A Vida em Análise

A Vida em Análise Stephen Grosz

Resenhas - A Vida em Análise

gean. 06/05/2024

Em "A Vida em Análise", Stephen Grosz se aprofunda na psicanálise e na bagunça da vida real. Ele joga luz sobre os desafios emocionais e psicológicos que todos enfrentamos. Com exemplos da vida cotidiana, Grosz nos leva numa viagem de autoconhecimento, explorando coisas como quem somos, como nos relacionamos e o que realmente buscamos. É tipo um convite para uma conversa sincera sobre nossas próprias vidas e o que elas significam.

@pedro.h1709 17/01/2024

A Vida em Análise
Este livro me tocou profundamente, especialmente nos momentos em que trata do luto, o que me traz várias recordações pessoais. Gosto de livros como este, que abordam o ambiente terapêutico e a relação do psicólogo com seus clientes, isso nos põem em contato com o que há de mais humano nas pessoas, em suas qualidades, desejos, planos, fraquezas, dúvidas, medos etc.

Apesar das histórias contadas pelo autor se passarem faz alguns bons anos atrás, tudo parece muito atual, talvez as questões humanas não mudem tanto assim apesar do tempo. Certamente é uma inspiração para aqueles que trabalham com a psicologia.

Vitorin 13/10/2023

Minha psicóloga me emprestou e eu amei!!!
Me lembrou um pouco a vibe de ?talvez você deva conversar com alguém?, que foi um dos meus livros favoritos do ano!!!
também descobri q amo esse tipo de leitura?.
Agora com mais certeza

M. Machado 30/03/2023

Um bom livro para leigos que se interessam pela prática psicanalítica. Me lembra um pouco o livro ?Talvez você deva conversar com alguém?.

Giovana409 16/02/2023

A Vida em Análise - Resenha
"A Vida em Análise" é um livro do psicanalista britânico Stephen Grosz, publicado em 2013. O livro é uma coleção de histórias curtas baseadas em casos reais da sua prática clínica, que abrangem uma variedade de problemas e traumas que as pessoas enfrentam em suas vidas.

O livro é estruturado em capítulos curtos e independentes, cada um contendo uma história diferente. Em cada história, Grosz utiliza uma linguagem clara e acessível para ilustrar como a psicanálise pode ajudar as pessoas a compreender seus problemas emocionais e psicológicos. Grosz apresenta exemplos de como a terapia pode ajudar as pessoas a compreender e superar seus medos, ansiedades, traumas e relacionamentos disfuncionais.

As histórias apresentadas em "A Vida em Análise" são envolventes e comoventes, e mostram a habilidade de Grosz em construir uma conexão empática com seus pacientes. Cada caso é analisado e discutido em detalhes, com uma reflexão profunda sobre as questões envolvidas e as abordagens terapêuticas adotadas.

O livro é um olhar fascinante para a mente humana e um exemplo da utilidade da psicanálise para ajudar as pessoas a lidar com problemas emocionais e psicológicos. É um livro que pode ser útil para profissionais e estudantes de psicologia e psicanálise, mas também para leigos que queiram compreender melhor a natureza humana e os desafios que muitas pessoas enfrentam em suas vidas.

Mike 06/01/2023

A vida em análise
Um livro de compilações de histórias de vida analisadas sob a ótica da psicanálise. Contar e recontar nossas verdades, dando sentido a quem somos e nossos sentimentos. As vezes, é por meio de contar uma nova história sobre os nossos sofrimentos, dar novos sentidos aos sofrimentos, é o que nos permite avançarmos.

liliana 27/08/2022

?Estar presente desenvolve a confiança de uma criança porque a deixa saber que ela merece que se pense a seu respeito. [?] Como podemos esperar que uma criança seja atenta, se não formos atentos a ela??

Jessica 23/08/2022

Que livro incrível!
As histórias são tão reais e próximas, que volta e meia me pegava pensando em algum paciente e em mim mesma...
Sthephen é muito sincero quanto às suas dificuldades em alguns casos e da pra ver um imenso afeto também pela clínica e seus pacientes.
Vale muito a leitura!

Rodrigo 23/02/2022

Belíssimo
Aqui tem histórias marcantes. Que tira vc da zona de conforto. Principalmente nas questões de suicídio e luto.
O coritibano é algo que nos inspira e ao mesmo tempo nos trava.
Recomendo a leitura.

Franciele Müller 20/02/2020

Psicanálise
Muito bom. O livro trás vários casos bem legais, sempre pela luz da psicanálise.
Inclusive achei ele um bom incentivo para quem quer iniciar uma análise, uma terapia (nunca esqueça, busque alguém formado em psicologia para isso)

Nicole 31/12/2014

Toda mudança é uma perda, toda separação é um elo
Eu sou um pouco suspeita pra falar desse livro porque eu amo esse tipo de tema,( e dei 4 estrelinhas porque senti falta de mais casos, acho que o livro podia se estender um pouco mais).
Apesar de tratar de temas complexos ele é de uma leitura muito leve, e é impossível mesmo não se identificar com algum tema ou identificar um comportamento de alguém conhecido diante de alguma situação. São histórias que ajudam a ampliar a nossa forma forma de pensar sobre o comportamento e vendo isso inclusive pelo angulo do profissional, de que mesmo ajudando outros, as vezes ele também precisa de ajuda.
Logo no começo o autor fala que mudança e perda estão profundamente conectadas, e acho que essa é a linha geral que une todos os casos desse livro.
Recomendo!