As cores da escravidão

As cores da escravidão Ieda de Oliveira

Resenhas - As cores da escravidão

Isabella Pina 05/11/2014

Algo a se refletir.
As cores da escravidão é um livro simples, mas com uma temática muito importante a ser abordada, mesmo que entre as crianças: o que é a escravidão. Contando a história de Tonho, um menino que resolve deixar sua família e sua casa para trás em busca de um futuro melhor, mas acaba caindo nas garras das pessoas erradas e sendo obrigado a trabalhar e a sofrer coisas que nenhuma criança jamais deveria ter que passar.

A narrativa desse livro é bem tranquila e rápida e justamente por o narrador ser o próprio protagonista, havia a visão de uma típica criança, inocente e inexperiente. Nesse ponto, é fácil esquecer que isso não é um relato e sim uma história ficcional, o que eu considero um ponto super positivo para a autora e só comprova que a mesma se dedicou a uma pesquisa sobre o assunto de verdade.

A história, por conta dessa narrativa, se desenvolve rapidamente mas, talvez por ser um livro infantil, achei que as coisas acabaram por se resolverem rapidamente (e facilmente) demais, quase como por mágica, o que eu considerei a única parte menos crível do livro e me decepcionou um pouco. Apesar do final ser bem amarrado, ainda achei que faltaram algumas informações, mas aí fica a dúvida se foi proposital ou não, visto o público alvo.

Um destaque fica com as ilustrações do Rogério Borges, que estão presentes em todos os capítulos e são muito lindas e só deram um toque mais especial para o livro, achei que complementou bem a história. Em suma, é um livro diferente e que aborda um assunto bem interessante, e foi isso que me chamou a atenção. Tonho é uma criança super fofa e dá uma dor no coração ver o quanto ele e seus amigos tiveram que sofrer, o mais incrível sendo que mesmo assim ele consegue se reerguer e fazer da própria vida uma maneira de salvar os demais desses mesmos sofrimentos. É, em si, um livro pra se tirar uma força interior pra tentar se melhorar e melhorar o mundo.

P.S.: O estilo desse livro me lembrou um livro que eu gostei muito de ler quando era mais nova: A cor da ternura, da Geni Guimarães, pelo jeito da narrativa simples, mas tocante.

P.S. 2: Obrigada pra Ieda de Oliveira por enviar o livro e ainda autografá-lo!!! De verdade!

site: http://meuportaldoslivros.blogspot.com/2014/09/resenha-as-cores-da-escravidao-de-ieda.html

Wedson.Santos 20/10/2016minha estante
Claro que ela cópia no final ela colocou o link se não notou.

Ana Julia sem toba 01/09/2022

tonho, você merece tudo e muito mais
que livro bom gente, meu deus
a narrativa é muito boa, a inocência do tonho no meio do caos é algo admirável
eu me apeguei aos personagens em menos de 100 páginas, simplesmente perfeito
ótimo livro para passar o tempo e aquecer o coração
ketpjm 01/09/2022minha estante
uso tanto esse livro em repertórios

Ana Julia sem toba 01/09/2022minha estante
tudo de bom, vou usar

Larissa 30/12/2022

Muito, muito bom
Esse é um daqueles livros que te faz ficar muito pensativo desde as primeiras páginas.

Eu estava comendo um pedaço de bolo enquanto lia e acabei perdendo a fome. É muito triste que ainda exista a escravidão.

O melhor do livro é a mensagem de esperança. Apesar de tudo, há um "feliz" no final. Vale a pena ler.
ð|thayssinha 22/01/2023minha estante
Que bom que gostou

nathiigomess 03/01/2024

Achei bem calminha
O livro desde o começo foi bom de ler, nn foi cansativo e repetitivo. Pela capa, eu diria q seria chato e complicado, mas gostei da história, nn levei mais de 1 hora p ler.
Gabriel1994 14/01/2024minha estante
Não achei lá grande coisa

Sol 20/03/2022

Li esse livro em razão da escola, ou seja, basicamente não esperava muito coisa do livro, porém posso dizer que ele me surpreendeu bastante; pensei que seria uma leitura entediante e exaustiva, mas foi exatamente ao contrário disso.
Maria Paula 22/03/2022minha estante
Concordo com exatamente tudo!!

Cafeína lunar 15/11/2020

AS CORES DA ESCRAVIDÃO
Achei que o livro aborda muito bem o tema da escravidão atual e de um recomeço, mostra a ingenuidade de uma criança que queria ser rica por conta de uma história de sua vó.
Eu acho que o livro poderia ter mais 100 páginas, pois a história foi bem resumida mas rápida e fluída.
Luiz330 01/02/2023minha estante
Olá, tudo bem, como faço pra ler o livro por aqui, sou novo aqui e ainda não sei usar bem esse App

booksz 15/04/2021

nicolemuzitano 10/06/2021minha estante
PARAAAAA VOU CHORAR

Lerissa K. 23/09/2015

Hoje, caros amigos e leitores do NMW, trago uma resenha incrível de um livro simplesmente marcante. É um livro escrito com sensibilidade, uma história em que as palavras transmitem a crua e difícil realidade vivida por muitos - inclusive ainda nos dias atuais, por incrível que pareça.
Um livro que vai mudar seu jeito de pensar a realidade e cujas palavras ainda irão latejar em seu coração, mesmo quando o livro estiver guardado lá no fundo de uma estante.

"Reconheci o sentido da palavra alegria: é quando o mundo inteiro cabe no olhar da gente. Se soubesse teria dito para o João, mas só agora descobria." p.86

VEM CONFERIR O RESTANTE DA RESENHA E OS MELHORES TRECHOS NO LINK ABAIXO:

site: http://lerissakunzler.blogspot.com.br/2015/07/resenha-do-livro-as-cores-da-escravidao.html

Kay.kyz 20/05/2024

SONHOS FRUSTRADOS ??
"As Cores da Escravidão" traz uma história com temas fortíssimos, dentre eles: escravidão, frustrações, roubos, mais um livro que faz séculos que está na minha estante e finalmente tive a oportunidade de lê-lo.

Ieda de Oliveira, fez um trabalho maravilhoso com essa obra e sim, merece mais reconhecimento, foi um ótimo achado nacional.

Davi.Lima 24/02/2020

Um ótimo livro
Uma leitura um pouco difícil mais fácil de pegar e começar a ler

Wanderson.Pill 25/02/2020

Um bom livro para se abordar a questão do trabalho escravo, trabalho infantil e inocência perdida.

Japa 04/07/2020

bom , na vista do livro não me interessei muito mais neste livro creio eu que mostra o valor da amizade , nos piores momentos o amigos estavam lá isso hoje em dia é muito difícil de se ver pra vocês que ainda não leram o livro eu indico muito , boa leitura

Jéssie Anicésio 25/10/2020

Livro maravilhoso para termos uma noção de como era difícil a realidade de algumas pessoas, e sim ainda devem existir trabalhos escravos desumanos que são realizados no país e o uso da mão de obra infantil.

Continuação no insta: @descanso_cafeelivros

Jeferson.Schimingoski 30/10/2020

Um menino Tonho
O personagem é o menino Tonho, escravizado como acontece com muitos outros ainda hoje no Brasil. Uma linda história com final feliz e digna de reflexão.