Didática

Didática José Carlos Libâneo

Resenhas - Didática

Calime 09/02/2023

Foi fundamental a leitura do livro, compreendendo e refletindo sobre o processo de ensino, seus componentes, a relação objetivo-conteúdo-método. Para além, da grande construção de conhecimento envolvendo a avaliação e suas percepções e a fundamental importância do planejamento.

Maria 28/12/2021

Básico!
Pra entender didática é necessário ler esse livro. Existem outros atores "base" para a temática, mas Libâneo, em minha opinião, é o maior destes. Uso esse livro como base de minhas disciplinas didático pedagógicas da faculdade e acho que responde perguntas primordiais do "como", "quando", "por que" ensinar. Obrigatório a professores.

Luiz 14/12/2021

"a política é pedagógica, e a pedagogia é política"
Livro: Didática
Autor: José Carlos Libâneo

Já havia lido o livro "Democratização da Escola Pública - A pedagogia crítico-social dos conteúdos", que inclusive ja resenhei, é um livro que resumidamente, em termos de estrutura e conteúdo, é fraco, muito politizado  e extremamente repetitivo. Já o livro "Didática" é um livro melhor estruturado e possui conteúdos mais bem trabalhados e abrangentes, é um livro bem superior ao anterior.

Neste livro ao longo dos 12 capítulos fala-se sobre a prática pedagógica, a democratização do ensino, teoria de instrução e ensino, processo de ensino, objetivos e conteúdos de ensino, métodos de ensino, avaliação escolar, aula e organização de ensino, planejamento escolar, e por fim, relação professor e aluno.

É um livro muito útil tanto para quem dá aula ou é pedagogo, propriamente dito, pois menciona-se vários pormenores do processo de ensino, o que torna o livro muito positivo para essa finalidade. Entretanto cabe ressaltar que ainda que o autor seja de uma linha pedagógica progressista, tendo inclusive forte influência de toda uma ala marxista e gramscista (chega a ser mais do que evidente a leitura da realidade pela ótica da luta de classes à moda ideologia por Marx) o autor não deixa o aspecto técnico ser inferior ao aspecto político marxista, como encontrado em outros diversos autores que perdem o foco no processo de ensino ao se deixar contaminar quase que exclusivamente no caráter político, partidário, ideológico e marxista.

Fora a marxização como plano de fundo da educação e alguns outros problemas, na minha opinião devem também ser destacados outros pontos: o autor por vezes, ainda que seja brasileiro e tenha exercido a função de professor, parece se desligar completamente da realidade brasileira, chegando a sugerir que um professor tenha que estar muito bem informado e atualizado, previamente, quanto aos conteúdos dos materiais didáticos, assim como também saber se precisará "completar" o conteúdo para atender a demandas minoritárias; o professor também deve conhecer a vida do aluno, seus pais, o emprego deles, os gostos dos alunos, aonde moram, sua realidade social; deve também saber se os conteúdos estão muito elevados para a compreensão da matéria e etc... pois bem, ainda que pareça legal a ideia, na prática é completamente inviável, visto que muitos professores mal possuem tempo para conseguir dar conta de suas vidas pessoais, fazer cursos e formações, por vezes tendo que trabalhar em casa para dar conta das várias escolas que dá aula... ou seja, completamente idealizado e apenas é bonito na teoria, sem ligação com a realidade.

"Para a efetivação dos vínculos entre a escolarização e a luta pela democratização da sociedade, é necessário a atuação em duas frentes, a política e a pedagógica, entendendo-se que a atuação política tem caráter pedagógico e a atuação pedagógica tem caráter político. A atuação política implica o envolvimento dos educadores nos movimentos sociais e organizações sindicais e, particularmente, nas lutas organizadas em defesa da escola unitária, democrática e gratuita." (p.36)

"Os professores que não tomam partido de forma consciente e crítica ante às contradições sociais acabam repassando para a prática profissional valores, ideais, concepções sobre a sociedade e sobre a criança contrários aos interesses da população majoritária da sociedade."
(p. 133)

É mencionado rapidamente também, o que considero alarmante, o fato de que não é mencionado com ênfase alguma qual o interesse do aluno para que ele aprenda, muito pelo contrário, é constantemente colocado que a educação aqui tem a proposta de servir ao interesse da maioria, ou seja não a do indivíduo.Também cabe ser comentado que para saber se um conteúdo é ou não importante decorre da capacidade instrumentalização do aluno no engajamento político-social, ou seja, a educação nunca é um fim em si mesma, mas um meio para determinada ação política  (obviamente orientada por um interesse de classe, partido, sindicato e etc).

Considero problemático muitos pontos, mas ainda sim existe uma clara preocupação com a formação do aluno, ainda que bem contaminada de ideologia marxista. Um outro ponto que pode ser incômodo pra alguns é o fato de que Libâneo raramente tem a preocupação de citar suas fontes no decorrer do texto, fica impossível saber o que é o pensamento do autor e o que ele buscou de fundamentação, ainda que tenha uma lista de referências complementares no final de cada capítulo (não de fontes), deixando as fontes, propriamente ao final do livro.

"Se a educação escolar deve exercer a sua contribuição no conjunto das lutas pela transformação da sociedade, devemos ter em mente que os conteúdos sistematizados visam instrumentalizar as crianças e jovens das camadas populares para a sua participação ativa no campo econômico, social, política e cultural. Basicamente, este é o critério que definirá que conteúdos são importantes ou não."
(p. 157-158)
Filipe 14/12/2021minha estante
Ótima análise.

Luiz 14/12/2021minha estante
Valeu meu amigo.

@days2a 29/06/2021

Todo professor deveria ler. Esse livros tem uma linguagem simples para algumas explicações complexas e é extremamente motivador. Além de ter sugestões para tarefas de estudo como perguntas para o trabalho independente, temas para aprofundamento de estudo e temas para redação. A bibliografia complementar é sensacional!