Corações Feridos

Corações Feridos Louisa Reid

Resenhas - Corações Feridos

Paola 12/12/2013

Corações Feridos
É muito reconfortante ver a bondade de alguns personagens do livro, que realmente são altruístas e tentam ajudar as meninas. A história é tão bonita e triste, que quando termina dá um aperto no coração. Terminei de ler o livro muito rápido, em apenas dois dias, porque queria saber o que aconteceria a seguir, e como tudo ia terminar. Fui pega de surpresa, não imaginei nem em mil anos que o livro seria tão incrível, e ele te move, deixa aquele gosto amargo na boca, aquela sensação dolorida de hematoma na boca do estômago, pela realidade e brutalidade da história, mas que existe em todo lugar.

Leia mais:

site: http://uma-leitora.blogspot.com.br/2013/10/coracoes-feridos.html

Thawana Rosa 15/12/2013

Segredos.
Se pudesse descrever o livro todo em uma palavra seria "segredos". Essa história é envolvida em mistérios que te prendem cada vez mais e quanto mais você lê, mais coisas descobre e percebe cada vez mais que não sabe realmente nada sobre a realidade da vida das gêmeas Reb e Hephzi.

Rebecca perde sua querida irmã e quer fugir de sua vida atual, escapar da bolha que seus pais criou em torno dela e da irmã. Mais seria essa bolha algo ruim ou bom? É tão ruim quanto parece ou pior?

Essa história é bastante forte e o que mais marca é ter consciência de que coisas como as retratadas no livro se passam no dia a dia de algumas pessoas sem que nos demos conta.

Prateleira Cult 22/12/2013

Sylvia e Religião
O livro já começa com um trecho do poema Daddy da autora americana Sylvia Plath, este é um dos meus poemas favoritos, já falei sobre a Sylvia em um post do blog para conferir clique aqui.

Assim com a Sylvia as protagonistas de corações feridos tinham problemas com o Pai, Robert, uma pastor de igreja, falso, malvado e manipulador, a mãe pouco fazia para proteger as filhas e elas sofriam com a falta de carinho, com a ignorância e violência.

Hephzibah e Rebecca são gêmeas, a primeira é linda e perfeita e a outra nasceu com a síndrome de treacher collins, onde o ossos da face não foram bem desenvolvidos quando o bebê esta na barriga da mãe mas fora isso a pessoa com a síndrome tem total capacidade física e mental, as duas vivem sob o regime tirânico de seu Pai, sofrem violência domestica, não frequentam a escola e vivem totalmente isoladas do mundo.

Porém Hephzi tinha seu poder de persuasão e consegue convencer seus pais a deixarem elas frequentarem a escola, é nesse momento que elas conseguem um pouco mais de liberdade, ela é apresentada ao mundo dos adolescentes comuns e sonha em ser como eles, mas devido sua síndrome Rebecca continua isolada.

Apesar de ser um livro para jovens ele é muito forte, denso e sombrio, há poucos momentos em que o leitor consegue relaxar, muitas partes são difíceis de engolir e aceitar, é um livro que mexeu muito comigo e me emocionou.

A narrativa da autora Louisa Reid é bem desenvolvida, o livro é divido em duas partes, a primeira nós temos a perspectiva das duas irmãs discorrendo fatos do presente e do passado, e na segunda parte o ponto de vista é da Rebecca no presente, achei que a segunda parte poderia ter sido bem mais desenvolvida, os acontecimentos foram um pouco apressados.

Outro ponto interessante é como a autora discute religião sem tocar no assunto, o personagem do Pai aquele pastor que na frente dos fieis era um exemplo e que dentro de casa era um monstro, sabemos que existem pessoas desse tipo que vestem uma religião ( seja ela qual for) e fazem os piores tipos de atos em nome dela, sabemos que gente desse tipo existe ( e muito) por ai.

Corações Feridos merece uma atenção especial pois ele é um livro que aponta questões importantes e nos faz refletir.

site: http://prateleiracultural.blogspot.com.br/2013/10/coracoes-feridos-louisa-reid.html

Joice 22/12/2013

Pais religiosos fanáticos
Pais religiosos fanáticos, duas irmãs gêmeas (Rebecca e Hephzibah) uma como uma síndrome que desfigurou seu rosto e a outra perfeita e bela, apesar das diferenças as irmãs se amavam e se protegiam e com apenas um sonho: ter uma vida normal. Corações feridos já começa sem rodeios, com Rebecca falando sobre o enterro de sua irmã. A estrutura do livro é contar a história alternando as narradoras e o período em que elas estão: o ponto de vista de Reb é de depois da morte de Hephzi e o de Hephzi, por sua vez, é de antes da sua própria morte. Enredo muito bom, de forma que o leitor começa o livro realmente bastante curioso, querendo saber, afinal, como e por que Hephzibah morreu. Ao longo da história, a narrativa vai mostrando como é realmente o ambiente “familiar” dentro de casa, principalmente em relação ao pai das meninas, como elas lidam com a vida que lhes é oferecida e como lutam pela sua liberdade. Pouco a pouco, o horror da verdade vai vindo à tona. História revoltante e por vezes chocante.

Jade 28/12/2013

forte, tocante, chocante, comovente e emocionante
Corações Feridos... Estou aqui na frente do pc e nem sei por onde começar essa resenha, é muito dificil falar desse livro sem dar nenhum spoiler, mas vou tentar e não quero deixar a desejar a resenha...

Corações Feridos se trata da história das irmãs gêmeas Rebecca e Hephzi. Hephzi é a gêmea linda e Rebecca é a gêmea que sofre de uma síndrome que desfigurou seu rosto. Mas este livro se trata mais do que isso, trata também dos acontecimentos que assolaram a pobre Rebecca assim que sua irmã morre, ninguém porém sabe qual foi a causa de sua morte e é isso que vamos descobrir ao decorrer do livro.
As gêmeas são criada por pais religiosos, cujo o pai é um pastor e a mãe uma devota sacristã que aceita tudo o que o "São Roderick" diz, aceitando seus atos e o vendo como o próprio Deus.
Mas nem tudo é o que aparenta ser, nem tudo o que as pessoas vêem de fora é o que realmente é, as aparências enganam, e dentro da casa paroquial existe muita dor e agonia onde ambas meninas carregam em seus ombros durante anos sem mencionar á ninguém, apenas mantendo as boas aparência da família perfeita que deveriam ser. Mas será que realmente eram? Se eram, por que na primeira oportunidade de ser livre que Hephzi viu ela a segurou e foi atrás... Acho que as paredes da Santa Casa Paroquial escondem alguns segredos obscuros, alguns segredos que custaram a vida de uma das gêmeas.

O livro é narrado por duas passagens, o antes contado por Hephzi, e o depois contado por Rebecca, se passando no tempo de antes da morte e depois da morte, qual fora a causa de todo o sofrimento de ambas.

Foi um livro muito dificil de se ler, pelos fatos que ele abordava, por seu tema, é um tema pesado, me deixou com muita raiva e diversas partes, fiquei com ódio dos pais delas, eu chegava a parar de ler varias vezes fechar os olhos e pensar "eu não acredito que estou lendo isso", chega a ser cruel. Cheguei a debater comigo mesma em quanto lia que a gêmea que estava morta tinha sorte por ter se livrado da vida que vivia, que tinha sorte por não ter mais que viver com os pais, e eu tinha dó da Rebecca, que além de ter a sindrome, a unica que pessoa que ainda transmitia amor a ela lhe foi roubada para sempre, e ela estava condenada a conviver com os demonios e fantasmas que assolavam pra sempre se ela não fizesse algo e rápido.
É um livro muito dificil de se encarar, um livro chocante e emocionante e profundamente triste...

Eu recomendo esse livro pra quem gosta do gênero, ele não é um livro feliz, e é um livro que mesmo você acabando ainda fica horas e horas refletindo sobre ele. Vale a pena ler.

pra quem gosta de ler com musica:
>>> READ ALL ABOUT IT part3 - EMELI SANDÉ (para as partes da Rebecca)
>>> COME AWAY - MAROON5 ft. ROZZI CRANE (para as partes da Hephzi, e para a PARTE 2 do livro onde a narrativa é apenas da Rebecca)

Talita Helen 03/01/2014

Resenha - Corações Feridos, Louisa Reid
Hephzibah e Rebecca são irmã gêmeas, mas não são como qualquer outra garota. Rebecca sofre de uma síndrome chamada Treacher Collins, que deixou seu rosto completamente deformado. Já Hephzibah é linda como um anjo e encanta a todos.

Confinadas à casa paroquial onde moram com os pais, Hephzih e Reb são educadas pela mãe, e a única coisa que fazem é ajudá-la a limpar a igreja. As meninas não sabem o que é ser uma adolescente normal, não podem sair, ir a festas, pensar em namorar então...seria o fim do mundo.

O pai delas é extremamente rígido, pastor da igreja que frequentam ele é conservador além dos limites e completamente bruto. A mãe delas não é mito melhor, uma mulher fraca, alienada e muito submissa ao marido. É esse o cenário com o qual nos deparamos durante a leitura.

Depois de muito brigar e exigir, Hephzi consegue convencer os pais a deixar que ela a irmã frequentem uma escola normal. A partir daí, Hephzi faz de tudo para ser uma adolescente normal, enquanto Reb quer apenas não chamar a atenção.

A vida de Rebecca sofre uma certa reviravolta quando Hephzi morre, ninguém, além de Reb sabe exatamente como, é tudo um grande segredo. E segredos é o que não faltam naquela família. Aos poucos, Rebecca começa a ansiar por liberdade, assim como sua falecida irmã.

"Corações Feridos" é por falta de definição melhor, revoltante! Pense em um livro, ou situação, na qual você gostaria de entrar na história de simplesmente explodir com alguns personagens. Foi exatamente assim que me senti, a revolta que senti ao ler o livro foi intensa, eu simplesmente não conseguia entender como um "pai" era capaz de fazer tantas coisas terríveis com as filhas, e muito menos entender como uma "mãe" podia simplesmente não fazer nada e ainda apoiar o cara.

Percebam que usei aspas com me referir aos pais delas como 'pai' e 'mãe', e fiz isso porque na minha concepção de mundo, pessoas como eles não podem ser considerados 'pai' e 'mãe'. Paternindade/maternidade tem a ver com cuidar, criar, educar, amar e apoiar os filhos e oque esses "pais" fazem nesse livro está muito longe disso.

O livro vale a pena sim, pois é um bom livro, com uma história forte, mas que trata acima de tudo sobre sobrevivência. O leitor se vê orando para que Reb consiga a liberdade da qual tanto anseia...Mas, já adianto que não acho que seja um livro para qualquer um, como disse foi o livro mais revoltante que já li na vida, nos tirando completamente de nossa zona de conforto, sem contar que a autora usa muita linguagem figurada e não nos poupa dos detalhe sórdidos e cruéis.

"Hoje eles tentaram me fazer ir ao funeral de minha irmã. E eu, por fim, tive de ceder. O vestido preto que Hephzibah usara ano passado, quando Vovó faleceu, pendia pesado em meus ossos, e eu o vestia como uma armadura. Ela sempre foi maior. Nasceu primeiro, mais forte, mais bonita, a gêmea popular. Eu vivi à sombra dela por 16 anos e gostei do frio e da escuridão; era um lugar seguro para esconder-me..." Página 11

Título Original: Black Heart Blue
Autora: Louisa Reid
Páginas: 256
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630441
Ano: 2013

site: http://etcoetra.blogspot.com.br/2014/01/resenha-coracoes-feridos-louisa-reid.html

Livretando 16/01/2014

Resenha: Corações Feridos
Transformador!

Rebecca e Hephzibah são irmãs gêmeas que não poderiam ser mais diferentes: enquanto Hephzi é popular, extrovertida, corajosa, espirituosa, alegre e linda, Rebecca é triste, calada, introvertida, sofre da síndrome Treacher Collins (causadora da má formação dos ossos faciais ainda na gestação) e vive na sombra da irmã.

Como se não bastasse a quantidade de coisas ruins que acontecem e aconteceram na vida das meninas pela aparência física de Rebecca, elas possuem um pai muito violento e controlador. Na frente dos outros ele é um pastor respeitável e bom... em casa ele batia nas meninas e fazia da vida de todos um inferno.

Hephzibah já cansada viver seguindo ordens do pai, decide convence-los a começar a frequentar o colégio (seria o primeiro ano que elas teriam contato com a escola, sempre foram educadas em casa) e com a permissão nada fácil dos pais, as meninas vão para a escola, onde de lá acontecerão coisas que mudarão a vida de ambas para sempre.

Hephzi conhece pessoas novas e começa a namorar o cara de seus sonhos, escondido do pai é óbvio. Ela começa a fugir a noite para ir as festas e a ameaçar a mãe para poder sair quando o pai não se encontra em casa, tudo isso com a ajuda de Rebecca que mesmo contra sua vontade, oferece proteção à irmã.

O livro é narrado pelas duas personagens principais, sendo que Rebecca narra no presente e Hephzi (já morta, e isso não é spoiler) narra no passado. Os capítulos vão intercalando e vamos vendo o tamanho da crueldade que existia naquela casa e os segredos que são guardados a sete chaves para que os castigos sejam diminuídos.

É um livro onde não existe ninguém totalmente bom, nem totalmente mau. As pontas que a autora vai deixando no decorrer da leitura vão se encaixando para um final transformador. É uma leitura muito rápida, isso se você não ficar parando a cada página para tentar engolir o que fica preso na garganta. Acontecem muitas injustiças e ficamos com dó de vários personagens.

Recomendo demais esse livro. Assuntos desde relacionamentos familiares, bullying, religião, mentiras, aceitação, falsidade, amizade, perdas... são tratados no livro de forma pura e crua. Um tapa na cara para quem ainda só enxerga o lado externo das pessoas.

site: http://livretando.blogspot.com.br/2013/10/coracoes-feridos-louisa-reid.html

Neyla 21/01/2014

Uma história forte e impactante, assim eu descreveria Corações Feridos. Comecei a leitura sem esperar muito da história, mas logo nos primeiros capítulos o livro me ganhou e se tornou um dos melhores do ano. Sem brincadeira, foi a história mais forte que li esse ano e nem sei como descrever para vocês um pouquinho daquilo que senti enquanto lia.
Hephzibah e Rebeca são gêmeas, filhas de um pai fanático pela religião e uma mãe omissa. Apesar de serem gêmeas, são bastante diferentes, tanto fisicamente como no jeito. Hephzibah é bonita, vistosa e emana simpatia. Rebeca é introspectiva, sozinha e sofre da síndrome de Treacher Collins, que é uma doença genética caracterizada por deformidades crânio-faciais. Não é fácil para ela se aproximar das pessoas, já que atrai muitos olhares e risinhos por a acharem uma aberração.
A história já começa com Hephzibah morta, mas a causa de sua morte só vamos descobrir quase no final do livro. A cada virada de página vamos conhecendo um pouco mais sobre o mundo dessas duas meninas, seus sonhos de liberdade, suas frustrações e os maus tratos sofridos dentro de casa.
As meninas foram criadas em um regime de extrema rigidez, sem poder ir à escola e apanhando duramente por conta de qualquer comportamento tido com inapropriado pelo pai. Não possuem amigos, não saem de casa, nem sequer possuem roupas novas. Tudo o que possuem vem das doações feitas à igreja de seus pais. É somente quando ambas são matriculadas numa escola regular, para dar continuidade aos estudos (antes estudavam em casa, com a mãe) que elas começam a experimentar um pouco mais de liberdade, principalmente Hephzibah que é a mais "rebelde" das duas.
Com amigos na escola e até um namoradinho, Hephz está sempre se arriscando, saindo de casa escondida, batendo de frente com a mãe e contando com a ajuda de Rebeca para lhe dar cobertura. Ela só precisa ter muito cuidado, pois se o pai descobrir coisas muito ruins podem acontecer.
A história é narrada pelas duas meninas, o que torna a leitura bem mais interessante. Nos capítulos narrados por Hephzibah conhecemos os fatos do passado e nos de Rebeca o que aconteceu após a morte da irmã. É difícil não se envolver com a história, não sentir raiva pelos pais das meninas e compaixão pela forma como elas vivem. Eu me emocionei em várias passagens e em outras fiquei simplesmente abismada.
Corações Feridos é um livro dramático e repleto de emoções fortes. A narrativa te prende do inicio ao fim, é intensa e sensível. Ao conhecer mais a fundo a história, você se sente próximo aos personagens, quase como um amigo íntimo que está ouvindo suas confissões.
Os capítulos finais não poderiam ser mais envolventes, com segredos sendo descobertos e com a torcida para que aja, finalmente, um final feliz. É tocante!
Sem sombra de dúvidas, uma leitura que recomendo muito.

Milla 26/01/2014

Dolorosamente arrebatador
Não sei quais eram minhas expectativas quando comecei esse livro, mas me surpreendi.

Hephzibah e Rebecca são gêmeas e têm uma relação comum a quaisquer irmãos, mas apenas isso em suas vidas é normal. Enquanto Hephzi é linda, Reb tem o rosto deformado pela síndrome de Treacher Collins (leia sobre) e os Pais das meninas... bem, eles são muito estranhos. O Pai é um pastor fanático que adora beber e a Mãe é uma mulher amarga e submissa.

A história começa já no enterro de Hephzi e seguimos com o livro ávidos para compreender que família é aquela e o que ocasionou sua morte. O livro é dividido em duas partes: no primeiro, as irmãs alternam capítulos, Rebecca narra o depois enquanto Hephzi narra o antes desse fato; na segunda parte, apenas Rebecca continua com o depois.

Me fascinou a forma como a Louisa Reid foi revelando pouco a pouco dessa história e me prendeu do começo ao fim no suspense de compreender a estranheza dos Pais, seus motivos e como Rebecca poderia conseguir escapar ou se ela teria o mesmo fim que a irmã...

Bem narrado, bem elaborado e completamente crível, a história não é só "filhas de pastores que querem ter uma vida normal, mas têm que servir de exemplo para comunidade", ela vai além disso. Ela mostra os perigos do fanatismo religioso e como o nome de Deus pode ser usado para justificar atitudes cruéis ou simplesmente como o amor por Deus muitas vezes pode ser usado como argumento para não amar ao próximo. Outra coisa totalmente incômoda é a cegueira que toma conta de todos os fiéis daquela igreja. Quem agride, maltrata ou machuca, está errado. Mas quem cala ou consente, também. Fazer-se cego, surdo ou mudo é cumplicidade!

Por último, é lindo o amor que Reb sente por Hephzi e tudo que ela é capaz de fazer pela irmã, atitudes que traduzem o verdadeiro sentimento de abnegação. E a autora conseguiu transmitir todo o sentimento que a Rebecca guardava dentro de si, toda a mágoa, todo o sofrimento que carrega por, além de sofrer os abusos psicológicos e físicos do Pai, ser portadora de uma síndrome que a torna, aos olhos das outras pessoas, uma "aberração" e que ela mal conhece, mal compreende.

Leiam, recomendo. É um drama maravilhoso, que mexe com o leitor, faz refletir e causa asco do ser humano. Mas é lindo.

site: http://www.amorporclassico.com/2013/10/coracoes-feridos-de-louisa-reid.html

Gil 02/02/2014

Eu não sabia muito o que esperar da história. O livro trás os capítulos alternados entre Hephzibah (Hephz) e Rebecca, como Hephz está morta, seus capítulos são do antes, para conhecermos a personagem e tentar entender a causa de sua morte, que segue em mistério por quase todo o livro. Os capítulos de Rebecca é no presente e vamos conhecendo-a também. Elas são gêmeas, mas Reb tem sìndrome de Treach Collins , ela é mais solitária, reclusa, mas sempre protege a irmã, até as punições ela leva no lugar de Hephz. Ao contrário de Reb, Hephz quer desesperadamente novidades, e elas acontecem quando ela passa a sair com Craig. Reb é a que mais sofreu, pois seus pais eram horríveis, principalmente seu pai ( chamando de horrível, estou pegando leve). Hephz, as vezes me irritava, pois as vezes ela tratava Reb mal, falava umas coisas, excluía a irmã, e muitas vezes deixa ela levar o castigo por culpa dela.

Quando Reb passa a trabalhar, ela conhece Danny, um homem que a ajuda em diversos sentidos, e como nunca havia acontecido, ela sabe que pode confiar e contar com ele. Um pouco mais ao final da narrativa, conhecemos os mistérios da família, como Hephz morreu e uma nova esperança surgindo. O Danny e sua esposa eram ótimos personagens, assim como toda a família dele. O Craig é aquele tipo de personagem que só no fim se revela . É tocante descobrir os horrores que Reb passou, mas o que consola é o final da história. Os novos rumos que Reb pode ter.

Cássia 11/02/2014

Doce realidade
O livro de fato não foi feito para pessoas que não tem controle emocional.
Duas irmãs que se amam, gêmeas, onde uma é bonita e a outra feia. Segredos sombrios que pairam no ar da Casa Paroquial, um pai fanático por religião e uma mãe a mercê dele.

As irmãs vão vivendo um horror do dia a dia. Começam a frequentar a escola e logo a sede pela liberdade de Haphzi , começa ficar incontrolável, e ela começa a sir de casa com a ajuda da irmã Rebeca.

Numa trama de de drama , e horror possamos assim dizer, vai ficando chocado , angustiado e deprimido com o segredos sombrios da vida das garotas.
A narração e feita pela própria Haphzi, antes de sua morte, e logo após por Rebeca, após sua morte.

Com um fim que satisfaz a vontade de todo leitor, e maravilhoso o livro tem sua trama completa. Mas, não deixemos de lado que logo de car ele se encontra chato, melancólico, repetitivo, nunca ''me'' ser usado com tanta frequência, e isso quase me fez desistir..

A unica mensagem que deixi aqui é que , se você não está emocionalmente bem estruturado, não leia este livro! Pois ele é de fato pertubardor.

Por fim, digo que apesar de tanto sentimento, este foi um dos raros livros que me fez ficar parada por tanto tempo pensando a respeito.. Devo dizer que este livro é de boa satisfação. Realmente ele me ensinou uma coisa aue custei a creditar. Se você quer algo, vá em busca disso, seja feliz sej você, se aceite não esconda..Seja Livre!

E BOA LEITURA,

Glória Martins 16/02/2014

Resenha: Corações Feridos - Louisa Reid
Sabe aquela sensação de quando percebemos que ainda existem pessoas boas no mundo? Que a vida fecha todas as portas, mas ainda existe uma janela aberta? Saiba que nesse livro existe uma história sofrida, mas com um final feliz.
Duas irmãs gêmeas: Hephzibah e Rebecca. Imagine que uma não se parece nada com a outra. Uma perfeita e uma deformada. Que são duas irmãs que se irritam e se amam ao mesmo tempo, mas algo comum existe entre elas: o sofrimento que vivem todos os dias com o pai, que a cidade inteira pensa que é o melhor pastor e é muito caridoso. Algo terrível acontece, Hephzibah morre. Todos pensam que foi um acidente e que não existe nenhum culpado, mas tem e Rebecca sabe. Tanto reconhece que se por acaso reconhece que tem uma forma de fugir de casa e salvar sua vida... A hora é essa!

Deu vontade de ler esse livro? Então, não perca tempo! Uma história que é um pouco triste, mas a cada capítulo você só quer descobrir mais sobre a vida de Rebecca e Hephzibah!
Visitem meu perfil, se gostaram desta resenha e quiserem outras deixe nos comentários. Bjinho:*

Silvia 06/03/2014

Triste, Surpreendente, Aterrador
A sinopse do livro me chamou muita a atenção e fiquei muita interessada, então o ganhei de presente.
Bem, o livro é totalmente diferente das histórias convencionais a que estamos acostumados, a história é narrada por ambas as irmãs e os fatos se concentram antes e depois da morte da gêmea Hephzibah.
As gêmeas têm uma vida solitária, pois são dominadas por seus pais, sendo que, só podem contar com o apoio uma da outra.
Rebecca nasceu com a Síndrome de Teacher Collins, tendo portanto uma aparência diferenciada, pois seu rosto era deformado, sendo este fato já bastante complicado para se enfrentar em uma família normal, mas na família de Rebecca a coisa se multiplica em proporções avassaladoras. Os pais a consideram uma aberração, um fruto do demônio. Reb por tudo isso, é uma pessoa tímida e retraída, muito resignada e super protetora de sua irmã Hephzi.
Hephzi por outro lado é bela, encantadora, sonhadora, corajosa e determinada a ter sua vida modificada. Em várias passagens ela deixa sua irmã de lado, age com egoísmo, muitas vezes por vergonha, mas em todos os momentos ela está tentando se encaixar em uma vida normal. Mas como temos a oportunidade de vermos seu ponto de vista, podemos compreender suas atitudes, suas tentativas de deixar sua vida para trás e ter um novo começo. Mas um fato realmente relevante, é que em nenhum momento ela demonstra qualquer sentimento de repulsa pela Rebecca, pelo contrário ela amava muito a irmã.
A história se fixa na vida das irmãs, pelo que passavam e como lidavam com todos os seus medos e a busca constante por suas liberdades.
Elas possuem um pai abusivo, violento e fanático religioso. E uma mãe alienada, que menospreza as filhas, como se elas nada significassem, como se fossem qualquer objeto inanimado que faziam parte da decoração de sua casa.
A única pessoa que realmente transmitiu bons conceitos e amor às irmãs, foi a avó materna, a qual permitiu em pequenas ocasiões que as meninas desfrutassem um pouco da normalidade, mas infelizmente essa faleceu quando as gêmeas contavam com 12 anos de idade.
A vida dessas irmãs é tão surreal, que elas passam por necessidades básicas, como comida, produtos de higiene pessoal, roupas, educação, medicamentos, etc. Elas eram desnutridas, muitas vezes eram proibidas de poderem tomarem banho, e tinham que roubar roupas que eram doadas à igreja a qual o Pai era ministro. Se ficavam doentes, nem mesmo um remédio era concedido a elas.
Foram educadas domiciliarmente pela Mãe até os 16 anos de idade, quando Hephzi consegue convencê-los de que precisariam estudar em uma escola convencional a fim de se manter as aparências. Hephzi era esperta e via ali uma oportunidade de si libertar de seus pais.
No livro nos deparamos com várias situações que nos chocam. Como as pessoas conseguem passar uma imagem totalmente mascarada do que realmente são???
As irmãs deviam sempre manter as aparências, serem discretas e se comportarem primordialmente. Elas eram regidas pelo medo e pânico, pois haviam consequências insanas se se comportassem e agissem de forma indesejada pelo Pai.
O livro tem uma temática dramática, mas podemos tirar algumas boas coisa das vidas miseráveis das gêmeas, como: Hephzi encontrando seu primeiro amor; Rebecca conhecendo verdadeiros amigos e se tornando uma pessoa mais corajosa e aceitando sua própria imagem, conseguindo encarar todo o preconceito que a cerca.
Enfim, um livro marcante, um drama emocionante, com várias passagens comoventes, que fará você chorar e pensar em como a sociedade é alienada ao que acontece ao seu redor.