Poseidon

Poseidon Anna Banks

Resenhas - Poseidon

AndyinhA 23/02/2014

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Poseidon é fraco, muitos furos no enredo e uma história narrada na velocidade da luz, se durante as 300 páginas a história durar uns 30 dias é muito, mas vou deixar esse tempo porque pelo que o livro nos conta em alguns poucos momentos parece ser esse prazo. A vantagem é que a leitura flui muito rápido, afinal não é nada tão profundo, então para quem lê rápido, talvez em um dia (dois estourando) você termine de ler.

O livro começa com uma situação ruim, a morte de uma pessoa, mas não era qualquer pessoa e sim a melhor amiga da protagonista há quase 10 anos, não achei que a autora fosse colocar algo pesado em uma trama jovem-adulto, mas ela jogou essa bomba e mal a utilizou, pois nem nos sete dias seguintes e nem no mês de morte da melhor amiga a protagonista se toca muito, aliás, depois de algumas páginas da morte é como se a personagem nem tivesse existido. Não vi porque ter algo assim se não seria mais comentado, poderia ter sido uma pessoa qualquer... gente um melhor amigo da vida morreu, eu iria querer morrer junto, ficar abatida e tal, mas parece que isso foi o estopim para a menina santinha virar uma atirada....

Falando sobre a mitologia das serias, a autora ficou no básico, aquilo que todo mundo sabe e não foi explorar ou conhecer mais a causa do que queria escrever, era como se ela se contentasse em algo mais do mesmo, apesar de gostar do tema e saber que o mesmo é muito extenso, esperava ser surpreendida, já que não pesquiso a fundo sobre as mesmas, mas nada disso. A autora ficou com o que já conhecemos e nem deu uma ousada, exceto a parte do Titanic que foi muito surreal e eu pensei...’sério que tu quer me fazer engolir isso?’ #tenso

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2014/02/poison-books-poseidon-anna-banks.html
@virginiagraciela 17/03/2014minha estante
Nossa finalmente alguem com a mesma opinião que eu.

Carla 27/03/2014minha estante
Eu acheeei muito chato! Muita birrinha de criança e antes de terminar o livro já sabia o mistério final... Muuuuito clichê e não quero ler a continuação. Quem gostou bom, achei cansativo e que cortava muito a historia... Não fui com a cara.

Mundo Literal 15/08/2014minha estante
Também achei isso. Cara, a personagem principal tem 18 anos, e age como uma garota de 12, e o pior é que Galen adora isso, sério gente?! Eu fiquei esperando melhorar, mas o final foi decepcionante demais... muito fraco!!

AndyinhA 15/08/2014minha estante
Ahhh gente, kibom q não fui a única, li com boa expectativa, achando q ia ser 'o' livro e foi bem fraco msm, além de ser uma série (e não ter tanto assunto assim), tbm não fiquei empolgada pela continuação =/

RUDY 22/02/2014

Resenha feita por Rose - Blog Fábrica dos Convites
Como eu já disse, eu adoro livros que envolvam mitologia, e Poseidon caiu em minhas mãos em um dia que eu estava precisando e muito de distração.

Neste primeiro volume da série, conhecemos Emma, uma garota de 18 anos que se acha estranha e completamente desajeitada. Ela é bem branquinha, de cabelos brancos e olhos violetas. Para completar o quadro, extremamente estabanada, vive caindo e tropeçando nas coisas.

Ela perdeu o pai a pouco tempo, e vive com a mãe. Sua melhor amiga Chloe sempre está a seu lado, lhe ajudado, protegendo e a fazendo rir.

Em um final de semana das férias em que passou com Chloe e a família dela, uma tragédia muda para sempre a vida de Emma. É justamente neste momento que ela conhece Galen, o príncipe (que na verdade é um pedaço de mau caminho) das Syrenas. E não é só ele que ela conhece, ela descobre também quem realmente é e suas verdadeiras origens.

Galen está procurando aquela que tem o dom de Poseidon e pode salvar o Reino das Syrenas casando-se com seu irmão Grom, atual rei dos Syrenas.

A aproximação entre Emma e Galen não é tão tranquila, mas aos trancos eles vão se entendendo. Acontece que este entendimento começa a mexer com os sentimentos e ideais de Galen. Emma também está bem envolvida com Galen, mas sabe que ele está lhe escondendo alguma coisa.
Galen não sabe como contar toda a verdade para Emma, e muito menos como vai abrir mão daquela que tornou-se tão importante em sua vida.
O destino parece que vai dar uma mãozinha ao casal, e Paca, uma Syrena que parece ter o dom de Poseidon, está sendo procurada para poder se casar com Grom.

Justamente no dia do casamento, Rayna, irmã gêmea de Galen, descobre o que pelo visto pode ser um golpe.Mas nem Rayna e nem Galen tem provas para comprovarem sua tese, não sem comprometer Emma.

E as coisas não param por aqui, Rayna e Galen, através de Toraf (marido de Rayna), acaba descobrindo quem são realmente os pais de Emma, e mais uma reviravolta no futuro dos Syrenas se aproxima, mas isso só vamos saber no próximo volume.

Não poderia terminar sem falar de Rayna e Toraf, amigos de infância. Toraf é apaixonado por Rayna e a pede em casamento, mas ela nega veementemente, e vive fugindo e agredindo Toraf. Esta briga de cão e gato rende ótimas cenas. A melhor de todas é quando ele segue o conselho de Emma.

Emma e Galen também formam um ótimo casal, e vale ressaltar que mesmo apaixonados por Galen e sem saber tudo sobre si mesma, ela não se faz de coitada, mete as caras e vai em frente.

Galen, aliás, corta um dobrado com Emma, o que diga-se de passagem é muito bom.

Por tudo isso, e pelo que promete os próximos volumes, não tem como eu não recomendar o livro.

Só uma coisinha, eu achei que ficou faltando um detalhe a mais do que aconteceu com a outra parte envolvida na tragédia. Apenas aconteceu e ponto.

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2014/02/resenha-14-poseidon-anna-banks.html
Michelle 01/10/2022minha estante
vou indicar o livro

Mari 17/02/2014

"Talvez atualizada não seja certa para a nova eu. Talvez diferente seja mais adequado. Quem sabe até indiferente."

Emma se considera uma garota comum, tirando o fato de ter os olhos de cor violeta e o cabelo loiro platinado, praticamente branco; porém se não fosse por sua amiga Chloe e por ser totalmente desastrada, Emma nem seria percebida pelos outros no colégio. Agora ela está passando o verão com Chloe e os pais dela na Flórida, só não sabia que sua vida poderia mudar completamente depois daquele verão.

"[...] Você confia em mim, Emma?
Confirmo comum movimento de cabeça, porém algo me diz que eu não deveria confiar."

Galen é um homem que poderia até passar despercebido, se não fosse pela cor de seus olhos e seu belo físico. Os humanos não sabem, mas Galen é um Syrena, e está na Flórida a procura de uma garota que seu amigo afirma fazer parte de sua espécie também. Quando ele cruza, digamos assim, com Emma pela primeira vez, ele sabe que ela não poderia ser de sua espécie por causa de sua pele e cabelos brancos, mas como ele pode senti-la se ela é humana?

"[...] nosso relacionamento é platônico. E todo mundo sabe o que platônico significa: rejeitado."

Eu estava cheia de expectativas a respeito desse livro. Quando a NC divulgou a capa, vi várias pessoas comentando sobre o livro e sobre como estavam ansiosos para que ele chegasse ao Brasil. Claro, fui pesquisar mais a respeito e vi como os leitores amavam Anna Banks e seus livros. Quando o livro chegou a ansiedade aumentou ainda mais, e agora que terminei a leitura só tenho uma palavra para a história: maravilhoso!

Eu adorei como Emma é uma personagem espontânea. Desde as primeiras páginas ela já se mostra cheia de personalidade, e quando ela sofre uma grande perda, nós sofremos junto a ela. Sem dúvidas a narrativa nos ajuda bastante a conhecer mais da personagem, mas adorei que o livro tem capítulos alternados entre a narrativa em primeira pessoa de Emma, e a narrativa em terceira pessoa voltada para Galen. A escrita de Anna Banks é super fácil e fluída, você consegue ler o livro sem ver as horas passarem, mas só há um motivo para eu ter dado 4,5 estrelas para o livro: algumas coisas foram mencionas logo no início do livro, e depois da metade, as mesmas coisas - que já haviam sido justificadas - foram questionadas por Emma novamente. Acho que a autora quis fazer com que sintamos que Emma está a par de tudo (algumas das coisas foram mencionadas apenas nos capítulos voltados para Galen), mas mesmo assim acho que ela poderia ter abordado algumas coisas apenas uma vez.

"- Eu gosto da Emma.
- Eu também.
- Mentiroso. Você a ama."

Todos os personagens presentes no livro são significativos, mas se tem uma personagem que eu estou completamente apaixonada é Rayna. Gente, como ela é incrível! (risos) Ela é irmã de Galen, e consegue ser engraçada até quando está com raiva. Eu me identifiquei muito com ela, e fiquei desejando imensamente que a autora colocasse um capítulo narrado ou voltado para os pensamentos dela. Isso não acontece, mas eu torço para que tenhamos mais a presença de Rayna nos próximos livros da série.

A diagramação do livro é simples e ao mesmo tempo muito linda. Temos uma pequena ilustração (que sega essa da imagem, presente em todos os inícios de capítulos) nos rodapés das páginas, a fonte e o tamanho das mesma, além das folhas amareladas, ajudam bastante na leitura, e como eu não poderia deixar de mencionar: alguém aí não amou essa capa? Impossível! Não consigo imaginar uma capa diferente para o livro. Espero que a capa dos próximos livros sigam a linha desta.

Anna Banks escreveu um livro ontem surpresa é a palavra chave. Com personagens carismáticos e envolventes, a autora nos faz desvendar os mistérios dos Syrenas e, claro, torcer para que Emma aceite sua nova vida rapidamente. "Poseidon" é o primeiro livro de uma série, que é seguido por "Of Triton" e "Of Nepline". Não temos uma previsão de lançamento para o próximo livro aqui no Brasil, mas eu espero que seja logo, pois terminei o livro há menos que 24 horas e já quero mais!

RESENHA ORIGINAL EM: http://www.magialiteraria.net/2014/02/resenha-poseidon-anna-banks.html

Rose 17/02/2014

Galen, aliás, corta um dobrado com Emma, o que diga-se de passagem é muito bom.

Fernanda 17/02/2014

Resenha: Poseidon
Resenha: “Poseidon” de Anna Banks, foi um livro muito esperado para ser lido esse ano. Confesso que fiquei até com medo diante de tantas perspectivas, mas felizmente a história me conquistou desde o começo e despertou intensas emoções – de contentamento, felicidade, gratificação e algo mais. Adoro qualquer história que gire em torno da mitologia sobre Poseidon/sereias e este foi o inicio para querer saber mais sobre esta trama, repleta de mistérios, descobertas de culturas e sentimentos, e amadurecimento de ideias, além do próprio romance em si. Essa capa também é linda, concordam?

Emma mora em Jersey e foi passar o verão na casa de sua amiga Chloe e seus pais na Flórida. Este seria o último verão que passariam juntas e por esse motivo achou que deveria passar mais um tempo juntas antes da faculdade. Nessa atmosfera conhece Galen – ou melhor, tropeça nele – e sua irmã Rayna. A primeira semelhança que a garota percebe entre ela e os irmãos é a cor dos olhos, que antes achava ser bastante rara.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/02/resenha-poseidon-anna-banks-novoconceito.html

tiagoodesouza 17/02/2014

Poseidon | @blogocapitulo
Ao contrário de outras criaturas fantásticas e sobrenaturais que povoam o imaginário, eu nunca me interessei muito por livros que envolvessem sereias. Alguns já foram publicados no Brasil e, tirando suas capas bonitas, eu não me senti atraído pela história. Com a publicação de Poseidon pela Editora Novo Conceito, eu resolvi conhecer um pouco do mundo embaixo do oceano. Mas a história não se passa somente no mar, ela também tem muitos momentos em terra firme e seca.

~Se eu fosse um peixinho lá no fundo do mar...~

Começamos o livro já descobrindo que Emma é uma garota bastante desastrada. Ela está passando o restante do verão na Flórida, com sua melhor amiga e os pais dessa amiga. Um dia, na praia, Emma esbarra num cara muito boa pinta chamado Galen. Quando os dois se afastam, Galen tem certeza de que Emma é a garota que ele e a irmã procuram.

Galen e Rayna são gêmeos e príncipes dos Syrenas. Os dois estão na Flórida porque receberam uma dica sobre uma Syrena vivendo entre os humanos, o que para a lei deles é extremamente proibido. Mas Rayna não acredita que Emma sejam quem eles procuram, porque, além dos olhos violetas, Emma não apresenta outras características marcantes dos Syrenas.

Quando um trágico acidente acontece no mar, até mesmo Galen começa a ter dúvidas a respeito de Emma. Será que Emma é ou não é a pessoa com o dom de Poseidon, capaz de manter a paz nos oceanos?

~Narrativa~

Poseidon traz a narrativa dividida em dois pontos de vista bem distintos. Temos a primeira pessoa com Emma em que acompanhamos suas dúvidas e descobertas não somente sobre os Syrenas, mas também sobre seu passado. Na terceira pessoa, os Syrenas nos mostram seu lado da história. O que quer dizer que deveríamos receber informações mais completas e bem passadas sobre o que acontece no fundo do mar.

A narrativa teve alguns outros pequenos problemas que me incomodaram, como a introdução de personagens às cenas já em desenvolvimento. De repente, eles apareciam como se saíssem do chão. Emma parece aceitar muito facilmente todo aquele mundo dos Syrenas, além de eu ter ficado com a impressão de ela ter superado muito rapidamente o acidente ocorrido na praia. Acreditem: ninguém superado algo tão assustador tão cedo.

~Concluindo~

Como primeira experiência com sereias, eu não achei a história de toda ruim. A autora precisa melhorar muito no desenvolvimento. Situações que ela deveria ter dado maior importância foram tratadas com casualidade e a falta de explorar um antagonista mais presente tirou muito da força da história.

Espero que a continuação tenha uma melhora bastante significativa, porque eu vou querer lê-la.

site: http://ocapitulodolivro.blogspot.com.br/2014/02/resenha-poseidon.html

@APassional 11/02/2014

Poseidon * Resenha por: Elis Culceag * Arquivo Passional
Sabe quando um livro consegue te fazer rir logo na primeira página? Foi isso que Poseidon me proporcionou: diversão "de primeira". Sei que a fórmula "garota desastrada tropeça e dá de cara com o garoto mais lindo do mundo" é clichê, mas os personagens me divertiram imensamente e a história apresentou mais do que tropeços e encontrões...

Nesse livro conhecemos os Syrenas, seres que habitam o fundo do oceano subdivididos em dois territórios: Tritão e Poseidon. Os dois grupos viviam em harmonia, mas um acontecimento trágico fez com que a casa de Poseidon perdesse sua única herdeira Nalia e se revoltasse contra Grom, o herdeiro da casa de Tritão. Esse conflito pode ameaçar toda a espécie Syrena, pois a cada três gerações, os herdeiros primogênitos das duas casas precisam acasalar-se, para garantir que os dons especiais de Tritão e Poseidon sejam transmitidos aos seus descendentes. Sem essa união, os grupos podem enfraquecer geneticamente, tornando-se incapazes de conseguir alimento e defenderem seus territórios.

Os Syrenas não suportam os humanos e a lei proíbe o contato inter-racial, mas Galen (o príncipe Tritão mais jovem) pede autorização ao irmão Grom (príncipe herdeiro e "quase" rei Tritão) para vir à superfície de vez em quando e ficar de olho no que os humanos estão aprontando dentro e fora da água.

Quando Galen encontra Emma e sua amiga Chloe numa praia, logo suspeita que ela é uma Syrena vivendo entre humanos. Ele resolve investigá-la e, quando Chloe é atacada por um tubarão, a reação de Emma embaixo d'água se mostra impossível para uma humana. Ela parece possuir o dom de Poseidon e se isso for verdade, o acasalamento entre Emma e Grom seria a solução para acabar com o conflito entre as casas, assegurar a perpetuação dos dons de Tritão e Poseidon e a sobrevivência dos Syrenas.

Esse seria um plano perfeito se Emma fosse uma garota dócil e manipulável (não é esse o caso) e se Galen não ficasse totalmente atraído por ela. Além disso, Emma parece desconhecer sua herança genética e não sabe transformar as pernas em barbatanas. Antes de levá-la para o fundo do mar, Galen precisará ter certeza de quem ela é, se possui mesmo o dom de Poseidon e, principalmente, se ele será capaz de abrir mão dela em nome da paz e do futuro do seu povo.

"O que acontecerá se eu puder me transformar em um peixe? Ele acha que vou simplesmente me despedir de minha mãe, deixar de lado todas as minhas notas boas, todas as bolsas de estudo e sair nadando com os golfinhos?"

Bem, eu adorei esse livro!! Emma é cheia de atitude e se valoriza enquanto mulher, não fica babando no Galen ou obedecendo suas ordens só porque ele é um príncipe lindo e maravilhoso. Galen é um fofo, cheio de nobres e boas intenções (será?), mas tudo vai por água abaixo quando se apaixona por Emma e pra completar, ele não tem um pingo de traquejo social, afinal não é humano e às vezes mete os pés (ou barbatanas) pelas mãos.

Os personagens coadjuvantes também são super interessantes e cheios de conflitos: Rayna - irmã de Galen e Grom - está em terra na cola de Galen, fugindo do "noivo" Toraf porque não quer se acasalar com ele (na verdade ela quer, mas não se rende à imposição de Toraf). Toraf é cheio de charme e aos poucos tenta domar a "fera" Rayna, que a princípio também se estranha com Emma, numa relação "entre tapas e beijos" com a possível futura cunhada (só não se sabe de qual dos irmãos). Conhecemos também a mãe de Emma e acompanhamos sua desconfiança em relação à Galen, além da Rachel e do Dr.Milligan, os amigos humanos de Galen (sim, ele tem amigos que o irmão desconhece).

A ambientação é dividida entre terra e água, alternando entre os corredores movimentados do ensino médio, as praias de Jersey e a grandesa majestosa do fundo do mar. A narrativa é super dinâmica, não dá vontade de largar e intercala-se entre Emma (1ª pessoa) e Galen (3ª pessoa). As cenas narradas por Emma possuem senso de humor expresso nos pensamentos e respostas rápidas, sempre na ponta da língua. Através desse olhar mais pessoal, compartilhamos sua surpresa ao explorar o fundo do mar e também a confusão que as sensações que afloram em seu corpo e coração lhe causam. Já nas cenas narradas em 3ª pessoa na visão do Galen, ficamos por dentro da história dos Syrenas e de sua sociedade, possibilitando uma visão mais ampla dos fatos, pra que não fiquemos "boiando" na história.

A mitologia que envolve os Syrenas foi muito bem explicada, bem como a frágil situação política dos territórios em conflito. Sabemos quais são os seus problemas e onde eles depositam suas esperanças, agora nos resta saber o que farão a seguir, pois o final foi arrebatador e surpreendente, com um revelação que me deixou louca pra conferir o rumo que a história tomará daqui pra frente. Emma e Galen: torço por vocês, mas acho que muita água ainda vai rolar...

Um romance cheio de risos, intrigas e movimento!!!
Recomendo passionalmente!
Beijos marinhos... Elis Culceag.

Resenha publicada no Blog Arquivo Passional em 11/02/2014.

site: http://www.arquivopassional.com/2014/02/resenha-poseidon-anna-banks.html

Camilla 08/02/2014

Resenha postada no blog Segredos e Sussurros entre Livros
Quem gosta de livros sobre sereias, levanta a mão? \o/

Poseidon, primeiro volume da série O Legado de Syrena, escrita por Anna Banks, recém lançado no Brasil pela Novo Conceito é um exemplo delicioso de uma ótima história do fundo do mar. Sou suspeita para falar, pois além de ter um pouco de medo de água com correnteza, não tenho muito contato com o mar (mesmo tendo nascido no Rio...), e portanto, sou apaixonada por histórias que envolvam esse ambiente tão alheio à minha pessoa.
Em Poseidon, além da capa lindíssima com tons de azul banhado pelo luar, o leitor encontra muita água salgada e um romance bem fofo. A história é narrada sob dois pontos de vista, intercalados por capítulos, porém enquanto o ponto de vista de Emma está em primeira pessoa, o de Galen é contado em terceira pessoa.
Basicamente, a história segue a linha dos young adults em geral. Emma é diferente, mas ainda não sabe porquê. Após um momento trágico, algo se altera de vez, e ela passa a ver as coisas de outra forma, ainda que não faça ideia da razão. Desajeitada, introspectiva e cheia de sarcasmo, a personagem é bastante divertida. Galen, por outro lado, faz a linha típica dos personagens masculinos: lindo e fofo. Coincidentemente, justamente quando se encontram, algumas coisas saem do controle, transformando suas vidas. Toraf e Rayna, acompanham Galen a uma jornada bem complicada: descobrir quem é Emma.
Da primeira manifestação óbvia de suas habilidades em diante, Emma se vê envolta no misterioso e inimaginável mundo dos syrenas. Sim, eles existem e é bem fácil identificá-los se você souber o que está procurando. Logo, a descoberta e desenvolvimento desse poderes, que aliás, podem ser a salvação de dois reinos, pode ser também um empecilho a um certo romance. Galen, que pertence à realeza, não está à procura da herdeira de um certo Dom a toa, isto é parte de sua missão mais importante como príncipe de Tritão. Infelizmente, o segredo que pode unir Emma ao reino de Tritão, pode ser também o que irá afastá-la de Galen.
Não há qualquer necessidade de comparar Poseidon com a série Sereia, da Tricia Tayburn ou Despertar, da Amanda Hocking, que apesar do tema em comum, são desenvolvidas de formas bem diferentes, assim como os seres do mar possuem hábitos distintos. O tema syrena em conjunto a aspectos da realeza e herança genética, bem como a outras lenas que já ouvimos em algum momento, deixa a história interessante. O oceano e seus mistérios deixa bem claro que nunca se está a salvo em meio à sua escuridão, mesmo quando se é um habitante das profundezas. Logo, a junção de todos os aspectos citados e um romance impossível, são ingredientes perfeitos para os amantes de young adults e sobrenatural.

“Opção um: correr o mais rápido que meus chinelos deixarem. O problema é que tropeçar com eles é, em parte, o motivo de meu atual dilema. Na verdade, estou sem um deles; deve ter ficado preso em uma fresta do calçadão. Aposto que Cinderela não se sentiu tão estúpida, mas Cinderela não era tão atrapalhada quanto uma morsa drogada.”

“Buracos grandes o bastante para engolir barcos pesqueiros aparecem no chão do mar com as explosões. A lama ao redor de cada abertura tem uma cor mais escura, como se a explosão deixasse uma sombra. Apenas duas, das centenas de bombas permanecem intactas, impotentes, como um monumento silencioso ao que se perdeu aqui.”

“Você percebe o que é isso? É um caixão de aço para mais de mil e quinhentas pessoas (…) Alguém calçou aquela bota pela qual passamos. Os membros da tripulação beijaram suas famílias pela última vez quando este navio saiu do porto. Quando estudamos o Titanic na escola, fiquei triste por todas essas pessoas. Só que nunca foi tão real assim.”

site: http://ssentrelivros.blogspot.com.br/

Mell 29/01/2014

Carismático e envolvente
Do que se trata a história do livro?

Poseidon narra a incrível história de um mundo habitado não somente por humanos, como também por Syrenas - ou, como conhecemos, sereias. Sob rígidas leis que os proíbem de sair do mar e, mais ainda, de ter contato com humanos, os Syrenas vivem com regras e uma cultura próprias. Divididos em dois reios, o de Tritão e o de Poseidon, travam uma inimizade há décadas. Inimizade esta deflagrada pela presença dos humanos debaixo d'água. E é por isso que Galen, o príncipe do reino de Tritão, encontra dificuldades com o seu papel como embaixador na terra: eles não conhecem a nossa cultura e odeiam qualquer humano.

E costumava ser assim com Galen, até conhecer humanos que o fizeram mudar de opinião. Primeiro, o dr. Milligan, provando sua confiança ao não delatar a sua existência para o mundo humano. Depois Rachel, uma ex-mafiosa que foi salva pelo príncipe e, depois disso, passou a segui-lo e a cuidar dele como mãe.

Só que a condição de odiar humanos muda drasticamente sobretudo quando conhece Emma.

Emma é uma garota comum dos Estados Unidos que decide passar uns dias de suas férias na praia com a sua melhor-amiga-quase-irmã Chloe - ou, pelo menos, comum até elas conhecerem Galen e Emma descobrir que suas diferenças em relação às garotas da sua idade vão além de sua incomum cor de olhos, o violeta (que, aliás, ela compartilha com Galen). Ou de seus cabelos e pele quase brancos.

Porém, a dor de perder a sua amiga num ataque de tubarão durante as férias parece se intensificar quando retorna para casa e vê que Galen está ali na sua escola, em todas as aulas nas quais ela está matriculada. O que ele estava fazendo ali, parecendo persegui-la? E por que ela se sente tão atraída por ele (tirando, é claro, o fato dele ser extremamente lindo)?

Minhas impressões:

O livro é uma mistura de sobrenatural com YA (young adult). Possui seus clichês, como um triângulo amoroso, um romance meloso e proibido e personagens sempre fisicamente bonitos, porém é de uma criatividade impressionante. A temática das sereias é muito bacana, principalmente se levarmos em conta que a autora criou todo um contexto histórico, além de culturas e reinos. Apesar desse livro não abordar tanto a cultura ou o mundo desses seres místicos, ainda assim há muita coisa para ser explicada ao leitor, já que a história narra o primeiro contato que Emma tem com a existência dos Syrenas. Creio que nos próximos volumes da série o mundo subaquático seja melhor explorado e, de certa forma, detalhado ao leitor.

Os personagens são muito carismáticos e cada um tem uma personalidade bem marcante. A irmã, e também princesa, espontânea e petulante. O melhor amigo engraçado e indelicado. A amiga-quase-mãe cuidadosa e prestativa. O amigo-e-também-biólogo-marinho que inspira confiança e lealdade. Além da mãe de Emma super protetora e ausente. E como deixar de lado a melhor amiga Chloe? Enérgica e de autoastral, foi a personagem mais cativante de todo o livro, mesmo aparecendo apenas no primeiro capítulo.

A narrativa é fluida e envolvente. Os capítulos são intercalados por dois narradores diferentes: um em primeira pessoa, na voz de Emma, e outro em terceira pessoa, onisciente, e que parece acompanhar a perspectiva de Galen. Essa característica pode confundir o leitor num primeiro momento, mas logo ele se acostuma à escrita e à narrativa, percebendo que é um viés muito bom para demonstrar o ponto de vista dos personagens principais.

O desenvolver da história se mostrou um pouco parado e sem muitas aventuras, e eu esperava o contrário. Porém, este primeiro livro se mostra muito mais uma introdução do que um desenrolar, até porque os personagens precisam se habituar à descoberta da Emma - e ela própria sobre a sua situação como uma possível Syrena. O mais bacana desse livro sobrenatural é que ele possui explicações para o caso dela. Como há o biólogo e cientista que ajuda Galen, eles tentam desvendar os mistérios através de exames, inclusive de sangue. Gostei disso, pois é difícil um livro sobrenatural tentar incluir algumas respostas em relação à condição mística.

E o que dizer do final surpreendente? A história é, em sua maior parte, previsível, como é comum num livro YA ou sobrenatural. Porém, além de em alguns momentos da história, o final foi totalmente angustiante e inimaginável. As pistas estavam lá para serem lidas nas entrelinhas, porém o leitor possivelmente não desconfiaria da verdade - como aconteceu comigo. Só fui entender o que estava acontecendo praticamente na penúltima linha do último parágrafo do livro. E isso é um ponto muito positivo do livro! Agora estou ansiosa pela continuação - e será difícil qualquer leitor não se sentir do mesmo modo.

site: http://www.literature-se.com/
Teka 07/03/2014minha estante
Fui comprar esse livro de presente para uma amiga e acabei comprando para mim também, ele é bem legal e beeem clichê.
Pow, a Chloe aparece por umas 3 paginas e já tinha me identificado! Mta sacanagem...