O Começo de Tudo

O Começo de Tudo Robyn Schneider

Resenhas - O Começo de Tudo

Naevyz 09/09/2022

Amei o livro, no início é bem clichê mas o final foi inesperado, a leitura é bem sadia, para quem procura um livro só para passar o tempo, ele é ótimo. Recomendo muito.

JAlia 28/08/2022

Super recomendo!!!
Nunca achei ninguém que conhecesse esse livro. Foi um dos primeiros que li quando comecei meu hábito de leitura. E, sinceramente, eu o amo demais. Recomendo MUITO. A ideia de superação e novas margens que é passada é maravilhosa!!!! Leiamm

Yve 17/08/2022

Final inesperado
É um livrinho de bem rápida leitura. Realmente gostei do protagonista, o que foi uma surpresa, acabei me surpreendendo com o final, embora ache que foi correto. Não amei nem odiei, é um bom livro.

Duda 31/07/2022

O começo de tudo
O livro é bem legal, mostra ele superando seus traumas, reatando amizades, se apaixonando. Eu gostei do livro, li ele em cinco dias, porém achei que o final deixou a desejar, a Cassidy e o Ezra poderiam ter conversado um pouco mais, antes dela simplesmente sumir. Tirando isso o livro estava muito bom.

Cleyton 30/06/2022

Esse tá na lista dos meus favoritos, uma história envolvente, sem muitas espectativas mas com um enredo viciante e um final surpreendente!! ???

Biga 28/03/2022

A leitura e mt boa
Minha leitura fluiu super bem, amei a escrita da autora, me prendeu e eu li super rápido. Acertei o plot desde a metade do livro +/-, mas dps achei q errei dps descobri q acertei kkkk, no inicio parece q vai ser um livro clichê, mas n é, vc pensa q vai ser aquela coisa "ela é diferente das outras garotas" mas n é assim, tem uma grande evolução do personagem e uma lição mt bonita a se aprender e um final +/- inesperado. Além de ser um livro engracadinho, cm partes fofas e outras mt inteligentes.

anaclarag 12/02/2022

gostei
O começo de tudo foi um livro que eu encontrei por acaso na biblioteca e resolvi dar uma chance. Erza era um jogador de ouro, quando passou por um acidente e perdeu todas as certezas que tinha em relação a sua vida. Ele não consegue mais jogar, e percebe que talvez suas amizades não sejam tão fortes quanto ele pensava, já que não o visitaram no hospital. Agora, Erza vai ter que descobrir quem ele é depois do acidente.
Logo de início a história me pareceu super clichê, o que ela é, mas não necessariamente isso é um ponto negativo pra mim. O personagem principal, Erza, me despertou certa afeição, mas ele também foi um péssimo amigo em vários momentos e isso fez ele perder uns pontos comigo. Acho que ele também julga muito as pessoas: os ex-amigos dele, que são exatamente como ele era alguns meses atrás, as meninas populares, que ele vê como sendo todas iguais a sua ex-namorada... Apesar disso, eu achei muito boa a jornada de autoconhecimento pela qual ele passou ao longo do livro. O Erza começa a trama tão perdido que é de cortar o coração, e ao longo da história ele vai encontrando suas certezas sobre si mesmo, o que é lindo de acompanhar.
Saindo do personagem e falando sobre alguns aspectos gerais, gostaria de ter visto mais a amizade entre o clube de debate. Isso podia ter sido muito mais explorado, e fiquei com a sensação de que o Erza considerava eles seus novos amigos mas mal tinha amizade real com alguns deles, que eram só citados e tinham a personalidade resumida a uma ou duas características (austin...). Sobre a Cassidy, eu gostei dela e do modo que foi ajudando o Erza com várias coisas ao longo da história. Mas cá entre nós, o mistério dela era a coisa mais óbvia do mundo e eu já sabia (pelo menos sabia grande parte dele) desde a primeira vez que ela tangenciou o assunto.
Sei que enumerei vários pontos negativos do livro, mas acho que mesmo assim ele merece as quatro estrelas, porque os diálogos e a narração realmente me conquistaram. Muitas frases bonitas do Erza e comentários inteligentes e sarcásticos do clube de debate tornaram essa leitura algo que valeu muito a pena.

Denise195 29/12/2021

Um adorável e delicioso romance entre adolescentes com toda a magia e tragédia que tem direito. Para rir e chorar.

KellyConceiicao 12/10/2021

Muito bom!
A leitura é bem rapida, personagens interessantes e bem construídos.
No final dá uma certa apreensão, mas consigo entender o desenvolvimento da história, mas acho que fica um gostinho de que podia ser diferente ?

Alice 17/07/2021

“Para mim, o silêncio representava segurança. As palavras podem nos trair se forem mal escolhidas, ou significar menos se usadas em exagero."

Gabi 01/07/2021

No começo eu achei bem entediante mas dei uma chance. Depois a história começou a se desenvolver e eu gostei, pois mesmo tendo partes previsíveis houve reviravoltas, o que me deixou bem interessada. Porém, o final me decepcionou e deixou a desejar.

Cristian Gusmão 01/07/2021minha estante
Passei basicamente pelo mesmo processo que você. Quase larguei de lado, mas na falta de opção, continuei e acabei gostando.

Nivea 30/06/2021

Tenho certeza que ninguém que leu esse livro previu o desfecho dessa história.
A história é um YA muito levinho e fácil de ser lido, e como prova disso consegui ler 100 páginas em apenas duas horas. E esse YA vai contar a história de Ezra Faulkner que possui uma teoria um tanto quanto mórbida, a teoria dele é baseada em: todos nós tivemos, temos ou teremos alguma tragédia que assolará nossa vida, e a tragédia do Ezra aconteceu no ensino médio quando ele sofreu um acidente de carro que mudou muitos caminhos de sua vida o impossibilitando de jogar tênis, esporte da qual ele era referência em sua escola.
Confesso que a história foi muito entediante em 90% do livro, mas o final tem um plot twist que eu particularmente não esperava, não é feliz, mas mostra a realidade, a vida não é como esperamos. Acredito que a autora pecou muito ao fazer uma história que só há emoção no final, quando se lê 200 páginas de um livro que tem 300 e até então nada acontece, muitas pessoas largam o livro.
Dei 3 estrelas ao livro pois fiquei surpresa com o final, porém a maior parte do livro foi mediano.

LeticiaChandler 16/05/2021

Leitura boa e com lições de vida
Esse se tornou um dos meus livros favoritos. A história tem acontecimentos pesados, mas vem com uma fluidez tão boa que não dá vontade de parar de ler.

É uma história sobre superação e dor. Sobre sofrer e seguir em frente. Adoro livros nesse estilo e recomendo demais :)

leticia.facchini 26/04/2021

Típico romance adolescente da Netflix: amodeio-te.
Com a mesma fórmula simples de bolo e a mescla de alguns personagens água com açúcar e personagens cebolas, temos "O Começo de Tudo".
É um livro que recomendaria depois de você ver ou ler um clássico cinematográfica ou literário, aquele livro cabeceira de cama que as vezes lemos antes de dormir para ter sonhos ambientalizados no universo clichê Netflix com toque de Jonh Green.

A história narra os acontecimentos entre o romance crescente - amizade que evoluí para "eu te loucamente Cassidy Thorpe" - de Ezra [insira aqui um sobrenome complicado] e Cassidy Thorpe, no último ano letivo. Um livro recheado de referências filosofias e poéticas, e conta com um plot twist no meio da história.

Admito que no começo você não sente um ?gás? que te dê vontade de ler, e até te faça abandonar por um tempo a trama, mas se der uma chance para ele, talvez, se surpreenda e como eu irá torcer para algum produtor transformar isso em um filme.
Numa receita muito parecida com "Cidades de Papel" do Jonh Green, para leitores que se encantam por essa atmosfera eu super recomendo.