O Conquistador

O Conquistador Federico Andahazi

Resenhas - O Conquistador

Vitor Dilly 20/03/2024

O amoxtli que me conquistou
Quetza é um acolhua órfão, adotado mexica. Quando jovem, percebe que a Terra é esférica e decide circunavegá-la, dando de cara com vários povos novos, em um Novo Mundo.

Alguns destes povos seguem Huitzilopochtli, o deus da Guerra, e outros, seguem Quetzalcoatl, o Deus da Vida. Tão logo desembarca na península ibérica, nota que precisa urgentemente voltar para avisar o líder tlatoani.

Mas aí, encontra uma prisioneira do extremo oriente, e sua prioridade passa a ser outra. Não a guerra, mas o amor...

Rafael 25/12/2012

Relatividade
Um novo enfoque, uma nova perspectiva ou, exaustivamente falando, um recontar de uma história, só que pelo avesso. A ideia é muito boa, pena que não foi tão bem explorada como poderia ser. Mas, faz parte daquilo que a gente chama de autoria, cada qual vê e conta o que quer da forma que acha mais conveniente. De todo modo, uma leitura interessante que instiga a observação de uma história por um lado que, talvez, tenha acontecido. Permite a abertura dos horizontes para fronteiras despolitizadas, como se fosse o outro lado da história, ou aquilo que o sistema não quer que a gente aprenda! No mais, fica a dica para aproveitar a obra pela inovação que traz, que fica a cargo do curioso que deseje se aventurar por suas páginas, pois qualquer vestígio de indicação dos acontecimentos que ali existem pode, numa maneira geral, ser concebido como um spoiler.

Demas 04/05/2010

A conquista da Europa pelos astecas e o sonho de um Novo Mundo
A escrita do argentino Federico Andahazi é ligeira e envolvente (quem já leu "O anatomista" sabe disso). E os capítulos breves de "O Conquistador" fazem a leitura correr, enquanto acompanhamos o olhar do conquistador asteca sobre os costumes europeus, identificando neles algumas semelhanças e outras tantas diferenças. Imaginar o inverso da história, com um mexica (ancestral dos mexicanos) chegando à Europa um pouco antes de Colombo chegar por aqui, é curioso, intrigante e faz o leitor se deliciar com as possibilidades "do que poderia ter sido e não foi". Fora isso, "O Conquistador" é um mergulho no universo mitológico da riquíssima cultura pré-colombiana. Detalhe: para quem conhece a capital mexicana, é (ainda mais) emocionante a descrição de Andahazi para a chegada dos primeiros habitantes ao lago onde se ergueria (isso mesmo!) a majestosa Tenochtitlan, com seus canais e jardins flutuantes, capital do império asteca que se tornaria a Cidade do México após a conquista espanhola; ou para os momentos em que o protagonista Quetza se encontra com a amada Ixaya sobre uma das pirâmides do Templo Maior (suas ruínas resistem ao tempo e os objetos encontrados ali deram origem a um grande e belo museu).

PS: A revisão peca por pequenos (mas inconvenientes) delitos durante todo o livro. Comecei a anotá-los a partir do final do oitavo capítulo. Há momentos em que falta uma letra; noutros, passa uma letra; tem hora que falta palavra; outra hora, tem palavra sobrando; tem personagem com o nome escrito errado; e lá para o final, há inclusive um erro de concordância verbal. Não os citarei nominalmente, mas veja a sequência de páginas em que eles aparecem: 51, 53, 59, 75, 79, 86, 105, 108, 123, 155, 166, 176, 178, 181, 185, 201, 204, 206, 208, 228, 231, 233, 234, 238, 249 e 259.

Pqno 07/01/2010

Legal no início
O livro tem uma leitura muito fluente, gostosa de ler, pois nos faz imaginar como era a vida dos americanos pré-colombianos. Mas na última parte do livro, parece que o autor cansou da estória e simplesmente faz o livro voar! Mas de maneira negativa...

Se fosse dividir o livro em dois eu daria 4-5 estrelas pra primeira metade e 1 estrela pro final.