O Culpado

O Culpado Lisa Ballantyne

Resenhas - O Culpado

Gustavo 08/11/2013

Resenha O Culpado - Lisa Ballantyne (Blog Leitores Compulsivos)
Nesta obra de Lisa Ballantyne somos apresentados a dois personagens principais: Sebastian Croll e Daniel Hunter. Sebastian Croll é um menino de 11 anos de idade, que está sendo acusado de matar seu amigo de 8 anos. Daniel Hunter é um ilustre advogado que toma frente do processo de defesa de Sebastian, porém durante este processo de defesa de Sebastian, Daniel vê que Seb pode possuir segredos e pode estar mentindo ou não, Daniel fica totalmente assustado com Seb, uma criança muito inteligente e fria, será que o garoto de 11 anos foi capaz de matar seu amigo brutalmente? Daniel melhor do que ninguém sabe que esta possibilidade de assassinato pode ser verdade, pois como advogado de jovens delinquentes ele já viu de tudo em sua carreira. Porém Daniel guarda segredos de sua infância, e ele vê em Sebastian o seu reflexo de quando era criança. Qual será os segredos de infância de Daniel? Será que Sebastian foi capaz de matar seu melhor amigo? se sim, por qual motivo e como?

Os capítulos do livro são divididos separadamente: Um capitulo narra a historia de Daniel adulto e a historia do menino Sebastian, e consequentemente o próximo capitulo narra a historia de infância de Daniel, quando criança, Daniel teve uma vida muito difícil, sua mãe era dependente química e ele vivia andando de orfanatos a orfanatos, sem um lar fixo, e esta vida de certa forma mudaram o coração de Daniel, tornando-o um menino violento e nervoso. Mas além disso Daniel possui um segredo com sua ultima mentora, que era uma mulher agradável, que cuidava de crianças que não tinham para onde ir, qual segredo acompanhou a vida de Daniel? Será que Sebastian é igual? um garoto violento e agressivo assim como Daniel foi?

Daniel também vê que a vida familiar de Seb não é das melhores, o pai é um homem rico, porém seco e violento. Certo dia Daniel descobre que o pai de Seb bate em sua esposa diariamente, e que a vida da família Croll não é das perfeitas, e Daniel sabe muito bem que uma família desestruturada e sem rumo pode mudar o coração de uma criança muito facilmente, este seria o motivo da frieza de Sebastian? Descubra segredos, e se surpreenda com esta historia recheada de surpresas e personagens marcantes.

Um maravilhoso livro que mistura Suspense e Drama, uma historia que fará você repensar sobre os limites da mente e do corpo, com personagens marcantes e uma historia muito interessante. O livro possui 350 páginas e apesar da historia ser bem envolvente o livro demora um pouco a te prender, porém quando as provas contra Sebastian aparece, o caso começa a tomar rumos e a revelar segredos, com certeza é um ótimo livro para os amantes de suspense e drama.

site: http://vampleitores.blogspot.com.br/2013/11/resenha-o-culpado-lisa-ballantyne.html
Cantinho dos Rabiscos 02/12/2013minha estante
A resenha ficou muito boa ?
Ainda não conhecia esse livro. Achei interessante *--*
beijocas

Shirlandia 02/12/2013minha estante
Amei a resenha,maravilhosa!estou muito curiosa.

Beth 02/12/2013minha estante
A história é linda e apaixonante.

Giane 04/12/2013minha estante
Adorei a resenha e o livro parece ser super interessante mesmo! Vou add.

grazi34 06/12/2013minha estante
gostei muito,historia muito interessante,torcendo para ganhar para ler

Gy 07/12/2013minha estante
Um tema polemico e instigante gostei muito da resenha...

Joylande 08/12/2013minha estante
Nossa, adorei.

Fernanda3113 08/12/2013minha estante
Adorei a resenha. *-*

Thatha 11/12/2013minha estante
esse liro é baseado em uma historia real?porque eu achei ele muito real e pé no chão. Adorei.

Rapha 19/12/2013minha estante
MEU DEUS !
Deve ser muito bom !
Estou louca de curiosa ! Seb matou mesmo o amigo ?? E qual o segredo de Daniel ?
Ansiosa para ler !

Amanda Gomez 19/12/2013minha estante
Uau... parece ser muito muito bom mesmo... está na minha lista de desejados.. resenha super!!

Dani 22/12/2013minha estante
Gostei muito da resenha, ainda não conhecia este livro mas adorei a história, muito diferente e inovadora, gostei!

Vivi 23/12/2013minha estante
Amei o tema do livro, acho que questionar a inocência de uma crianca eh bastante ousado e acho super legal! Amo demais dramas entao acho que vou dar uma chance a este livro!

Gilh 25/12/2013minha estante
Adorei! minha amiga tinha comentado sobre esse livro mas agora com a resenha fiquei super empolgada para ler...

Ketelly 31/12/2013minha estante
amei a resenha, esse livro me parece ser muito instigante, gostaria muito de ler ele

Andréia Gonzales 05/12/2021

Daniel o advogado de Seb , seu passado, sua infância acabam ficando mais interessante que o julgamento em si. No geral as duas histórias foram bem contadas,e o final bem previsível rs

Alessandra.Adams 12/02/2022

Gostei bastante. Só comecei a desconfiar do desfecho bem no finalzinho do livro. Mas, valeu bastante a pena. Recomendo!

Lucas 24/10/2013

O poder da mente humana!
Vira e mexe somos surpreendidos por casos que deixam a população estarrecida com a crueldade que uma pessoa pode ter com outra. Por exemplo, o caso de dois meninos de aproximadamente dez anos que mataram uma criancinha nos Estados Unidos, dentro de um shopping e as câmeras registram cenas que incriminaram os suspeitos*. Ou uma garota que matou outra, também nos Estados Unidos, e disse que fez isso por mera curiosidade. São casos como esse que vão vindo a mente ao decorrer das páginas de O Culpado. A autora soube conduzir tudo de uma maneira que mexeu com meu psicológico e me fez questionar o quão perversa pode ser a mente humana. O pequeno Ben foi morto com tijoladas, deixando-o totalmente desfigurado, e imaginar isso me deu uma aflição terrível.

Um outro ponto explorado por Ballantyne é como a mídia cai em cima de casos de assassinato e tentam transformar isso numa forma de gerar capital para si mesmos. Fica evidente uma crítica a essa forma de espalhar notícias para sensibilizar a população com algumas falas de Daniel Hunter. E, infelizmente, uma criança de 11 anos não é nem um pouco poupada disso, tendo sua vida e sua identidade mostradas sem piedade por jornais televisivos.

A intercalação entre o passado de Daniel e o presente de Sebastian se entrelaçam muito bem. O advogado, quando criança, teve uma infância difícil com a presença da mãe drogada e de seus namorados enquanto o pequeno Seb tem um pai ausente, uma mãe que se dopa com remédios e apanha do marido. Apesar de tais explicações serem necessárias para o bom entendimento da mente de uma criança e o que ela é capaz de fazer após sofrer grandes traumas, não consegui me ligar aos dois lados da história do mesmo jeito. O julgamento e o mistério que estava em volta de Sebastian eram muito mais interessantes do que a pacata vida de Daniel na infância, com sua mãe adotiva e um monte de galinhas. Creio que é por esse motivo que narrativas alternadas me deixam receoso, porque a tendência é sempre gostar mais de uma e não ver a hora da outra acabar.

O final do livro é surpreendente e tem uma reviravolta muito interessante. Ficou claro para mim que, além de todo o mistério da história, Lisa quis passar uma mensagem muito maior que o mero entretenimento. Há uma grande exploração da mente humana e seu poder de persuasão, desde os advogados que necessitam usar todas as armas possíveis para provar ao júri ou juiz que seus clientes até o acusado, que precisa se manter firme perante à corte e toda a população que quer ver sua condenação. Leiam, pois O Culpado é garantia de uma trama capaz de mexer com o psicológico do leitor.

*Esse caso ficou muito conhecido, mas não consegui achar ao certo alguma notícia sobre ele. A única coisa que lembro é que os dois meninos atraíram o menor dentro de um shopping para longe da mãe dele e o mataram. Se lembrarem e tiverem um link, postem nos comentários ;)

site: http://www.livrosechocolate.com.br/2013/10/o-culpado-lisa-ballantyne.html
Manuella_3 27/10/2013minha estante
Lucas, acabo de ler essa resenha instigante no blog e já adicionei o livro!
Mas, querido, essa informação no final é um spoiler! Não deveria ser revelada. Ou já sabemos quem matou durante a leitura?

Lucas 28/10/2013minha estante
Manu, só exemplifiquei um pouco sobre o caso que existe na vida real, aconteceu nos Estados Unidos, mas não tem relação nenhuma com o livro. O Culpado é uma coisa, esse caso é outra rsrs tem um asterisco ai justamente pra isso. Beijos

Carla.Zuqueti 05/12/2013minha estante
Lucas, segue o link com casos da vida real.O caso ocorreu na Inglaterra.

Lucas 15/12/2013minha estante
Ana, obg ?
Estou lendo e estou chocado com todos os casos.
Beijos

Suyanebrucieri 05/10/2023

Insano
Esse livro me prendeu desde o começo e não consegui parar de ler até terminar. Ele aborda temas psicológicos, traumas, entre outras coisas. A m4rte de um garotinho supostamente por outro garotinho e toda uma investigação sobre o h4micid!o. O advogado de defesa sente que tem algo em comum com o réu e está tentando realmente descobrir o que aconteceu.

Cyntia 31/12/2021

Um bom passatempo
Ben Stokes tem só 8 anos, mas foi cruelmente assassinado no parquinho do bairro. O principal suspeito é Sebastian Croll, de 11 anos, amigo do garoto e com quem brincava mais cedo naquele dia.
Daniel Hunter é um experiente advogado que assume a defesa de Sebastian, mas sente uma estranha conexão com o acusado, que tem atitudes que o fazem relembrar o próprio passado.

O livro não é suspense, é uma história simples sobre um crime cruel. É um pouco lento e sem grandes reviravoltas ou plot twists. Mas é uma história fluida e facil de ser lida. Apesar de ficarmos sempre oscilando entre acreditar ou não em Sebastian, o final é previsível e nenhum dos personagens nos cativa.
Me interessei mais pela história do Daniel do que pela trama do Sebastian.

lipelimma 07/10/2021

Foi um looongo livro. Boa história mas podia ter tido 200 páginas a menos e ter contato a mesma história.

Mari 11/02/2024

Eu acho que a autora se apegou demais aos trâmites legais. Mesmo sendo advogada e gostando do assunto, achei que ficou entediante a parte do julgamento, o que fez com que eu demorasse pra terminar de ler o livro. Mas a história é legal.

Denise 10/08/2020

Um excelente livro
Um excelente livro
Um dos livros que mais gostei esse ano. Não chega a ser um suspense, visto que tudo o que aconteceu foi previsível, mas a história é contada de forma muito prazerosa. Gostei muito do Daniel, o personagem que mais me cativou, mas não aprovei a sua atitude em relação a mãe adotiva. Ela errou , e ele teve toral razão em ficar magoado, mas não ter lhe perdoado, foi muito cruel. Afinal foi graças a ela que ele conseguiu dar um novo rumo a sua vida. Quanto ao menino acusado de ter matado o outro menino, não vou comentar pra não estragar a surpresa no final. Recomendo a leitura.

José Carlos 24/08/2020

Muito bom, mas esperava outra coisa!
O livro é muito bom, mas no início achei que o foco estava voltado demais para a infância do advogado do que para o próprio crime! Tanto que o personagem Daniel, o advogado, foi muito melhor construído que Sebastian, o acusado! Durante a leitura fui percebendo que o livro tratava-se mais sobre Daniel mesmo, e então acabei aproveitando mais a leitura quando aceitei isso! O final é bom, um pouco previsível!

ritita 19/01/2021

òtimo
Nada contra livros de suspense policial, apenas não tenho o hábito, principalmente se for ficção - nada me acrescenta.
Para atender a um desafio, procurei entre os autores nacionais; até comecei a ler O cidadão do bem - Maurício Gomyde, mas tão cheio de trechos retirados de jornais e redes sociais que desisti, então comecei este. Pessoas! Que livrinho danado de bom. Não consegui largar até o ponto final.
Não conheço e não pretendo ler mais nada da autora, mas a moça é boa, ela vai narrando o julgamento de Sebastian e contando sobre a difícil infância e adolescência de Daniel, seu advogado de defesa. Que ideia fantástica para deixar o leitor roendo as unhas enquanto lê sobre um e sabe sobre o outro!
Durante o julgamento fiquei ora achando-o inocente, ora culpado, depois inocente, depois culpado.

San... 08/03/2015

Uma bonita narrativa, nada fantasiosa e de certa maneira triste. A autora explora a emoção dos personagens de forma delicada e sem resvalar para o dramalhão dando ao leitor a possibilidade de uma convivência pacifica com os sentimentos dos protagonistas... Dá para sentir os anseios, os medos, as tristezas, dá para escolher lados e ainda, ao final, não se desiludir com o enredo todo, com o desfecho da trama... Fica uma saudade suave ao final da leitura, uma vontade salutar de mais páginas. Bonito livro, recomendo.

Simone de Cássia 15/03/2018

Cheguei à esse livro por mero acaso, gostei da sinopse e resolvi arriscar! Esse é um daqueles casos em que a expectativa é pequena e a satisfação é enorme! Personagens bem construídos tecem a história em dois tempos e fazem da leitura algo instigante e diferente. À cada página a gente fica ansioso pra saber o destino de Sebastian e sem perceber vai se envolvendo cada vez mais no passado de Daniel, até que os dois momentos se encontram também com grandes revelações. Ótimo livro!

Arsantes 20/06/2020

Surpreendente
O final foi surpreendente, na minha opinião. Não esperava que a história fosse levar o rumo que levou, mas não havia "espaço" para algo diferente. Amei o livro e a leitura foi muito prazerosa, me senti fazendo parte do Júri e tomei a mesma decisão que eles. Sensacional!