A Garota das Cicatrizes de Fogo

A Garota das Cicatrizes de Fogo Ricardo Ragazzo

Resenhas - A Garota das Cicatrizes de Fogo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Nu e As 1001 Nuccias 16/01/2023

Fantasia urbana com toques de crime
Resumão do enredo: Lisa sofreu queimaduras quando criança. Só que 6 anos depois, do nada todas as cicatrizes sumiram. Na mesma época, mortes estranhas começam a acontecer na cidade de Valparaíso. O mesmo tipo de morte que levou a esposa de Jhonny Falco 4 anos atrás. Além da esposa morta, filha desaparecida. E Falco se tornou um caçador. De coisas.

A história é muito boa. A gente se aprofunda na vida pessoal do suposto detetive, mas não muito no trabalho dele (aqui fiquei com vontade de ter uma série, contendo prequel e continuação desse livro).

Claro, também acompanhamos a história de vida (e de morte) da Lisa. No caso dela, senti falta de saber como ficou a família dela depois do "final".

Achei que algumas questões ficaram meio... "perdidas", ex: a doutora do necrotério. Teve um foco grande e depois nem se soube mais.

Uma fantasia urbana com toques detetivescos, muita ação. Gostei das revelações, dos motivos e tal.

É uma boa leitura. Não impactante, mas muito boa.

luaaloren 28/12/2022

Dei 4 estrelas porque não tem como dar 5 para um livro com umas passagens super gordofóbicas que não tratou com nenhuma delicadeza esse assunto.
Mass eu gostei muito da história e da escrita do autor, e inclusive esse é um livro brasileiro.
Johnny Falco é incrível, Debby é fantástica, Lisa Gomez é chata e quer ser a diferentona sempre e Daniel não criei nenhuma opinião sobre ele.

ManuFRibeiro 23/12/2022

??
Se eu tivesse entendido eu teria dado mais estrelas, porém só entendi o final mesmo, de resto eu fiquei ??

Liliane32 18/12/2022

História muito confusa
Chegou um ponto na história que eu não entendia nada. Parece que teria que ter algum outro livro antes, com o começo da história. Este aqui parece o meio... Abandonei.

Bianca.Larissa 21/11/2022

O livro me fez pensar que apesar das dificuldades e obstáculos que a vida traz, nunca se deve desistir daquilo que se deseja.
Para obter o sucesso desejado muitas vezes é preciso fazer coisas que não agradam.
Apesar do livro ser interessante e surpreendente, em algumas partes ele acaba sendo confuso e dificil de entender.

Suuh | @leitora.ansiosa 22/09/2022

Mistério e sobrenatural.
Johnny Falco, um dos protagonistas da trama, passando por complicações no casamento e recentemente demitido, se depara com mais dois problemas, ele encontra sua esposa, Nora, morta, em um estado lamentável e sua filha, Diana, desaparecida.

O tempo passa e agora Johnny vive com um amigo, Sal Salvatore, que também foi vítima de perdas na família. Esse amigo, conta a Falco que ficou sabendo de uma morte, semelhante a de sua esposa Nora, na cidade de Valparaíso.

Johnny, que nunca desistiu de encontrar sua amada filha Diana, parte de imediato para Valparaíso, à procura de respostas para as perguntas que tanto martelam sua cabeça.

É nessa viagem que ele conhece Lisa Gomes, uma linda moça que tem uma vida cercada de acontecimentos marcantes e mistérios sobrenaturais. E é quando novas mortes acontecem que os dois personagens se encontram.

Assim como o Ricardo Ragazzo diz na última parte da sinopse do livro: “quando o destino dos dois se cruzar, ambos descobrirão que as tragédias que cercam suas vidas estão muito mais interligadas do que poderiam imaginar”. Muita coisa vai acontecer.

Mais uma leitura do Ricardo Ragazzo, mas dessa vez não me prendeu tanto quanto a leitura de 72 Horas Para Morrer.

site: https://www.instagram.com/p/CisAFxaPmZY/?utm_source=ig_web_copy_link

Alice 31/01/2014minha estante
Estou achando ele muito confuso haha

@ninh@ 14/12/2021

A GAROTA DAS CICATRIZES DE FOGO - RICARDO RAGAZZO
Bom esta é a primeira obra do autor Ricardo Ragazzo que leio. Já na primeira impressão do livro gostei muito da capa, pois chama atenção com as letras em alto-relevo, é um detalhe que gosto muito nos livros. A capa transmite um ar de mistério, essa cor meio preto acinzentado ficou ótimo dando um contraste com a moça na capa. Pela sinopse do livro já deu para ver que a história me prenderia, dentro achei muito interessante a forma como foram colocadas as páginas pretas, chamando atenção para cada capítulo, eu pelo menos nunca tinha lido nenhum livro que tivesse esse tipo de detalhe nos capítulos, já aí você já percebe carinho como feito esse livro pelo autor.
RESENHA: Fiquei em dúvida em como analisar esta obra, pois é muita responsabilidade o autor vai ler sua resenha, o que será que ele vai achar das coisas que vc escreveu e tal... Mas tomei coragem, vamos lá né? Queria muito mencionar que o livro é fino, com apenas 225 páginas, então a leitura flui muito bem, a maior parte da história é narrada na primeira pessoa que no caso geralmente é feita pelo personagem do Johnny Falco, que tem sua vida totalmente mudada após a morte de sua esposa Nora e o desaparecimento da pequena Diana. Depois dessa período de perdas, Falco começou a procurar sua filha a todo custo, fazendo alguns serviços junto com Sal Salvatore, este também tinha sido vítima da violência, através do assassinato de seus pais. Se passaram quatros anos desde da morte de sua esposa, Falco até hoje não consegue esquecer a cena em que entra em sua casa após ser demitido, encontra sua amada Nora com:

" (...) um aspecto cadavérico,seco, como se músculo e sangue e todo o resto que não fosse pele ou osso tivesse sifo expurgado dali."

Uma outra parte de história é narrada na 3ª pessoa, é quando conta história da personagem Liza Gomez, que quando criança teve seu corpo queimado em 80% por um desconhecido em frente sua casa. Após seis anos sofrendo com as cicatrizes terríveis deste acidente, num passe de mágica elas somem sem nenhuma explicação, para Liza é um milagre, mas seu médico acha que ela deveria continuar internada no hospital para mais alguns exames e um estudo para entenderem o que aconteceu com ela, mas Liza não pensou nem duas vezes, preferiu ir embora para curtir a vida que lhe tinham tirado anos atrás. Liza estava nervosa, seria seu primeiro dia na escola após o acidente, tudo para ela era novidade, rever os amigos da escola, mas ninguém na escola saberia que ela, era garotinha que tinha sido queimada anos atrás, pois estava com medo que pensassem que ela era algum tipo de aberração, e não saberia como explicar como as cicatrizes desapareceram de um dia para o outro.
No início temos a impressão que esses dois personagens não teriam nada ver um com o outro, com desenrolar da história um completa o outro, a cada capítulo que eu lia, mais eu queria que chegasse ao fim desse mistério que envolvia a Liza, Johnny, Daniel e Diana. A história é ótima, realmente autor fez um ótimo trabalho, eu pelo menos não achei nenhum erro de português. Recomendo a leitura à todos!!

site: https://detalhefeminino.blogspot.com/2013/11/book-tour-garota-das-cicatrizes-de-fogo.html

Bia Mazzucchelli 09/06/2020

Poderia ser muito bom se fosse menos ofensivo
O livro te uma história interessante e até prende em vários momentos, mas não consegui fazer vista grossa para vários momentos que são gordofobicos. Somos apresentados a personagem Débora que no primeiro momento é vista pela protagonista sofrendo bullying (sendo chamada de Maria tonelada e humilhada na lanchonete da escola), a protagonista não faz nada para ajudar (até aí perdoamos pq as vezes nã
o sabemos como agir), depois ela descobre que Débora era sua amiga de infância e pede desculpa pelo ocorrido na lanchonete, mas logo depois ela aceita o convite de sair com o cara que estava praticando o bullying com a amiga dela!!!! Em vários outros momentos temos situações bizarras como um pensamento da protagonista em um beco com a amiga em que ela se pergunta se a menina ia pegar sobras de comida no lixo para comer! E em todos os momentos o autor que lembrar que a personagem e gorda de forma muito ofensiva ao meu ver. Eu fiquei muito mal lendo tudo isso.

Gabrielle Duarte 08/05/2020

Bom passatempo, mas abaixo das expectativas
Vamos lá.. nem consigo expressar uma opinião sucinta e definitiva sobre o livro. Não desgostei por completo mas também não é um livro que leria novamente.

No início estava mais empolgada, uma das coisas que mais gostei foi a forma como a história se desenvolvia alternando os pontos de vista da narração; hora do ponto de vista do personagem principal (em 1ª pessoa) e hora do ponto de vista da "segunda personagem principal" (em 3ª pessoa). Do meio para o fim do livro comecei a achar que algumas coisas começavam a ficar um tanto arrastadas ou até em alguns momentos corridas demais, deixando coisas mal explicadas.

Acho que a "fantasia urbana", como vi outra pessoa falando em uma resenha sobre o livro, não me convenceu. Acho que poderia tentar resumir assim o livro: não me convenceu. Mesmo nos universos mais fantásticos possíveis, como Harry Potter, nós conseguimos nos envolver de tal forma com os personagens e com a construção do universo, que tudo aquilo é crível; na minha cabeça, existe um universo paralelo onde tudo aquilo é possível e real. Mas quando o autor tentou me convencer de que todo aquele universo celestial faz parte da nossa realidade urbana, e inclusive rege nossas vidas (de certa forma rs), não me convenceu.

Não me vi totalmente mergulhada na história ou muito apegada aos personagens. Aliás, em vários momentos achei a construção da Lisa Gomez bem superficial, principalmente o final que foi reservado pra ela mas últimas páginas do livro. É estranho também o título do livro e a capa fazerem dela o foco da história, quando na verdade o personagem principal é o "caçador" Johnny Falco e sua grande missão para encontrar sua filha, sendo a Lisa no meio disso tudo muito importante, claro.

Pra terminar, acho que o autor tem a sua parcela de originalidade, pois gostei dos tipos de criaturas sobrenaturais que ele trouxe para a história, fugindo do padrão "vampiro-lobisomem". Mas preciso também deixar registrado, que em alguns momentos me senti lendo um clichê de romance adolescente tipo Crepúsculo: um garoto atraente e misterioso, claramente sobrenatural, potencialmente perigoso e pelo qual a garota fica perdidamente apaixonada e faz tudo por, ainda que ela entre em perigo.

Enfim. Vou guardar com carinho na minha coleção pois foi um suspense fantástico que valeu a pena para passar o tempo. Talvez mais fantasia do que de fato suspense.

Pri 08/03/2017

O que eu achei
Este livro com certeza me surpreendeu muito. Pra quem gosta de algo sobrenatural, mas que não foge tanto da realidade, super indico este livro maravilhoso. Devorei ele em uma semana e quase chorei com o seu fim, porque queria mais e mais. Com certeza quero ler mais livros do Ricardo Ragazzo. Este autor é excelente.

Ana Paula Sesterheim 05/02/2017

Resenha do blog Literatura News
o livro fala sobre Jhonny Falco, que perdeu sua esposa de maneira completamente misteriosa: ao chegar em casa depois de ser demitido encontra sua mulher com a aparência de um cadáver em decomposição há anos, seus ossos já aparecendo e, ao procurar a filha, descobre que ela sumiu. Quatro anos após a tragédia, seu amigo Sal Salvatore (Duplo Sal) descobre que um homem morreu com as mesmas características da mulher e dá dinheiro para Jhon ir até Valparaíso investigar o ocorrido.

Também temos Lisa Gomez (Liz) que é uma garota que foi queimada viva quando criança por um estranho e teve 80% de seu corpo danificado, porém, quando está prestes a sair do hospital em que tratou-se durante anos, os médicos, sua mãe e a própria garota tem uma inacreditável surpresa: Lisa não tem uma cicatriz sequer. Vendo um milagre diante de si, o médico pede a Lisa que fique para descobrir o motivo e, assim, quem sabe ajudar futuras vítimas de queimaduras graves. Lembrando-se de como foi privada de tantas coisas em sua vida ela acaba não concordando e vai embora dizendo que os futuros pacientes entenderiam sua escolha. Assim, alguns capítulos depois o destino dela e de Jhon acabam se cruzando.

Um ponto importante a comentar é que o livro tem narrativas diferentes. Temos a visão de Jhonny, Liza e também a dos personagens mortos, todas intercaladas, inclusive no mesmo capítulo, e isso acabou confundindo-me diversas vezes ao longo do enredo, principalmente na hora em que as narrativas mudavam e eu não conseguia distinguir quem era o narrador da vez. Também há muito suspense em torno da “grande descoberta”, que é feita apenas algumas páginas antes do livro terminar, mas não achei tão grande assim. Talvez tenha sido a narrativa do autor, achei muito rápida e faltaram detalhes.

Outra coisa que é interessante é que Jhon é como Dean e Sam Winchester (não tem como ler e não lembrar da série Supernatural), um caçador de criaturas como lobisomens e vampiros, e parece gabar-se muito do conhecimento que tem sobre isso, porém, esse tema não é aprofundado e não diz quando nosso protagonista tomou conhecimento desse mundo. Gostaria de dizer que não gostei da personalidade dele já que gosta de resolver tudo na base da violência mesmo sendo algo completamente desnecessário no momento. Também há o amor que ele diz sentir pela filha, Diana. Parece que ela quer passar por cima de tudo e todos para ter a filha de volta. Sei que ele sente muita falta da pequena, mas deveria pensar mais antes de colocar os pés pelas mãos.

Liz também não foi de total agrado para mim. Depois de sair do hospital e de não querer encontrar uma resposta para algo que pudesse melhorar a vida de pessoas com graves queimaduras, volta para a escola e torna-se fútil, acreditando estar em um pedestal apenas porque viu que estava chamando a atenção dos outros alunos. Dá muita importância à sua aparência e começa a agir de maneira superficial. Não digo que ela não deveria sentir orgulho por não ter mais as cicatrizes, mas começa a gostar maquiagem, garotos e bebidas, sendo que, antes, ela não via importância em nada disso. Também vê o descaso um uma garota apelidada de Maria Tonelada e age como se nada estivesse acontecendo. Logo após descobrir que “Maria Tonelada” é sua amiga de infância da qual passou anos afastada, Débora Vilaça, até trata a menina melhor, porém há uma parte em que as duas estão em um beco e que Liz diz que acha que Debby vai pegar comida do lixo. Outras referências a Senhorita Vilaça são usadas, mas era como se todas gritassem “BULLYING!” em meio as frases. Jhonny também refere-se a garota como “gorda” e não lembro-me de outra pessoa que não narrasse coisas do tipo sobre ela.

Outro fato é que no primeiro dia de aula ela já escuta uma piadinha que um aluno faz sendo intencionada diretamente à jovem e não faz nada (ela ainda não se deu por conta de que a moça é sua amiga de infância), mas mesmo depois de descobrir a identidade dela, aceita o convite para sair do garoto que humilhou Débora e isso me entristeceu profundamente.

Já nesse encontro com o colega de escola (Leopoldo), o jovem agride um mendigo e do nada as cicatrizes de Liz voltam. Esse fato não seria importante, mas acontece que esse garoto agredido é Alex/Daniel e logo após a crueldade, Leopoldo morre. Mais além, Alex e Lisa sentem uma conexão inexplicável e ficam juntos. Achei terrível o fato deles se conhecerem a menos de uma dia e a jovem acabar perdendo a virgindade com ele por conta dessa “atração”. Atração a qual achei superficial e corrida também, pois não senti nada de tão forte entre os dois.

Voltando à Alex. O jovem não lembra-se de quem é, mas, ironicamente, lembra de como salvar vidas. No final não explica muito bem o motivo dele ainda lembrar disso, mas poderia ter sido melhor. Outra coisa envolvendo o final do livro, algumas questões continuam sem respostas, como: por que as cicatrizes de Lisa aparecem e desaparecem? Tentei encontrar uma conexão entre os fatos para explicar isto, mas sem sucesso. E por que o homem queimou uma criança inocente? Pensei que teria a ver com o suspense do livro, mas também não.

Quanto a narrativa, como falei achei um pouco corrida e teve algumas pontas soltas, mas foi um livro que me prendeu. O motivo? Ele é instigante, te faz querer saber o motivo das coisas. Mexe com a curiosidade. Sendo assim, não digo ao todo que foi um livro ruim, mas um livro bom que poderia ter sido melhor. Apesar disso ainda quero ler outros livros do autor, acredito que a pegada das histórias são boas, sim. Recomendo a todos que gostam de um thriller de suspense e com uma pitada do mundo sobrenatural.

site: http://www.literaturanews.com.br/2016/12/resenha-garota-das-cicatrizes-de-fogo.html

Lígia Colares 30/01/2017

Resenha de A garota das cicatrizes de fogo
Fui convidada para participar do booktour desse livro pelo blog “E o mundo terminou em livros“, e já tinha ouvido falar do escritor, achei uma boa oportunidade de conhecer o trabalho dele!

A sinopse me chamou a atenção pelo teor investigativo, e o fato de as cicatrizes de Lisa terem desaparecido totalmente acionou todos os alarmes de curiosidade na minha cabeça! Comecei a leitura nessa curiosidade, e posso dizer que fui surpreendida!

Primeiro, apesar de todos os dramas da vida de Johnny, ele é um personagem muito interessante! Seus repentes de ironia, o raciocínio lógico e o sarcasmo me conquistaram de imediato. Apesar de ele viver um eterno drama, buscando a filha e o assassino de sua esposa, seu humor ácido nunca permite que o leitor se afunde nessa depressão com ele… E a Lisa, apesar de ter se mostrado uma menina terrivelmente romântica, ter sofrido tanto com as queimaduras no corpo a torna uma personagem singular, com os pensamentos de uma adolescente e o sofrimento que eu não desejaria para ninguém! E os fatores que ocasionam o encontro desses dois personagens se tornam cada vez mais estranhos! O que ocasiona uma morte tão terrível? E o que afinal tem a ver um com o outro? Haha!

A leitura fluiu muito rápido, Ricardo escreve de forma envolvente, então quando você percebe, já está no meio do livro. Falando nisso, quando li um pouco mais da metade, fiquei realmente preocupada em ser uma série, e não apenas um livro, pois parecia que ainda tinha muita história para contar! Mas graças a Deus Ricardo levou a história de forma gradual, e tudo foi muito bem explicado, sem precisar de mais um volume! Haha!

E falando em bem explicado, não vou entrar em detalhes para não dar spoiler, mas eu achei que o estilo do livro seria um, e acabei sendo surpreendida por outro! E isso foi definitivamente um ponto positivo! Primeiro, descobrir as verdades sobre a vida de Johnny, depois as verdades sobre Lisa… E quando menos esperamos, uma verdade ainda maior, e que eu adorei! Esse livro me deu vontade de adicionar o Ricardo no facebook e perguntar se ele acredita em tudo que ele falou, se ele apenas inventou aquilo, e de onde tirou ideias tão interessantes!

Indico, o livro surpreende, é de fácil leitura, e ao final, além da satisfação de ter lido uma boa história, você ainda vai ter vontade de ler outros livros do autor! É exatamente como estou! Pronto, parei de falar ahahaha

carolina.trigo. 04/10/2016

Mais Uma Vez Fui Enganada
Segundo livro que leio e resenho do Ricardo Ragazzo, e segundo livro que me desapontou ao extremo, que infelizmente teve críticas negativas.
"A Garota das Cicatrizes de Fogo", do Ricardo Ragazzo, Editora Novo Século não foi nem metade do que estava esperando.
Tanto esse livro como o outro que li dele, 72 Horas Para Morrer, esperava um suspense policial, mas não se enganem pela sinopse, pois de policial eles não tem nada.
Depois da morte misteriosa da esposa e do desaparecimento da filha, Johnny Falco encontra uma pista que pode levar até todas as suas perguntas. Simultaneamente temos a história de Liza Gomez que há seis anos atrás teve 80% de seu corpo queimado e durante um dia de seu tratamento, ela descobre que todas as suas cicatrizes sumiram.
E o motivo não é nem a escrita nem a narrativa, pois elas são muito boas, tanto que algumas vezes fiquei apreensiva e ansiosa para saber o que iria acontecer.
Mas... sempre tem um "mas"! É que o livro todo eu estava esperando uma coisa e logo na metade do livro já tinha mudado toda a cara. A minha sorte é que no outro livro que li dele também tinha acontecido isso, então, já estava preparada.
O único problema realmente é que não sou muito fã de narrativas assim, por isso que não vou acabar com o livro, pois qualquer um de vocês podem gostar. Só acho que na sinopse tinha que dar a entender a real intenção do autor.
Sem falar do final, que achei bem fraco.
Porém, por outro lado, gostei bastante das visões que o livro/autor tem da morte, tanto na questão tragédia quanto na questão "pessoa".
Mas me digam se já leram esse ou outro livro dele e se gostaram!

site: http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2015/08/mais-uma-vez-fui-enganada-garota-das.html

Bia Gulfier 23/06/2016

A sinopse logo me chamou atenção. Porém, o começo da história não me prendeu muito. Não havia muita ação. O personagem Johnny Falco me pareceu contraditório. À primeira vista se mostra alguém sofrido e desiludido, só se importando com a esposa e a filha, as únicas pessoas em seu pensamento. No entanto, logo na página 46, se mostra interessado em outra mulher. Não digo que é errado, fazia quatro anos que a esposa falecera, mas não houve tempo de sentirmos a sua dor. A dor que dizia sentir. Outro ponto que não me convence é o preparo e conhecimento que ele diz ter sobre o mundo sobrenatural, algo que ele se vangloria constantemente. Talvez tenha faltado uma descrição de alguns momentos com lobisomens e vampiros que passou para se entender o que ele realmente passou e como chegou a tudo isso, pois, o modo como o assunto é abordado no livro parecem pensamentos e falas jogadas ao vento.
Há também Lisa ou Liz. Uma adolescente que passou seis anos com o corpo cheio de queimaduras e que no instante em que descobre que não ficou com nenhuma marca se torna fútil, e a personagem parece se deliciar com isso. Transformou-se em uma típica adolescente que nunca passou por nenhum obstáculo pela vida, o problema é que este não é o caso, mas ela não demonstra nenhum aprendizado sobre os anos difíceis que passou.

“-O que foi, Maria Tonelada? - ele perguntou com agressividade. - Tá querendo me comer também?
As gargalhadas em volta tornaram a situação toda ainda mais humilhante e impiedosa. Maria Tonelada fechou os olhos como se quisesse conter as lágrimas e seguiu pelo bufê sem olhar para trás. Liz pensou em dizer algo, mas preferiu não se arriscar e perder esse raro momento em cima do pedestal.”

Talvez a quantidade de filmes Hollywoodianos que assistiu no tempo em que ficou com as cicatrizes lhe fizeram uma lavagem cerebral a ponto de olhar para sua melhor amiga de infância, Debby, e pensar que ela provavelmente comeria comida do lixo devido ao seu peso.

“-Qual é o plano? - Debby perguntou enquanto se aproximava de uma das lixeiras. Lisa não pôde evitar pensar se a amiga obesa tentava encontrar algum desperdício de comida que pudesse ainda ser remediado.”

O que realmente me incomodou foi a falta de profundidade dos personagens. Além disso, a maior parte das soluções que o autor expõe através dos personagens Johnny e Sal Salvatore é por meio da violência, aparentemente, uma forma de aumentar os seus egos, os quais já são grandes.
Os capítulos inclusos são curtos e diretos, como sua escrita. Sobre a história, não posso deixar de dizer que é interessante e intrigante. Pessoas ressecando, cicatrizes aparecendo e desaparecendo, ressuscitações, visões, mensageiros… É um bom enredo.

Thaisa 16/01/2016

Uma história instigante...
Conheci esse livro através de um book tour organizado por Letícia Venerando do blog Mãe, tô escrevendo e esse foi meu primeiro contato com o autor. Para quem gosta de suspense sobrenatural como eu, a sinopse do livro é o primeiro chamariz e foi exatamente isso que me despertou interesse para participar do book tour.

Apesar do título do livro direcionar para Lisa (achei que ela seria o personagem central aqui), o livro conta a história de Johnny Falco, um detetive que após ser demitido, chega em casa e encontra o corpo de sua esposa e a ausência de sua filha Diana. Nora, a esposa de Falco, não passava de um esqueleto com pele e apenas 4 anos depois o detetive encontra sua primeira pista concreta que poderia levá-lo a desvendar o mistério da morte de Nora e quem sabe, encontrar sua filha. Ao se dirigir à cidade de Valparaíso, os caminhos entre Johnny e Lisa se cruzam.

Lisa é uma adolescente que sofreu um atentado aos 11 anos de idade e teve 80% de seu corpo queimado. Por conta disso ela passou 6 anos de sua vida enclausurada, tendo apenas a mãe como companhia (e seu ateliê de pintura). Como num passe de mágica, todas as suas cicatrizes desaparecem e Lisa resolve "voltar para o mundo". Quando a vida de Lisa volta ao normal, seu caminho se une ao do detetive e ambos se juntam para desvendar os mistérios que envolvem suas vidas. Não posso esquecer de mencionar Alex, Debby e Sal. Esses personagens fazem parte da trama e estão interligados.

A narrativa é dividida em dois pontos de vista. Ora acompanhamos Johnny, ora acompanhamos Lisa. Achei isso muito legal, pois foi um modo do autor inserir o leitor no contexto da história. O elemento sobrenatural está inserido do começo ao fim e me senti assistindo um episódio de Supernatural. Johnny tem tudo para ser um Dean, afinal ele é um caçador de seres sobrenaturais.

O livro é repleto de referências. O autor cita livros, séries, músicas e deu pra perceber o quanto ele gosta da cultura pop geek. Me identifiquei muito com isso. Num modo geral gostei bastante do livro, mas alguns pontos me incomodaram e falarei sobre eles a seguir.

Resenha completa no link:

site: http://minhacontracapa.com.br/2016/01/resenha-a-garota-das-cicatrizes-de-fogo-de-ricardo-ragazzo/

1 | 2 | 3 | 4 | 5