Eclipse da Razão

Eclipse da Razão Max Horkheimer

Resenhas - Eclipse da Razão

karinna adad 23/10/2020

Verdades dolorosas
Um pessimismo de cortar o coração acompanha todo esse expoente da Escola de Frankfurt. Horkheimer como um observador direto da ascensão totalitária na Alemanha tem todos os motivos para ser extremamente pessimista no que diz respeito ao futuro da humanidade. O ser humano, a partir do momento em que se volta para a satisfação dos próprios interesses e se torna um produto da cultura de massa, perde a razão objetiva e aliena-se.
Nessa obra, Horkheimer discute sobre a perda dessa razão objetiva e a ascensão da razão subjetiva, além de mostrar os reflexos da cultura de massa produzida através do industrializado. dentre outros temas, o autor aborda o papel da razão e da filosofia para o desenvolvimento humano, bem como a relação ser humano e natureza.
Para um melhor aproveitamento da leitura recomendo ter uma iniciação no pensamento horkheiminiano, sob o risco do leitor sair prejudicado em muitas das argumentações apresentadas pelo autor.

Fernando 17/12/2017

Confuso
Horkheimer tenta trazer uma visão própria da cegueira da sociedade, mas o que explicita é a própria dúvida sobre seus pensamentos. Caga uma verdade em um capítulo e desmente em outro sem perceber.

Filino 29/07/2017

Uma reflexão para os nossos dias
O livro oferece uma reflexão atualíssima. Aborda a razão subjetiva e a razão objetiva, contrapondo-se ainda às ideologias totalizantes. Interessante notar como o autor promove uma exposição acerca do surgimento do individualismo e como isso, mais à frente, pode se voltar contra o próprio homem. Também vale ressaltar o tratamento dado pelo autor acerca do modo como o homem enxerga a natureza - e como um naturalismo ou uma "volta" a ela também pode acabar num futuro sombrio.

Escrito numa linguagem didática (pelo que explica o autor, o livro baseia-se em conferências e tem como mote uma exposição das reflexões que desenvolveu com Adorno), a obra é importantíssima para compreender o lado nefasto que certo cultivo da ciência (e de uma postura meramente positivista) pode acarretar ao ser humano.

Beatriz Feldens 20/09/2012

Foi meu livro de estudo onde desenvolvi um trabalho na faculdade, e me apaixonei por esse livro. Tá que é da Escola de Frankfurt, mas diz tantas verdades, quebrei a cabeça com os dois primeiros capítulos, o segundo foi o mais difícil de desenvolvar, mas os três últimos fluem e correm de uma forma clara e objetiva.

Levei esse livro no último troca-troca, escondi, mas acabei trocando. Foi aquele livro que me deum aperto no coração em ter trocado, passamos tantos dias juntos em uma relação de amor e ódio, mas passei para frente para outro alguém o aproveitá-lo como eu o aproveitei.
vanderDussen 07/02/2016minha estante
A tradução não é muito boa, e o próprio texto é um pouco frouxo, mais do que a Dialética do Esclarecimento (escrita pelo autor junto com o Adorno), mas as ideias contidas nesse livro ainda me servem fortemente de guia. A formalização da razão, as reações irracionalistas, o ocaso do indivíduo, o fenômeno do ajustamento, tudo isso norteia a forma como me desenvolvo em Filosofia. Ah, e só o pessimismo salva.

Cardoso 30/03/2017minha estante
Frankfurt é amor.