Cress

Cress Marissa Meyer

Resenhas - Cress

Luiza Helena (@balaiodebabados) 12/09/2017

Originalmente postada em https://balaiodebabados.blogspot.com.br/
A cada livro dessa série me pergunto por que demorei tanto pra começar. Mas aí agradeço porque comprei tudo de uma vez e não vou ficar sofrendo 84 anos...

Não tem como não amar a Cress. Por conta do seu isolamento de todo e qualquer contato humano, exceto por uma psycho crazy, Cress é uma garota muito tímida e introvertida. À medida que a história vai avançando, vemos que ela é super leal, generosa e corajosa. Fora que vamos vemos seu crescimento e o entrosamento com o bondinho.

Cress também é super gente como a gente, principalmente quando se trata do crush (no caso Thorne): ela stalkeia o crush, idealiza o crush, se apaixona pela idealização do crush, não sabe se comportar perto do crush e sofre horrores na vida.

"– Capitão – murmurou ela. – Acho que estou apaixonada por você. [...]
– Não me diga que demorou dois dias inteiros para se dar conta disso. Devo estar perdendo o jeito.*"

Thorne já nos foi apresentado em Scarlet e aqui conhecemos melhor esse Capitão. Essa aura de bon vivant e de quem não se preocupa com nada é só conversa fiada. A real mesmo é que Thorne é um cara que leva o que é importante a sério, gentil e não se deixa abater. Quando necessário, ele assume a postura de líder.

"– Cress, me faça um favor. [...] Faça com que eu não atire em ninguém de quem nós gostamos.*"

É muito fofo ver a relação entre Thorne e Cress. Apesar de não conhecê-la bem, os dois passam por trancos e barrancos e se tornam bem próximos. Fora que em Thorne nasce um senso de proteção quanto à Cress, justamente pela falta de experiência dela em tudo praticamente. Apesar desse senso, ele sabe que Cress é mais do que uma donzela em perigo.

"Mas uma coisa que ela sabia era que não precisava mais ser salva.*"

Falando em trancos e barrancos, tudo que o bondinho passa não é brincadeira. Na hora do resgate de Cress, a trupe é separada. Gente, momentos de tensão porque eu ficava agoniada com tudo o que eles estavam passando. Mas nem só de brigas e agonia vive Cress. Também temos altas revelações feitas pelo doutor Erland que muda todo o jogo. Meus sentimentos são resumidos no gif abaixo.

Nesse livro, somos apresentados a Jacin e Winter (mocinhos do próximo livro). Ainda não tenho muita opinião formada sobre Jacin. Achei ele um tanto mal amado e bruto, apesar de que quando foi preciso, ajudou a galerê. Já Winter, bem… só posso dizer que não tive as melhores primeiras impressões da garota, mas vida que segue.

Cinder e Kai têm seus momentos, também regados a altas revelações. Já Scarlet e Wolf não tem muito foco, porém suas situações foram algumas que me deixaram com o coração na mão. (#agoooooonyyyyy) Apesar de que algumas atitudes de Wolf me fizeram rir, mesmo meu coração sabendo que era errado. Iko como sempre roubando as cenas. Gente, eu quero uma andróide assim pra mim. As brigas entre ela e o Jacin foram as melhores.

"A preocupação de Jacin logo se transformou em irritação.
– Sua nave tem umas prioridades muito estranhas, sabia?
– Iko. Meu nome é Iko. Se você não parar de me chamar de ‘nave’, vou cuidar para que nunca tenha água quente nos banhos, está entendendo?
– É, espere um minuto enquanto desligo o sistema de alto-falantes.
– O quê? Você não pode me emudecer. Cinder!*"

Mais um detalhe que devo ter esquecido de comentar é a falta de triângulos amorosos nas histórias. Se amo? Amo sim com certeza para todo sempre! OK que quando é um triângulo bem construído e que tenha relevância na história, minha implicância é menos.

Revelações e mais intrigas foram mostradas em Cress e todas elas abriram portas para os acontecimentos em Winter. Só que vai esperar um pouco, já que vou ler na ordem dos lançamentos. Então só vou saber de tudo mesmo depois de Fairest (lançado no Brasil com o título de Levana).

"– Você mesmo disse que o povo de Luna precisa de uma revolucionária. [...] Então eu vou para Luna e vou iniciar uma revolução.*"

* Sinopse e quotes retirados da edição da Rocco Jovens Leitores

site: https://balaiodebabados.blogspot.com.br/2017/09/resenha-204-cress.html

Lily 06/08/2016

Não consigo parar de ler!
Maratona The Lunar Chronicles!!!
Pena que só falta mais um e mais uma short story (The Little Android).
Amando essa série!!!

Dani 26/05/2016

Essa história é muito fofa!!!
Essa séria continua a me encantar. Uma história simples , mas muito gostosa de acompanhar. Estou apaixonada pelos personagens. Thorne e cress, simplesmente fofos demais!

Iaszz 17/03/2024

Eu gostei mais que o segundo livro, já que sobre a trama da Scarlet não gostei de muita coisa. Nesse livro também finalmente a Cinder resolve acordar pra vida e decide ser uma boa protagonista de novo, a Cress começou me estressando um pouquinho mas depois me afeiçoei bastante, as narrações dela eram muito engraçadas pq ela é muito delulu, e da pra entender o lado da coitada. Eu ainda acho que a autora coloca algumas conveniências e soluções fáceis, mas de modo geral eu me diverti lendo.

LuAsa98 30/11/2023

Que escritora viu ????
Quer um livro para te matar por dentro achou . Esse livro realmente por enquanto da saga foi oque mais mexeu comigo me fez repensar bastante coisa.
Como eu sempre digo pra minha irmã enquanto eu não ler todos os livros dessa escritora minha existencia foi em vão.
Amo a Cinder , Amo a Scarlett, Amo a Cress, Amo o Kai ( meu marido) Amo o Lobo , E amoooo o Thorne.
Enfim um viva a essa saga que no começo eu não tava dando nada e agora tá me pussuindo como escrava e fã.
E se não gostou...
Sai do fake Levana

gabi124 03/10/2023

Sendo totalmente sincera por enquanto esse foi o livro da coleção que eu menos gostei, não me apeguei NADA a Cress, achei a história bem chatinha, a leitura foi bem puxada nos capítulos dela. Em relação a história como um todo, já estou ficando nervosaaa, só quero que a Cinder consiga reivindicar o seu trono. Agora vou ler Levana pq minha amiga falou que é melhor ler esse antes que Winter.

Luca 08/06/2023

Cress está cressida badum tss
Quando conheci a Cress no livros anteriores já sabia que sentiria empatia com ela, em principal por saber que ela era inspirada em rapunzel que é uma das minhas histórias favoritas. Não imaginava como podia ser feito para transformar essa história em uma nova visão, e mais uma vez a autora conseguiu. Esse livro como os outros e cheio de surpresas e momentos hilarios que são quebrados com a guerra e conflito. Digo que dentre os outros esse é o que tem maiores momentos de leveza, principalmente por causa da Cress, que abre um papo sobre os sentimentos muito importante, mostrando o que é fraternidade, amor e ressentimento.
Não é uma resenha grande como as minhas costumam ser mas lhes garanto que esse é um livro que completamente vale a pena

Arthur Abelha 25/01/2023

Caos, Mas Um Caos Delicioso.
Com tantos personagens e acontecimentos esse livro foi um tanto frenético, da pra perceber que a escrita da autora evoluiu bastante, é agradável, fluída e cativante.

Rapunzel é um dos meus contos de fadas favoritos, mas por conta do filme Enrolados, sendo só pelas histórias Chapeuzinho Vermelho segue em disparada, então ver o desenrolar da história da Cress, tão bem feito e interessante foi um deleite.

Ansioso pelo próximo livro.

Sem muitas palavras, eu surtei, eu gritei, quase chorei, apenas muito bom e com muitos caos e muitos surtos, mas um caos delicioso.

Mandi 10/09/2022

Que leitura maravilhosa
Acho impressionante a sutileza em que a marissa consegue adaptar os clássicos de uma maneira tão criativa, mas ainda remetendo a essência deles deixando uma nostalgia. Simplesmente maravilhoso como os personagens e as histórias se encaixam com muita naturalidade. Senti falta de mais presença da scarlet que é a minha personagem favorita e quem mais me identifico. Contudo amei a cress e o Thorne, a cinder e o Kai. Enfim altas expectativas para Winter

Denise 28/06/2022

Quem diria que ela seria interessante?
Das princesas, Rapunzel sempre foi a menos interessante pra mim. Como os livros anteriores me prenderam, não tive escolha a não ser continuar a série e, não é que essa Rapunzel é interessante?!
Ela ainda é enclausurada, cheia de traumas por esse motivo, mas guarda uns truques na maga. E quando pode, se aventura e até ousa fazer coisas que jamais pensou que seria capaz.

paulaa 29/09/2021

Sem defeitos!!
Mais uma vez estou maravilhada com as crônicas lunares. "Cress" nos apresenta a apaixonante Rapunzel/Cress e a continuação da história dos personagens q aprendemos a amar:Cinder, Kai, Iko, Lobo, Scarlet e Thorne. Não tendo nenhum defeito ou falha.
A história mantém sua qualidade, não sendo a melhor coisa q eu já li, mas sendo extremamente bem escrita e pensada. Mas o ponto forte desse livro são com certeza os plot twists e os personagens. Esse livro só vai te surpreendendo durante a leitura e pelo menos uma dezena de vezes vc tem ctz q td vai dar errado, oq eu amei mtt, pq n manteve a monotonidade e falta de ação q eu vejo em outras continuações. Já os personagens n tem como começar a descrever, eles são tds perfeitos e mt bem escritos, sendo altamente desenvolvidos. Esse livro trouxe principalmente um grande crescimento pessoal pro Thorne, q é um dos meus favoritos e me fez ter absoluta certeza q eu estou apaixonada pelo
Lobo e q ele é incrível.
Extremamente ansiosa pelo próximo!

Nana 09/10/2020

amei amei
Essa é a série que eu vou amando a cada livro que passa. Cinder achei bem chato, Scarlet amei (minha favorita) e agora Cress. Senti muita muita falta de mais capítulos sobre a Scarlet, mas isso é porque ela é minha favorita. Mas os capítulos da Cress e do Thorne, com certeza fizeram valer a pena!!