Aprendiz

Aprendiz Raymond E. Feist

Resenhas - Mago: Aprendiz

umbookaholic 21/09/2016

Parte da resenha do blog UmBookaholic.com
O começo do livro nos apresenta um personagem simples chamado Pug. Gostei muito de poder conhecer e viver ao lado do Pug. A maneira com que ele é apresentado/descrito fez com que eu me apegasse e me identificasse com ele. Pug é um personagem forte e destemido, cuja trajetória o faz ficar cada vez mais incrível.

Por ter gostado bastante do personagem principal, criei muita expectativa com os outros personagens... infelizmente não me surpreendeu muito. Muitos dos personagens são superficiais, planos; são personagens sem profundidade, que a cada capítulo têm uma personalidade diferente. Acho que o Raymond poderia ter investido um pouco mais na construção dos personagens, pra que a história passasse mais verossimilhança.

[ RESENHA COMPLETA EM WWW.UMBOOKAHOLIC.COM ]

site: http://www.umbookaholic.com/2016/08/mago-aprendiz.html

thaysmaia 31/08/2016

Vídeo no YouTube

site: https://youtu.be/yKTxLmU_0mA

Alessandra 31/08/2016

Uma aventura entre mundos
Peguei este livro num impulso no aeroporto, pois teria que esperar um bom tempo até meu voo. Achei que era um daqueles livros inspirados em "As Brumas de Avalon" (Mago Merlin e Morgana), mas para minha grata surpresa e apesar de algumas semelhanças o livro me prendeu com uma história fascinante que se passa num lugar parecido com a época medieval e, depois você é levada para um mundo onde há viagem no tempo ou entre mundos e uma guerra pela dominação do reino. No meio disto tudo um aprendiz de mago que entre conflitos de adolescente está se tornando adulto e se apaixona pela princesa. Uma aventura entre mundos que prende o leitor do começo ao fim! Recomendo os quatro livros!

Elvis Alves 18/08/2016

Um livro do tipo montanha russa
Raymond não escreve mau, mas também não tem foco.
A premissa do livro é boa, os personagens são bem construídos, os locais onde ocorrem cada ação é bem relatado; mas o maior problema do autor é não focar no personagem principal. Em alguns capítulos conseguimos entender o porque deixar de lado Pug (o principal) e partir para os coadjuvantes. Mas é ai que entra a montanha russa. No começo o livro ganha em pontos do qual o título se dispõe (a montanha russa sobe), a partir dos próximos capítulos Raymond se perde um pouco e onde deveria existir "magia" existe apenas espadas (a montanha russa sobe e desce). Até aqui, sem grandes problemas. O problemão mesmo é o final do livro que é quando a montanha russa deixa de zigue-zaguear para estabilizar e parar na plataforma (a parte baixa, bem baixa) da história. Simplesmente o autor se perdeu nos últimos capítulos e nós leitores saímos além de perdidos, confusos.
Francamente, para um livro que é o primeiro da série, o autor peca ao finaliza-lo e pagando seu pecado, tira o interesse dos leitores de continuar lendo e consequentemente de querer ler o segundo livro.
Começou com 4 estrelas. Na metade já estava em 3 e finalizou com 2 (1 pela história e 1 por dó)

Willian 01/08/2016

Uma fantasia para degustar.
O livro não tem uma das escritas mais atraentes do mundo e por vezes acaba sendo confuso. Mas a história em si e o mundo por trás dos personagens é cativante. Excelente livro para se ler um ou dois capítulos por dias, degustando lentamente o conteúdo das páginas.

Rod Zandonadi 31/07/2016

Simplesmente fantástico
Um livro repleto de mistério e magia, com uma história magnífica.

Pug, um dos principais personagens, é um garoto dividido entre o sonho é a realidade, que cai duramente sobre ele para mostrar que as coisas não acontecem sem muito esforço. E que, mesmo quando a situação é desfavorável, pode ser para que alho melhor aconteça no futuro.

Não dá pra julgar o livro sozinho... É preciso ler a saga toda para entender muitos dos eventos que acontecem no livro 1.

Super recomendo!

@Brunoborn 20/07/2016

Promete e não cumpre
Promete ser revolucionário entrega uma história medíocre com mais do mesmo

Mariana Fialho 15/07/2016

Resenha: Aprendiz - Saga do Mago
Acho que pedi esse livro com muita expectativa. Afinal, ele está na lista dos 100 melhores livros da BBC.

Eu comecei a leitura esperando algo fantástico, a obra-prima que todos dizem. Mas não foi o que encontrei. O que vi foi uma ideia incrível, mas com um desenvolvimento que deixa muito a desejar.

Levei dias para terminar o livro, que nem é tão grande assim. Mas sabe aquela história que "se arrasta"? Essa é uma delas. Pug vai, junto com seu mestre e os soldados, enviar a mensagem ao resto do reino. E a trama se desenvolve, basicamente, na viagem deles. Uma viagem que dura meses, sempre naquela "mesmice". As poucas cenas de ação passam logo.

Além disso, os capítulos são bem grandes. Mas esse não é um ponto tão negativo, pois existem divisões dentro de cada um, o que contribui para não ficar muito entediante.

Bem, mas o livro não é totalmente ruim. Escrito em terceira pessoa, nos dá uma maior visualização das cenas. Podemos ver episódios em que o protagonista não está presente. Nisso, ponto para o autor!

E como eu falei ali em cima, a ideia é ótima. A construção do reino, dos outros seres (oi, elfos e anões!), dos personagens... Mas não há um clímax, algo que prenda a atenção de verdade. É só uma viagem com dificuldades não muito interessantes. O livro quase não traz magia! E a saga se chama Mago.

Ah, um detalhe interessante é que acontece algo com Pug no 14° capítulo. E depois disso, o protagonista é simplesmente ignorado, e não aparece mais. Voltei a vê-lo no trecho do segundo volume que está nas últimas páginas. Entendo que o autor quis deixar um suspense para o próximo livro, mas não precisava ter estendido quase 100 páginas sem a presença do personagem principal. Um resumo da guerra em vinte páginas seria o suficiente.

O livro não é ruim, mas também não é grande coisa. Eu esperei a "fantasia épica" até a última página. Porém, não a encontrei. É um livro de fantasia? Sim. Mas não acho que seja épica.

-----------------------------------------------
Se quiser mais informações e fotos, clique no link.

site: http://coisinhasaleatorias.blogspot.com.br/2016/07/resenha-aprendiz-saga-do-mago.html
JonLiberato 28/07/2016minha estante
Muito esclarecedor sua resenha. Obrigado.

Mariana Fialho 28/07/2016minha estante
Ah, fico feliz que tenha gostado. Eu que agradeço! :D

JonLiberato 28/07/2016minha estante
Você leu os outros livros da serie? As vezes o primeiro sempre é pano de chão para vir uma sequencia boa. Falo isso pela experiencia que tive com a trilogia Mago Nego.

Mariana Fialho 12/11/2016minha estante
Não e, sinceramente, não tenho muito ânimo pra continuar. Mas pode acontecer, verdade. Se um dia eu tiver a oportunidade, darei uma chance aos próximos. *-*

Diego.Teixeira 13/02/2017minha estante
undefined

Bruno.Everson 04/07/2016

Escritor Errou
O livro começa Muito bom... muito bom mesmo, ao decorrer do livro eu me envolvi com o personagem e tem muita coisa que gostaria de aprender sobre esse mundo magico e seus mistérios.
Porem mais pro final do livro o autor muda a historia para uma guerra e para de falar sobre o Pug (personagem principal) e então o livro leva rumos estranhos e que n foram legais, o livro poderia ter ter terminado melhor.
O autor começou o livro lindamente e terminou com uma cagada...

Cheiro de Livro 02/06/2016

Mago – Aprendiz
O primeiro livro publicado pela editora “Saída de Emergência” no Brasil foi uma grata surpresa pra mim. Desde o começo me sentia atraída pela diagramação e apresentação da edição, e o livro é realmente impresso com todo o cuidado e maestria. Adorei, particularmente, o cuidado de ter recebido da editora um mapa solto que mostra todo o território da história e que ilustra bem a sua leitura.

Confesso que demorei um pouco para ler depois que ele chegou em minhas mãos, mas a princípio isso aconteceu mais por questões pessoais. O caso é que depois que comecei a ler “Mago – Aprendiz” e embarquei nessa viagem fantástica, empaquei logo no início. Sério. Não sei explicar o porquê, talvez fosse eu, mas a trama não “me pegou de jeito”, parecia que eu lia várias páginas e não assimilava nenhuma, tendo sempre que retornar em vários pontos. O fato é: deixei o livro de lado por um tempinho, e depois retomei e, nesta retomada, passada a “zona de empaque”, não quis mais parar de ler. Então fica a dica: não desista no começo.

A narrativa é toda feita em terceira pessoa, e visualizamos a história através do ponto de vista de vários personagens, no entanto, acompanhamos principalmente a saga de Pug um menino órfão que quer ser um grande guerreiro. Mas Pug é franzino e com poucas aptidões pra isso e, para a sua própria surpresa, ele acaba se torna aprendiz do mago Kulgan, um homem muito misterioso. Após salvar uma princesa e com um iminente ataque de forças desconhecidas, inesperadamente, Pug se vê envolvido em um conflito que envolve toda a paz e o futuro do reino, e o menino, antes um ninguém, se torna uma peça que pode fazer a diferença na guerra.

O universo é completamente paralelo, mas o ambiente não é o que se pode chamar completamente original, lembrando bastante outros livros de literatura fantástica e cenários de RPG. No entanto, a história consegue se sustentar muitíssimo bem e se manter longe dos clichês. Um ponto a se destacar é que a descrição do autor te transporta para os cenários, personagens fantásticos e todo esse mundo exótico. Mas, em alguns momentos, me dispersei um pouco, ficando um pouco confusa. O livro tem muitos detalhes, como, por exemplo, toda a história dos Tsuranis, uma ameaça que vem de muito longe para pôr em risco a paz no Reino, e se você não ficar bem atento, pode acabar meio perdido.

Apesar das semelhanças iniciais (série de livros, mundo mágico, aprendizado de feitiços, menino órfão de passado misterioso), não vá pensando que algo como um “Harry Potter”, pois as coincidências param por aí. O Mago é mais adulto e sóbrio e ambientado em um mundo completamente diferente do nosso.

“Mago – Aprendiz” é o primeiro volume de “A Saga do Mago”. A série foi publicada originalmente nos anos 80, em uma versão reduzida. A edição atual, lançada no mercado brasileiro é completa e o próprio autor confessa que é sua preferida. “Mago – Aprendiz” é adaptado para português brasileiro, então não precisa se preocupar em se deparar com uma “língua diferente”. A Saída de Emergência é portuguesa e voltada para literatura fantástica, responsável, por exemplo, pela publicação de sagas como “As crônicas de Gelo e Fogo” em território luso. No Brasil, vem em parceria com a Editora Sextante.

A série completa da “Saga do Mago” conta com 4 livros, e só o que tenho a dizer é: mal posso esperar pelo que vem por aí.

site: http://cheirodelivro.com/o-mago-aprendiz/
18/06/2016minha estante
Eu estou assim...comprei o livro ano passado e comecei a ler, daí parei. Hoje peguei ele e pretendo começar a ler outra vez.
Espero que aconteça comigo o mesmo que aconteceu contigo.

Ileana Dafne 01/06/2016

Uma excelente fantasia
Esse é o primeiro livro de uma tetralogia chamada de a Saga do Mago, de Raymond E. Feist, que inicialmente era um livro único, mas que o autor reescreveu dividindo-a em 4 livros, podendo desenvolver melhor sua história, conforme ele explica no prefácio.
A história desse livro é contada em terceira pessoa e sob diversos pontos de vista, o que garante uma melhor abrangência sobre os diversos acontecimentos que se desenrolam no decorrer da história.
A princípio somos apresentados ao pequeno Pug, um rapaz de 15 anos que está prestes a encarar o Dia da Escolha que é quando os rapazes deixam de ser considerados meninos, se tornam homens e são escolhidos pelos mestres do castelo para serem aprendizes em alguma função para servirem em Crydee, uma importante cidade do reino de Midkemia.
Seu melhor amigo, Tomas, já tem certeza que será chamado pelo mestre das armas e se tornará um soldado, mas Pug tem muito medo que nenhum mestre o escolha e ele acabe tendo que abandonar a vida no castelo e conseguir seguir por conta própria.
Durante a cerimônia da escolha cada mestre se pronuncia anunciando o nome de seu (s) escolhido (s) e quando acreditava que havia sido dispensado por todos os mestres, Kulgan, o velho mago a serviço do Duque de Crydee anuncia que deseja tê-lo como seu aprendiz.
A partir de então Pug inicia seu treinamento nas artes mágicas, pois Kulgan acredita que Pug carrega consigo um grande talento natural para a magia. Contudo, por mais que se dedique, Pug não consegue realizar nem as magias mais simples e não consegue avançar nada no estudo da magia, mesmo depois de algum tempo.
Pug também ficou encarregado de acompanhar a princesa Carline em seus passeios a cavalo e lhe assegurar que tudo transcorra com tranquilidade e segurança. Porém durante um dos passeios são atacados por dois trolls e quando se menos espera Pug lança um feitiço e mata ambos os atacantes, salvando a si mesmo e a princesa, o que lhe garante a gratidão do Duque que lhe concede um título e ganha um lugar na corte do Duque.
Um dia, algum tempo depois dos treinamentos terem começado, uma misteriosa embarcação surge na costa de Crydee e a partir de então começa uma luta contra o tempo para defender todo o reino de uma ameaça nunca imaginada, que parece vir de outro mundo.
Eu amei muito como o autor conseguiu desenvolver bem seus personagens e personalidade. É impressionante o amadurecimento dos rapazes, como vamos conhecendo cada vez mais cada personagem e como tudo tem uma razão para estar na história. A narrativa dele é excelente e me senti dentro da história com cada detalhes que fascinam e montam todo o quadro.
Pude perceber uma clara influência dos seres imaginados por Tolkien aqui, e todos foram bem desenvolvidos. Além de toda a tensão que há na dúvida se haverá ou não guerra e como esses inimigos desconhecidos poderão agir.
Amo livros com mapa. Acho fabuloso quando o autor se preocupa com isso e nos ajuda a nos situarmos na história com uma mapinha

site: http://www.livroseflores.com/2016/05/resenha-aprendiz-saga-do-mago-raymond-e.html

Lit.em Pauta 30/05/2016

Literatura em Pauta: seu primeiro portal de críticas e notícias literárias!

"Mago: Aprendiz, romance de fantasia escrito por Raymond E. Feist, traz um universo povoado por seres clássicos do gênero e uma história com potencial. No entanto, ele sofre com graves problemas de exposição, além de não apresentar um clímax apropriado e ainda falhar em concluir qualquer uma de suas tramas."

Prestigie o site, conferindo a crítica completa em:

site: http://literaturaempauta.com.br/Livro-detail/mago-aprendiz-critica/

Fábio Valeta 21/02/2016

A primeira decepção literária de 2016 chegou cedo. Eu havia começado a ler o livro com uma expectativa já baixa devido a alguns comentários que havia lido, mas que não foram suficientes para tirar a curiosidade sobre o mesmo. Infelizmente, mesmo com baixas expectativas, o livro se mostrou tedioso e pouco atrativo.

Os personagens são rasos e desinteressantes, e o fato de haver ainda três outros livros pela frente (originalmente uma trilogia que por alguma razão o primeiro livro foi dividido em dois no Brasil) não deixam a menor curiosidade em descobrir quais serão os seus destinos.

A impressão que fica é que o autor está narrando uma partida de Dungeons & Dragons que ele jogou, mas sem nunca conseguir trazer a emoção que deve ter sentido durante à partida. Há momentos de ação dão a impressão de estarem no livro pura e simplesmente por alguém achar que precisava de um pouco de ação ali. Da mesma forma que em uma partida de RPG, o mestre inclui alguns combates pouco significativos para ter um pouco de ação na história.

Principalmente pelo subtítulo recebido na edição brasileira, eu esperava que o livro se focasse no treinamento do personagem principal, mas este é deixado para escanteio em detrimento de histórias menos interessantes.
Mariana.Machado 01/11/2016minha estante
Perfeita sua avaliação sobre o livro! Concordo com tudo que você disse e ainda estou na metade do livro... Ta difícil de terminar.

Waylan 08/02/2016

Uma abordagem singular a alta fantasia
Gostei muito do desenrolar da história e de como cada exército se desempenha durante a guerra.
Eu não consigo falar mais que isso sem dar Spolers. Vale muito a pena ver essa série.

Thiesca 30/01/2016

Bom, mas poderia ter sido melhor....
Estamos no mundo de Midkemia, cenário clássico de fantasia medieval, muito rico e repleto de raças diferentes. O livro começa nos apresentando o jovem Pug, órfão franzino que reside em Crydee. Pug e seu amigo Thomas estão na idade em que devem ser escolhidos por um mestre para serem seus aprendizes e treinarem para uma “profissão”. Thomas é escolhido para ser aprendiz do Mestre de Armas e nosso protagonista, meio deixado de lado, acaba sendo escolhido pelo mago do reino, Kulgan.

Um tempo passa e de repente o reino começa a ser atacado por seres misteriosos vindos de outro mundo. Isso coloca nosso protagonista numa perigosa viagem para salvar sua terra. E aí o livro começa a deixar um pouco a desejar. O foco muda completamente, o treinamento de Pug (que já não estava sendo bem explorado) é deixado de lado, e outros personagens se tornam núcleo da narrativa (o que é meio estranho pelo que vinha sendo apresentado desde o começo).

Quanto a edição: está impecável. Trabalho excelente da Editora Saída de Emergência. Diagramação ótima, folhas amareladas e grossas. E acompanha um poster/mapa lindo de Midkemia. A capa é linda, porém não encontrei sentido com a história apresentada.

Achei o livro demasiado simples, nos mostrando muito pouco de magia. Também perde um tempo desnecessário com coisas que não são tão importantes para o desenvolvimento da história principal, o que deixa o ritmo um pouco lento e torna a narrativa um tanto chata, e acaba nos deixando com muitas dúvidas.

Gostei, mas confesso que esperava mais dele, pois a série é citada entre as melhores séries de fantasia “ever made”. Claro que não é possível avaliar a série toda pelo seu 1º livro, então com certeza lerei os outros, pois quero saber mais sobre este mundo criado por E. Feist e quero ver mais de Pug e descobrir se suas habilidade em magia irão nos surpreender. Enfim, não é uma leitura extraordinária mas, se você gosta do gênero, vale a diversão.

site: http://altamentecoisativo.com.br/2016/01/mago-aprendiz-por-raymond-e-feist/