Noites de Alface Vanessa Barbara

Resenhas - Noites de Alface

Edméia 01/03/2024

Um vilarejo ou a solidão de Otto ou vidas simples.
*Minhas impressões :

Esse livro fala sobre a solidão de Otto após o falecimento de Ada , sua esposa .
Ada e Otto eram um casal casado e sem filhos ! Eles viveram bem durante décadas e numa determinada manhã, Ada reclamou de muito cansaço e , subitamente, se sentiu mal e faleceu !
Noites de alface são as noites que Ada fazia chá de alface para eles beberem antes de eles irem se deitar ! Ada dizia que a alface era um calmante natural e proporcionava um sono reparador para quem o tomasse.
Eles moravam numa casa amarela e as casas da rua deles eram geminadas e nas "noites de alface" , quer dizer , nas noites de insônia, Otto observava os movimentos da rotina da vida dos seus vizinhos e, também , ficava recordando os bons momentos que ele e Ada viveram !
Temos aqui alguns personagens interessantes e comuns numa cidade do interior , digamos , num vilarejo onde tudo é mais simples, menos artificial e as pessoas se conhecem e param nas ruas para conversar !!! Delícia !!!
Nico é o assistente de farmácia que adora ler bulas de remédios e dar palpites nas doenças dos fregueses da farmácia como se fosse um farmacêutico e/ou um médico e/ou um enfermeiro ! Aníbal é o carteiro todo desorganizado, distraído e que está mais preocupado com o seu repertório musical enquanto entrega as cartas pelas casas do que com o trabalho em si !!! Aidan é o carteiro substituto que trabalha com seriedade e é o provedor da família porque o pai dele era um desconhecido para ele e a mãe faleceu de repente por causa de uma briga no bar que ela trabalhava !

Um trecho sobre Aidan :

Aidan era tão eficiente que concluía as tarefas de Aníbal em metade do tempo. Ele nem sequer almoçava. Ao terminar a entrega diária, sempre executada de forma impecável e cronologicamente austera, Aidan voltava à central e passava o restante do tempo ajudando a fazer triagem da correspondência. Ou estudava formas de aperfeiçoar sua metodologia, corrigia erros de trajeto e retraçava um caminho com vistas a identificar possíveis falhas de decisão — não fazia sentido percorrer o mesmo trecho de rua duas vezes, era preciso buscar concisão no trajeto entre as casas pares e a mudança para as ímpares. O momento certo de atravessar a rua era o que buscava Aidan, la traversée juste. Anotava os resultados numa prancheta de acrílico repleta de adesivos bíblicos. Ao final do expediente, ajeitava os óculos quadrados, cumprimentava todos de forma uniforme e comedida, e ia para casa.

Barbara, Vanessa. Noites de alface (Portuguese Edition) (pp. 103-104). Alfaguara. Edição do Kindle.

Mariana, a vizinha da rua de cima, era uma mulher casada mais no papel do que de fato porque o marido vivia viajando a trabalho e eles não tinham filhos ! Teresa era uma datilógrafa de um escritório de advocacia e era "mãe" de três cachorros bagunceiros (Mendonça , Ananias e Tuco ). O senhor Taniguchi era um sargento do exército japonês aposentado que morava com a filha e estava apresentando sinais do início do mal de Alzheimer !
As partes que eu não gostei no livro foram os relatos sobre os benefícios dos remédios feitos à base de baratas mortas e moídas ! Meu estômago embrulhou !!! Também me deixou muito desconfortável as narrativas sobre alguns hábitos dos esquimós !!!
Diverti-me com a equipe que foi naturalmente formada para ajudar Mariana e Teresa na monografia de tese de doutorado de um colega da faculdade de Mariana ! Incrível como todos se alegraram e se disponibilizaram , gratuitamente, em ajudar o rapaz nesse trabalho !!!
"Noites de alface " é um livro da literatura brasileira contemporânea , literatura brasileira construída por escritores jovens na idade e na carreira ! Esse foi o primeiro livro da Vanessa Barbara que eu li ! Confesso que eu o achei chato e dei graças a Deus quando ele terminou !!! Ainda bem que ele tem poucas páginas !!! Risos. (Não gostei do tanto de páginas que ela gastou falando sobre determinados remédios e os seus nomes nada fáceis de ler , de pronunciar e de escrever ! Credo !!! ) Mesmo assim , penso , futuramente , em ler mais um livro dela e talvez seja o "Operação Impensável " o qual foi lançado pela editora Intrínseca !
De 1 a 5 , dou nota 3 para este livro. Não penso em relê-lo. Não me apraz recomendar a leitura do mesmo. É isso.

Guaratinguetá , Fevereiro de 2024.

site: www.mesadeestudo.blogspot.com

@wesleisalgado 28/10/2023

Simpático e excêntrico
Eu gostei bastante e fui fisgado pelo título. O primeiro terço do livro onde a solidão do Otto é abordada de forma mais profunda foi a parte que eu mais gostei. E acho que teria gostado muito mais se o livro fosse somente sobre isso.

O desfile de personagens fora da caixa é muito divertido na pequena cidade sem nome, parecia Stars Hollow de Gilmore girls, cada um com sua idiossincrasia bem peculiar e solitário a sua própria maneira. Levando em conta a proposta meio surreal , entendo o plot twist, mas teria me agradado muito mais uma história somente sobre luto, solidão e velhice.

Correndo atrás pra assistir a adaptação, mas está impossível de achar pelos meios alternativos da internet, vou acabar alugando mesmo por VoD. No mais, uma leitura muito agradável, recomendo!!

Dhayane 09/02/2023

Livro pra curiosos, como eu, com histórias divertidas e até com curiosidades legais de saber sobre o mundo. Amei a história do soldado e o carteiro ?

Nil 21/09/2021

No começo parecia uma história muito bonita de amor, cumplicidade e companheirismo.
No meio, parecia que a história estava meio que se perdendo.
No final, fiquei com a sensação de que a história não teve um propósito.
Também achei que existiam muitas palavras desconhecidas colocadas de forma desnecessária no texto.
Como ponto positivo, destaco os personagens e suas histórias individuais, inclusive, acredito que funcionaria melhor como um livro de contos que se entrelaçassem.

Amanda 28/03/2021

O cotidiano bem escrito
A escrita da autora é muito gostosa de acompanhar, com algumas pitadas de ironia, comecei gostando mas não tanto, no final acabei com saudade dos personagens, das suas histórias, mesmo que cotidianas e comuns.
Adorei ?

eyokaren 19/03/2021

Noites de Alface
Recomendo, a leitura é gostosa e conta sobre como Otto passa seus dias relembrando momentos antes do falecimento da esposa. Emocionante.

fev 13/01/2021

É um livro fofo e engraçado, mas com um mistério meio forçado. Que não faz muito sentido geral pra história. Mesmo assim a leitura foi super leve e agradável. Ada e Otto são maravilhosos. Daria uma ótima série de comédia/mistério se o caso do mistério fosse incluído de forma mais interessante. O capítulo em que a autora fala sobre o vizinho que lutou na segunda guerra mundial é maravilhoso.

Para quem está precisando de leitura leve e protagonistas idosos fica a recomendação.

Jaguatirica 04/05/2020

Que surpresa agradável
Entrei no livro de cabeça após comprá-lo sem sequer ler a sinopse. Foi pelo título. Quando abri pra ler tinha uma vaga ideia, mas em geral pensei "ah, é apenas um livro delicado, de memórias e luto", mas caí do cavalo com o andar da carruagem. O livro foi me fazendo entrar nas paranoias do velho Otto, acreditar nelas, criar teorias, me empolgar horrores e SOFRER MUITO quando o famigerado "incidente" finalmente ocorre. QUE PENA, QUE TERRÍVEL! E logo após me causar apego. É muito, muito triste. Uma situação realmente sem saída pras personagens. No fim só o leitor descobre e fica aquele clima de confidência como se nós também fôssemos cúmplices. É uma agonia e ao mesmo instante empatia pelas personagens. Entendemos suas razões, embora não aprovemos. Essas [personagens] são extremamente cativantes. Otto se refere aos vizinhos como "todos desequilibrados e histriônicos". Inclusive me identifico com Otto, que acredito ser minha versão masculina e idosa. Me identifico com seus pensamentos, paranóias, medos e introspecção.

Sem dúvida uma das leituras mais inesperadamente interessantes do ano e talvez com o início mais lindo que já li na vida.
"Quando Ada morreu, as roupas ainda não tinham secado. O elástico das calças continuava úmido, as meias grossas, as camisetas e as toalhas de rosto penduradas do avesso, nada estava pronto. Havia um lenço de molho dentro do balde. Os potes de recicláveis lavados na pia, a cama desfeita, os pacotes de biscoitos abertos em cima do sofá -- Ada tinha ido embora sem regar as plantas. As coisas da casa prendiam a respiração e esperavam. Desde então, a casa sem Ada é de gavetas vazias"

davicoltrin 18/04/2020

O livro é legal. Não conhecia a autora, li sem espectativa nenhuma, me diverti com alguns personagens (Nico, suas bulas, a paixão por efeitos colaterais) e o final me surpreendeu demais.

Carol | @carolreads 11/07/2019

Noites de Alface
Não imaginei que iria me envolver tanto com o livro!

Conheci Noites de Alface pela leitura de seu primeiro parágrafo, quando terminei, fui correndo adicionar o livro na minha lista de desejos. A forma como a autora nos apresenta a história é tão poética e de uma simplicidade! Nada mais justo do que deixar ele transcrito aqui também:

“Quando Ada morreu, as roupas ainda não tinham secado. O elástico das calças continuava úmido, as meias grossas, as camisetas e as toalhas de rosto penduradas do avesso, nada estava pronto. Havia um lenço de molho dentro do balde. Os potes de recicláveis lavados na pia, a cama desfeita, os pacotes de biscoitos abertos em cima do sofá - Ada tinha ido embora sem regar as plantas. As coisas da casa prendiam a respiração e esperavam. Desde então, a casa sem Ada é de gavetas vazias.”

Noites de Alface nos conta a história de Otto, como ele irá lidar com sua rotina após a perda de sua esposa, Ada. Bem no começo do livro, podemos notar o contraste entre os dois... enquanto Ada era super sociável e querida por toda a vizinhança, Otto é considerado um velho ranzinza e de poucos amigos.

O mais interessante do livro é que, além de acompanhar como o Otto lida com a ausência de Ada, vamos conhecer algumas pessoas bem peculiares e como todas elas estão ligadas em um grande acontecimento (spoiler!).

Gostei muito da escrita da Vanessa Bárbara e quero muito ler outros livros da autora! Qual vocês recomendam?

site: https://www.instagram.com/carolreads

CrisVieira~ 07/01/2018

O melhor remédio para noites de insônia. Você vai dormir em cima do livro!
Nota: 1,5.
Que livro chato! Eu li porque tinha começado e não queria deixá-lo pela metade. As cenas dispensáveis sobre efeitos colaterais de medicamentos foram o ápice. Ainda não consigo entender o que existiria de tão interessante nisto ao ponto de se gerar diálogos (mentais ou reais) sobre o assunto. Foram um enorme desperdício de palavras e páginas.
O enredo é quase interessante pelo mistério, mas não me envolveu ou gerou vontade de ler os outros da autora. Infelizmente, é preciso tomar cuidado quando se tenta criar um enredo de suspense e mistério porque pode ser que o leitor acabe dormindo em cima do livro, de tanto tédio.
Eu o recomendo a quem está tendo problemas para dormir à noite. É tiro e queda! Ou melhor, tiro e sono! rs

Camila 21/05/2015

A arte do corriqueiro
Personagens muito bem construídos e um humor delicado no trato de questões cotidianas são o grande prazer desse livro, que tem um texto tão bem escrito e capaz de nos transportar para o bairro onde se passa. Temas como envelhecimento, luto, fracasso, tédio são permeados com gracejos de hipocondria, cachorros levados, preferências culinárias e o trabalho do dia-a-dia. Vale muito a pena ler!!!!