A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka




Resenhas - A Metamorfose


8618 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


jani15 08/05/2024

Esse livro foi uma leitura muito fluida pra mim, é o tipo de livro que aguça muito sua curiosidade e principalmente te coloca pra pensar, amo livros que me fazem refletir e aqui eu vi reflexões e críticas a sociedade, trabalho, família, entre outras coisas, é uma história que cabe muitas interpretações. fiquei muito angustiada, triste e com raiva pelo personagem e como ele foi tratado e pela forma como era visto, realmente entrei em crise existêncial depois de terminar essa leitura, com certeza vou reler no futuro.
comentários(0)comente



GustavoPorto 07/05/2024

Excelente Analogia
É interessante saber que Kafka, quando escreveu A Metamorfose, se sentiu muito incompreendido, coisa que é expressa até mesmo no próprio livro, no qual o eu lírico, um personagem obviamente muito pessoal para o autor, relata a mesma inquietação.
Mais de 100 anos depois, a maioria dos jovens que lêem esse livro, tendo a mesma idade de Kafka quando o escreveu, se identificam com ele e o entendem.
É uma analogia perfeita sobre a depressão e o burnout, tão discutidos hoje, e que na época de autor, eram muito pouco abordados.
comentários(0)comente



Beatriz.Antun 07/05/2024

Não entendi patavitas de nada
Até entendi uma metáfora ou outra, mas como pode um livro tão pequeno ser tão cansativo? Como foi possível eu ter pena de uma barata???
comentários(0)comente



Mariana 07/05/2024

Comecei a ler sem saber o que esperar e com receio de que fosse uma leitura difícil mas é muito fluida e rápida, ao mesmo tempo que densa, tensa e intensa! gostei muito. principalmente pela edição da antofagica, com os textos no final do livro.

?Além do fato de Gregor ser visto pelos outros ? e isso incluía sua própria família ? como um parasita, uma criatura repulsiva, nojenta, desagradável e indesejável. Eu sentia receber esse mesmo olhar dos que me rodeavam. Eu era essa mesma decepção.?
comentários(0)comente



Yuukinaas 07/05/2024

Um misto de sensações. Me sinto angustiadas e com ansiedade lendo, li em todas as madrugadas durante uma semana. E meu deus, como a gente para e pensa na hipocrisia da vida,como nos tratam quando aparentemente estamos inválidos. É de ter empatia no final das contas
comentários(0)comente



calliemsouza 07/05/2024

Atemporalmente surreal
"O que Kafka escreve é ele mesmo, o ser em si. Sua literatura é o 'eu' feito letra."

É um livro de simples leitura: o livro fala sobre um homem que repentinamente acorda na condição de inseto, tornando-se repulsivo aos próprios familiares e também incomunicável, narrando desde o momento da metamorfose até o seu fim. `

Porém, com menos de 100 páginas, essa história de Kafka ainda consegue ocupar um apartamento inteiro na mente de muitos leitores, sejam eles especialistas ou curiosos, com o questionamento do "por que?". O "como" nós já sabemos, já conhecemos a escrita de Kafka e sabemos de suas características de escrita singulares ao contar uma história. Mas ainda falta o porquê. Por que Kafka transformou Gregor Samsa em um animal? Por que ele nunca disse qual era o inseto que Gregor se tornou, afinal? Por que insistiu em pedir que os editores e ilustradores não fizessem nenhuma imagem da metamorfose de Gregor, reafirmando várias vezes que o livro fala sobre uma condição humana? Qual condição humana?

Talvez seja sobre viver alienado ao modelo de produção capitalista, talvez seja sobre uma vida após a morte... Acredito que nunca serei convencida de uma única verdade sobre o intuito dessa obra, mesmo que eu ja tenha elaborado minha forte convicção sobre do que se trata.

Uma grande breve obra, de um autor que tanto amo!
comentários(0)comente



Sarah 06/05/2024

Ser barata parece difícil
A princípio, nota-se que o livro é escrito de forma bastante seca e direta, então é chocante o tratamento dos familiares para com Gregor, como o objetificaram e o desumanizaram. Assim, ao deixar de ser provedor, ao deixar de dar algo em troca, Gregor se torna insignificante aos olhos da família e passa a ser um peso morto em suas vidas. Logo, fica o questionamento que vale a pena ser analisado em nossos relacionamentos: Se deixasse de ser útil, se deixasse de viver obedecendo favores, se deixasse de dizer sim para tudo, ainda amariam/gostariam de você?
comentários(0)comente

caii_ 06/05/2024minha estante
????
Review perfeita!!




spoiler visualizar
comentários(0)comente



cult1 06/05/2024

É mais sofrido do que parece
Parece um enredo relativamente simples: um homem comum acorda em um corpo de uma barata.
É simples na medida do possível, considerando que é uma ideia, no mínimo, louca. Contudo, o livro se mostra muito melhor do que a ideia parece prometer. Não é simplesmente um homem comum que virou um inseto nojento. É um ser humano trabalhador, como nós, que vê todo o seu valor ir embora com sua incapacidade laboral.
Minha professora de psicologia do trabalho, costumava dizer que o trabalho dignifica e que não é a mesma coisa que "cargo" ou "função". Esse livro esclarece o motivo de tantas pessoas verem o sentido da própria vida se perderem junto com o emprego, quando são dispensadas.
O protagonista deixou de ser humano fisicamente, mas internamente ainda é o mesmo de sempre. Ele vê como sua família considera ele um peso por não colocar mais dinheiro dentro de casa. É uma metáfora, se ele não fosse um inseto desde o início, o tratamento que ele tinha da família seria igual o recebido por um inseto nojento e indesejado de qualquer maneira.

📍 Se você gostou, me siga aqui e no instagram: @ocultpop

site: https://www.instagram.com/ocultpop?igsh=YzdmMGFocnU2c3Q1
comentários(0)comente



Matheus656 05/05/2024

A Metamorfose
Um livro curto mas com um impacto imenso, a forma com que Franz Kafka consegue transparecer esse sentimento de agonia constante vivido pelo personagem principal Gregor Samsa após se tornar um inseto gigante é muito profunda, aos poucos me vi imerso nessa história.
A todo momento tentando pensar em formas na qual a situação atual poderia se amenizar para que, de certa forma o Gregor pudesse voltar a sua vida normal. Mas cada vez mais a situação se complicava e cada vez mais nosso sentimento de empatia pelo protagonista.
Uma ótima leitura, rápida, envolvente e muito profunda!! 10/10
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ju_giomarcal 05/05/2024

Há esperança, mas não para nós
Comecei nas obras de Kafka com metamorfose e com certeza terei que reler novamente. De início são tantas dúvidas, teorias, reflexões?
É incrível a representação na atmosfera kafkiana sobre o medo, o viver com medo. ?A atmosfera kafkiana pressupõe o medo de olhar para trás?. Sobre o livro, é uma leitura fluída, embora eu tenha parado bastante para absorver todas as informações. Imaginar passar pela metamorfose de Gregor, ter que ver toda a mudança em sua família. Imaginar se sentir preso em um corpo que mal consegue controlar.
?Quando continuamos sem poder dizer verdadeiramente o que nos sufoca, sufocamos?
comentários(0)comente



Mell¡ð 05/05/2024

METAMORFOSE
Não sei como eu nunca tinha lido esse clássico antes! Sabia bem sobre o estilo de escrita de Kafka, então a leitura fluiu muito bem.
Uma das coisas que eu mais me atentei em relação ao livro, é o que o grande desespero está focado no fato de Gregor ter perdido o emprego, e não em ter se tornado um inseto. A naturalidade da família e de Gregor em relação à metamorfose também é interessante, tanto quanto a maneira que o livro te faz olhar para a paralisia
comentários(0)comente



Carlos531 05/05/2024

Muito bom
É incrível como as pessoas mudam quando você não tem nada a oferecer. Gosto demais de como os personagens kafkianos são sempre angustiantes num mundo cinzento. O final é bem triste, mas te faz pensar bastante
comentários(0)comente



gijows 05/05/2024

Família encostada e ingrata
O aprendizado através da crítica do livro que eu recebi foi de que deixamos o dinheiro comandar TUDO, até o amor, e se isso realmente for verdade somos frios e capitalistas extremos. Entendo o fato da família se sentir assustada ou coagida diante da criatura que o primogênito (provedor do lucro familiar) se tornou, porém não é justificável a forma que Gregor é tratado depois de tudo, até porque se os membros da família tinham como percepção de que o inseto era mesmo o filho tão amado por eles, então porque o tratamento mudou após não receberem mais aquele conforto financeiro que Gregor os proporcionava?
Diante disso, eu conclui que são todos ingratos e encostados, que amavam enquanto recebiam algo, mas a partir das mudanças esse amor se tornou insatisfação (e só consegui sentir pena de Gregor, além de que a transformação em inseto me traz um pensamento de que talvez seja a representação de uma depressão)
comentários(0)comente



8618 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR