Da Alma

Da Alma Aristóteles

Resenhas - De Anima

Leia.o.livro! 07/03/2024

Não entendi muita coisa
Minha falta de bagagem me limita. Não entendi muita coisa.
Li por causa da escola de filosofia do Melk, como suporte para os que não entendem nada de filosofia . Porém tem uma aula de apoio que talvez me abra a mente e eu possa finalmente entender.
Me fez ver esse livro como é difícil estudar só. Me ajudou.

JoAo366 31/12/2023

Primeiro livro que trata sobre alma/psiqué
Que treco difícil de ler, meuzamigos. Como estudante de psicologia, queria ler o primeiro escrito na história feito sobre meu objeto de estudo. Só não esperava a dificuldade que foi. Kkkkkkkk

Ainda assim, gostei de lê-lo. Muito interessante como ele correlaciona os sentidos do ser humano e até fazendo analogias com elementos da natureza ( como fogo, água, terra e ar). Acho meu erro foi achar que iria se debater neles questões relacionadas ao viver e suas dificuldades, gerando assim adoecimento mental. Mas faz muito sentido não se explorar isso dado a época e também que o real interesse era entender o sentido de todas as coisas. Assim, a alma junto de todos os outros fenômenos colocados, são vistos mais em caráter de evolução, histórico, de diferenciação. De forma geral, de modo mais biológico.

Gabriel Verçosa 16/08/2023

Conceito de alma
"E em especial parecem ser substâncias os corpos, e, destes, sobretudo os naturais; pois são estes os princípios dos demais. Dos naturais, uns têm vida, outros não a têm; e vida chamo a propriedade de nutrição por si, e de crescimento e fenecimento. De modo que todo corpo natural participante de vida deve ser uma substância, e substância assim enquanto substância composta. E uma vez que o corpo é de tal tipo, a saber, que tem vida, não poderia o corpo ser alma; pois o corpo não faz parte dos atributos de um sujeito, mas antes é sujeito e matéria. Logo, é necessário que a alma seja substância enquanto forma de um corpo natural que tem em potência a vida. E a substância é enteléquia. Logo, a alma é enteléquia de um corpo de tal espécie." Livro II, 1.

Saulo51 23/05/2023

Quando aprender tudo sobre Aristóteles, poderei ser chamado de Nietzsche, isso nunca acontecerá, dói na ALMA kkkkkk.

arifrossi 22/05/2023

Fumando banana
Meu professor falava que precisava fumar banana para entender Aristóteles.
Achava graça. Mas agora adulta lendo cheguei a conclusão que ainda não fumei banana logo não irei entender tudo principalmente que o livro por si só e uma crítica aos achismos e acertismos dos outros filósofos da época.

Resumindo no fim não sei direito do que a alma e feita mas todo mundo sabe que temos almas.

Pedro 18/03/2023minha estante
Excelente resenha, Paulo. ???

Valéria 27/09/2020

Aristóteles divide a alma em três partes; a racional, a passional e a concupiscente. A alma racional é superior pois o ato de inteligir é imaterial, faz com que além de pensar sobre o que existe, nos impulsiona à consciência do ato de existir. Gosto da ciência que Aristóteles traz para o pensamento correlacionando com a metafisica, mas gosto ainda mais do conceito de justiça de Platão que guia e une as três partes da alma, sobrepondo a razão aos demais sentidos.

Filino 15/06/2019

Um excelente empreendimento
"De anima" é uma das obras mais importantes de Aristóteles e carecia de uma tradução brasileira em sua totalidade. Já não temos mais tal necessidade, porque essa edição, da lavra de Maria Cecilia Gomes dos Reis, preenche (e com louvor) essa lacuna na bibliografia aristotélica brasileira. É uma tradução esmerada dos três livros que compõem a obra, contendo ainda resumos desses livros, além de páginas e mais páginas de notas bastante esclarecedoras.

É um empreendimento levado a cabo por alguém que conhece profundamente a filosofia aristotélica (e o grego, evidentemente). E esse aspecto estudioso, curiosamente, fica estampado na obra quando nos deparamos com "fotocópias" do que parecem ser folhas do caderno da própria tradutora, contendo esquemas e explicações.

Indispensável, em suma.

Ah, sim: a Maria Cecilia parece gostar muito de bacon...!