Aprendiz

Aprendiz Raymond E. Feist

Resenhas - Mago: Aprendiz

Thaisa Werner 27/01/2016

Mago 1
O primeiro livro da saga Mago (Mago - Aprendiz) foi publicado em torno de 1980, mas para o Brasil só veio em Setembro de 2013 pela editora Saída de Emergência. A ilustração da capa é linda e tem verniz em alguns locais. As páginas são amareladas e a fonte e o espaçamento são menores que o comum, mas nada que incomode ou canse a leitura.

No primeiro livro você é apresentado a uma parte do mundo criada pelo autor, bem como a alguns de seus personagens. Digo a uma parte porque nos outros livros todo o universo fica cada vez mais incrível. A trama realmente começa quando Pug e Thomas, agora aprendizes de Mago e Guerreiro respectivamente, encontram um navio quase que completamente destruído e com apenas um tripulante - e os dois totalmente desconhecidos por qualquer pessoa viva em Midkemia.

Para quem gosta de fantasia e ficção vai se apaixonar. Os personagens são marcantes e cativantes e a história é incrível.

*** No link abaixo você pode conferir a minha resenha geral para os quatro livros além de fotos tiradas por mim.

site: https://thaisawerner.wordpress.com/2016/01/27/saga-mago/

Ana P. Maia 14/01/2016

Mago - The Queen's Castle
"Uma cabeça do tamanho e uma carroça repousava no chão. Viam-se enormes asas dobradas nas costas, com as pontas caídas tocando o solo. No alto da cabeça havia duas orelhas pontiagudas, separadas por uma crista de aspecto delicado, salpicada de prateado. O focinho comprido trazia um trejeito lupino, exibindo presas do tamanho de espadas. Uma comprida língua bifurcada zurziu no ar por um instante."

Cronologia inversa dessa vez.
O livro termina e é como se a sua vida também. Você necessita de outra “dose” para continuar bem. Essa sensação me fez lembrar quando terminei de ler A Sociedade do Anel, porque o livro parece uma introdução, onde todos os pontos são apresentados e se desencadeia uma série de acontecimentos mais ou menos excitantes. Mas em um determinado momento, Mago te prende com força e dificilmente soltará. Estou me roendo por não ter o segundo volume em mãos.
A trama é muito interessante e eu entendi porque renderá tantos livros, como minha curiosidade me levou a ler várias coisas que não deveria sei alguns acontecimentos que preferia ignorar. Por tanto, quando terminar de ler se segure e não procure NADA!
É fácil imaginar o mundo de Pug, Tomas e os demais. As descrições são ricas e profundas. Os personagens são todos especiais, alguns mais do que outros. E os mistérios rodeiam grande parte do livro. É realmente como afirmei, um prelúdio para algo bem maior.
A Saída de Emergência não exagera quando diz que são “Livros para sair da rotina”. Há muito eu não lia algo tão grandioso, seja na estrutura ou mesmo na temática, são raros os livros com tamanha genialidade.
O início do livro de uma forma estranha te prepara para algo ruim, porque tudo vai bem demais para os protagonistas. As suas vidas estão tomando rumos agradáveis e ao redor tudo está em paz. Meu único pensamento enquanto lia era: “Algo muito ruim vai acontecer”. Bom, dito e feito.
Por enquanto tenho afeto desmedido pelo Pug, Tomas e por último à Carline.
De todos, até o momento quem mais sofre é o Pug, além das origens desconhecidas, o garoto se viu no meio de algo que não fazia nem ideia de qual papel teria. Chorei por ele, e me agoniei como fiz por poucos personagens e agora aguardo o segundo volume com o coração na mão e expectativas gigantescas do que acontecerá com ele.
Tomas é cativante por si só e pelo seu sorriso. É um guerreiro nato, e também enfrenta suas próprias guerras internas. Guerras que parecem mudar em demasia o seu caráter...
E a princesa Carline... De menina mimada e chata a jovem corajosa e bela. Foi o desenvolvimento mais tocante da leitura, porque a mudança foi brusca e grande.
Por último, e obviamente não menos importante, fica a Rainha Aglaranna dos elfos e o príncipe Arutha. Os elfos sempre me encantam. O papel dela não é significativo nesse livro, mas graças às minhas investigações nada legais sei que ela voltará. O príncipe é o filho mais novo do Duque Borric e por isso costuma ter um papel “menos importante”; já no final do livro desempenha magistralmente suas funções e o humor irônico dele é encantador.
Recomendo para os apaixonados por fantasia clássica, e como a editora mesmo diz: épica.
A Saída de Emergência teve cuidado extremo ao publicar o livro e espero que o amor que eu senti pelo livro seja sentido por outros.

site: http://booksandcrowns.blogspot.com.br/2013/12/mago-livro-um-aprendiz.html

Patricia 17/10/2015

Como vocês sabem, ou não, eu fiz recentemente uma resenha do livro A Filha do Império, do mesmo autor e editora, e nela cheguei a citar que ela se passava no mesmo mundo. Então, essa afirmação é verdadeira, mas não é ao mesmo tempo. E agora que iniciei a saga do Mago, eu finalmente entendi as diferenças. E eu estou me remoendo de vontade de revelar toda essa análise comparativa de forma a explicar como as duas estórias se unem, mas….. não vou fazer isso. Basta dizer que, se você ler A Filha do Império antes, muitas coisas estarão mais claras ao ler esse livro. Porém essa saga foi criada antes, então vocês decidem a ordem que preferem ler.

Aprendiz se passa em Midkemia, um lugar à la Terra Média, onde existem elfos, anões, dragões, homens, etc. A estória se inicia no ducado de Crydee, onde vive Pug, um órfão que foi criado pelos serviçais do castelo do duque e que está se preparando para a tensa cerimônia quando será decido de qual artesão ele será aprendiz. E logo no início ele se encontra com o Kulgan, mago do duque, (e o empregado dele) em uma noite de forte tempestade na floresta. A curiosidade do mago em relação à Pug se aguça quando o mesmo foi capaz de usar um dispositivo mágico.

Passado alguns tempo, ele se encontra na cerimônia, juntamente com o seu melhor amigo (praticamente irmão) Tomas. E como você já deve ter deduzido, Pug é chamado para ser o aprendiz do mago. Mas o mote do livro não é simplesmente Pug aprendendo magia. Porque uma guerra está prestes a ser iniciada.

E tudo começa quando Pug e Tomas invadem um navio naufragado que está prestes a afundar de vez. Dentro desse navio eles encontram objetos bem singulares e um sobrevivente muito estranho e hostil. Revela-se que tal navio e tripulação não são de Midkemia, nem de nenhum lugar próximo. Eles vieram de outro mundo através de portal aberto por magia. E é a partir daí que começou a minha sinfonia de "Ah…." (me segurando para não revelar nada).

Não se sabe ao certo porque esse navio foi enviado para Midkemia, nem como. Porém diversos relatos estão sendo feitos, por diferentes povos, que tais estranhos estão vindo com mais frequencia do que eles pensaram inicialmente. Tudo indica que eles estão se preparando para uma invasão, porém o inverno está chegando (ops, livro errado). Agora resta esperar pela primavera, quando ao que tudo indica o primeiro ataque ocorrerá. Então eles precisam aproveitar esse tempo para organizar os exércitos de Midkemia para essa invasão eminente.

Assim como ocorreu com A Filha do Império, o Aprendiz foi um livro fácil de ser devorado. Com uma narrativa fluida e recheado de lutas. Eu tenho grandes expectativas, tanto para o Pug quanto para o Tomas. Creio que são personagens que vão crescer incrivelmente ao longo dessa guerra. Eu decidi que a origem de Pug é um mistério e estou decidida a decifrá-lo (na verdade eu tenho uma teoria…). Sem dúvidas esse livro é um clássico da literatura fantástica e estou muito feliz pela Saída de Emergência o ter publicado, mesmo sendo um livro tão antigo (ele foi publicado em 1981 e essa edição comemorativa de 10 anos em 1991). Raymond foi influenciado por Tolkien e isso fica bem claro, porém a originalidade da estória é incontestável.

Então prepare-se para uma aventura emocionante, por terras desconhecidas e com personagens fantásticos!

site: http://ciadoleitor.blogspot.com.br

Thall 05/10/2015

Não sei porque esse livro e essa saga é tão pouco comentada aqui no Brasil, o livro é excelente, é uma fantasia com uma narrativa mais direta do que se costuma ver em livros do gênero, o autor vai direto ao ponto e mesmo assim consegue proporcionar a imersão necessária a sua história, é uma aventura muito interessante e que vale a pena ser lida.

Lindy 06/09/2015

Um livro que fascina. Me prendeu do início ao fim e tive que terminar em dois dias.
Uma história que tem vários elementos importantes para o sucesso da literatura fantástica. Romance, aventura, magia, mistério e surpresas.
Personagens bem desenvolvidos. É uma escrita mais simples, contudo, bem desenvolvida.
A invasão ao mundo das personagens principais, levam estes a escolhas e a se separarem de seus amigos. Cada um vive uma história, que no final são partes de um mesmo quebra-cabeça.
Raymond E. Feist é um ótimo autor. Não possui escrita rebuscada de grandes autores como J. R. R. Tolkien e George R. R. Martin, porém, na minha opinião merece prestígio e respeito.
Eu li os quatro livros da série e adorei o final.

Fábio Bernardazzi 05/09/2015

Quadrilogia sensacional

Cleyton 04/09/2015

Muito boa a história
Muito boa a história do Pug! Recomendo a todos conhecer!

Joao.Victor 19/07/2015

O mago :Raymond E. Feist
Esse livro é praticamente uma mistura de hobbit com Harry potter é bem legal personagens cativantes e o mundo é bem interessante vale a pena ler o personagem principal (pug)é um pouco depressivo mais essa depressão acaba deixando o livro mais legal e o amigo dele Tomás é muito sarcástico e ingressado e o principal medroso ele é aqueles personagens que dá vida a história a narração é perfeita e o personagem mais foda de todos e kulgan o treinador de pug e a narração dele e poética é bem cativante e a imitação de damboudor de Harry potter não tem como você não amar ele é um livro 5???estrelas não tem como amar

João Vitor Gallo 27/06/2015

O livro foi publicado originalmente em 1982 e um detalhe importante a ser dito, antes de tudo, é sobre esse primeiro volume, Mago – Aprendiz, que foi publicado como volume único juntamente com a continuação deste, Mago – Mestre, porém em 1992 o autor Raymond E. Feist pode reeditar o seu livro acrescentando partes que originalmente seus editores acharam melhor serem cortadas e nessa reedição, conhecida como “Edição Preferida do Autor”, separaram o livro nestas duas partes e é justamente essa versão reeditada pelo autor que foi publicada aqui no Brasil pela editora Saída de Emergência.

Resumindo bem por alto, a história se passa no mundo de Midkemia, onde o jovem órfão Pug, o nosso protagonista, acaba sendo escolhido pelo mago Kulgan para ser o seu aprendiz ao perceber no garoto todo um potencial para a magia. Enquanto Pug aprende a ser um mago com Kulgan, e aos poucos vai ganhando o respeito dos membros da corte do castelo onde mora, começam a aparecer indícios de uma possível invasão de uma raça de outro mundo a Midkemia.

Um livro que seja diferente do que a pessoa espera pode levar a frustração e deixar a leitura menos divertida e proveitosa, além do fato da expectativa induzir o leitor a uma opinião passional sobre a obra, muito provavelmente negativa, que não necessariamente transmite a verdade. Ao ler Aprendiz, esperava algo menos infanto-juvenil, que até talvez seja pela escolha da visão do protagonista que é um adolescente, acho que depois o tom deve mudar nos outros livros com o crescimento do personagem principal, mas mesmo assim continuei lendo o livro e até gostei bastante pela escrita do Raymond E. Feist.

É um livro recomendado para quem está um pouco desgastado depois de leituras mais densas, ou mesmo para aqueles que gostem de uma fantasia mais tradicional, daquelas bem preto-e-branco recheada de seres míticos. Achei-o um bom livro, apesar das suas falhas, e creio que se eu tivesse lido quando mais novo provavelmente teria gostado bastante, porém agora, depois de tantos anos e vários livros lidos que fundamentam um maior senso crítico e também dos próprios gostos que mudam, eu já o achei simples demais, mas felizmente o tom do livro pode mudar com o crescimento do protagonista, e se assim for será uma série de livros muito boa para se acompanhar.

Resenha completa no site.

site: https://focoderesistencia.wordpress.com/2015/06/27/aprendiz-saga-do-mago-vol-1-raymond-e-feist/

Cesinha 13/06/2015

ótimo livro.
Gostei muito da história embora neste primeiro livro a história tenha se desenvolvido pouco, muita coisa pode parecer sem nexo mas vale a pena lembrar que este foi o primeiro livro escrito por Raymond E. Feist , e também que ele e o Mago - Mestre eram um único volume que fora mais tarde reescrito e separado em dois volumes, para a Leitura então valer a pena deve-se ler os dois para entender muita coisa. Pug um garoto órfão que foi adotado pela família de cozinheiros reais ao voltar para em um dia que estava colhendo frutos do mar fora pego por uma enorme tempestade, na floresta já muito escuro é atacado por um javali e é salvo por um homem desconhecido por ele e levado até um acampamento do velho mago Kulgan que vira um grande talento mágico no garoto, mais a frente ele o toma como aprendiz e tenta ensiná-lo magia, o que maio estava dando certo, ela não conseguia fazer nenhum feitiço o que fez ele duvidar de seu suposto talento mágico, mais tarde ele fora designado e levar a jovem princesa Carline para um passeio, ela os leva longe de mais do local onde deveriam para, e pede para que ele de água aos cavalos, é ai que ele descobre seu poder mágico, ele escuta a princesa gritar a vai correndo ver o que estava acontecendo, orcs estavam atacando-a foi então que num ato desesperado atira pedras neles o que faz com que corram em sua direção, ao tentar cruzar um rio e cair no chão, levanta as mãos e vê letras se formarem no ar, e uma onda de poder atinge seus
inimigos, fazendo eles caírem mortos. É uma ótima leitura pra quem não leu vale a pena, pra quem leu só o primeiro e não gostou índico ler o segundo que te fará gostar muito desta saga.

phddelavia 21/05/2015

Mago - Aprendiz - Raymond E. Feist - Editora Saída de Emergência
Lamentavelmente mal escrito. Leia a resenha no meu blog no link abaixo!

site: http://pedrodelavia.blogspot.com.br/2015/04/mago-aprendiz-raymond-e-feist-editora.html

Rian 03/04/2015

Mediano pra baixo,,,
A forma como tudo acontece em ''MAGO'' é muito sem química. Os acontecimentos se seguem de maneira muito forçada e sem coerência. Quem coloca um princesa pra ir passear no bosque acompanhada somente com um outro rapaz de sua idade, sem armamento, e sem porte físico e treinamento nenhum? Que tipo de reino é esse? As personalidade são muito razas, os diálogos parecem servir com único propósito de nos apresentar informações de maneira mto direta, sem sutileza. MAGO tem um protagonista cativante, mas cercado de um mundo superficial que parece existir somente com o propósito de ele pode viver sua história.

fernandaugusta 16/03/2015

Uma boa pedida
Uma saga de fantasia só é interessante quando envolve o leitor. De início achei que se tratava de um livro infanto-juvenil, porém à medida que a leitura flui, é possível perceber que a história começou "cedo" na vida dos personagens, e vai evoluir com eles. É inegável que o autor tem uma inspiração em Tolkien, visto alguns nomes dos locais e até mesmo a estrutura da história: uma missão que precisa ser cumprida em uma viagem que separa os principais personagens.
Eu gostei muito da maneira como isto foi feito: em vez de se aprofundar somente em Pug, e focar somente nele os grandes acontecimentos, podemos ver que Tomas, Arutha, Martin, o duque Borric e todo o entorno vão se destacar e ter enredos bem definidos.
Também achei interessante a disposição da história: alguns mistérios sobre a invasão tsurani são revelados, e outros não. Além disso, o final foi bem surpreendente (eu esperava uma aniquilação; e na verdade, houve uma retirada!).
O amadurecimento de Pug e Tomas ocorre a olhos vistos, à medida que vão ganhando poderes e descobrindo suas habilidades. Tomas como guerreiro, a partir de quando ganhou sua armadura mágica e Pug como aprendiz de mago, ainda incerto de como aprender e como exercer a sua magia.
Arutha também é um personagem muito interessante, e pode-se notar que vai ser bem importante à frente.
Tem romance, tem aventura, tem guerra, tem anões, tem elfos, tem mapas... Bem na medida para ser divertido, sem ser complicado. Gostei bastante, espero que "Mago - Mestre" continue assim.

Carpe Libri 23/02/2015

Ao se atrasar para voltar para casa em uma noite chuvosa, Pug se abriga na casa do mago Kulgan. Ele acaba sendo escolhido como aprendiz do mago no dia da Escolha, já que nenhum dos outros mestres o quis. Pug, no entanto, tem dificuldades na prática da magia, mas quando salva a princesa Carline de um ataque de trolls, sua vida muda pra melhor, a jovem passa a ser gentil com ele, deixando o escudeiro Roland com muito ciúme. O naufrágio de um navio desconhecido faz todos perceberem que os seus ocupantes pertencem a outro mundo. Tal invasão deixa todos nervosos, ainda mais levando em conta a situação política do Reino. A preparação para a guerra começa, e Pug logo se ve envolvido com elfos, anos e homens para combater a nova ameaça.

Esse livro foi uma surpresa, até porque nunca havia lido nada do Raymond E. Feist. Comecei a ler sem nenhuma pretensão, no inicio fiquei meio perdida com tantos nomes diferentes. Mas a historia e muito boa, consegue prender a atenção. O autor não se prendeu a descrições muito longas, o que eu também achei ótimo. Foi o primeiro livro do Raymond que li, por pura curiosidade, já que todo mundo falava dele. Não me decepcionei. A edição da editora Saída de Emergência é muito boa, em papel amarelado, que eu gosto porque dá um aspecto de antigo ao livro. Só não consegui identificar a capa na história... De qualquer jeito, ansiosa agora para ler os outros. Recomendado.