Ciência Picareta

Ciência Picareta Ben Goldacre

Resenhas - Ciência Picareta

Mila 30/12/2023

Necessário!
Não é uma leitura tão fácil assim, apesar de ter uma linguagem científica super acessível e trazer explicação sobre vários termos científicos.
Acredito que a dificuldade tenha mais a ver com o peso que as informações têm ao lermos e absorvermos tudo.
(Não vou esquecer do capítulo 10 tão cedo)

Esse livro é leitura essencial e necessária atualmente!

Márcia 17/07/2022

Cuidado com a ciência médica!
Ben Goldacre é psiquiatra britânico. Entre 2003-2011, foi autor da coluna "Bad Science" do jornal The Guardian. É com essa experiência de jornalista que ele escreve Ciência Picareta (377 p.), em 2008. Apesar de já antigo, o livro merece ser lido, pq mudar o que ele denuncia leva décadas.

Ben nos adverte sobre a quantidade de informações que recebemos sob o disfarce de verdades científicas, como o sucesso de dietas alimentares, as vantagens da medicina alternativa, etc, sem, contudo, apresentarem embasamento científico para se sustentarem. Quem se beneficia é a indústria farmacêutica e um exército de charlatões que se promovem às custas da informação mal pesquisada e divulgada sem cuidado.

Uma grande via de tais divulgações é a mídia que ?está desesperada para apresentar suas figuras de autoridade preferidas como se fossem amplamente aceitas? (p. 355), sem, contudo, fazer uma verificação rápida das histórias que publica. Outra via são as indústrias farmacêuticas. O autor menciona que na Europa elas não têm permissão para falar diretamente com os pacientes, mas importunam os médicos incessantemente e usam muitos dos truques explorados pelo setor das curas milagrosas. O livro discute vários exemplos dessa prática, dando nomes de pesquisadores e nutricionistas sem grande titulação, ligados a laboratórios, cujas ideias atingem milhões.

Ben cita o caso da vacina tríplice viral. O médico Andrew Wakifield estabelece uma ligação entre essa vacina e o autismo. A mídia propaga. Resultado: a taxa de vacinação cai para 73%, e em algumas áreas de Londres até para 38%. Há outros exemplos. Pessoas que acreditam que existe uma conspiração internacional das empresas farmacêuticas para prolongar a crise da AIDS em benefício próprio através do fornecimento de medicamentos que pioram a saúde das pessoas. Aí também não, né!

Funciona assim: achamos que tomando a pílula mágica a tela se iluminará em um tom amarelo quente e tudo se resolverá. Quisera! O que resolve: fazer o que precisa ser feito, que é: ciclo circadiano (dormir cedo e acordar às 6h), alimentação saudável, exercício físico (musculação na veia), ter saúde mental (evitar o estresse, esse vilão de tudo), etc.

Iari 26/01/2022

Contra a ciência fuleragem
O livro é de fácil leitura e compreensão.
De uma forma um tanto bem humorado, ele ensina sobre o método científico e como somos enganados por pessoas que dizem ser cientistas e pela mídia que a cada dia busca por notícias alarmantes.
Ao longo dele várias histórias são contadas e mentiras desmascaradas
Recomendo a leitura para qualquer pessoa, de qualquer área, leigo ou não.

William 01/11/2021

Quem não leu, deveria ler.
O livro foi lançado em 2008 na Inglaterra escrito por Ben Goldacre. Mas o livro se encaixa perfeitamente nos dias atuais. É um livro voltado para os equívocos do publico e da mídia em relação a saúde. Veremos nos textos, a paranoia das pessoas acreditar em absurdos divulgados pela média ou o medo das vacinas, como tríplice viral, ou a esperança na cura de doenças através de comprimidos milagrosos. O texto flui bem e o autor argumenta de forma muito inteligente. Todos os capítulos são ótimos. Fiquei impressionado quando li sobre o presidente da África do Sul, Thalbo Mbeki, entre 1999 e 2007, era opositor da AIDS e assessorado por outras pessoas com o mesmo pensamento, provocou a morte de mais 300 mil pessoas, por ignorar o tratamento e prevenção contra a AIDS. Esse presidente me lembra outro presidente dos dias atuais que nega a vacina e apoia tratamentos sem comprovações cientificas. Lendo o livro me levou a entender melhor porque tem tantas pessoas acreditando em comprimentos que prometem um monte de coisas sem uma comprovação cientifica e outras com medo de tratamentos eficazes já comprovados, como a vacina. Também o autor comenta como podemos evitar de sermos enganados com essas informações falsas, curas milagrosas, estatísticas erradas ou manipuladas etc. A conclusão que tenho que as pessoas deveriam aprenderem a terem pensamentos críticos e não seguir somente suas esperanças, para que não sejam manipuladas pelos charlatões ou grandes empresas que visam somente lucro a todo custo. O livro encaixa perfeitamente nos nossos dias atuais e recomendo a todos.

WeltonLuis 21/02/2021

Ben Goldacre aborda, de forma leve e esclarecedora, sobre diversos relatos de crenças e práticas duvidosas no campo da ciência. Testes científicos enviesados, sensacionalismo na imprensa, omissão de dados, dentre outras más práticas.

belaffig 06/04/2020

Ciência Picareta: um curso para pessoas atentas, desconfiadas e espertas
Esclarecedor, interessante e com uma linguagem de facílimo acesso, Ben Goldacre consegue navegar por assuntos diversos, aprofundar-se sem dificultar o processo em momento nenhum e exemplificar de tantas formas as leis gerais que (infelizmente) gerem o mundo da ciência e da mídia, tão intrinsecamente conectados atualmente. Ao final, após ler tantos casos exasperantes e tantas irresponsabilidades compradas, a raiva é o sentimento predominante. Mas a mais valiosa lição que esse livro traz é aprender a se manter esperto. Algumas coisas não vão mudar: a indústria farmacêutica vai continuar sendo cruel e magnânima, charlatões vão continuar vendendo pílulas e curas milagrosas por aí a todo momento, a maioria dos jornais vão vender as histórias que querem, como querem. Mas depois dessas poucas páginas e do carisma de Goldacre ao conseguir captar e nos passar tão bem suas palavras, fica mais fácil saber onde encontrar os erros (que não são poucos), e, principalmente, evitá-los. E acho que essa era a melhor lição que ele poderia nos dar.

Valdirene.Alecksandro 02/09/2018

Le livros online
Esclarecedor e divertido, Ben Goldacre adverte sobre a quantidade de informações absurdas que recebemos sob o disfarce de verdades científicas. Somos bombardeados com dados sobre os benefícios da homeopatia, as vantagens da medicina alternativa, o sucesso de algumas dietas alimentares, mas na verdade poucas dessas ocorrências têm embasamento científico para se sustentarem. A indústria farmacêutica se beneficia e um exército de charlatões se promove à custa da informação mal pesquisada e divulgada sem cuidado. Ciência picareta vai mudar definitivamente o seu comportamento diante dos médicos e das informações científicas nas quais acredita.

Baixe o Livro Grátis no Site abaixo

site: http://livrosonlineaqui.com/2018/08/02/livro-gratis-ciencia-picareta-ben-goldacre/

ivan 22/07/2015

Opondo-se à baboseira anticientífica
Este livro aborda as diversas baboseiras sobre saúde e medicina que todos os dias aparecem na mídia. De falácias argumentativas à pura desonestidade, passando por falhas metodológicas, o autor avalia sem piedade inúmeros casos reais que evidenciam como estamos suscetíveis a ideias equivocadas, que podem até levar à morte! Mesmo para quem não é da área da saúde, é um LIVRO FANTÁSTICO, para ser lido mais de uma vez!