Coração Artificial

Coração Artificial Viviane L. Ribeiro

Resenhas - Coração Artificial

Suka - Pensamentos & Opiniões 16/02/2015

Gabriel mora com seu pai, grande empresário das indústrias de órgãos artificiais, desde que foi abandonado pela sua mãe, seu pai era super protetor e controlador, inclusive o seu curso de engenharia tinha sido escolhido pelo seu pai, e isso fazia com que Gabriel não se desse muito bem com ele. Então para "relaxar" Gabriel participava de corridas ilegais de carro, ele não tinha tantos amigos apenas Carolina e Lucas. Num certo dia Gabriel vê uma garota (Alícia) esbarrando em outra pessoa e se senti incomodado por isso e vai ajudá-la.
Daí acaba surgindo uma amizade entre eles quando ela desci ajudá-lo no trabalho de física e sem perceber aos poucos ele vai se apaixonado por ela, e fazendo coisas que ele não dava tanta importância, mas que com ela o mundo dele parecia ser diferente. Certo dia, estão no parque e acabam encontrado o irmão de que por coincidência era rival dele nas corridas, o Vitor, que tem um discussão com Gabriel por estar com a irmã dele. E ao sair do parque com Alícia é seguido por Vitor, e num desvio de caminho para despistar dele, acaba acontecendo um acidente, que mudará a vida de todos os envolvidos na história.

site: http://suka-p.blogspot.com.br/2015/02/resenha-coracao-artificial.html

Aline Natália 02/02/2015

Coração Artificial - Viviane L. Ribeiro
"Sabe qual é o grande problema da vida? — ela disse. — É não sabermos quando vai ser nossa última respiração, a última ida à padaria ou a última vez que vemos as pessoas que amamos. A vida é tão incerta e viver é tão irônico."

Ao iniciar a leitura tive dificuldade para entender Gabriel, a narração em primeira pessoa mostrava uma pessoa distante, muitas vezes alheio aos sentimentos das pessoas e até mesmo ao próprio. Porém bastou conhecer melhor o protagonista para compreendê-lo, saber por tudo que passou, entender seus motivos só deixou a trama ainda mais atrativa.

A história foi me ganhando aos poucos, quando dei por mim estava completamente envolvida, quando pensei que não poderia me surpreender mais me deparei um desfecho emocionante e nada previsível.

O livro mostra a força do amor, como ele pode transformar as pessoas, apesar do tema render muito assunto é difícil relatar sem deixar escapar um spoiler ou vários, então me resta deixar essa super dica de leitura.

"Chega um tempo na vida que você só quer parar e esperar, por mais que não saiba definidamente o que está esperando."
______________________________________________________________
Confira a Resenha completa no meu Blog:

Relíquias

site: http://reliquiasaline.blogspot.com.br/2015/02/livro-coracao-artificial.html

Silvana 01/02/2015

Gabriel mora com seu pai, um importante magnata da industria de órgão artificiais, desde que sua mãe os abandonou. Ele não se dá muito bem com seu pai que tenta controlar toda a sua vida, até o curso de Engenharia que ele faz, foi escolha do seu pai, mas suas notas estão bem baixas. Mas tem horas que ele não aguenta mais e para desestressar, ele participa de corridas ilegais de carros. Ele não precisa do dinheiro, é mais como uma rota de fuga. Um dia na faculdade, ele vê alguém esbarrando numa garota cheia de livros, é claro que todos os livros caem no chão e ninguém ajuda a garota. Ele fica incomodado com aquilo e vai ajudá-la.

A garota se chama Alícia, e é bolsista na faculdade. Gabriel é gentil com Alícia, que pensa que desse acontecimento poderia nascer uma amizade entre eles, mas quando eles se encontram novamente, Gabriel que está com seus amigos Lucas e Carolina, ignora Alícia. Lucas é apaixonado por Carolina, que por sua vez gosta de Gabriel e fica um pouco enciumada com Alícia. Eles se encontram varias vezes depois disso, mas Gabriel sempre finge que não a conhece, até o dia em que vê ela cantando em um bar. Como Gabriel gosta muito de musica e não pode matar a sua vontade por causa de seu pai, ele decide se aproximar de Alícia e usa a desculpa de que precisa da ajuda dela em um trabalho de física.

"O céu se abriu. Ela era o Sol, brilhante e grandioso, e nós, os planetas, orbitando a sua volta."
Alicia aceita ajudá-lo e eles começam a se encontrar sempre. Gabriel não percebe, mas aos poucos vai se apaixonando por Alícia. E de um cara mimado e que sempre teve tudo o que quis, ele acaba tendo atitudes que nem ele esperava, como ir à um parque de diversões só para ver Alícia sorrir. O que eles não esperavam é que o irmão de Alícia ia aparecer no parque e para surpresa de Gabriel o irmão dela é Vitor seu rival nas corridas de carro. Depois de muito bate boca, Gabriel consegue sair de lá com Alícia, mas Vitor segue eles e eles acabam em um acidente de carro. E depois do acidente tudo muda. Parece que todos, seu pai, seus amigos e até os pais de Alícia não querem ver os dois juntos. Será que Gabriel vai ter coragem de enfrentar todos para viver algo que ele nunca viveu? E qual é o segredo que seu pai está lhe escondendo? Será que tem alguma a coisa a ver com o acidente?

"Mas eu estou tentando. Você sabe, aquela coisa sobre viver a vida sem deixar nada para depois."

O livro é narrado por Gabriel e dividido em duas partes, antes e depois do acidente. O livro começa como um romance bem água com açúcar, mas termina de um jeito surpreendente. A autora ousou em terminar assim. E o final ousado foi o que me chamou a atenção no livro. Ultimamente tenho gostado de finais assim. Se fosse um tempo atrás, odiaria, mas agora estou gostando. Mas eu meio que já estava esperando por um final parecido, depois de uma resenha que eu li e a pessoa quase soltou um spoiler. Por se tratar de um livro que envolvia um tema como órgãos artificiais, achei que a autora deixou de aprofundar em algo que poderia ter rendido muito assunto e criado até algumas polemicas. Mas acho que essa não era a sua intenção e sim o romance mesmo.

Quanto aos protagonistas, Alícia que tinha muito potencial por ser a garota pobre e inteligente que chama a atenção do garoto rico, quase que passou despercebida, talvez pelo livro ter sido narrado pelo Gabriel. Gabriel até agora não sei se gostei ou não. Tinha vezes que eu simpatizava com ele, mas logo em seguida ele tinha alguma atitude besta e eu já desgostava dele de novo. Quem merece uma menção honrosa é Vitor por ser o melhor personagem da história na minha opinião. Outra coisa que tinha lido nas resenhas era sobre o final, e concordo, achei o final muito confuso. Não sabia se era realidade ou se era sonho dele. Fiquei um pouco perdida. Mas gostei do segredo que envolvia a história, não imaginava que era aquilo. Enfim, leiam e tirem as suas próprias conclusões.

site: http://blogprefacio.blogspot.com.br/2015/01/resenha-coracao-artificial-viviane-l.html

Evelise 31/01/2015

Gabriel é filho de um grande empresário do setor de órgãos artificiais, ele cursa engenharia em uma faculdade particular para realizar os desejos do pai, mas na verdade sonha em ser músico, mesmo não tendo coragem de enfrentar quem o criou. Alicia estuda na mesma faculdade, mas só teve a oportunidade por ser inteligente o bastante para conseguir uma bolsa.

Os dois só têm em comum o fato de estudarem no mesmo lugar, mas dificilmente teriam se conhecido se Gabriel não tivesse ajudado Alicia quando ela derrubou seus livros, ou se ele não tivesse visto ela cantando em um bar de músicos. Uma série de acontecimentos acaba aproximando duas pessoas que pareciam ser opostos, uma aproximação que não é bem vista pelas famílias, principalmente depois de uma acidente de carro.

Eles são separados pelas famílias aparentemente sem motivo algum, mas será que um amor como o deles poderá ser tão facilmente destruído? Qual é o motivo para os pais de Alicia se oporem ao relacionamento e para o pai de Gabriel parecer não gostar nada da garota?

Antes de escrever o que achei de Coração Artificial, quero agradecer à Viviane, que foi super simpática comigo e que conseguiu escrever um romance poético e encantador. Muito obrigada mesmo por me apresentar à história.

Ao ler a sinopse, imaginei Gabriel como um daqueles garotos que querem só aproveitar a vida e ficar com todas as garotas que aparecerem pela frente, o típico filhinho de papai de vários livros. Durante a história, porém, percebi que ele na verdade tem dificuldade para se relacionar com pessoas novas em que acha que não vale a pena enfrentar o pai, mesmo para lutar por seus sonhos. Seu grupo de amigos é pequeno, são pessoas que ele conhece há muito tempo, de personalidades bem diferentes da dele.

No grupo de amigos de Gabriel se destacam Lucas, seu melhor amigo de infância, ele é expansivo e bem diferente do protagonista, e Carolina, garota que tem um papel bem importante no decorrer da história (não vou contar para não dar spoiler).

O livro todo é narrado em primeira pessoa, pelo Gabriel, o que foi um grande diferencial, já que li pouquíssimos romances com o garoto narrando. Essa visão diferente do relacionamento deixou a história especial. Por saber só o ponto de vista dele, aos poucos o leitor vai descobrindo tudo o que acontece, mesmo sendo um garoto tem toda a insegurança, a alegria e algumas vezes decepção de um relacionamento, nesse ponto não houve muita diferença de um romance com uma narradora.

A escrita da Viviane é quase poética, não tenho outra forma de descrever. Algumas situações são descritas de forma que parece que o leitor poderia estar do lado, outras vezes a situação passa rapidamente, sem grande destaque. De uma forma diferente ela conseguiu mostrar exatamente o que era importante para o Gabriel. Isso me confundiu um pouquinho no início, mas logo me acostumei e consegui um bom ritmo de leitura.

Como li em formato de ebook não posso fazer muitos comentários sobre a diagramação, encontrei alguns errinhos ao longo do livro, mas nada que atrapalhasse a leitura. A capa é simples e bonita, mas a garota não corresponde à descrição da Alicia, o que foi uma pena, pois no comecinho estava imaginando alguém como na foto...

Enfim, recomendo Corações Artificiais para todos que gostam de um romance, mas que não querem algo muito clichê. A história é bonita e tocante, confesso que demorei alguns minutos antes de assimilar o final, fui surpreendida totalmente.

site: http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

Sil 28/01/2015

Resenhas :: Coração Artificial
Conheci o livro Coração Artificial através do blog da Kel, Por uma boa Leitura, onde tem uma entrevista muito legal com a Viviane. Pelo pouco que ela falou do livro eu já fiquei curiosa e gentilmente a autora nos cedeu o e-book. Claro que eu fiquei super feliz quando ela entrou em contato e assim que terminei minhas leituras fui correndo ler.
O que mais me chamou a atenção no livro e me fez ter vontade de lê-lo foi o fato do narrador ser masculino. Como eu disse no comentário da entrevista estou cansada de mocinhas cheia de blá, blá, blá bobo (mesmo sempre lidando com elas com muito amor e carinho) e acho, de verdade, que se por algum motivo a autora tivesse optado por narrar pelo ponto de vista da Alicia a história não teria sido tão bacana.

Como já nos explica a sinopse Gabriel é filho de um magnata; O que a sinopse não nos diz é que esse magnata é um homem frio e manipulador, que usa de chantagem para ter o que quer do filho. Acredito que pela forma como Gabriel foi criado tudo está errado na sua vida e até em sua personalidade. Ele faz uma faculdade que odeia, não tem muitos amigos e admite que não se importa com isso, é antipático em alguns momentos e extremamente orgulhoso o tempo inteiro. Em algum ponto da história ele se compara com esses badboy dos livros, mas eu acho que ele é apenas um garoto insensível.

Gabriel conhece Alicia na faculdade, em um raro ato de bondade de sua parte. Nos dias que se seguem ele passa a ignora-la até o dia que a viu cantando em uma barzinho da cidade. Ele se encantou com a coragem de Alicia em se apresentar diante de um publico, coisa que ele nunca teve e acredita que nunca terá coragem de fazer. Veja bem, Gabriel faz engenharia por pressão do pai (aquela velha história de seguir tradição da família, coisa de gente rica) mas seu sonho é ser músico e nunca teve coragem suficiente de enfrentar seu pai ou de cantar em um palco.

À partir daí Gabriel e Alicia se aproximam de uma forma bem inocente. O relacionamento entre eles não é nada arrebatador ou desesperado, pelo contrário. Mesmo sendo evidente o interesse de Gabriel por Alicia, e vice-versa, eles pouco agem como um casal apaixonado. Como eu disse Gabriel e insensível e em diversos momentos fiquei extremamente incomodada com o modo como ele tratava Alicia, mas ao mesmo tempo eu o entendia bem de onde aquilo vinha, pois com a sua narração é fácil entende-lo e não odia-lo por suas atitudes.

Alicia, ao contrário do que pode parecer, não é o tipo de garota livre. E eu uso esse adjetivo pois é bem clichê em alguns livros/filmes onde o personagem é manipulado pela sua família que seu interesse amoroso esteja em uma situação contrária. Os pais de Alicia são super protetores a ponto de se mudaram de cidade com ela para o período de faculdade. O que me agradou na personagem foi a forma como ela encara o mundo, sua família e Gabriel. É uma garota bem humorada e que aprecia as coisas mais bobas da vida – tipo um quintal com gramado verde. Porém não gostei de vê-la aceitando em diversos momentos o jeito como Gabriel fala com ela, sem nem ao menos fingir que se incomoda. Mesmo após o fim do livro tentei entender os motivos dela mas não obtive sucesso; Contudo isso não deixou a leitura menos agradável.

Em alguns momentos durante a narrativa senti falta de reviravoltas. É muito agradável ler um livro onde a cada final de capítulo o leitor fica sem ar ou surpreso e durante alguns momentos senti que a autora pecou nesse aspecto. Assim como também não me senti totalmente emocionada (ou confusa ou irritada) com a maior revelação do livro. Aconteceu tudo tão rápido e nesse momento temos apenas Gabriel querendo entender o que está acontecendo e exigindo respostas, porém não me senti como ele. Pensando sobre o momento agora acho que ele foi muito paciente em procurar pelas respostas e não se permitindo sentir raiva e isso chega a ser frustrante como leitora. Talvez esse seja um comportamento tipico masculino – já que às vezes mulheres sentem tanta raiva que acabam apenas falando besteira, gritando e batendo portas.

Conversei com a Viviane após terminar o livro e ela comentou que algumas pessoas não compreenderam o final do livro. De fato, a passagem de tempo entre o último capítulo e epilogo é tão brusca que por um momento causa estranheza e confusão; E para mim isso foi muito perspicaz por parte da Viviane, pois o leitor se sente na sua zona de conforto e acaba sendo surpreendido com os fatos das coisas. Fiquei emocionada com o final, não de chorar mas de sentir o coração apertado e a garganta fechada.

Coração Artificial tem vários personagens secundários mas o que eu mais adorei foi Vitor, irmão de Alicia. Apesar de ter certeza que todos devem odia-lo eu senti que ele deveria ser melhor desenvolvido na história. Fiquei curiosa para conhece-lo melhor e entender seus sentimentos em relação as coisas que acontecem com sua família. No fundo eu acho que ele é o tipo de pessoa incompreendida e que não mede consequências dos seus atos.

Apesar das suas 302 páginas o livro é bem fácil de ler. Para as mais desocupadas como eu a leitura é feita em apenas algumas horas. Então vale muito a pena pega-lo em um domingo preguiçoso, para relaxar e se preparar para enfrentar a semana (ou não, vai que você é dessas moças super sensíveis).

site: https://cantaremverso.wordpress.com/2014/12/24/resenhas-coracao-artificial/

Milla Carvalho 10/01/2015

"Sonhar mais um sonho impossível..."
Conheci o livro por intermédio da autora Viviane L. Ribeiro, que me apresentou uma sinopse bastante interessante de sua obra. Coração Artificial traz a história de Gabriel, filho único do frio bioengenheiro Robson Müller, presidente de uma companhia de biofarmacêutica responsável pela feitura de órgãos artificiais.

Imputado a fazer o curso de Engenharia que detesta, o nosso mocinho usa as corridas ilegais de carros como válvula de escape. Apesar da fama de bad boy, Gabriel tem bom coração e ainda se encontra no dilema ”o que fazer da vida?”, uma vez que se sente frustrado por não conseguir fazer o que quer, que é subir num palco e cantar.

Sua vida começa a mudar quando ele se esbarra, literalmente, em Alícia, uma estudante bolsista, de família humilde e muito inteligente. O encontro banal desencadeia uma relação forte e muito atraente até que, em um atalho da vida, os dois são separados e se encontram em uma encruzilhada sobre que fazer com o sentimento crescente que lhes unem. Mas aí, alguns fatos e decepções influenciam numa decisão a ser tomada.

Coração Artificial trouxe uma premissa nova, bastante autêntica ao usar a biotecnologia nos transplantes de órgãos como pano de fundo no drama, além dos corriqueiros medos e aflições de uma fase pré-adulta. A narrativa discorre suave e intensamente, sendo que, muitas vezes, é impossível de largar o livro ou e-reader sem ler mais uma página. Mas o que se destaca é a qualidade do drama que a autora trouxe durante toda a história, trazendo um final realista, bonito e limpo.

Uma bela opção de leitura para começar o ano de 2015.

#DesafioDeleitura2015 #Item4 #UmLivroEscritoPorAlguémComMenosde30 #Recomendado #AutoraBrasileira #DramaRomance

Angel 05/01/2015

[Resenha] Coração Artificial - Viviane L. Ribeiro
Logo que li o titulo do livro, fiquei bastante curiosa para saber o que de fato era esse “Coração Artificial”. Fiquei imaginando que talvez poderia se tratar de mais um livro de romance que no final não deu certo, alias é isso que artificial me faz lembrar de algo falso, por isso esperava uma história que se tratava de um amor falso, uma traição ou algo do tipo. Mas eu estava enganada!

Coração Artificial vai mais além do que eu poderia imaginar. É um romance bem diferente do que eu já tinha lido, bem escrito, inteligente e com um tema bastante novo e que eu nunca tinha ouvido falar. Admito que fui até pesquisar se realmente existe essa tal coisa artificial que a história tanto fala e encontrei algumas informações a respeito bem legais.

Gabriel é o típico filhinho de papai, rico e totalmente dependente do pai, assim tendo que fazer todas as vontades dele. Ele tem poucos amigos. Achei-o bem insensível, que não se importava muito com as pessoas a sua volta, principalmente com seus poucos amigos. Na verdade, seus eles são chatos e filhinhos de papai que nem ele.

Alicia é bolsista na faculdade onde Gabriel faz engenharia. Ela é uma menina tímida, delicada e misteriosa. E ela a responsável por dar vida ao livro e a Gabriel.

Eles acabam se conhecendo no corredor da faculdade, Gabriel logo de cara se sente intrigado pela menina, mas como é um imbecil, ao invés de se aproximar dela ele começa a ignorá-la, mas logo que vê ela cantando em um bar que ele frequentava as vezes, se encantou por ela e tratou de se reaproximar pedindo para que ela o ajudasse em um trabalho.

Então eles começam a se conhecer melhor, há passar mais tempo juntos e podemos dizer que se apaixonando. Até que ocorre um acidente de carro com os dois e a vida deles mudam, segredos começam a se revelar e com isso vários obstáculos para impedir esse romance.

"A única coisa que ela fez foi lutar por mim. E ninguém lutou por mim antes."

Vale a pena ler o livro! Ao longo da história você percebe o amadurecimento de ambos os personagens e você começa devorar o livro querendo saber qual o mistério que cerca os dois.

site: http://deliriosdaangel.blogspot.com.br/

Denise Crivelli 02/01/2015

Opinião:
Alicia é uma personagem que me cativou ela é meiga e sempre vê o lado bom das coisas, ela também é determinada e não liga muito por ser diferente das pessoas que vivem ao redor de Gabriel, ela aproveita a vida, gosta de Natureza. Ela aconselha o Gabriel a respeito de alguns assuntos que o machuca como o controle do Pai dele. Ela é um pouco teimosa também e quando acredita em algo acaba desobedecendo ordens.
O Gabriel é um garoto controlado pelo Pai e que sonha em ser música mais teve que escolher entre dinheiro e Música, apesar de gostar desse mundo de riqueza ele é um pouco frustado e alivia isso com sua válvula de escape que é as corridas de carro, ele amadureceu um pouco no decorrer da história e isso foi bom, ele deixou de ser aquele cara mimado no começo da história e ainda se tornou amigo de um inimigo seu.
Teve outros personagens como Lucas um garoto mimado que tenta atingir o Gabriel por conta de uma outra garota, mais depois ele some e quase nem aparece. Além da insuportável da Carolina uma garota rica que antes era amiga de Gabriel, mais depois tentou namorar ele.
A história foi simples, mais me conquistou e achei os personagens principais meigos e sempre bom ler um livro mais leve, depois do último que li e foi tenso.
O livro tem uma capa simples, mais bonita que me conquistou, as folhas são brancas e com letras grandes, além disso não encontrei palavras erradas. A autora tem uma escrita envolvente e soube desenvolver a história. Eu só fiquei com uma duvida no final do livro, quer dizer não sei se entendi bem. Ele é narrado pela visão do Gabriel e isso é algo bom, porque a maioria de romances é narrado pela mulher.
Tinhas outras coisas que gostaria falar mais para isso teria que revelar spoiler então nem vou comentar A história em si é gostosa de ler, gosto muito de participar de Book Tour.

site: http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

Sâmella Raissa 24/12/2014

Resenha original para o blog SammySacional

No livro de estreia de Viviane L. Ribeiro, temos a história de Gabriel, um rapaz já com seus vinte anos, filho de um importante médico e então magnata no ramo de órgãos artificiais que almeja em ver o único filho seguindo seus passos. Mas isso não acontece, uma vez que Gabriel prefere ocupar-se em viver a própria vida como ele sempre conheceu, entre os altos luxos com os amigos e corridas ilegais de carro por entre as noites. Ao conhecer Alicia, porém, naquele que seria mais um dia rotineiro e entediante na faculdade de engenharia, sua vida aos poucos começa a mudar, primeiramente por entre encontros de mera coincidência até que Gabriel realmente se verá ansioso por rever a garota misteriosa e encantadora que preenche os seus pensamentos. Justamente nesse mistério natural, Alicia esconde um detalhe que poderia fazer toda a diferença na relação de ambos - qualquer que seja ela.

À princípio, havia gostado muito da sinopse e dos comentários que Coração Artificial até então vinha ganhando entre alguns blogueiros, e ao surgir uma oportunidade de leitura, aproveitei-a. Trata-se de um enredo aparentemente clichê que, porém, é desenvolvido em meio a segredos e a vida caótica do protagonista, Gabriel, que através da narrativa em primeira pessoa, deixa claro ao leitor seus pensamentos e ideias. Demorei um pouco, porém, a me envolver com a história porque, apesar de Viviane escrever bem, Gabriel não conseguiu me cativar e eu realmente não estava simpatizando nada com ele - em alguns momentos, inclusive, cheguei a me irritar ou ficar com raiva de algumas de suas atitudes ou pensamentos, às vezes agindo de forma vazia e automática demais, sem me convencer ou ser, sequer, algo significativo no enredo.

"Às vezes, não há nada que você possa fazer, a não ser esperar."

Mas quando Alicia apareceu, pensei que a leitura fosse melhorar. A personalidade inicialmente tímida e visivelmente misteriosa da moça, aos poucos, infelizmente, apagou-se um pouco no enredo e acabou ficando ao mesmo patamar que Gabriel, com atitudes e falas automáticas que não me convenciam de verdade. Eu realmente tive problemas para conseguir me prender aos personagens principais e por conta disso, a leitura demorou a engrenar e a ser concluída - levando quase dois meses, digamos assim, com várias pausas entre a leitura. A história começou a sair dos trilhos, ainda, quando o próprio enredo começou a ficar ora rápido demais, ora lento demais. Além disso, o desenvolvimento de cenas e acontecimentos é monótono, os personagens secundários são vazios, sem qualquer preenchimento emocional palpável ou significativo para o enredo, que, definitivamente, me distanciaram ainda mais da leitura.

No entanto, a autora conseguiu atrair minha atenção e uma visível compreensão após fazer uma determinada revelação por entre a metade do livro, que definitivamente eu não esperava. Sobre o fato do protagonista, Gabriel, soar meio vago e sem expressão na história, além de agir meio que no automático ou no impulso em alguns outros momentos, a autora conseguiu contornar o fato - que, na verdade, mais pareceu ser proposital mesmo - ao fazer uma revelação que condiz com o que observei no personagem. Não sei realmente como uma pessoa assim age, mas até onde conheço, a autora conseguiu caracterizar muito bem o personagem e isso foi um ponto muito positivo para a leitura, pois era algo que eu não esperava mas que, felizmente, tinha muita coerência com o texto e conseguiu, no fim das contas, acalmar as minhas críticas, rs.

Leia o resto da resenha em...

site: http://sammysacional.blogspot.com.br/2014/12/Resenha-CoracaoArtificial.html

Juliana 04/10/2015

O livro Coração Artificial, de Viviane L. Ribeiro chegou ao meu conhecimento por meio do Skoob. A autora, que entrou em contato comigo por lá, me enviou o livro. Na época, ele estava prestes a ser publicado pela Editora Multifoco.

O livro conta a história de Gabriel, um jovem de 19 anos, filho de um homem muito rico e que vive em meio a pessoas do mesmo nível social que o seu. Ele faz faculdade em uma instituição renomada e cara, onde os alunos, eram os mesmos membros da elite, exceto por um ou outro bolsista.

É no ambiente da universidade que ele vai encontrar Alicia, uma garota completamente diferente dele, tanto no aspecto econômico quanto no aspecto emocional.

Enquanto Alícia, mesmo sendo um pouco tímida, é uma garota doce, Gabriel é insensível, fechado, não conversa muito e nem expõe seus sentimentos.

A história de Coração Artificial é narrada pelo ponto de vista de Gabriel, por isso os pensamentos e as atitudes dele são o centro da história. Talvez por isso, eu não tenha conseguido me apegar tanto ao personagem.

Mesmo vivendo em meio ao luxo e ao dinheiro, Gabriel não gostava daquele ambiente, percebia a superficialidade nos relacionamentos das pessoas que rodeavam, principalmente, seu pai. Contudo, ele não fazia nada que pudesse mudar essa condição.

O relacionamento ruim com o pai, a faculdade que não gostava, a empresa que não queria assumir. Todas essas coisas, apesar de o incomodarem, não o causavam nenhum estímulo para que fizesse algo por sua mudança.

Como alguns playboyzinhos, ele também participa de rachas. Nesses momentos, ele alivia suas tensões e busca provar para si mesmo que ele é capaz de fazer algo que não esteja sob o controle do pai, que aparentemente traçou um caminho para ele e tenta controlar sua via inteira, de modo a não permitir que as coisas saiam de modo diferente do que planejou.

Nos rachas, somos apresentados a Vitor, um aparente rival que quer vencê-lo a qualquer custo.

Além destes personagens, há os amigos Carolina, Lucas e Wesley, que tem uma pequena participação na história.

Demorei bastante para concluir a leitura. Seja porque o momento que estava vivendo não era o mais propício para ler, seja porque não consegui me vincular à história, o fato é que Coração Artificial não fluiu como eu gostaria.

A ambientação da história não conseguiu ficar clara para mim, em vários momentos. Algumas vezes foi necessário voltar algumas páginas para recuperar onde a cena se passava, pois com a leitura não era possível criar um cenário definitivo na minha mente.

A mesma coisa aconteceu com as descrições dos personagens. Não era possível visualizá-los enquanto lia, por isso, não consegui me aproximar o quanto devia da história.

A trama de Coração Artificial também é bastante confusa. Na realidade, a ideia central da autora é muito boa, mas é necessário um pouco mais de trabalho no texto para que tanto a trama principal quanto as tramas secundárias possam ser desenvolvidas e caminharem juntas.

Muitas pontas soltas se encontram na parte final do livro, mas há situações e símbolos usados no livro que aparentemente ficaram sem sentido, como a questão do amor de Gabriel pela música, que foi pouco explorado ao longo da história de Coração Artificial e no final não fez tanto sentido.

Minha sugestão para a autora seria passar por um processo de edição, revisando tanto a ortografia e a gramática, quanto a construção da história, para que o texto final fique mais elaborado.

site: http://www.cafecomlivros.blog.br/2015/05/07/resenha-coracao-artificial/

Bárbara @versosenotas 15/10/2015

Resenha: Coração Artificial
Com uma escrita leve e fluida Viviane L. Ribeiro nos apresenta o livro Coração Artificial, uma agradável surpresa deste mês. E, como uma amiga blogueira já disse, ele tinha tudo para ser mais um romance clichê na estante, se não fosse pelo fato dele ser narrado (inteiro) pelo protagonista.

Daniel é um jovem rico, mimado e sem muita paciência para se relacionar com as pessoas. Filho do poderoso bioengenheiro e dono da empresa Biotec, ele é obrigado a fazer a faculdade que não quer, para seguir a profissão que não gosta e ter a carreira que não almeja.

Alícia é uma menina delicada e simples. Vinda do interior, ela chega à cidade após conseguir uma bolsa de estudos para a faculdade mais cara da região. E, é claro que eles se esbarrariam em algum momento como o velho e bom clichê. Mas, esse livro vai muito além das aparências e a autora prendeu minha atenção totalmente durante a leitura a ponto de eu abandonar tudo que estava fazendo para lê-lo.

“O céu se abriu. Ela era o Sol, brilhante e grandioso, e nós, os planetas, orbitando em sua volta. Ela, ela tinha o mundo sob seus pés agora e talvez nem fizesse ideia.”

Por ser bolsista, espera-se que Alícia seja inteligente e de fato ela é, mas não fica obstinada apenas aos estudos. Diferente das amizades e mulheres com quem Gabriel andava, ela é uma pessoa que sabe aproveitar cada segundo da vida e é com um sorriso no rosto que ela o conquista. Seu jeito manso e alegre de viver o encanta. Sua dedicação e esforço na faculdade o impressionam. Mas é depois de descobrir o quão bem ela canta e toca violão que ele realmente fica interessado em conhecer a menina do interior.

Depois de ir contra as objeções dos amigos e do pai, Gabriel se aproxima da menina com a promessa de um trato: ela o ajudaria no trabalho de Física e ele, bem, ele faria o que ela quisesse. No entanto, ela nunca cobrou sua parte no trato e foram essas pequenas coisas que mais mexiam com o rapaz. Ela não esperava nada em troca, apenas sua companhia, bem diferente das pessoas interesseiras a sua volta.

“E é justamente isso que me faz perder a credibilidade da vida; viver sem ver seus sonhos se tornarem realidade, porque existe uma lei que determina que não podemos ter tudo.”

É tão bonito acompanhar o nascimento dessa amizade e como eles se encaixam apesar das diferenças gritantes. Além disso, me peguei torcendo, a todo momento, para que o sentimento que estava surgindo em seus corações aflorasse, mas muitas coisas chegam para impedir isso.

Um acidente acontece com Gabriel no volante e Alícia ao seu lado e depois disso, tudo muda. O rapaz não consegue esquecer a menina enquanto ela se esforça para se manter afastada dele. Na verdade, parece que tudo conspirava para mantê-los afastados, principalmente os pais dos jovens. Mas quem disse que para o amor existem barreiras?

Alguns acontecimentos surgem na vida para nos testar, outros para nos ajudar, outros simplesmente para nos fazer sair do comodismo e irmos em busca dos nossos sonhos e foi isso que aconteceu com Gabriel. O livro nos pega de surpresa algumas vezes e deixa feridas em alguns momentos, mas aprendi que precisamos olhar um obstáculo por todos os ângulos. Podemos sentar e chorar, nos privar de tudo e aceitar a auto-piedade. Ou então, podemos seguir adiante e tirar o que tem de melhor nessa dificuldade: o aprendizado.

“Acaba que viver não é como estar em um parque de diversão. Estar vivo é como assistir a um filme de terror sem saber o que encontrará a seguir.”

Não quero falar muito para não estragar as surpresas que esse livro nos reserva, mas eu me encantei por Coração Artificial. A narrativa pelo ponto de vista do protagonista fez toda a diferença e foi ótimo conhecer um romance pela perspectiva do bad boy. Adorei a Alícia e me inspirei em sua força e maturidade além de ter sido ótimo ver as mudanças nos personagens.

Coração Artificial é um lindo romance que nos mostra como alguém pode mudar a vida de outra pessoa apenas pelo fato de existir. Há certas coisas na vida que nos marcam profundamente ocupando um lugar especial em nossas memórias e em nosso coração e esse livro com certeza tem um lugar reservado em mim. Sempre que eu olhar para ele será com um sorriso no rosto e com o coração leve.

Que eu, você, todos nós possamos ser fortes na caminhada chamada Vida e que não nos deixemos seguir uma rotina apenas por ser seguro. O crescimento e a realização pessoal envolve mudanças e mudanças envolvem riscos.

Sobre a diagramação, as folhas são brancas, mas isso não atrapalhou em nada a leitura. Apenas um fato me incomodou: a revisão. O livro merece uma maior dedicação, pois vi vários errinhos bobos ao longo da leitura.

Eu adorei a capa e foi apenas ao final da leitura que eu percebi que a mesma é uma pintura (eu acho rs)... lindo!! Os capítulos são bem curtinhos o que torna a leitura muito rápida e o livro é dividido em três partes e posso dizer que a partir da segunda meu coração começou a ficar apertado com os acontecimentos que surgiam a minha frente.

Enfim, a resenha já está enorme e eu vou parando por aqui. Só digo uma coisa: Leiam Coração Artificial!

Eu quero ler tudo que a Viviane escrever a partir de agora. Parabéns Vivi pelo ótimo trabalho e obrigada pela amizade, parceria e confiança! Recomendadíssimo!!!

“Se os cientistas antropólogos chegarem a comparar minhas reações como humano com as reações próprias da natureza, eles poderiam me chamar de folha, que não chega a ser animal e nem propriamente vegetal; que não é nada. É apenas aquela parte alaranjada decadente de uma árvore no outono europeu, que uma vez caída dela o vento leva pra lá e pra cá. Que existe só por existir.”

Visite o blog: http://versosenotas.blogspot.com.br/ onde tem essa resenha e muito mais!!

site: http://versosenotas.blogspot.com.br/

Priih | Blog Infinitas Vidas 13/12/2015

Um bom romance, com final surpreendente
Já pela sinopse eu fiquei curiosa com Coração Artificial. Li algumas resenhas e sempre ficava intrigada, querendo saber o que afastaria Gabriel e Alícia após o dito acidente. Bolei algumas teorias – algumas eu acertei, outras não. Mas posso dizer que nada me preparou para o final. [...] Ele me pegou totalmente desprevenida e me deixou com um nó na garganta que demorou a se desfazer. E eu amei cada detalhe! Eu amei como a Viviane conduziu a história até aquele ponto, e como tudo fez sentido, e como tudo se encaixou.

Leia a resenha completa no link abaixo. ;)

site: https://infinitasvidas.wordpress.com/2015/12/13/resenha-coracao-artificial-viviane-l-ribeiro/