas esperam que eu aja e dizer o que elas esperam que eu diga; na verdade, é isso o que eu faço: dou a elas razões para irem e só sobrarem as que realmente querem ficar."
Super me identifiquei com essa frase e então resolvi que precisava ler. Recebi o e-book da querida autora Vivi e passei ele na frente de várias outras leituras. Quem nunca?

Mas então bora parar de enrolar e conferir essa história???
Bem gente, estava em dúvida se eu fazia essa resenha em vídeo ou escrita. Optei pela segunda opção. Como selecionei muitos quotes, resolvi fazer em forma escrita.
Então vamos lá????

Primeiramente devo dizer que a história de Coração Artificial não tem nada de mais. É uma história basicamente simples e devo dizer, até clichê. O cara rico, que vive na sombra do pai, que encontra uma menina pobre, se apaixona e os dois precisam lutar contra os pais que não aceitam o relacionamento e tudo mais que nós estamos cansados de ver nas histórias de romances por aí. Mas como diz a Rebecca Dellape (Entre Outubros) "Toda história é fantástica, só depende da forma que você vai contar."

E essa é a grande jogada desse livro e o que o torna tão fantástico, tão único. O livro é narrado pelo Gabriel. E aí, o livro já me ganhou totalmente.
E foi essa narração, que rendeu todas as estrelinhas e os elogios que eu vou colocar aqui. Porque confesso que se o livro fosse narrado pela perspectiva da Alícia, teríamos apenas mais um romance água com açúcar e sem nada a acrescentar, pois tudo passaria pela mente "deformada e cheia de amor" da menina. E sim gente, isso é um elogio. Antes que alguém entenda mal, eu realmente gostei do livro. Mas ele é brilhante, pela sua narrativa.

Nós acompanhamos o Gabriel, um rapaz sem grandes expectativas, que não vê a vida e as coisas da mesma forma que a maioria das pessoas. As ações passam pelo filtro dele e é isso que torna a narrativa tão maravilhosa e tão poética. Há quem diga que ele é muito "conformado" e "sem atitude". Mas o motivo para isso é explicado no decorrer do livro e não serei eu que estragarei a surpresa.
Apesar de ser um romance, o livro não é tão focado nisso. O livro foca mais na forma como a vida e as pequenas coisas que fazemos interferem diretamente na nossa vida e na vida das pessoas ao nosso redor.
O final é algo tão inesperado, mas satisfaz tanto, que é impossível não aplaudir em pé a autora. Aplaudir em pé, por criar uma história bela e poética. Aplaudir, por nos surpreender e nos encantar.
Como ponto negativo, só tenho a dizer que a revisão, deixou muuuuito, muito mesmo a desejar. Mas como li apenas a versão em PDF, talvez a versão física já esteja revisada. Mas mesmo com todos esses erros, eu leria novamente.
Como já disse antes, me identifiquei muito com o personagem e acho que isso também tem um peso ainda maior.
O personagem principal cativa, a narração é bela e poética e o final é surpreendente.
Mas ainda assim, com todos os elogios possíveis, tenho receio de indicar essa obra para todos aqui. Não me entendam mal, eu gostaria que todos vocês pudessem ler e se encantar com a história criada pela Vivi, mas não acredito que seja um livro para todos os tipos de leitor.
Se você espera um romance cheio de beijos ardentes e declarações de amor ao pé do ouvido, procure outra história. Aqui o amor está nos olhares, nas palavras simples e nos pequenos gestos. Talvez, se você não prestar bem atenção, nem encontre o romance. Mas ele está ali, escondido e exposto ao mesmo tempo.
Então se você deseja um romance diferente e único, com características exclusivas, não perca a oportunidade.

"— Sabe qual é o grande problema da vida? — ela disse. — É não sabermos quando vai ser nossa última respiração, a última ida à padaria ou a última vez que vemos as pessoas que amamos. A vida é tão incerta e viver é tão irônico.
— Por que está dizendo estas coisas?
Ela virou o corpo todo para mim.
— Eu só... estou inconformada com o curso do rio. Mas eu estou tentando. Você sabe, aquela coisa sobre viver a vida sem deixar nada para depois."

Para encerrar, devo ainda dizer, que os agradecimentos no final do livro, me deixaram bastante emotiva. São palavras tão lindas, colocadas de uma maneira tão singela e perfeita. Sim, eu leio os agradecimentos e as dedicatórias.
"Estou decidido a jogar tudo para o alto mesmo se daqui a trinta anos eu possa dizer: “Onde eu estava com a minha cabeça?”

site: http://profissao-escritor.blogspot.com.br/2015/03/coracao-artificial-viviane-l-ribeiro.html#comment-form

Yasmim 26/02/2015

Tinha potencial, mas não colou
O livro nos apresenta Gabriel, filho de um dos maiores empresários no setor de órgãos artificiais. Apesar de viver regado de dinheiro e muito luxo, Gabriel, é um garoto simples e sem muita ambição na vida. Com seu futuro planejado desde pequeno pelo seu pai, resta a ele seguir a linhagem de sucesso da família. O que Gabriel não esperava era que uma certa garota dos cachinhos incontroláveis aparecesse em sua vida.

Não é que eu seja do tipo ingrato. É só que não importa o quanto eu tenha motivos para me sentir completo, nunca realmente me sentirei assim. É isso o que me faz humano. Estar eventualmente correndo atrás de algo na tentativa de sentir realmente completo.

Alicia é uma jovem bolsista na universidade de Villanova, assim como Gabriel, ela está cursando Engenharia, só que diferente dele, por motivos próprios. Alicia é espontânea, e tem uma vida simples e modesta. E ao conhecê-la Gabriel se vê encantado por sua beleza e inteligência. Ele só não esperava, mais uma vez, que seu futuro já estivesse ditado e que, mesmo se as escolhas fossem outras não haveria um final feliz.

Ao aceitar participar do book tour, fiquei muito feliz de encontrar pontos de vistas positivos da história no skoob, o que só atiçou minha vontade de ler. Porém, com o decorrer da leitura o mesmo encanto não aconteceu comigo.
O livro tem um diferencial ao ser narrado no ponto de vista do personagem masculino, o que acabou me conquistando de cara. Mas apesar disso, o livro acabou mostrando vários pontos negativos.

Coração Artificial teria um trama legal se tivesse sido mais trabalhado pela autora, uma pena. Pelo fato do livro ser narrado por Gabriel, achei que faltava mais ação por parte do personagem, mais sentimentos, mais envolvimento, mais interesse, mas acabamos nos deparando com um personagem terrivelmente vago, e que, apesar de se dizer simples e não ligar para o dinheiro era totalmente dependente de tal. Eu entendi o problema que era a relação com seu pai, mas achei que para um garoto jovem traumático, ele deveria ser mais rebelde. Mas o significado de rebeldia para Gabriel era apostar rachas com seu carro e não ir contra seu pai.

Tenho vivido a vida para depois viver o sonho.

Em todo momento da leitura eu ficava esperando ansiosamente para que ele se rebela-se e se torna-se quem ele realmente queria ser, e achei que com o envolvimento de Alicia talvez isso viria a calhar, mas fiquei somente na expectativa. Pois foi como se ela simplesmente não acrescentasse nada demais a sua personalidade. Além do romance, que não conseguiu me passar aquele sentimento mútuo. Soava forçado, não colou.

Eu só... Estou inconformada com o curso do rio. Mas eu estou tentando. Você sabe, aquela coisa sobre viver a vida sem deixar nada para depois?

Tanto como os principais, os personagens secundários não conseguiram me cativar. Eles eram superficiais demais, infelizmente não consegui sentir aquela sensação gostosa de leitor e personagem.
O irmão da Alicia, que tinha tudo para ser um ótimo personagem, não foi explorado. O problema com os pais do Gabriel, um ponto que eu desejava que fosse trabalhado, não foi. Várias pontas acabaram ficando soltas e terminamos com um final que veio para causar, no meu ponto de vista.
Eu não consegui sentir metade do que os leitores do skoob disseram sentir, e sinto muito mesmo. Fiquei com as expectativas muito alta e acabei me decepcionando.
Enfim, espero que ao lerem tomem suas próprias conclusões. Talvez eu seja uma chata, mas a verdade é que não consegui me apegar em nada da historia, ela tinha potencial, mas não colou.

site: http://miiheomundoliterario.blogspot.com.br/2015/02/resenha-coracao-artificial-viviane-l.html

Suka - Pensamentos & Opiniões 16/02/2015

Gabriel mora com seu pai, grande empresário das indústrias de órgãos artificiais, desde que foi abandonado pela sua mãe, seu pai era super protetor e controlador, inclusive o seu curso de engenharia tinha sido escolhido pelo seu pai, e isso fazia com que Gabriel não se desse muito bem com ele. Então para "relaxar" Gabriel participava de corridas ilegais de carro, ele não tinha tantos amigos apenas Carolina e Lucas. Num certo dia Gabriel vê uma garota (Alícia) esbarrando em outra pessoa e se senti incomodado por isso e vai ajudá-la.
Daí acaba surgindo uma amizade entre eles quando ela desci ajudá-lo no trabalho de física e sem perceber aos poucos ele vai se apaixonado por ela, e fazendo coisas que ele não dava tanta importância, mas que com ela o mundo dele parecia ser diferente. Certo dia, estão no parque e acabam encontrado o irmão de que por coincidência era rival dele nas corridas, o Vitor, que tem um discussão com Gabriel por estar com a irmã dele. E ao sair do parque com Alícia é seguido por Vitor, e num desvio de caminho para despistar dele, acaba acontecendo um acidente, que mudará a vida de todos os envolvidos na história.

site: http://suka-p.blogspot.com.br/2015/02/resenha-coracao-artificial.html

Aline Natália 02/02/2015

Coração Artificial - Viviane L. Ribeiro
"Sabe qual é o grande problema da vida? — ela disse. — É não sabermos quando vai ser nossa última respiração, a última ida à padaria ou a última vez que vemos as pessoas que amamos. A vida é tão incerta e viver é tão irônico."

Ao iniciar a leitura tive dificuldade para entender Gabriel, a narração em primeira pessoa mostrava uma pessoa distante, muitas vezes alheio aos sentimentos das pessoas e até mesmo ao próprio. Porém bastou conhecer melhor o protagonista para compreendê-lo, saber por tudo que passou, entender seus motivos só deixou a trama ainda mais atrativa.

A história foi me ganhando aos poucos, quando dei por mim estava completamente envolvida, quando pensei que não poderia me surpreender mais me deparei um desfecho emocionante e nada previsível.

O livro mostra a força do amor, como ele pode transformar as pessoas, apesar do tema render muito assunto é difícil relatar sem deixar escapar um spoiler ou vários, então me resta deixar essa super dica de leitura.

"Chega um tempo na vida que você só quer parar e esperar, por mais que não saiba definidamente o que está esperando."
______________________________________________________________
Confira a Resenha completa no meu Blog:

Relíquias

site: http://reliquiasaline.blogspot.com.br/2015/02/livro-coracao-artificial.html

Sâmella Raissa 24/12/2014

Resenha original para o blog SammySacional

No livro de estreia de Viviane L. Ribeiro, temos a história de Gabriel, um rapaz já com seus vinte anos, filho de um importante médico e então magnata no ramo de órgãos artificiais que almeja em ver o único filho seguindo seus passos. Mas isso não acontece, uma vez que Gabriel prefere ocupar-se em viver a própria vida como ele sempre conheceu, entre os altos luxos com os amigos e corridas ilegais de carro por entre as noites. Ao conhecer Alicia, porém, naquele que seria mais um dia rotineiro e entediante na faculdade de engenharia, sua vida aos poucos começa a mudar, primeiramente por entre encontros de mera coincidência até que Gabriel realmente se verá ansioso por rever a garota misteriosa e encantadora que preenche os seus pensamentos. Justamente nesse mistério natural, Alicia esconde um detalhe que poderia fazer toda a diferença na relação de ambos - qualquer que seja ela.

À princípio, havia gostado muito da sinopse e dos comentários que Coração Artificial até então vinha ganhando entre alguns blogueiros, e ao surgir uma oportunidade de leitura, aproveitei-a. Trata-se de um enredo aparentemente clichê que, porém, é desenvolvido em meio a segredos e a vida caótica do protagonista, Gabriel, que através da narrativa em primeira pessoa, deixa claro ao leitor seus pensamentos e ideias. Demorei um pouco, porém, a me envolver com a história porque, apesar de Viviane escrever bem, Gabriel não conseguiu me cativar e eu realmente não estava simpatizando nada com ele - em alguns momentos, inclusive, cheguei a me irritar ou ficar com raiva de algumas de suas atitudes ou pensamentos, às vezes agindo de forma vazia e automática demais, sem me convencer ou ser, sequer, algo significativo no enredo.

"Às vezes, não há nada que você possa fazer, a não ser esperar."

Mas quando Alicia apareceu, pensei que a leitura fosse melhorar. A personalidade inicialmente tímida e visivelmente misteriosa da moça, aos poucos, infelizmente, apagou-se um pouco no enredo e acabou ficando ao mesmo patamar que Gabriel, com atitudes e falas automáticas que não me convenciam de verdade. Eu realmente tive problemas para conseguir me prender aos personagens principais e por conta disso, a leitura demorou a engrenar e a ser concluída - levando quase dois meses, digamos assim, com várias pausas entre a leitura. A história começou a sair dos trilhos, ainda, quando o próprio enredo começou a ficar ora rápido demais, ora lento demais. Além disso, o desenvolvimento de cenas e acontecimentos é monótono, os personagens secundários são vazios, sem qualquer preenchimento emocional palpável ou significativo para o enredo, que, definitivamente, me distanciaram ainda mais da leitura.

No entanto, a autora conseguiu atrair minha atenção e uma visível compreensão após fazer uma determinada revelação por entre a metade do livro, que definitivamente eu não esperava. Sobre o fato do protagonista, Gabriel, soar meio vago e sem expressão na história, além de agir meio que no automático ou no impulso em alguns outros momentos, a autora conseguiu contornar o fato - que, na verdade, mais pareceu ser proposital mesmo - ao fazer uma revelação que condiz com o que observei no personagem. Não sei realmente como uma pessoa assim age, mas até onde conheço, a autora conseguiu caracterizar muito bem o personagem e isso foi um ponto muito positivo para a leitura, pois era algo que eu não esperava mas que, felizmente, tinha muita coerência com o texto e conseguiu, no fim das contas, acalmar as minhas críticas, rs.

Leia o resto da resenha em...

site: http://sammysacional.blogspot.com.br/2014/12/Resenha-CoracaoArtificial.html

Rafa_she 23/03/2022

Coração Artificial
É uma leitura muito rápida e fluida. Mal percebi o tempo passar enquanto lia.
Os personagens são muito bem construídos, mesmo sendo um livro tão curto, e a sequência de eventos é muito bem narrada. Me impressou bastante, ainda mais depois de perceber que é literatura nacional (comecei a leitura sem conhecer a autora).
Mergulhamos no mundo de Gabriel, um playboy mimado con complexo de "não sei o que fazer da vida", filho de um bioengenheiro que fabrica órgãos artificiais. A partir disso, você pode deduzir o quão incrível é esse universo criado pela autora e o quão criativa é essa narrativa.
Recomendo bastante, principalmente para aqueles que não botam muita fé na literatura nacional. Confiem no potencial do seu povo porque tem coisa boa!

Denise Crivelli 02/01/2015

Opinião:
Alicia é uma personagem que me cativou ela é meiga e sempre vê o lado bom das coisas, ela também é determinada e não liga muito por ser diferente das pessoas que vivem ao redor de Gabriel, ela aproveita a vida, gosta de Natureza. Ela aconselha o Gabriel a respeito de alguns assuntos que o machuca como o controle do Pai dele. Ela é um pouco teimosa também e quando acredita em algo acaba desobedecendo ordens.
O Gabriel é um garoto controlado pelo Pai e que sonha em ser música mais teve que escolher entre dinheiro e Música, apesar de gostar desse mundo de riqueza ele é um pouco frustado e alivia isso com sua válvula de escape que é as corridas de carro, ele amadureceu um pouco no decorrer da história e isso foi bom, ele deixou de ser aquele cara mimado no começo da história e ainda se tornou amigo de um inimigo seu.
Teve outros personagens como Lucas um garoto mimado que tenta atingir o Gabriel por conta de uma outra garota, mais depois ele some e quase nem aparece. Além da insuportável da Carolina uma garota rica que antes era amiga de Gabriel, mais depois tentou namorar ele.
A história foi simples, mais me conquistou e achei os personagens principais meigos e sempre bom ler um livro mais leve, depois do último que li e foi tenso.
O livro tem uma capa simples, mais bonita que me conquistou, as folhas são brancas e com letras grandes, além disso não encontrei palavras erradas. A autora tem uma escrita envolvente e soube desenvolver a história. Eu só fiquei com uma duvida no final do livro, quer dizer não sei se entendi bem. Ele é narrado pela visão do Gabriel e isso é algo bom, porque a maioria de romances é narrado pela mulher.
Tinhas outras coisas que gostaria falar mais para isso teria que revelar spoiler então nem vou comentar A história em si é gostosa de ler, gosto muito de participar de Book Tour.

site: http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

Milla Carvalho 10/01/2015

"Sonhar mais um sonho impossível..."
Conheci o livro por intermédio da autora Viviane L. Ribeiro, que me apresentou uma sinopse bastante interessante de sua obra. Coração Artificial traz a história de Gabriel, filho único do frio bioengenheiro Robson Müller, presidente de uma companhia de biofarmacêutica responsável pela feitura de órgãos artificiais.

Imputado a fazer o curso de Engenharia que detesta, o nosso mocinho usa as corridas ilegais de carros como válvula de escape. Apesar da fama de bad boy, Gabriel tem bom coração e ainda se encontra no dilema ”o que fazer da vida?”, uma vez que se sente frustrado por não conseguir fazer o que quer, que é subir num palco e cantar.

Sua vida começa a mudar quando ele se esbarra, literalmente, em Alícia, uma estudante bolsista, de família humilde e muito inteligente. O encontro banal desencadeia uma relação forte e muito atraente até que, em um atalho da vida, os dois são separados e se encontram em uma encruzilhada sobre que fazer com o sentimento crescente que lhes unem. Mas aí, alguns fatos e decepções influenciam numa decisão a ser tomada.

Coração Artificial trouxe uma premissa nova, bastante autêntica ao usar a biotecnologia nos transplantes de órgãos como pano de fundo no drama, além dos corriqueiros medos e aflições de uma fase pré-adulta. A narrativa discorre suave e intensamente, sendo que, muitas vezes, é impossível de largar o livro ou e-reader sem ler mais uma página. Mas o que se destaca é a qualidade do drama que a autora trouxe durante toda a história, trazendo um final realista, bonito e limpo.

Uma bela opção de leitura para começar o ano de 2015.

#DesafioDeleitura2015 #Item4 #UmLivroEscritoPorAlguémComMenosde30 #Recomendado #AutoraBrasileira #DramaRomance