O Começo de Tudo

O Começo de Tudo Robyn Schneider

Resenhas - O Começo de Tudo

Teca Machado 30/09/2014

O Começo de Tudo Sobre tragédias particulares, flash mobs de raves silenciosas e O Grande Gastby
Na vida de todos, não importa quão comum seja, existe um momento que se tornará extraordinário um único embate após o qual tudo o que realmente é importante vai acontecer, trecho de O Começo de Tudo, de Robyn Schneider. Muito além do romance em que uma garota diferente muda a vida do garoto de ouro (e fútil) do high school, esse livro mostra como as tragédias particulares nos transformam, às vezes nos enfraquecendo, às vezes nos tornando quem sempre deveríamos ter sido. Profundo, né? Apesar de não parecer, a obra é mais poética e interessante do que é ao primeiro olhar e pela sinopse.

Ezra Faulkner, no auge dos seus 17 anos, namorava a garota mais linda da escola, era popular ao extremo, o melhor jogador de tênis da região e tinha todo um futuro brilhante e dourado pela frente. Até que um acidente de carro, culpa de um motorista imprudente, destrói sua perna, sua carreira no esporte e sua vida social. Ezra perde tudo o que tinha e considerava importante, nem ao menos se sentava mais na mesa mais requisitada do refeitório. Tirando tudo isso, afinal, quem é ele? Ele perde a sua identidade e se perde nisso. Mas uma garota nova e misteriosa, Cassidy Thorpe, e uma amizade do passado, Toby Ellicot, a quem Ezra havia deixado para trás depois que a tragédia pessoal do amigo fez com que ele não pudesse ser considerado cool, ajuda o protagonista a voltar a ficar de pé. Ele vai descobrindo muito mais de si mesmo do que achou que existia, mesmo com outras tragédias e com o destino lhe pregando peça após peça.

O ponto principal de O Começo de Tudo é aprender a lidar com as tragédias particulares que transformam toda a sua realidade e decidir como encarar isso tudo. Ezra aprende na marra, da maneira mais difícil. Sem lições de moral ou personagens perfeitos e imaculados, o livro é o mais realista na medida do possível e nos apresenta uma história palpável, sem desenrolares mirabolantes e fantasiosos. Apesar de parecer cheio de dramas, não é triste e nem faz chorar, apesar de momentos em que o leitor pensa Poxa vida.

Impossível não se apaixonar por Ezra. Com um humor inteligente e mordaz, gestos cavalheirescos e uma personalidade incrível, ele te conquista logo no começo do livro, ainda mais porque é o narrador. Cassidy é tipo a Alasca, de Quem é Você, Alasca?, ou você se apaixona ou a odeia. Me alternei amando e odiando, mas ela é fundamental para o desenrolar de tudo e tem ótimas tiradas. No balanço geral, gostei. Toby é fantástico. Quer ser meu melhor amigo? O tipo de pessoa engraçada, pé no chão e que faz tudo por aqueles que ama. Fora que eu adorei Cooper, o poodle de 16 anos de Ezra que de um modo muito bizarro gosta de O Grande Gatsby. Robyn Schneider construiu muito bem os seus personagens.

A leitura é rapidinha, de apenas 288 páginas, e vai fluindo numa velocidade assustadora e, quando você percebe já acabou. Droga. Em alguns momentos, eu saquei o que estava acontecendo antes da autora revelar, mas isso em nada estragou o livro para mim, porque não foi exatamente como achei que seria, tinha muito mais significado.

O Começo de Tudo faz você querer participar de flash mobs de raves silenciosas, entrar num grupo de debates e receber na porta da sua casa bonecos de neve feitos de plantas.

Recomendo muito.

Teca Machado

site: http://www.casosacasoselivros.com/2014/08/o-comeco-de-tudo-sobre-tragedias.html

Bruna 24/09/2014

Quando a tragédia te faz viver
Ezra Faulkner é um garoto popular, capitão do time de tênis, tem uma namorada bonita e acredita que todo mundo tem uma tragédia esperando para acontecer. A tragédia de Ezra tirou tudo dele, depois de presenciar a namorada o traindo, Ezra sofre um acidente de carro que destruiu seu joelho e seus sonhos para a faculdade.

Às vezes eu penso que todos têm uma tragédia esperando para acontecer, que as pessoas comprando leite em seus pijamas ou cutucando seus narizes no sinaleiro podem estar a alguns momentos do desastre. Que a vida de todos, não importa o quão banal seja, se tornará extraordinária - um único momento após o qual tudo o que realmente importa vai acontecer. O começo de tudo

Ezra foi condenado a viver com uma bengala, seus dias de glória como capitão do time de tênis acabaram, ele nunca mais vai poder praticar esportes, ele nunca mais será o mesmo. Ezra não pertence mais ao seu antigo grupo e quem o acolhe nesse momento é seu velho amigo de infância, Toby, que teve sua tragédia pessoal no parque da Disney.

Quando Ezra volta a se relacionar com Toby, ele conhece seus novos amigos e uma garota excêntrica chama Cassidy Thorpe, por quem ele acaba se apaixonando, o que ele não sabia era que um coração partido podia doer mais do que uma perna machucada.

"A vida é uma tragédia- disse ela amargamente - Você sabe como eles categorizam as peças de Shakespeare, certo? Se elas terminam em casamento, é uma comédia. E se terminam em um funeral, é uma tragédia. Então todos nós estamos vivendo uma tragédia, porque todos acabaremos do mesmo jeito, e não é com um casamento maldito". O começo de tudo

O começo de tudo conta a história de um garoto que vivia de acordo com as expectativas dos outros, mas que teve o chão tirado de seus pés e não sabia mais o que fazer, Ezra precisava se descobrir outra vez e ver que existiam outras possibilidades, ele poderia escolher ser a vitima de uma tragédia ou começar a viver novamente.

Eu adorei o livro, a autora Robyn Schneider criou uma história inteligente, com personagens cativantes e uma narrativa que lembra John Green. O que eu mais gostei no livro foi que os personagens parecem reais, eles passam a sensação de que podemos encontrá-los ali na esquina, porque eles são como nós, nada extraordinários e ainda assim únicos. O livro é narrado em primeira pessoa pelo Ezra, acompanhamos a mudança dele e a forma como ele passa a ver o mundo e as pessoas que um dia fizeram parte de sua vida e as que passaram a fazer, vemos a frustração de um adolescente que teve de começar outra vez e se redescobrir.

De maneira inteligente, engraçada e verdadeira, Robyn Schneider criou uma história que conquista, sobre tragédias pessoas, corações partidos e novos começos. Quero muito ler outros livros da autora, espero que a editora Novo Conceito não demore a publicar outros livros dela.

"Oscar Wilde disse uma vez que viver é a coisa mais rara no mundo, porque a maioria das pessoas apenas existe, e isso é tudo. Eu não sei se ele está certo, mas eu sei que já passei muito tempo existindo, e agora eu pretendo viver". O começo de tudo

Quel 21/08/2014

Quando o chão é tirado dos nosso pés nem sempre temos a opção de cair
Primeiramente agradeço a Vanessa Suero pela cortesia em parceria com a Novo Conceito .

Esse livro não estava na minha lista desejados e nem de leitura , mas quando ele chegou começei a ler imediatamente .

Esse livro me agradou e ao mesmo tempo me decepcionou , mas foi uma decepção tão insignificante que nem liguei , e eu recomendo a leitura .

Um romance adolescente , um drama , não sei dizer , talvez ambos .

#Ezro Faulkner tinha tudo para ser o rei do baile , mas isso foi antes - antes de ser traído pela namorada , antes de ser a perna quebrada em um acidente e antes de ser apaixonar por Cassidy Thorpe .

Ezro Faulkner um jovem popular , que faz sucesso por onde passa , não por ser lindo , mas sim por ter talento e um brilho próprio , sempre foi muito bem visto na escola , nossa .. na escola o rei dos bailes , o capitão do time de tênis , o mais paquerado , desejado , falado , em uma escala ele esta no topo . Só que sua vida passa por uma mudança radical ao sofrer um acidente , pouco antes de pegar sua namorada quase fazendo sexo com um colega , as consequências desse acidente são devastados , e para quem estava lá no topo , caiu em direção ao chão . Mais quem disse que a única opção é cair ?

Ele não é mais o rei dos bailes , não mais popular , seu joelho foi masacrado no acidente , ou seja , ex melhor jogador de tênis , ex capitão , e os únicos olhares que dão a ele é de pena .

Mas a situação é amenizada quando Cassidy Thorpe é apresentada como a mais nova aluna , e os boatos são redirecionados a ela , o que uma das melhores esgrimitas mais jovens estaria fazendo em uma escola como Westlake Middler ?

Ninguém consegue entender , nem mesmo Ezra .

Cassidy e Ezra ficam amigos , mais tipo muito amigos , passam a fazer parte da mesma turma , a turma dos nerds em depates , - é realmente Ezra passa por uma mudança interessante .

O romance surge , apesar deles serem diferentes , Cassidy não se encomoda em ter amigos não populares , já Ezra sim , mas o romance entre eles é bem quente .

Creio que os desastre perseguem Ezra , do dia para a noite Cassidy muda totalmente , da um fora nele no dia do tão esperado baile , e ao se verem ele leva uns tapas de realidade , Cassidy o havia enganado , o usado ?

Ezra fica arrazado , ainda mais quando descobre que mesmo sem estar presente , mesmo ele não sendo o melhor em tudo , foi eleito o rei do baile . Parece que sua vida estava de novo indo para os trilhos já conhecidos , mas será que ele quer mesmo ser o melhor ? Depois do acidente , sua vida mudou e sua visão foi lhe dada de volta , o destino decidiu dar lhe um chute em direção ao caminho certo , Cassidy foi um anjo da guarda , como aquelas pessoas quem surgem em nossas vidas para nos indicar o caminho certo , e logo vão embora quando a missão esta cumprida .

Fiquei triste com o final , mas esse livro foi incrível , a mensagem oculta nele é ótima , é uma lição de vida !

ELB 03/08/2014

Every Little Book
Um dia, li em um blog (que não me recordo mais qual era, desculpe) que julgar um livro pela capa seria praticamente um crime à história. Às vezes pensamos, que capa horrorosa, ou, nossa, que capa mais chatinha não me chama a atenção em nada. Mas aí, ao superarmos o nosso preconceito e enfim lermos a obra, pensamos, nossa! A capa tem absolutamente tudo a ver com o livro e é lindaaaa!

Haha, foi basicamente assim que eu me senti com esse livro. Não achei a capa feia, apenas sem graça. Não teve nada nela que me prendeu a atenção. Em uma livraria lotada, este foi um livro que passou despercebido por mim e, aposto que por vocês também. Maaaas, tenho uma amiga literária que leu esse livro e me falou maravilhas sobre ele, me deixando pensativa. Será? Olhei os comentários no goods e foram bem animadores e então, COMPREI!

(...) Leia mais no blog!

Resenha feita pela Nathy, postada no ELB!

site: http://www.everylittlebook.com.br/2014/07/resenha-o-comeco-de-tudo-robyn.html

Mac 29/07/2014

O Começo de Tudo
Em meio a várias remessas de livros, das editoras, para leitura e análise crítica, recebi este livro da Novo Conceito. Quando li a sinopse percebi logo que se tratava de mais um livro do gênero "Sick-Lit" (Literatura de Doença).

Um termo muito estranho, mas que justifica muito esta modalidade que, a cada dia que passa, vem conquistando mais e mais os jovens e alguns adultos, no mundo. Um bom exemplo é ganhador de vários prêmios "O lado bom da vida" de Matthew Quick e "A culpa é das estrelas" de John Green. E não poderia deixar de citar um dos percussores deste gênero: "Um Amor para Recordar" de Nicholas Sparks.

Em "O Começo de Tudo", conhecemos Ezra Faulkner, um rapaz de 16 anos, jogador de tênis, representante do grêmio estudantil, muito popular e namora a garota mais bonita da escola, Charlotte. Em suma, Ezra tem a vida perfeita. A vida que muitos, em sua faixa etária, pedem a Deus... até que um acidente muda sua vida para sempre.

Ele vê sua vida ser colocada de "pernas para o ar" e não sabe o que fazer. De popular e futuro astro do tenis ao cara estranho, "com aspecto de vampiro" e que usa uma bengala para se locomover.

Para piorar, ele percebe que aqueles que considerava seus amigos, aos poucos, se transformaram em verdadeiros estranhos. E, no momento em que achava que enfrentaria sozinho este novo desafio, ele conquista novas amizades e um novo amor de pessoas que ele menos esperava.

"O Começo de Tudo" vai além de uma história que envolve típicios adolescentes norteamericanos e suas atitudes tão massivamente retratadas em séries, filmes e livros. Não que isso não seja citado no livro. Na verdade, estas características são fatos secundários na história já que ela aborda a questão da superação, recomeço e tomada de decisões que, não somente muda os rumos da vida de qualquer pessoa, como também a transforma para sempre... e para melhor.

O livro tem uma narrativa despretensiosa e envolvente, instigando a curiosidade do leitor em saber o quê vai acontecer na próxima página. Contudo, ao contrário da maioria dos livros Sick-Lit, "O Começo de Tudo" passa a idéia de "superação" nas entrelinhas, sendo complemente subjetivo Como? Somente lendo o livro para saber!rss. Além disso, ninguém precisa fazer uso de antedepressivos para lê-lo até a última página! O que é muito gratificante!rss. No entanto, recomendo a leitura somente para aqueles que gostam do gênero.

Bjins e inté... Mac Batista.

*InfoAilBook: Este livro entrou para o rank dos 21 melhores livros, na categoria Young Adult, do site BuuzzFeed Books, conquistando o 3º lugar.

site: http://www.apenasimpressoesliterarias.com.br/2014/03/resenha-o-comeco-de-tudo-de-robyn.html

Adri 12/07/2014

O Começo de Tudo - Robyn Schneider
Ezra Faulkner era o “garoto de ouro”. Líder do time de tênis da escola, presidente de um monte de coisas, namorava a garota popular, e todos o adoravam. Até que ele sofre um acidente de carro que destrói seus joelhos, fazendo com que seu retorno às quadras seja impossível. Ezra já esperava por isso, afinal, sua vida era perfeita. Era óbvio que algum dia alguma coisa iria acontecer.

“Às vezes acho que uma tragédia vive à espreita de todo mundo; (...) Na vida de todos, não importa quão comum seja, existe um momento que se tornará extraordinário – um único embate após o qual tudo o que realmente é importante vai acontecer.”

Depois do acidente, tudo mudou. Ele não se encaixa mais junto com os antigos companheiros de time, não se encaixa mais junto aos populares. Afinal, ele não está mais no time de tênis, ele não é mais presidente de nada, e não namora mais a garota mais popular da escola. Ele mal consegue andar direito. E ele está bem consciente disso.

E é aí que entra Toby, seu amigo de infância que, por conta de sua própria tragédia quando era mais novo, acabou não se tornando muito popular na escola. Ezra estava com ele quando a tragédia de Toby chegou, em seu próprio aniversário. Ezra sabe que poderia ter sido com ele. Mas não foi. E eles acabaram se afastando.

Mas agora Toby está lá por ele, quando ele não tem mais ninguém. E Toby não é mais o garotinho esquisito que ninguém queria chegar perto, ele possui amigos, amigos que estão dispostos a aceitar Ezra em seu grupo. Pessoas que podem ser muito mais interessantes que seus antigos amigos. Pessoas que se preocupam com o futuro, com a vida. E Ezra vai perceber que, mesmo achando ser muito diferente deles, ele pode muito bem se encaixar nesse novo grupo. Até mais do que em seu antigo grupo.

Principalmente quando ele conhece Cassidy, a aluna nova esquisita. Cassidy é famosa nos grupos de debates, ela ganhava todos os torneios em que competia, até que abandonou um torneio praticamente ganho e nunca mais voltou a competir. Pelo menos é isso que ele fica sabendo através de Toby, que é o líder do grupo de debates da escola, e que já conhecia Cassidy. Cassidy não fala nada sobre isso. Aliás, Cassidy não fala muito a respeito de sua vida.

Mas ela vai acabar encantando Ezra, não somente por sua aparência, mas pelo seu jeito, por suas atitudes. E os dois vão acabar construindo um relacionamento lindo. Mas Cassidy possui segredos, e segredos sempre acabam tendo um impacto na vida das pessoas. E nem sempre são bons.

Eu ADOREI esse livro. Os personagens são incríveis e, além de tudo, reais. Eles não são perfeitos, são humanos. Ezra cresce demais, aprende com sua tragédia, e começa a perceber o que realmente vale a pena, quem são seus amigos de verdade. Toby é o amigo que todos queriam ter. Mesmo eles tendo se afastado, Toby continuava lá, sempre pronto a dar apoio para o amigo, pronto para perdoar e restabelecer essa amizade. Cassidy é uma ótima personagem também, ela possui seus segredos, sua personalidade marcante, seu jeito. Podemos não concordar com suas atitudes, mas a entendemos. Os outros personagens são ótimos também, super bem construídos, e todos têm sua função.

Outra coisa que eu preciso mencionar são as referências a Harry Potter. Milhões de referências, uma melhor que a outra, já teria dado 5 estrelas pelo livro só por elas. Mas é claro que o livro por si só já mereceu as 5 estrelas, então nem fez diferença na classificação. Só não foi marcado como favorito porque eu não gostei do final. Claro, foi real, foi o que precisava ter sido, mas eu queria que tivesse terminado de maneira diferente.

A edição da Novo Conceito está boa. Apesar de ter odiado essa capa, a diagramação está super simples, mas bonita. Não notei erros de concordância nem de digitação, mas notei bastante a falta de pontos nos finais de frases (quando era final de linha). No mais, a edição está ótima, a história é incrível, e eu com certeza recomendo esse livro.

site: http://stolenights.blogspot.com.br/2014/05/resenha-o-comeco-de-tudo-robyn-schneider.html

Lene Colaço 06/07/2014

Resenha Feita Para o Blog "Saleta de Leitura"
"O mundo quebra todo mundo, e, posteriormente, alguns ficam mais fortes nos lugares quebrados."
Dias antes de começar o sétimo ano no colégio, Ezra foi a Disney comemorar o aniversario de 12 anos de seu amigo Toby. Eles resolveram ir na montanha-russa, e escolheram a fileira de trás. A montanha-russa já estava em velocidade, e o vento soprava no rosto deles, quando o garoto que estava sentado à frente resolveu se levantar. Foi nesse momento que a montanha-russa entrou em um túnel baixo. No seu aniversário de 12 anos, Toby ficou em choque, segurando a cabeça decapitada do garoto, até o fim do percurso. Essa tragédia poderia ter sido de Ezra, se no ultimo segundo ele tivesse trocado de lugar com Toby, ou se os garotos da frente também tivessem trocado de lugar. Mas a tragédia era de Toby. Ezra viu seu amigo ser engolido pela obscuridade durante os anos seguintes, enquanto ele se tornava um sucesso.

Ezra agora tem 17 anos, jogar no time de tênis, anda com atletas, é popular, e é um forte candidato ao posto de rei do baile, ao lado de sua linda namorada Charlotte, tão popular quanto ele. Toda essa vida perfeita fez com Ezra esquecesse que sua própria tragédia ainda iria chegar, e ela chegou. Ao sair de uma festa, depois de encontrar Charlotte com outro cara, Ezra não está bêbado, mas se envolve em um acidente onde o outro motorista não respeitou o sinal vermelho. Seu carro sofreu perda total, assim como a sua vida de atleta, já que o joelho de Ezra foi destruído.
Agora Ezra está de volta para mais um ano na escola, na companhia de sua bengala. Ele não é mais atleta, não tem a namorada linda, nem anda com os populares. Com o surgimento de Cassidy, e ao retomar sua amizade com Toby, Ezra terá outra vida, verá as coisas além das sacadas de bola dentro de quadra, ou de festas regadas a muita bebida e piadas idiotas. Outras pessoas, outro universo, e Ezra saberá quem ele é de verdade e o que deseja de agora em diante.

O Começo de Tudo é do gênero YA (Jovem-Adulto) e narrado em primeira pessoa pelo Ezra. A linguagem é bem condizente com a proposta do livro, e de fácil entendimento. Os personagens, embora jovens, são bem inteligentes, e citam filmes, livros, poemas, e tudo que foge da nossa cultura Tupiniquim é explicado em notas de rodapé (10 pontos para a tradutora). Mesmo sendo bastante inteligentes, os personagens não passam a idéia de prepotentes. O enredo, embora não seja uma novidade, conseguiu ter seu diferencial, e prende do inicio ao fim.

"Ainda acho que a vida - independentemente do quão comum seja - de qualquer pessoa tem um ponto trágico e único, depois do qual tudo o que é realmente importante vai acontecer. Esse momento representa o catalisador, o primeiro passo da equação. Mas conhecê-lo não leva a nada, pois o resultado é determinado por aquilo que vem depois."

Começo dando minha opinião sobre a capa: Que capa linda! Sério, não curto capas com fotografias, muito menos de pessoas. Gosto quando pensam em uma arte que nos diga algo sobre a estória, e essa capa nos diz tudo. Ela é jovem, colorida e tem uma montanha-russa, que você pode facilmente atribuir ao que aconteceu com Toby, mas ela também nos diz que a vida é uma montanha-russa. O próprio Ezra, e outros personagens da estória, nos mostram isso. Entre subidas e descidas, porque nada é um eterno loop. Em dado momento o carrinho para, e você pode rir ou chorar com a experiência, repetir ou partir pra outra.

Filosofia clichê, eu sei. Mas essa foi a leitura onde eu tive mais experiências clichês. Eu li sorrindo, principalmente nas partes onde Ezra e Cassidy estavam juntos. Eu poderia ser Cassidy, e o Ezra é tão fofo... Eu me apaixonei por ele. Gostaria mesmo de achar um cara bonito e bacana como ele para pedir em casamento. Sempre depois da leitura eu ficava pensando sobre o que li, achando semelhanças com a minha vida, o meu momento, sobre como é bom encontrar alguém que nos faz enxergar que somos melhores do que imaginamos.

O Começo de Tudo tem romance, tem amizade, desafios, superação, reflexão, um pouco de melancolia, e até certo suspense. Afinal de contas, quem é Cassidy? De onde surgiu essa ruiva com tanto estilo, diferente de todas as outras garotas? Essa vontade de descobrir o que existia por trás de cada ato de Cassidy, e qual seria seu fim com Ezra, fez com que eu lesse o livro em 4 dias. Uma leitura super gostosa que fez com que eu me sentisse com 17 anos.

Se você tem 17 anos, ou quer se sentir com 17 anos, tem que ler esse livro. Ele é garantia de um misto de emoções com um pé na vida real. Mais um para chamar de “favorito”.

"Oscar Wilde disse certa vez que viver é a coisa mais rara do mundo, porque a maioria das pessoas apenas existe, e isso é tudo. Não sei se ele tem razão, mas sei que passei um longo tempo existindo, e, agora, eu pretendo viver."

site: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2014/06/resenha-do-livro-o-comeco-de-tudo-de.html

Nina 24/06/2014

O Começo de Tudo - Robyn Schneider
Quando comecei a leitura de O Começo de Tudo eu tinha quase certeza de que não iria gostar. Eu imaginava que seria mais um desses livros bobos sobre adolescentes ricos e fúteis e suas escolas perfeitas. Nunca tive muita paciência com esse tipo de enredo, por isso pensei: vou ler esse livro logo assim me livro dele de uma vez. Ainda bem que pensei assim, pois me enganei totalmente com o enredo. Na verdade, acabei me surpreendendo com uma história inteligente, delicada e muito bem escrita sobre superação e crescimento.

Ezra é um personagem cativante que depois de levar uma rasteira da vida, decide se reinventar e redefinir seus valores. Mesmo cheio de dúvidas e incertezas, ele não tem medo de ousar e experimentar novas escolhas, e com isso ele cresce durante o livro, deixando de ser o garoto de ouro e rei do baile para ser um jovem inteligente e convicto de si. E é lindo ver essa transformação da personagem enquanto avançamos na leitura.

Os personagens secundários também são ótimos, principalmente Cassidy. Ela é uma daquelas garotas únicas, inteligentes e bem humoradas e que parecem só existir na literatura mesmo, e que quando entram na história é na mudar completamente a vida do garoto, assim como a Alasca, do John Green. Mas ao contrário de Alasca, Cassidy não é do tipo sexy e misteriosa, que atrai garotos loucos para desvendar seus segredos. Ela é reservada mesmo, e tem razões para isso pois carrega muita dor dentro de si.

O relacionamento dos dois é outro ponto forte do livro pois não é do tipo "te vi e logo te amei". Eles demoram a se entregar a esse sentimento e isso quase me fez surtar de torcida e expectativa pois eles formam um casal tão fofo juntos! Mas é claro que nem tudo pode dar certo sempre, e quando eles enfrentam os problemas me deu vontade de entrar no livro e esbofetear a Cassidy enquanto ofereço um ombro para o Ezra, rsrs.

E por mais raiva que eu tenha passado durante esse momentos difíceis do casal, em momento algum conseguir largar o livro, pois foi aí que Robyn Schneider nos dá uma aula de escrita. Ela consegue mostrar todo o amadurecimento de Ezra com maestria, por meio de diálogos inteligentes e intensos, o que não é comum nesse tipo de livro. Infelizmente, muitos autores ao escreverem para adolescentes, trazem personagens fracos com diálogos rasos, mas Schneider prova que é possível sim escrever um YA que seja maduro e ao mesmo tempo acessível aos jovens.

Recomendo muito!!!

site: http://www.quemlesabeporque.com/2014/04/o-comeco-de-tudo-robyn-schneider.html#.U6mzmfldVqU

@APassional 17/06/2014

O Começo de Tudo * Resenha por: Samantha Culceag * Arquivo Passional
Ezra Faulkner acredita que todas as pessoas passam por uma tragédia, como a que aconteceu com seu amigo Toby: quando eles tinham doze anos e estavam numa montanha-russa na Disney, havia um bando de turistas japoneses na frente deles, um dos meninos do grupo teve a infeliz ideia de se levantar e sua cabeça foi arrancada ao entrarem num túnel, a cabeça voou em direção ao Toby, que nunca deixou de ser zoado por isso.

Muito tempo depois, a vida de Ezra vira ao avesso ao chegar o momento de sua tragédia: um acidente de carro. Junto com isso muitas coisas acontecem: sua namorada o trai, ele é obrigado a sair do time de tênis por causa do acidente, passa a andar mancando, volta a falar com seu amigo de infância Toby (depois de terem se afastado), entra pro clube de debate e até mesmo se apaixona por Cassidy Thorpe.

Será possível se adaptar a essa nova vida?
Ela seria melhor que a outra?

O Começo de Tudo é um livro bem diferente de outros que li, ele passa lições importantíssimas para nossa vida por meio de uma narrativa super rápida e divertida. Quando acabei a leitura, foi impossível não refletir sobre os últimos capítulos.

Ezra é o narrador da história, ele amadureceu muito durante a trama, aprendeu com os seus erros, não se prendeu ao passado e abriu a mente para novos horizontes, conseguiu perceber quem são seus amigos de verdade e o que ele queria para sua vida. Ezra é um protagonista muito engraçado, impossível não gostar desse menino.

Cassidy é uma garota muito inteligente, ela é ótima em debates, gosta de ler, estudar e defende sua opinião até o fim, gosta de viver à sua maneira sem importar-se com o que digam. O romance é um ponto bem explorado do livro, Cassidy e Ezra combinam demais formando um casal muito fofo, a autora está de parabéns!

A ambientação acontece em vários lugares, tem a escola deles, a casa dos personagens, o parque, as festas e a faculdade (onde Cassidy e Ezra se infiltram para assistir aulas). Depois de um tempo parece que moramos em Eastwood (Califórnia), de tão bem que a conhecemos.

Até a metade do livro estava tudo bem, depois a autora inseriu um fato que me fez ler sem parar até o final. O fim do livro é fantástico, amei a forma que Robyn pegou todas as pontas soltas e conseguiu ligar com o que aconteceu aos personagens. O final foi muito inteligente, me deixou de boca aberta!

Recomendadíssimo!
Beijos! Samantha.

Resenha publicada no Blog Arquivo Passional em 17/06/2014.

site: http://www.arquivopassional.com/2014/06/resenha-o-comeco-de-tudo-robyn-schneider.html

Núbia Esther 06/06/2014

“Às vezes acho que uma tragédia vive à espreita de todo mundo; por isso, as pessoas que vão comprar leite na esquina ou que cutucam o nariz enquanto aguardam o sinal abrir estão a apenas alguns minutos de um desastre. Na vida de todos, não importa quão comum seja, existe um momento que se tornará extraordinário – um único embate após o qual tudo o que realmente é importante vai acontecer.” página 5.

Ezra Faulkner era considerado um dos garotos de ouro da escola. Capitão do time de tênis, forte candidato a ser rei do baile, presidente de classe e namorado de uma das “abelhas-rainha” da escola. Quando ele já estava acostumado com sua vida e com o que se esperava dele, um rapaz de 17 anos, popular e que tirava boas novas, mas que parecia fadado a ser eternamente comum, ele teve que enfrentar sua tragédia pessoal. A noite que mudou sua vida era para ser uma simples festa de aniversário, mas que acabou se tornando a noite que Ezra flagrou a namorada o traindo, e logo depois teve seu carro atingido por um motorista que furou o sinal vermelho. Seu carro, bem como seu joelho ficaram irrecuperavelmente destruídos. Ele era Ezra Faulkner, um dos garotos de ouro da escola, mas essa pessoa não existia mais. Ele era o garoto que vivia com uma raquete na mão desde pequeno, e que agora nunca mais seguraria uma nas quadras novamente…

Isso tudo aconteceu pouco antes das férias de verão. E agora, Ezra também terá que enfrentar as mudanças provocadas pelo acidente em seu retorno à escola. Finalmente começamos a acompanhar “o realmente importante” acontecer. E a mudança já começa com o restabelecimento da antiga amizade de Ezra e Toby, seu amigo de infância que após sua própria tragédia caiu no esquecimento, até mesmo de Ezra. Já é o primeiro choque de realidade empreendido por Schneider, afinal a “ajuda” veio de onde menos se esperava, daquele que fora deixado para trás. Eis a primeira lição de Ezra, seu primeiro acontecimento importante. Outro acontecimento importante é que agora o sistema de castas da escola sofreu reviravoltas e Ezra (e somente por causa de Toby) tem uma nova mesa para se sentar, junto aos losers (na verdade junto ao grupo de debate), que de perdedores nada tem (nada como um referencial para estabelecer novas perspectivas). Mas talvez uma das maiores mudanças, pelo menos para o desenrolar da história, seja Cassidy Thorpe. A aluna nova, bonita, mas que não se veste pelos padrões das beldades da escola. É com Cassidy que o fator romance é inserido na história e Schneider mostrou-se uma perita em narrar relacionamentos. O desenvolvimento da relação entre Ezra e Cassidy, desde as discussões iniciais ocorre de maneira bastante natural. É Cassidy que traz a confrontação para a vida de Ezra, que joga areia em seus planos de acomodação e que o questiona sobre suas escolhas futuras. Além disso, a garota também traz consigo um segredo, que sempre a mantém distante de Ezra, e que se entrelaça de forma genial com a vida do garoto. A reviravolta perfeita ainda que trágica no relacionamento dos dois.

O Começo de Tudo traz a tragédia de Ezra como ponto de partida, mas como bem dito por ele, é o que vem depois que importa. E o que veio depois, suas escolhas, suas mudanças de atitude, a redescoberta de antigas amizades e o estabelecimento de novas, e o amor juvenil, são narrados com sensibilidade por Schneider. Foi impossível não devorar o livro. Schneider criou um romance jovem que não subestima o jovem. Suas páginas repletas de política, filosofia, dúvidas existenciais e muitas e muitas citações de Gatsby, filmes, games, músicas e poesias não me deixam mentir. Enfim, O Começo de Tudo é daqueles romances despretensiosos, uma leitura leve, mas que ao mesmo tempo te leva a reflexão sem forçar a barra e sem recorrer a pieguice. Em suas páginas, está apenas a história de um adolescente, que teve seu mundo tirado dos eixos e que de certa forma aprendeu a se reinventar (ou melhor se reencontrar), com todas as angústias, dúvidas, pessimismo e euforia inerentes a idade, e que de certa forma podem ser extrapoladas para todas as outras fases da vida. Leitura mais que recomendada para o que gostam de um bom YA.

[Blablabla Aleatório]

site: http://blablablaaleatorio.com/2014/06/04/o-comeco-de-tudo-robyn-schneider/

Saleitura 01/06/2014

Resenhado por Lene Colaço

AndyinhA 11/05/2014

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Não estava esperando muito pelo livro, por isso ao termina-lo senti que ele cumpriu a sua missão, entreter e nos fazer pensar sobre alguns momentos, decisões e como analisamos a nossa vida ou determinadas situações. O livro não é um best-seller, mas a sua leitura é relativamente rápida e nos deixa pregado, tanto que li o livro praticamente em um dia.

A história não é tão profunda, acho que a autora não quis transformar em algo depressivo, ele tem uns tons cômicos no meio de tanto caos, afinal sair do popular para a turma dos esquecidos mexe no ego de qualquer, ainda mais quando o popular em questão era estrela do time de tênis da escola, após o acidente, tênis é uma das coisas que ele nunca mais poderá fazer...

Um ponto positivo foi que o personagem principal masculino realmente é um menino, já reclamei em outros livros que as autoras às vezes perdem a mão ao falar dos rapazes, eles são mais práticos e centrados, mesmo nas crises, coisas que nós mulheres não somos (nem todas, mas a grande maioria), realmente senti que via a visão masculina do todo e isso foi bacana, pois a maioria dos personagens principais da história são meninas.

A autora falou de muitas coisas, não apenas desse alto e baixo, ela fala do amor, da perda, de como lidar com tudo isso, as amizades, falsas amizades e interesses, dramas adolescentes que no final vão para toda vida, ou você acha que mesmo aos 30 anos ou aos 40 você nunca mais será sacaneado por um amigo? [nesse caso, alguém que você achava que era amigo].

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2014/04/poison-books-o-comeco-de-tudo-robyn.html

Felipe Miranda 01/05/2014

O Começo de Tudo - Robyn Schneider por Oh My Dog estol com Bigods
O Começo de tudo é um daqueles livros que ao término da leitura permanecem com você por um bom tempo.

Ezra Faulkner e Toby Ellicot costumavam criar histórias em quadrinhos, elaborar planos complicados e se envolver em confusão. Eles costumavam ser melhores amigos até que uma cabeça decepada de um jovem asiático saltou no colo de Toby enquanto comemoravam seu aniversário de 12 anos em uma montanha-russa na Disney. Desde então cada um seguiu caminhos contrários e o tempo passou. Enquanto Toby foi marcado pela tragédia e passou a viver nas sombras, tornando-se um nerd perspicaz, Ezra tornou-se representante de turma e capitão do time de tênis. Popular, desejado e com planos para o futuro sustentados pela certeza de ser recrutado para uma universidade por ser esportista. Até que uma tragédia pessoal, que de particular não teve nada, reduziu qualquer certeza a pó.

Um acidente de carro causado por um motorista imprudente que nem se preocupara em prestar socorro, e por uma traição de sua namorada, Charlotte, condenara Ezra a uma vida limitada. O tênis já não era possível, o dano em seu joelho fora irrecuperável e seu conversível sofrera perda total. No tempo em que esteve no hospital nenhum amigo o visitara e ao retornar a escola tudo parecera errado. Fora do lugar. Como se todos continuassem os mesmos de sempre e apenas eles sofrera um mudança estúpida e surreal. Ezra já não sabia quem era ou quem seria no futuro próximo. De algum modo sua tragédia fascinava e horrorizava todos ao redor, e estar ali, na mesa dos populares ouvindo conversas maldosas sobre tudo e todos já não fizesse mais sentido algum. Se é que um dia já houvesse feito.

Ezra reatará sua antiga amizade com Toby, fazendo parte de um novo grupo. Um grupo que disputa competições de Debates e Discursos e que não recorre a fofocas para se comunicar. Um grupo que o apresentará a Cassidy Thorpe, a novata esquisita e encantadora, sempre pronta para parafrasear sobre algo inteligente. Cassidy sabe como afeta Ezra e vai nos divertir com isso. Nosso protagonista vai desejar mais e imaginar como seria se conseguisse. A descoberta de um novo mundo, repleto de raves silenciosas e de uma incansável tentativa de escape do panóptico será encantadora.

Ezra mudara, a bengala que o acompanha é a materialização disso. A fisioterapia não o deixa esquecer, ele precisa conseguir uma recomendação para a universidade e se descobrir. Cassidy esconde algo e está sempre escapando de questionamentos, escapando de um romance que teria tudo para dar certo. Aos 17 anos ele perdera tudo que julgava ter e precisa se encontrar novamente. Ou seria encontrar Cassidy? O passado nos define e não é possível ignorá-lo, mas nada o impede de seguir em frente, de se expressar. Até o desfecho Ezra descobrirá que pouco importa em que mesa ele senta na hora do almoço. O que realmente interessa é viver ao invés de apenas existir.

O Começo de tudo faz referências a Harry Potter, Gatsby, Hamlet, Shakespeare, Crepúsculo, Oscar Wilde e incontáveis bandas e músicas. Uma verdadeira odisseia sensível, inteligente e equilibrada. Os sentimentos são retratados da forma mais fiel que li, comparando a muitos outros livros que se propõem a ilustrar a juventude e não são tão rigorosos quanto a isso. O time de personagens faz da trama algo maior, Ezra é cativante, Cassidy é apaixonante e problemática, Toby é o melhor amigo que queremos ter, e toda a turma que compõe o grupo de Debates tem alguma característica que podemos associar aos nossos amigos reais. O desfecho é surpreendente, o segredo de Cassidy além de definir destinos, definiu esse livro como mais um favorito do ano.

site: http://www.ohmydogestolcombigods.com/2014/04/resenha-o-comeco-de-tudo-robyn-schneider.html

Carol D. Torre 28/04/2014

Quando li a sinopse de O Começo de Tudo tive a certeza de esse era o meu tipo de livro. Um livro juvenil que tem cara de ser muito mais do que aparenta e que aposta nas dúvidas e questões mais recorrentes e importantes dessa época da vida. E eu não poderia estar mais certa. A obra de Robyn Schneider foi gostosa de ler, cativante e emocionante na medida certa, tanto que me fez lembrar muito dos - meu amados - livros do John Green.

Ezra Faulkner era um garoto de ouro, astro do time de tênis da escola, presidente de classe, namorado da garota mais cobiçada da escola e estava no topo da escala de popularidade. Ele sempre acreditou na ideia de que uma tragédia ficava na espreita durante a vida de todo mundo, só esperando o momento certo de acontecer e mudar completamente o destino de cada um. E ele não estava esperando por sua tragédia quando ela aconteceu. De repente Ezra se viu impossibilitado de fazer a única coisa em que era bom, virou alvo de olhares curiosos e maldosos e percebeu que aquelas pessoas que chamava de amigos não se importavam tanto assim com ele.Com tudo que conhecia desmoronando ao seus pés, Ezra vai ter que descobrir quem ele realmente é, onde se encaixa e quem são seus verdadeiros amigos.

Se existe algo muito claro em O Começo de Tudo é que a Robin Schneider não criou uma estória idealizada. Os personagens não são livres de falhas, situações infelizes acontecem o tempo todo e o final apesar de esperançoso não é um modelo ideal de “felizes para sempre”.
O Ezra, por exemplo, não é um personagem que agrada completamente, ele por muito tempo foi superficial, no começo do livro – e por uma boa parte dele – era alguém sem personalidade e sem coragem de encarar de verdade seus dilemas e fazer decisões. Mas isso não é algo ruim porque faz de Ezra nada menos do que humano e caracteriza o evento principal do livro: seu crescimento.
Durante toda a estória nós vemos ele amadurecendo, encarando como a sua vida de antes, apesar de aparecer perfeita, não tinha sentido, vendo como ele não tinha suas próprias vontades e desejos e percebendo a falta que amigos de verdade fazem.

Eu gostei muito da maneira como a autora colocou a amizade como um fator de valor inestimável para o Ezra, tanto a Cassidy quanto, principalmente, o Toby são os impulsores dessa mudanças, aqueles que mostraram esse outro lado da vida para ele.

O Começo de Tudo tem outra característica que eu gosto muito que é simplesmente tratar sobre a realidade. Dilemas adolescentes, mudanças comuns dessa época, a descoberta dos sentimentos e os ápices de felicidades em momentos simples que se dividem junto das pessoas que gosta.
A montanha-russa que ilustra a capa não poderia representar melhor a estória, essa reviravolta de acontecimentos e sentimentos, essa mudança completa de vida que acontece com Ezra, assim como os vários sentimentos que são despertados nos leitores. O livro é muito sensível e tocante em certos momentos, mas é igualmente divertido e descontraído, repleto de humor negro, em outros, além de ser também uma estória inteligente, algo que eu adoro em qualquer tipo de livro – quem lê John Green vai me compreender aqui.

Não digo que o livro seja livre de falhas, mas ele me conseguiu cativar o suficiente para me fazer ignorá-las. O Começo de Tudo é aquele tipo de estória que te envolve e que quando acaba te deixa sentindo saudade, mas com um sentimento de esperança crescente no coração. Não acho que poderia pedir mais nada.

"Às vezes eu acho que uma tragédia vive à espreita todo mundo; por isso as pessoas que vão comprar leite na esquina em seus pijamas ou que cutucam o nariz enquanto guardam o sinal abrir estão a apenas alguns minutos de um desastre. Na vida de todos, não importa o quão comum seja, existe um momento que se tornará extraordinário - um único embate após o qual tudo o que realmente importa vai acontecer."

"— Bem, eu acho que é bonito. Uma palavra para lembrar pequenos momentos destinados a serem perdidos."

"Eu pensei sobre o metal em meu joelho, substituindo esse pedaço de mim que estava em falta, que não funcionava mais. E não o meu coração, eu continuei dizendo a mim mesmo. Não era o meu coração."

"— A vida é a tragédia. — disse ela amargamente. — Você sabe como eles categorizam as peças de Shakespeare, certo? Se termina com um casamento, é uma comédia. E se termina com um funeral, é uma tragédia. Sendo assim todos nós somos tragédias vivas, porque todos nós terminamos da mesma forma, e não é com um maldito casamento."

site: http://rehabliteraria.blogspot.com.br/