A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo

A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo Max Weber




Resenhas - A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo


67 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Johann 25/11/2020

Max Weber
Uma ótima exposição do Weber, livro essencial para quem quiser entender a relação entre a ascese intramundana e o espírito capitalista
comentários(0)comente



Mitsuo 07/01/2017

Um ensaio primoroso. Somente a leitura atenta para compreender a importância dessa discussão. O desenvolvimento das ideias em frases longas requerem concentração, leitura atenta e muito ativa. Somente assim para conseguir uma visita ao pensamento do autor. Contudo, a recompensa intelectual ao término da leitura é gratificante.

Há 4 anos tentei lê-lo, porém sem sucesso. Apenas hoje pude completá-la com alguma compreensão.

comentários(0)comente



Biblioteca Intempestiva 01/09/2020

Weber, Max. A ética protestante e o "espírito do capitalismo." São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
Este livro faz parte da categoria das obras clássicas do pensamento científico da modernidade. Ela é para a sociologia o que 'A origem das espécies', de Darwin, é para a biologia, ou 'A interpretação dos sonhos', de Freud, para a psicanálise: um livro inaugural, um marco ao qual sempre se convém retornar.

Lançado em 1904-5 e ampliado em 1920, ele procura compreender um fenômeno na passagem do século XIX para o XX: o desenvolvimento capitalista dos países de confissão protestante entre os proprietários do capital, empresários e integrantes das camadas superiores de mão-de-obra qualificada.

Weber procurou responder a essa questão articulando conceitos da então nascente sociologia alemã com a velha ideologia protestante, para que o capitalismo fosse compreendido não em termo estritamente econômicos e materiais, como um modo de produção, mas como um "espírito", uma cultura, uma conduta de vida cujos fundamentos morais estão enraizados na tradição religiosa dos povos de tradição protestante puritana.

Num texto breve e de escrita límpida, Weber identificou a gênese da cultura capitalista moderna nos fundamentos da moral puritana. O método exemplar e o rigor da análise que se vêem aqui, fizeram que o autor seja considerado um dos 3 grandes pilares da sociologia moderna, ao lado de Durkheim e Marx.

O livro ressou nas ciências humanas do século XX e chegou aos cem anos em pleno vigor mas universidades de todo o mundo.

O leitor brasileiro, agora tem a oportunidade de ler uma tradução como esta, feita a partir de um cotejo do texto de 1904-5 com o de 1920.

Não se trata, portanto, de mera celebração do surgimento de uma obra fundamental, mas de um releitura atenta e amorosa, feita por um grande especialista em sociologia das religiões.

"Uma coisa antes de mais nada era absolutamente nova: a valorização do cumprimento do dever no seio das profissões mundanas como o mais excelso conteúdo que a auto-realização moral é capaz de assumir."

Max Weber nasceu em Erfurt, na Alemanha, em 1864, e morreu em Munique, em 1920, pouco antes da publicação da 2° edição da obra.
comentários(0)comente



Nanda 13/04/2020

Boa leitura
Esse livro traz uma bela analogia do surgimento do capitalismo com a religião protestante.

Leitura obrigatória da faculdade.
comentários(0)comente



Ariane335 08/05/2023

Max Weber buscou em seus escritos ser objetivo e desmascarar mitos e analisou a transformação da Prússia rural, estudou a bolsa, explorou o direito romano e germânico, e discutiu a história e as teorias e métodos necessários para sua compreensão, muitas vezes em diálogo implícito com Karl Marx. Além disso, ele se preocupou em entender como levar uma vida significativa em meio à modernidade, o que é antecipado em sua obra "A Ética Protestante", que precedeu as discussões futuras sobre a "Ciência como Profissão" e a "Política como Profissão".
comentários(0)comente



Samira 14/12/2023

Importante...
Bom se trata de um clássico da teoria social...obviamente seria até tolice avaliar se é bom ou ruim, no entanto se há algo que necessite saber é que para entender sua teoria referente ao desenvolvimento do capitalismo que sim, começa muito antes da revolução industrial, segundo o autor, obrigatoriamente concorde você ou não, precisa passar por esta obra..Ora é um clássico necessário tanto a quem trabalha com ensino, pesquisa ou qualquer coisa que o valha, quanto por curiosidade...
comentários(0)comente



tadeu vinicius 09/08/2011

ganhei num sorteio
ganhei num sorteio qndo fiz a matéria Sociologia I (Miriam Cristina Rabelo / Rosana Silva)
comentários(0)comente



ErideCalcinha 04/04/2023

Desvencilha-se de seu tempo e faz uma leitura revolucionária
Um estudo deveras sóbrio sobre o período em que o livro foi escrito, parece que Weber olha sua realidade de fora, de tão preciso que é; dá muitos detalhes sobre a conjuntura econômica dos períodos retratados; prioriza os meandros religiosos do meio para o final.
7.7/março de 2023
comentários(0)comente



Daniel 16/03/2023

Uma análise muito interessante sobre como o capitalismo funciona e como a religião foi importante para a ética capitalista.
comentários(0)comente



Cássio F B 06/03/2023

Ética protestante
Max o QUÊ
.
comentários(0)comente



Rafael Paz 19/12/2012

A religião molda a História
Considerado um dos livros mais importantes do século XX no quesito sociologia, "A Ética protestante e o espírito do capitalismo" revela de forma soberba como as influências religiosas são capazes de moldar sociedades e culturas de forma revolucionária. Mais especificamente, como alguns conceitos propagados pelo protestantismo no século XVI e XVII conseguiram transformar o comportamento do homem com relação ao trabalho, ao dinheiro, à família e as relações destes itens para com Deus. (...)

Para continuar lendo, acesse:
http://www.heroisemitos.com.br/2012/07/etica-protestante-e-o-espirito-do.html
comentários(0)comente



Lista de Livros 14/06/2017

Lista de Livros: A ética protestante e o "espírito" do capitalismo – Max Weber
“Isso faz parte da natureza mesma da “formação de conceitos históricos”, a saber: tendo em vista seus objetivos metodológicos, não tentar enfiar a realidade em conceitos genéricos abstratos, mas antes procurar articulá-la em conexões [genéticas] concretas, sempre e inevitavelmente de colorido especificamente individual.”
*
“Toda vivência religiosa perde conteúdo assim que se tenta formulá-la racionalmente, e tanto mais quanto mais avança a formulação conceitual. Reside nessa dificuldade a razão dos conflitos trágicos que envolvem todas as teologias racionais.”
*
“Uma consciência limpa é um travesseiro macio.”
*
Mais em:
http://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2017/06/a-etica-protestante-e-o-espirito-do.html

site: http://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2017/06/a-etica-protestante-e-o-espirito-do.html
comentários(0)comente



Diego Avlis 11/01/2022

O homem e os CAPITALISMOS
Este livro apresenta um outro olhar sobre o capitalismo e as suas relações com o homem.

Na concepção de Webber o capitalismo não existe de uma só forma, para Webber o que há são CAPITALISMOS, mostrando que o homem é capaz de alterar tudo aquilo que toca ou interage com ele(inclusive um sistema econômico específico).

O bônus do livro consiste em mostrar da mesma forma que não existe cristianismo, mas CRISTIANISMOS.

Sua concepção sobre o homem e o capitalismo nunca mais será a mesma depois de compreender este livro.

Uma leitura imprescindível para aqueles que querem sair do senso comum a respeito deste sistema econômico.

comentários(0)comente



Rike 09/12/2021

Ousado
e se empenhem por viver tranquilamente, cuidar do que é de vocês e trabalhar com as próprias mãos, como ordenamos, para que vocês vivam com dignidade à vista dos de fora, e não venham a precisar de nada.
1Tessalonicenses 4:11?-?12 NAA
comentários(0)comente



67 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR