Longe da árvore Andrew Solomon

Resenhas - Longe da Árvore

eduardoin 23/12/2017

Este livro mudou minha forma de ver a paternidade.
Terminei de ler "Longe da Árvore" às vésperas do Natal e do nascimento da minha filha. Vi o tema e as várias indicações como uma missão a realizar, uma forma de aumentar minha visão sobre aquilo que ocorre em algum nível: os filhos são sempre diferentes da projeção imaginada pelos pais.

Através de um grande número de casos e experiências, a obra retrata como é a paternidade em relações de identidade horizontal, ou seja, filhos que não possuem a mesma identidade dos pais: surdos, anões, portadores de síndrome de Down, autistas, esquizofrênicos, portadores de deficiência, prodígios, filhos de estupro, criminosos, transgêneros. Cada capítulo é um mergulho em um universo carregado de angústias, dificuldades, preconceitos, violências. E ainda assim, povoado por inúmeras histórias de um amor difícil de tangibilizar.

Comecei a lê-lo com um intuito de me preparar para qualquer tipo de situação parecida que eu possa vir a enfrentar no desempenho da paternidade. À medida que a leitura avançou, senti uma grande transformação ocorrer em mim. Ganhei a percepção de que o temor de todos os pais (que seus filhos sofram, que não sejam felizes) é um fantasma eternamente presente. Não há como fugir disso. Se a iminência deste fracasso paternal nos ronda, devemos aceitar o fato e lutar com amor, companheirismo, resiliência.

Mas a questão é mais profunda que uma visão mais ampla da paternidade. Imergir no mundo das pessoas que vivem com a diferença e sentir suas dores me fez enxergar mais facilmente que essa relação é facilmente extrapolada se encararmos todas as nossas relações com mais empatia. No fundo, somos todos uma grande família, em um mar de diversidade, navegável quando respeitamos o próximo.

Andrew Solomon é gay, e a narrativa de sua juventude ajuda o leitor a entender como o sentir-se diferente é muito mais profundo e complexo para quem é o vetor da diferença. Sua história de como se tornou pai é uma vitória da diversidade e, acima de tudo, uma vitória do amor.

"Longe da Árvore" não é fácil. Mais do que longo, o peso de cada um dos capítulos derruba e exaure o leitor, sempre jogando-o para dores ainda mais fortes. Chegar ao fundo o transforma em alguém melhor. E transforma o mundo em um lugar melhor.
Walkí­ria Silva 16/04/2018minha estante
undefined

Michelle 08/03/2020minha estante
Baita resenha! Gostei muito.

Michele.Caroline 27/03/2021minha estante
Estou lendo...apos diagnostico de autismo do meu filho...e bem forte!

Pérola 14/04/2021minha estante
Perfeita sua análise!

Taty Novaes 22/05/2021minha estante
Parabéns, colocou em palavras tudo que estou sentindo ao longo da leitura.

denis.caldas 21/04/2023minha estante
Às vezes perdemos tempo com calhamaços sobre fantasia, sobre religião, sobre economia, sobre política, mas nunca nos dedicamos tempo a uma leitura que realmente importa: sobre o Amor. Parabéns pela resenha e fiquei deveras curioso!

Dênis 09/01/2022

Pesado e necessário
Comecei a ler este livros poucos dias após o nascimento da minha filha. E ao longo da leitura fui pensando nas inúmeras possibilidades de preconceito e discriminação a que ela pode ser submetida simplesmente pelo fato de ser quem ela é. Os capítulos trazem situações antagônicas, possibilidades de tratamento que para alguns restituem a dignidade e para outros a estirpam. Mais do que buscar certezas, o livro aponta possibilidades de vida que muitas vezes são incompreendidas, marginalizadas e até apagadas.

Gabi 27/05/2021

Em busca de uma explicação
É um ótimo livro,nos traz uma visão dos pais a respeito de seus filhos não serem como eles,em diversos momento eu pensei " como uma mãe fala isso sobre o seu filho?" E muitas vezes também pensei " que linda essa atitude"; Ou seja, é um livro onde o seu nível de pensamento vai se alternando.
Muito legal também por ele ter diversos conteúdos para ser citados na redação,pois retirada sobre filhos que nascem com autismo,nanismo e até opiniões dos pais sobre o filho ser homossexual.

Alice 07/09/2022

Perfeito
Um excelente livro!!! Perfeito para pensarmos a respeito das mais diversas e complexas relações familiares!!!

Lucas 28/07/2020

Leitura obrigatória
O livro é fruto de uma pesquisa de décadas contendo relatos de famílias que possuem filhos diferente do "padrão esperado".

Cada capítulo fala de um tipo específico de identidade tais como autismo, síndrome de down, nanismo, etc.

A primeira vista as mais de 1000 páginas podem assustar, mas a forma jornalística como o autor escreve é muito agradável e você nem vai ver o tempo passar. Como os capítulos são independentes você pode escolher ler apenas aqueles que lhe interessam mais.

Tenho que certeza que ao terminar o livro, assim como eu, você vai enxergar o mundo e as pessoas de outra forma.

Um livro pra quebrar preconceitos e aumentar nossa empatia com nossos semelhantes. Faça um favor a você mesmo e comece a ler esse livro.

Ellie 05/09/2021

Todos deveriam ler antes da maternidade / paternidade para entender como se posicionar em questões tão sérias e abrangentes.

Ellen Rayane 16/03/2022

Sabe aquele livro que expande o cérebro?
Àquele livro que te faz pensar sobre a vida através de outro viés!!
Gostei muito! E me fez refletir muito... Um livro necessário pra ser discutido nas escolas e pela sociedade!

Yas 06/05/2023

Muito interessante! Recomendo a leitura!

Porém é uma leitura pesada, demorei mais de 1 ano para ler o livro inteiro.

Mandy 04/12/2020

Longe da árvore
Um livro que poderia muito bem ser didático, mas que por conta de ternos extremamente capacitistas acaba deixando a desejar.
Para aqueles que, durante a leitura, gostam de pesquisar mais sobre o assunto, pode ser que o livro acabe agradando, porque ele ajuda a instigar dúvidas a respeito dos assuntos que ele aborda.

O livro não é de um todo ruim, porque ele trás assuntos muito pertinentes que precisam ser debatidos e visões, depoimentos, de pessoas inseridas nessa realidade, que possuem vivência no assunto. Porém, para aqueles que querem aprender mais sobre os temas abordados, e tomarem tudo nele como verdade, o conhecimento agregado pode acabar sendo um tanto quanto equivocado.

Carmem.Toledo 20/04/2016

Uma obra que deveria ser lida e debatida por todos
Este é uma excelente obra de Andrew Solomon, que fez uma minuciosa pesquisa antes de colocar seus estudos e pensamentos no papel. O livro provoca o leitor, fazendo-o rever muitos de seus conceitos - e perceber o quão preconceituosos todos nós somos, sem que nos demos conta disso. A identidade é algo que todos nós buscamos, desde que chegamos ao mundo. O autor fala sobre os dois tipos de identidade: a vertical e a horizontal e como ambas são construídas. O livro é formado por vários capítulos, sendo que cada um trata de um tema: autistas, pessoas com Síndrome de Down, surdos, anões, pessoas com deficiência múltipla, prodígios, transgêneros, filhos concebidos por estupro, esquizofrênicos e menores infratores. Uma obra que deveria ser lida e debatida por todos.

site: http://superspecialis.blogspot.co.id/2015/02/inclusao-escolar-e-deficiencias-em-geral.html

Débora A. 09/07/2016

Bonito, comovente, pessoal. O livro consegue nos ensinar empatia por meio de histórias tão belas quanto difíceis. O amor está presente e triunfa em todas elas, apesar do caminho tortuoso que ele enfrenta, sofrendo preconceito, estigma, transformação e por fim, aceitação.
Dividido em capítulos, cada qual tratando de uma identidade, o texto segue uma fórmula simples e didática alternando dados/ pesquisa com entrevistas.
Vale toda pena ler!
Vivi 10/09/2018minha estante
undefined

Renata @paraquemgostadelivros 11/05/2023

Esse livro fala sobre filhos diferentes. Após longos estudos, inúmeras famílias entrevistadas e 10 anos para concluir o livro, Andrew Solomon mostra as angústias, frustrações, dores, desafios, cuidados, aprendizados, amor e superação que envolvem essas famílias, dentre tantos outros sentimentos.
O autor diferencia a identidade vertical - características dos filhos herdadas e semelhantes a de seus familiares, como raça, por exemplo - da identidade horizontal - quando os filhos apresentam características que os diferencia dos pais, como, por exemplo, homossexualidade ou alguma deficiência.
A partir daí, o autor discorre com profundidade sobre várias identidades horizontais, dedicando um capítulo para cada uma: surdez, nanismo, autismo, esquizofrenia, Síndrome de Down, deficiências, transgêneros, prodígios, criminosos e filhos gerados por estupro.
Leitura riquíssima!!!

Rodrigo 09/02/2024

Longe da árvore

"Longe da Árvore" é uma obra densa e poderosa que mergulha nas complexidades das relações familiares e nas experiências de indivíduos que são diferentes de seus pais em aspectos fundamentais. Solomon explora com sensibilidade e profundidade as dinâmicas familiares de pessoas que têm diferenças marcantes em relação aos seus familiares, seja por deficiência, orientação sexual, identidade de gênero, doença mental ou talento excepcional.

Uma das críticas que pode ser feita ao livro é a sua extensão e profundidade. Por ser uma obra abrangente, abordando uma ampla gama de experiências e perspectivas, algumas partes podem parecer densas ou prolongadas demais para alguns leitores. Além disso, embora Solomon ofereça insights valiosos e empáticos, alguns críticos argumentam que sua abordagem pode ser excessivamente focada nos aspectos individuais das histórias, às vezes negligenciando questões estruturais e sociais mais amplas que também moldam as experiências das pessoas retratadas no livro.

No entanto, essas críticas não diminuem o impacto e a importância do trabalho de Solomon. "Longe da Árvore" continua sendo uma leitura fundamental para quem busca compreender as complexidades das relações familiares e as experiências de indivíduos que desafiam as normas sociais e culturais. É um convite à reflexão profunda sobre o que significa ser diferente em um mundo que muitas vezes valoriza a conformidade.

Maria.Batagin 31/10/2022

Leiam!!!
Um livro de auto conhecimento, sobre a identidade tanto vertical ( vem da família como religião, cor dos olhos ? genéticos ) e a identidade horizontal ( vem do convívio, ideais, personalidade )
Quando se pensa em ter um filho, pensa em tudo o ? que ? vc não pode ser? porém cada pessoa que nasce constrói o seu futuro e mesmo quando esse filho chega da ? forma de como não estaria nos SEUS padrões ? desmitifica tudo o que vc sonhou e os desafios de ser pais se transforma.
Leiam?. Só leiam ?.
Resumo em livro assim:
?QUANDO A MINHA IGNORÂNCIA É DEVIDO A FALTA DE CONHECIMENTO ?