O Mínimo Que Você Precisa Saber Para Não Ser Um Idiota

O Mínimo Que Você Precisa Saber Para Não Ser Um Idiota Olavo de Carvalho

Resenhas - O Mínimo Que Você Precisa Saber Para Não Ser Um Idiota

Biografias & Fatos 19/11/2015

o minimo que você precisa saber para não ser um idiota
Publicado em 2013 pela Editora Record, esta obra nos mostra 193 textos diversos que foram publicados em jornais e revistas brasileiras em um período de 17 anos, de 1997 até 2013. Esses textos são de autoria do filosofo Olavo de Carvalho publicados em colunas de jornais como: O Globo, Folha de S. Paulo e Diário do comercio, ou das revistas Bravo! e Época. Com variados temas que vão de educação e cultura até temas complexos como aborto, feminismo e religião.

Esta obra tem como organizador o jovem Felipe Moura Brasil que teve a iniciativa de selecionar e organizar todos esses textos escritos por Olavo. Não deve ter sido fácil a tarefa de selecionar quais os textos iriam ser publicados no livro diante dos inúmeros publicados ao longos desses anos. O livro possui 25 capítulos ou temas por assim dizer, são eles: Juventude, Conhecimento, Vocação, Cultura, Pobreza, Fingimento. Democracia, Socialismo, Militância, Revolução, Intelligentzia, Inveja, Aborto, Ciência, Religião, Linguagem, Discussão, Petismo, Feminismo, Gayzismo, Criminalidade, Dominação, EUA, Libertação e Estudo. Cada capitulo tem cerca de 03 a 04 textos.

Opinião: uma leitura recomendada para quem ainda não conhece o prof. Olavo de Carvalho, seus textos são diretos e sem rodeios. Fala daquilo que conhece e até onde conhece, não inventa ou cria deduções mirabolantes para agradar quem quer que seja. Seus textos conseguem nos dar uma noção de como se encontra a sociedade brasileira, nossa cultura ficando desvalorizada, nossos jovens sendo levados por ideologias falsas e mal caráter e nossa educação escolar superficial e frágil. Nos faz refletir no que queremos em nossas vidas, que caminhos nossa sociedade esta seguindo e nos momentos que as relações e os valores estão se perdendo. Para aqueles que já conhecem os textos de Olavo de Carvalho, dispensa presentações, poderão reler o quanto quiserem esses textos, diretos, pesados e sem intuito de agradar ninguém.

site: https://biografiasefatos.wordpress.com/2015/11/12/o-minimo-que-voce-precisa-saber-para-nao-ser-um-idiota/

Tiago Pedro 27/09/2015

um pouco de tudo do que não é mainstream
A obra é uma coletânea de artigos e colunas publicadas durante a década de 2000 em vários jornais de destaque no brasil. Obviamente, por serem colunas, não tem a profundidade exigida em uma abordagem cientifica ou filosófica - o organizador deixa claro que não tem essa intenção desde o início - mas já são suficientes para questionar muitos dos pseudo-dogmas que vinham se impondo como visões absolutas nas ciências sociais, na mídia, na política, nas universidades. Entre muitos tópicos, que tratam de vários "ismos" (militarismo, petismo, gayzismo, socialismo, comunismo, etc) vale a pena destacar a última parte com dicas de outros autores e estudos para daí seguir adiante com outros autores que quase nunca aparecem nos currículos "standards" do pensamento brasileiro e porque não(?), do mainstream globalista..

Raquel 19/04/2015

Não gostava do Olavo de Carvalho - apesar de só ter acesso aos vídeos na época - e não fiquei muito feliz quando ganhei de presente este livro. Cerca de um ano e meio depois decidi ler. Tive uma agradável surpresa.

Artigos bem escritos, elaborados por uma pessoa muito inteligente - há de convir que, mesmo não concordando com o autor, ele é uma pessoa de inteligência acima da média. Visões diferentes do clichê esquerdista que domina as universidades no Brasil e opiniões bem fundamentadas sobre diversos assuntos. Eis o ponto forte do livro.

Lado fraco: por ter sido separado por temas, alguns artigos se tornaram repetitivos e desnecessários; certas teorias (Nova Ordem Mundial, globalistas, comunistas etc) aparentam um certo exagero. É preciso ser crítico antes de aceitar qualquer coisa.

Em suma, recomendo o livro. Olavo de Carvalho é muito bom, não um deus como alguns acham nem um completo babaca.
Lucas 31/03/2016minha estante
Obrigado por esclarecer que Olavo não é um deus. Isso mostra o quão bem você leu o livro. hehehe

Fernando Messin 20/03/2015

É um livro muito bom e uma excelente ferramenta de reflexão.
Mas se você realmente concordar com tudo aquilo que Olavo de Carvalho diz nesse livro,. é sinal de que você continua idiota.

Leonardo 06/02/2015

Excelente, revelador - uma pedra no sapato da ESQUERDA.
O autor busca sempre explicar a mídia, o acadêmico, a política, o mundo sobre a ótica da busca da revelação do que está por trás das cortinas. Excelente para quem quer abrir os olhos, aguçar os sentidos e percepções e possivelmente sair da obscuridade moral, acadêmica, política e intelectual a qual temos sido subjugados nas últimas décadas.

Os artigos compilados no livro podem ser encontrados na internet, a maioria está publicada no site do autor.

site: http://www.olavodecarvalho.org/index.html

André 18/01/2015

Levei cerca de 4 a 5 meses para ler esta obra. Se frente às contraditórias resenhas aqui expostas eu pudesse te orientar uma parte do livro que mostrasse o motivo da maioria dos comentários serem positivos, e frente a estes, outros comentários cheios de rancor e pré-conceito, te indico ler as duas últimas partes para ter uma noção do que o livro fala, LIBERTAÇÃO e ESTUDO, não são mais que 20 páginas. Se depois delas se você sentir mesmo que isso não tem nada a ver com o Brasil,que não pode tirar nada de bom daí pra sua vida intelectual e espiritual, este livro realmente não te ajudará.
Este livro me fez tirar o que estava nublando minhas convicções e "certezas" forjadas por anos a fio por quem era responsável por minha educação e crescimento intelectual, a escola pública brasileira. As verdades que a TV mostravam e que os ditos intelectuais brasileiros ditavam, mas que eram constantemente sujeitas de contradições foram agora desnudadas. Posso dizer que este livro foi o começo da busca de algo que me faltou desde sempre, e que a escola me negou de propósito, a busca pela verdade.

Lucas 11/12/2014

Sem pré-julgamentos.
Esse é um livro que precisa ser lido sem qualquer pré-julgamento do autor. Você pode discordar de suas idéias e maneiras de se posicionar, mas para ler esse livro tem que estar disposto a deixar de lado todas as suas idéias prévias sobre Olavo. Tem que estar disposto ainda a fazer uma auto-reflexão sobre o que é dito.

Carlos 07/12/2014

Teoria da Conspiração? Que nada...se achas isto é um idiota útil.
Em tempos de revisionismo, principalmente da esquerda, que quer ( na verdade sempre fez! ) reescrever a história sob sua ótica "revolucionária", e dita "progressiva", Olavo nos lembra, pra atingir na fronte de quem veste a carapuça, que esta "mente revolucionária" foi responsável pela morte de mais de 200 milhões de pessoas ... muito mais do que todas as guerras e catástrofes naturais de todos os tempos ... outros temas como pobreza, capitalismo, educação, são confrontados pelo autor, com a enorme fundamentação de quem não quer apenas transformar, mas "entender" o mundo antes. Brilhante.

anaclaudia.dant 18/11/2014

Realista e Prepotente
Quando vi este titulo na prateleira, considerei um tanto quanto arrogante.Exatamente por isso me chamou a atenção.
Olavo de Carvalho escreve textos diretos e um tanto quanto ríspidos mas, o fato é que a verdade dói!
Logo no prólogo, encontramos a seguinte frase: “Se você não é capaz de tirar de um livro consequências válidas para sua orientação moral no mundo, você não está pronto para ler este livro.”
Desta maneira, devemos de extrair de uma leitura oque realmente é relevante.
Descordo totalmente certos pontos de vista, porém algumas passagens nos servem como uma lição de moral, como se a realidade fosse uma uma mão aberta, espalmada na nossa cara, como na passagem que fala da rebeldia e da intempestividade adolescente, impulsionada pela permissividade adulta. Qualquer pessoa capaz de autoanalisar -se, reconheceria a si próprio neste texto.

Eicross 12/11/2014

Inteligência demolidora
Dotado de grande rebeldia e palavras pouco usuais, o autor que não crê que a Terra gire em torno do Sol conquistou o respeito e a admiração de várias pessoas com sua obra de mais de seiscentas páginas de belas e provocantes falas recheadas de falso intelectualismo.
Apelativo, conservador, extremista, amante de teorias conspiratórias e desprovido de diploma do ensino médio, acha que tem muita moral para refutar a ciência, falar de educação, que a Pepsi usa células de fetos abortados como adoçante, que o aquecimento global é uma mentira e que não existem combustíveis fósseis. Dono da verdade.
A apresentação é a parte mais divertida e menos maçante do livro – provavelmente porque não faz uso do nonsense, de palavras complicadas demais para a maioria das pessoas entenderem e porque, apesar de ressaltar muito a “inteligência demolidora” de Olavo, o chama de canalha:
“Os pequenos canalhas se aproveitam da idiotice pronta. Os grandes a fabricam.” (página 18)
guilhermegt 28/11/2014minha estante
Eu não consegui chegar à página 18.

Jossi 05/02/2015minha estante
Eu estou lendo e estou A-DO-RAN-DO! Olavo de Carvalho é assim mesmo, a esquerda ou as pessoas que não 'ligam-uma-coisa-à-outra' jamais compreenderão. É preciso ter coragem para enfrentar realidades que nos estão sendo negadas há anos. É preciso ter coragem para enfrentar a mídia que impõe coisas absurdas (e falsas) como o tal do aquecimento global. Não acredito nisso. Não acredito no feminismo, que na verdade não defende mulher alguma, apenas a sua ideologia esquerdista. Não acredito no novo racialismo, que só quer desconstruir a História do Brasil. Não acredito no politicamente correto imposto, quase como uma lei, para todos. Sou livre e, como o Olavo explica, tenho o direito de contestar essas tolices mentirosas expostas por quase que 80% da mídia brasileira. Não sou católica como Olavo de Carvalho e posso até discordar dele em alguns pontos (relativos, p. ex., ao catolicismo), mas acredito (não só porque li os livros dele, mas outros, diversos outros autores), que o cristianismo está sofrendo uma perseguição nova e perigosamente velada. O MÍNIMO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA NÃO SER UM IDIOTA é um livro muito, muito interessante. Complementa outros tantos livros que li e outros tantos que pretendo ler.

Rafael.Guerra 28/11/2017minha estante
undefined

Eicross 18/02/2023minha estante
Quando eu escrevi isso pra uma aula de Português em 2014, não imaginei o rumo que ia levar o Brasil.

Kailler Luis 08/11/2014

Leitura indispensável
É um livro que, com certeza, rema contra a maré. Vale muito a pena a leitura, se não pela veracidade de seu conteúdo, ao menos pela sua ousadia. O Olavo é de uma intelectualidade fenomenal.

Valério 30/10/2014

Abridor de mentes, mas com deslizes
O autor é verdadeiramente um filósofo inconformado que se destaca em meio às mesmices reinantes.
Aponta, destrincha e joga por terra raciocínios aparentemente coerentes para 99% da população.
Assim, a leitura de seu livro abre mentes, mostra a realidade, ajuda a tirar do torpor intencional em que somos inseridos.
Mas acho que o tom é um pouco exagerado algumas vezes.
O próprio autor justifica o embrutecimento e entendo suas razões.
Mas o discurso, quando em tom acima do polido, adquire aparência de histeria e mesmo de apelação. O que, ao invés de ajudar a passar a mensagem, desvia o foco.
Os leitores que defendem ideias diferentes, tendem a não se convencer por pegar birra da forma como são abordadas suas ideias de até então.
Além disso, em um ponto específico (auxílio reclusão) o autor não me parece ter se aprofundado adequadamente no assunto para opinar e generalizou o benefício como se tivesse sido criado para bandidos. Contudo, pela sua própria característica, o auxílio só beneficia trabalhadores.
Uma generalização dessa envergadura, sem analisar o preceito do instituto pode mesmo tirar a credibilidade de todo o livro. Não cheguei a este ponto, pois fiz a crítica individual de cada texto do livro (que é dividido em textos que Olavo de Carvalho publicou em diversas mídias). Portanto, apenas desconsiderei este texto específico.
Por fim, as mesmas análises filosóficas, feitas em tom mais moderado, certamente cumpririam melhor seu objetivo e atingiriam maior abrangência.
Vale a leitura? Muito. Não deixe de ler. Mas abstraia os ataques beirando a histeria.

Ramon 11/10/2014

O título não poderia falar mais sobre o livro!
O livro é uma série de artigo publicados ao longo de vários anos, que foram organizados por tema. É uma leitura obrigatória para "desimbecilizar" o cidadão que por tanto tempo vem sendo inconsientemente doutrinado nos moldes marxistas, é uma vacina de bom senso nesse mundo tão corrompido, aborda temas como gayzismo, feminismo, comunismo, corrupção, PT, EUA, regime militar, Educação, filosofia entre outros. Vale muito a leitura!

Joislan 07/10/2014

O título é muito presunçoso.
O livro é, na verdade, uma compilação de artigos escritos por Olavo de Carvalho sobre vários assuntos, tais como: educação, sexualismo, aborto, política, religião, entre outros. Os primeiros artigos tratam de educação, juventude e cultura, mostrando excelentes abordagens sobre os assuntos. Em seguida vêm artigos abordando temas sociais e políticos onde a carga ideológica e religiosa do autor torna-se mais evidente em suas opiniões. (O que pode desagradar alguns leitores de esquerda).

Em minha opinião, alguns dos artigos mostram a verdade nua e crua da realidade do nosso país. Em outros (a grande maioria) essa realidade parece meio distorcida pelas opiniões do autor, abrindo caminho para longos debates. A forma como Olavo se expressa é um tanto desagradável, cheia de grosserias e insultos. Quase todos os textos trazem um ar de provocação e menosprezo pelo país que beira a xenofobia. (Se é que eu posso usar esse termo já que o autor também é brasileiro). Sua doutrina religiosa é claramente defendida em alguns artigos e posta como única verdade ou meio de salvação. (Talvez tenha esquecido que o Brasil ainda é um país laico). É difícil, ao ler alguns textos, não fazer comparações entre o autor e certos fanáticos religiosos, expondo(impondo) suas crenças e ideologias como verdades únicas a serem seguidas, onde quem não concordar ou se livrar de sua carga esquerdista não poderá ser salvo. Quem questiona ou não aceita suas opiniões é um idiota que não se difere da grande massa burra desse país. Olavo passa em seus textos a ideia da existência de uma grande conspiração global de esquerda que, infiltrada no meio de toda população mundial, organiza a criação de uma nova sociedade manipulada e obediente desde o ensino infantil até a vida adulta. O mesmo ainda escreve que muitos chamarão suas ideias de conspiracionistas e sem fundamento. Na opinião do autor, esses são cegos ou burros o bastante para perceberem o que realmente acontece a sua volta.

Essa forma grosseira e radical de expressar suas opiniões talvez seja o ponto fraco de Olavo de Carvalho. Seus artigos são cruéis ao menosprezar o povo brasileiro e sua cultura. Ao mesmo tempo provocam reflexões e questionamentos que nos instigam a pensar um pouco mais sobre nossa sociedade e nós mesmos. Eu não tomaria esse livro como verdade, apenas como opiniões (bem discutíveis) de um grande filósofo e pensador do nosso tempo. Não tenho conhecimento de toda sua obra e meu saber é muito pequeno comparado ao desse grande filósofo. Por tanto eu teria que pensar e estudar muito para poder discutir qualquer assunto em um mesmo nível intelectual que ele. Ainda assim, sigo, agora, com um pouco mais de consciência do idiota que sou.

Thiago 09/09/2014

O mínimo que você precisa ler para ignorar Olavo
Se você já conhece os delírios de Olavo de Carvalho, pode pular esta compilação deles. Caso não conheça, ele é um fundamentalista religioso e extremista da direita. Se não conhece as ideias da extrema direita, vá fundo e se aventure na defesa pelo tabaco, na homofobia, na intolerância cristã, onde os padres pedófilos são pobres coitados injustiçados e o deus cristão é a única salvação nessa sociedade podre dominada por comunistas. Estes últimos, se você não sabe, são pagos pelo PT para rondarem pela internet defendendo o socialismo e discordarem dos ideais reacionários. Pelo visto, me encaixo nesse grupo, apesar de ainda não ter recebido as devidas remunerações.

Falando mais sério, o autor é absolutamente tendencioso e se recusa a ver qualquer erro em seus pensamentos. Para se ter uma ideia, ele diz que não há a menor prova de que a Terra gire ao redor do Sol (procurem no Youtube). É sério.

Se realmente desejarem ler, façam-no com o maior questionamento e senso crítico possíveis.
guilhermegt 16/12/2014minha estante
Melhor comentário que já li até agora a respeito do livro e de Olavo de Carvalho. Apesar de breve, diz o mínimo (ou tudo) que se precisa saber para não ser um idiota, ou seja, que COMPRAR este livro é jogar dinheiro fora. Não desembolsaria sequer 20 reais para comprar tal título, quiçá 30 ou 40, ainda mais com tantas obras fantásticas de autores sérios e respeitados que estão por aí como Gabriel García Márquez e José Saramago, por exemplo. O máximo que tive a coragem de fazer foi baixar o livro na versão epub pra celular. Resultado: Li até a página 18.

Rick 06/02/2015minha estante
Os ateus esquerdalhas piram. Justamente por nao querer ver a verdade que vocês massacram milhões de pessoas. Este livro não fala nada mais nada menos que a verdade. E Olavo cumpre sua função de filosofo. O choro é livre.

Helen 08/02/2015minha estante
#OLAVOTEMRAZÃO

Krebs 13/02/2016minha estante
#OLAVOTEMRAZÃO

guilhermegt 21/03/2016minha estante
Veja que podem passar dias, meses e anos que os "argumentos" dos anti-esquerdistas são sempre os mesmos. Além de tolos, rotulam todos que discordam de suas ideias e posições com os mesmos características. Cabeças tão fechadas... Eis o Brasil que temos...

Exusiaco 15/08/2016minha estante
#OLAVOÉUMCUZÃO

Jossi 26/08/2016minha estante
#OLAVOTEMRAZÃO e como tem... !!! Os distúrbios de paralaxe cognitiva no Brasil estão num nível assustador!

sirbrum 01/12/2017minha estante
HAHAHAHAHAH. Quanto delírio desse resenhista socialista. Chega a dar pena:
Rotular os outros com rótulos infundados, mentirosos e bobos, só revela que não leu nada e é muito infantil ao agir desse jeito, igual a uma criancinha de dez anos. Esse tipo de difamação NÃO COLA, além do mais, é crime fazer associação de alguém ao nazismo.

Dizer a verdade virou crime.

Thiago, pare de ler livros de romance e vá ler os livros do Olavo que você irá acordar para a vida.

Iristein 10/03/2018minha estante
#OLAVOTEMRAZAO